Caldeirão da Bolsa

ao cuidado de quem tem acções da PT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 2/10/2006 1:53

FRAGON Escreveu:não consegui entender o seu pensamento quando partindo de : "O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar",
conclui :"Isso pressupõe que não irá bloquear a desblindagem dos estatutos.".

Não me custa nada responder já que ainda estou acordado.

O Parecer da AdC vai no sentido de a OPA ser autorizada portanto não seria lógico o Estado bloquear a desblindagem dos Estatutos pois isso inviabiliza a OPA e, sendo assim, o Estado estaria a ir contra o parecer da AdC.

Quanto ao "deixar o mercado actuar" isso significa que a "golden share" do Estado não deve ser usada para bloquear o que o mercado pretende.
Se o mercado (maioria qualificada dos accionistas)pretender desbloquear os Estatutos o Estado não deve vetar usando as "miseráveis 500 acções" contra o voto de alguns 500 milhões de acções...

A mim parece-me muito lógica a abstenção por parte do Estado.

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por FRAGON » 2/10/2006 1:41

Caro JAS
Tem absoluta razão na formulação que fez no seu 2º parágrafo.
Apreciei imenso a profundidade da sua "subtileza" de distinguir - para o fim em vista - o Estado /Governo usar as suas accções (500) para votar a favor ou abster-se.
Como é natural não comento as suas "opiniões/previsões" expressas nos restantes parágrafos, ressalvando no entanto que não consegui entender o seu pensamento quando partindo de : "O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar",
conclui :"Isso pressupõe que não irá bloquear a desblindagem dos estatutos.".
Não se preocupe em responder porque cá me aguentarei com as minhas limitações de entendimento...até ver o que acontecerá.
Cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Re: Estatutos da PT

por JAS » 2/10/2006 0:21

FRAGON Escreveu:e para que esta autorização seja concedida as 500 Acçes-tipoA (do Estado) têem que votar a favor.

Não é bem assim.
A decisão de desbloquear não pode ser tomada com o voto CONTRA do Estado.
Mas pode ser tomada com a ABSTENÇÃO do Estado ou com o voto A FAVOR.

Neste caso a única coisa que o Estado não irá fazer será votar CONTRA...

O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar.
Isso pressupõe que não irá bloquear a desblindagem dos estatutos.

Portanto ou o núcleo duro da PTC consegue bloquear essa decisão ou não consegue.
Para os outros accionistas, exteriores a esse núcleo, ter os estatutos "blindados" apenas significa menor valor para as acções.

JAS

Estatutos da PT

por FRAGON » 1/10/2006 23:51

Caríssimos "caldeireiros":
Chamo a V. atençãopara que o "bloqueamento" dos Estatutos da PT, no que importa a esta Opa é sómente a que só por autorização da Assembleia Geral um operador de telecomunicações ou a sociedade que o domine pode ter uma participação na PT com direito a voto superior a 10% e para que esta autorização seja concedida as 500 Acçes-tipoA (do Estado) têem que votar a favor.
---------------------------------------------------Assim, o Estado/Governo pode impedir os restantes accionistas de "desbloquear" os Estatutos da PT em relação à Opa, mas não pode impedi-los de não "desbloquear"/autorizar.
----------------------------------------------------
Qualquer outra Sociedade pode adquirir - com ou sem opa - as acções que entender sem limitações.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Sonae

por Clinico » 30/9/2006 23:04

Luis, a soane disse que a proxima negociação é precisamente com o governo e tambem já disse que em relação aos acionistas da PT a questão estava entre receber cash já ou esperar por uma situação que não é segura e que se vai acompanhar da queda da acção da PT.

Lembre-se que dividentos brutais retiram valor á acção. Portanto não pense que vai ficar com um grande dividendo e uma acção bem valorizada .E se a OPA não for para a frente, fica com um grande dividendo e uma acção a 8 ou bastante menos.
Tambem não se esqueça que a sonae.com já ganhou com a compra de 1% da PT abaixo do preço da OPA e já conseguiu a separação das redes. E que a situação da PT não está nos melhores momentos. E vamos a ver como vai a VIVO até Dezembro!
Parabens pelos negocios intraday com a PT.
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por luis dias 33 » 30/9/2006 22:37

