ao cuidado de quem tem acções da PT
19 mensagens
|Página 1 de 1
Re
FRAGON Escreveu:não consegui entender o seu pensamento quando partindo de : "O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar",
conclui :"Isso pressupõe que não irá bloquear a desblindagem dos estatutos.".
Não me custa nada responder já que ainda estou acordado.
O Parecer da AdC vai no sentido de a OPA ser autorizada portanto não seria lógico o Estado bloquear a desblindagem dos Estatutos pois isso inviabiliza a OPA e, sendo assim, o Estado estaria a ir contra o parecer da AdC.
Quanto ao "deixar o mercado actuar" isso significa que a "golden share" do Estado não deve ser usada para bloquear o que o mercado pretende.
Se o mercado (maioria qualificada dos accionistas)pretender desbloquear os Estatutos o Estado não deve vetar usando as "miseráveis 500 acções" contra o voto de alguns 500 milhões de acções...
A mim parece-me muito lógica a abstenção por parte do Estado.
Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Caro JAS
Tem absoluta razão na formulação que fez no seu 2º parágrafo.
Apreciei imenso a profundidade da sua "subtileza" de distinguir - para o fim em vista - o Estado /Governo usar as suas accções (500) para votar a favor ou abster-se.
Como é natural não comento as suas "opiniões/previsões" expressas nos restantes parágrafos, ressalvando no entanto que não consegui entender o seu pensamento quando partindo de : "O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar",
Não se preocupe em responder porque cá me aguentarei com as minhas limitações de entendimento...até ver o que acontecerá.
Cumprimentos.
Tem absoluta razão na formulação que fez no seu 2º parágrafo.
Apreciei imenso a profundidade da sua "subtileza" de distinguir - para o fim em vista - o Estado /Governo usar as suas accções (500) para votar a favor ou abster-se.
Como é natural não comento as suas "opiniões/previsões" expressas nos restantes parágrafos, ressalvando no entanto que não consegui entender o seu pensamento quando partindo de : "O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar",
Não se preocupe em responder porque cá me aguentarei com as minhas limitações de entendimento...até ver o que acontecerá.
Cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.
- Registado: 7/4/2006 15:30
Re: Estatutos da PT
FRAGON Escreveu:e para que esta autorização seja concedida as 500 Acçes-tipoA (do Estado) têem que votar a favor.
Não é bem assim.
A decisão de desbloquear não pode ser tomada com o voto CONTRA do Estado.
Mas pode ser tomada com a ABSTENÇÃO do Estado ou com o voto A FAVOR.
Neste caso a única coisa que o Estado não irá fazer será votar CONTRA...
O Estado já disse por diversas vezes que respeitará a decisão da AdC e também já disse que quer deixar o mercado actuar.
Isso pressupõe que não irá bloquear a desblindagem dos estatutos.
Portanto ou o núcleo duro da PTC consegue bloquear essa decisão ou não consegue.
Para os outros accionistas, exteriores a esse núcleo, ter os estatutos "blindados" apenas significa menor valor para as acções.
JAS
Estatutos da PT
Caríssimos "caldeireiros":
Chamo a V. atençãopara que o "bloqueamento" dos Estatutos da PT, no que importa a esta Opa é sómente a que só por autorização da Assembleia Geral um operador de telecomunicações ou a sociedade que o domine pode ter uma participação na PT com direito a voto superior a 10% e para que esta autorização seja concedida as 500 Acçes-tipoA (do Estado) têem que votar a favor.
---------------------------------------------------Assim, o Estado/Governo pode impedir os restantes accionistas de "desbloquear" os Estatutos da PT em relação à Opa, mas não pode impedi-los de não "desbloquear"/autorizar.
----------------------------------------------------
Qualquer outra Sociedade pode adquirir - com ou sem opa - as acções que entender sem limitações.
Chamo a V. atençãopara que o "bloqueamento" dos Estatutos da PT, no que importa a esta Opa é sómente a que só por autorização da Assembleia Geral um operador de telecomunicações ou a sociedade que o domine pode ter uma participação na PT com direito a voto superior a 10% e para que esta autorização seja concedida as 500 Acçes-tipoA (do Estado) têem que votar a favor.
---------------------------------------------------Assim, o Estado/Governo pode impedir os restantes accionistas de "desbloquear" os Estatutos da PT em relação à Opa, mas não pode impedi-los de não "desbloquear"/autorizar.
----------------------