Eu estou como o Pedrom, só no ano de 2005 a minha carteira de acções foi composta por PT a 100%, tendo obtido uma valorização de capital na ordem dos 35%, pois os meus trades são no intraday, comprando 3 e 4 vezes e aproveitando as oscilações que o título tem.
No início de 2006, tinha PT a um preço médio de 8.38 e em Março vendi a 10.13, tendo voltado a comprar a 10.09 para vender a 10.22.
Por último compra a 10.13 em Abril e que vou mantendo em carteira, mas não mantendo stops em activo, porque se vender a 9.50 o estrago não é grande em relação à mais valia adquirida, pois a percentagem de ganho este ano já se cifra nos 25%
Se a Opa não se concretizar, tenho sempre a remuneração prometida pelo Granadeiro, o que desde já não é nada mau :lol: :lol: :lol:
Pessoalmente não acredito na desblindagem dos estatutos assim como o Belmiro tem noção que vai perder a Opa na Assembleia de Dezembro e vai tentar convencer os accionistas a vender ao preço por ele pretendido.
Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos e por mais opiniões dos colegas do fórum.

Registado: 28/7/2005 14:22

por pedrom » 30/9/2006 21:29

Eu também pago para ver, mas a triplicar!!!

Entrei na sonae com, sgps e pt.

Venha o que vier, os stops estão metidos e mesmo que perca muito ainda tenho alguma margem do passado recente já relacionado com a opa.

Registado: 29/7/2004 19:55

OPA

por Clinico » 30/9/2006 20:59

Eu sei que sou suspeito quando falo da sonae pois sou um admirador da gestão Azevedo e ainda não me queimei com nenhuma das suas actuações (muito pelo contrário). No entanto, não entendo a mensagem do Ricardo. Mesmo que não tivesse sido escrita por um portugues num site espanhol de bolsa, que sabem os espanhois mais do que nós sobre a OPA??
1 - Os próprios intervinientes não sabem do desfecho!
2 - Por enquanto o Belmiro está a gostar do desafio e está com o fogo na guelra. O Paulo está mais sorombático e vai ameaçando que até devia baixar o preço.
3 - Já há um enorme número de interessados nas "entranhas" (partes) da PT.
4 - As OPAs concorrentes desistiram porque na realidade um preço superior a 9,50 é capaz de ser muitissimo caro.
5 - Com ou sem o brilhante Granadeiro, a situação da PT não está famosa
6 - Por enquanto parecem ser só 20% no nucleo duro do "não" e ainda muita água vai correr...

Em suma, daquilo que menos precisamos agora são de "bocas" pois já tivemos imensas da parte do Pais do Amaral e cúmplices com contra-OPAs. Lembro que o J. Berardo tem uma enormidade de sonaes sgps e de sonae.com! Eu tambem pago para ver, mas do lado da sonae sgps e com vigilancia apertada.
É só mais uma opinião
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: ao cuidado de quem tem acções da PT

por Jiboia Cega » 30/9/2006 20:16

ricardotugas Escreveu:Não sei qual o peso que os espanhois teem na acção da PT, mas a sentimento em Espanha é este:

La empresa Sonae no pretende hacer la opa intentada sobre la Portugal Telecom.

No hay nenunga opa.

La C.M.V.M esta intentando impedir la retirada de la opa, pero que no vai a conseguir

PTC Short selling

Bear

Bear

Bear

Li isto por diferentes opiniões e comentários, por isso atenção a Segunda Feira.

BN

Ricardo, este comentário foi escrito por um português num fórum espanhol. Portanto é um português a mostrar o seu desejo aos espanhóis ou a quem quer que leia o fórum... :wink:

Registado: 21/3/2006 10:46

p. telecom

por paulo godinho » 30/9/2006 20:14

Mesmo que a opa nao se faca e acredito que esse e o cenario mais provavel, porque se a sonae nao subir preco a maioria dos accionistas nao vende, e o Sr Belmiro nao esta para ai virado ,o que vai em frente e a estrategia da portugal telecom ,que neste momento tras mais valor aos accionistas do que o preco da opa, e constitui uma almofada para o valor das cotacoes da pt se manterem a estes niveis, para alem da possiblidade de que se os estatutos forem desblindados, possa surgir uma nova opa a qualquer momento e a um preco bem mais atrativo

Registado: 7/9/2005 19:10

Re: PTC

por Princepe da bolsa » 30/9/2006 15:33

bullsista Escreveu:Eu vou pagar para ver. Reentrei na quarta na PT exactamente porque acho que nesta altura tudo é admissível. Umas hipóteses mais especulativas do que outras. Mas aquilo que me levou a reentrar foi o terem convencido o Berardo a ficar na PT. Há alturas em que acreditamos nos fundamentais da empresa, outras em que aproveitamos correcções do mercado. Esta é mesmo a minha jogada de poker. E admito que é uma jogada bastante arriscada.

Às vezes também gosto de fazer trades assim, como quem joga poker e aposta tudo na última carta. Mas no caso da PT acho que a relação risco/benefício não compensa. Para quem está dentro há 3 possibilidades: uma boa (mas não muito), uma má e uma péssima:

1.- A SNC sobe a oferta, possivelmente para 10 euros e poderão vendê-las, por ex a 10,10€, com um ganho de 2,5%

2.- A SNC começa a chegar a acordo com estes novos accionistas da PT que, como diz o lazarus, podem estar interessados apenhas nos activos da PT que vão ser vendidos, a OPA avança a estes valores e acabam com uma desvalorização de 3,5%.

3.- A SNC desiste da OPA (com alguns objetivos já alcançados e referidos neste tópico) e a PT desaba. Tendo em conta que, desde a OPA, a PT tem tido evolução negativa na VIVO, mas que Granadeiro parece estar a cortar eficazmente nos custos, digamos que uma queda até valores pré-OPA será exagerado, mas os 8,5-8,75€ não são de excluir. Se consideramos 8,75€ representa um prejuízo de 11,1%. :shock:

Sendo assim o risco parece-me não compensar. Não tenho PT nem Mota, mas se pretendesse um negócio deste género, em que assumiria o risco de pagar pela última carta, preferiria comprar MOTA-ENGIL, na esperança duma vitória nas eólicas. Uma vitória possivelmente dará uma valorização excelente, com a quebra dos 4,5 e possível ida a máx nos 5€ (consirando que isso aumentaria as hipóteses da Martifier ir para o mercado, para se financiar, e com uma carteira que a valorizaria considerávelmente). Assim teria um lucro de 12,6%. Uma derrota neste concuroso deveria atirá-la para a LTA de longo prazo, que anda pelos 4,20-4,25€, com um prejuízo de 4,28%.

PS.: Usei os valores de fecho de sexta da PT e da MOTA-ENGIL.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por bullsista » 30/9/2006 14:53

JAS Escreveu:Até me parece plausível que possa subir ligeiramente a oferta mas não vejo grande interesse em manter posições pois os possíveis ganhos adicionais já deverão ser diminutos.
Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...

Adi Escreveu:Não vale a pena andarmos de volta deste tema, que é tudo especulação.

Eu vou pagar para ver. Reentrei na quarta na PT exactamente porque acho que nesta altura tudo é admissível. Umas hipóteses mais especulativas do que outras. Mas aquilo que me levou a reentrar foi o terem convencido o Berardo a ficar na PT. Há alturas em que acreditamos nos fundamentais da empresa, outras em que aproveitamos correcções do mercado. Esta é mesmo a minha jogada de poker. E admito que é uma jogada bastante arriscada.
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por Adi » 30/9/2006 11:06

Uns dizem que a OPA poderá cair, uns dizem que o preço oferecido poderá baixar e o Dresdner Kleinwort, Credit Suisse, Millenium BCP e BPI acreditam numa subida do preço de oferta. Devido a estas notícias a cotação da PTC subiu na Quinta-feira para um dos valores mais elevados com elevado volume.

Não vale a pena andarmos de volta deste tema, que é tudo especulação.

Registado: 3/5/2006 14:05

por lazarus » 30/9/2006 10:45

sempre houve a possibilidade de o Belmiro nunca ter tido a intenção de ir até ao fim da OPA e ter lançado a OPA só para provocar a destabilização da PT, forçar o spin-off da PTM, obter informação previligiada da PT (por terr mais de 1%) e criar a imagem que a SNC (todas as suas empresas e produtos) estavam ao nivel (e mm acima) da PT.
eu smpre coloquei esta possibilidade como uma das mais provaveis... :wink:

neste momento eu acredito que os azevedos vão vender a ideia que os remedios são mto exigentes para afastarem a possibilidade de aumentar o preço da OPA e, se possivel, baixar para 9,41 (q é o preço inicial da oferta).
"Tiro no escuro": ainda vamos ver os azevedos numa conf emprensa a dizer que o remedios são mto exigentes, q so prometeram pagar 9,41 mas, num grande esforço, pagam os 9,50 e convidam os accionista da PT a comprar acções da snc e assim investirem no maior e mais dinamico grupo de telecomunicações nacionais. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por o sr. berardo e a telmex terem entrado acima dos 9,5 isso n vai invalida que a OPA chegue ao fim nos 9,5. é claro que podem ter acesso a mais informação mas duas coisas podemos ter a certeza: tb erram e n sabem o q a sonae.com vai fazer. Alem disso, a telmex pode ter um interesse estrategico de posicionamento para comprar algum activo da pt que a snc vende!

ter em atenção que dificilmente a snc tira a PT de bolsa ja que o BES,o berardo e algum fundo podem manter as participações.

qt a france telecom, q ate pode vir a fazer o pino e pirueta, n acredito q tenha feito ou conhecido nada sobre o processo da OPA! é a ideia q tenho...
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)

Registado: 24/9/2005 19:33

No hay OPA ?

por Col » 30/9/2006 2:44

Essa noticia que circula em Espanha sobre a possivel desistência da OPA, não è mais nem menos do que circulou em Portugal e julgo que partiu de uma informação da CMVM, embora se desconheça se foi com base nalgum pedido da Sonae. Para mim a OPA è para manter e com tendência para subir o preço, porque creio verdadeiramente que quem está por detrás desta OPA è a France Telecom e quando a Sonae tiver arrumado a PT será a FT a OPAR a Sonaecom e os Azevedos arrecadam uma pipa de massa e o pessoal vai ficar de boca aberta de espanto. A possível desistência è mais um bluff e têm sido muitos desde o seu lançamento, se repararem bem o 1º. foi logo no dia do anúncio, dizendo que iríam vender a Vivo só para colocar a Telefónica fora da corrida, ou seja o seu principal concorrente, desde esse dia já ouviram mais os Azevedos falar dessa alienação?. Já agora, porque carga d'água teria vindo o "cajo" da Telmex a correr comprar 2% da PT e o Berardo também, será pra vender aos Azevedos a 9.50?. Pois eu estou bem fornecido de PT'S e não penso vender ao "campeão" da concorrência ao preço que ele tem para pagar, até porque o sector das Telecom's está a recuperar e a PT mesmo sem OPA não tardará a atingir aquele valor.
B F Semana

Registado: 6/7/2005 3:58

por JCS » 30/9/2006 1:28

JAS Escreveu:Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...

Um abraço,
JAS

Nem mais. Imaginando que hoje sairia essa noticia o mais provável seria a PT ter um preço de abertura 2ª feira bem abaixo dos €9.50 (possivelmente até bem abaixo dos €9,00). E os stops não iriam servir para nada nesse caso porque nem seriam accionados...
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

PTC

por JAS » 30/9/2006 0:54

bullsista Escreveu:Resta saber é se a Sonae é mesmo obrigada a manter a OPA.

Tem em atenção que se for obrigada a manter a OPA, contra a sua vontade, ela pode oferecer apenas os 9,41.

A mim parece-me provavel que a Sonae esteja a fazer bluff, acenando com o cenário da desistência (o que seria péssimo para os accionistas) de forma a convencer mais alguns a vender.
Até me parece plausível que possa subir ligeiramente a oferta mas não vejo grande interesse em manter posições pois os possíveis ganhos adicionais já deverão ser diminutos.
Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...

Um abraço,
JAS

por bullsista » 30/9/2006 0:30

Desde que a OPA foi lançada eu nunca acreditei muito nela. Penso que a intenção seria apenas fragilizar a PT na sua estrutura de serviços e valorizar as Sonae com toda a especulação à volta da OPA. Em termos estratégicos a batalha foi amplamente ganha pelos Azevedo. Por não acreditar na OPA tenho andado com os stop sempre bem apertados e entrado na PT sempre que me parece aconselhável. Resta saber é se a Sonae é mesmo obrigada a manter a OPA.

Obrigado pelo aviso!!!
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

ao cuidado de quem tem acções da PT

por ricardotugas » 30/9/2006 0:15

Não sei qual o peso que os espanhois teem na acção da PT, mas a sentimento em Espanha é este:

La empresa Sonae no pretende hacer la opa intentada sobre la Portugal Telecom.

No hay nenunga opa.

La C.M.V.M esta intentando impedir la retirada de la opa, pero que no vai a conseguir

PTC Short selling

Bear

Bear

Bear

Li isto por diferentes opiniões e comentários, por isso atenção a Segunda Feira.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], icemetal e 604 visitantes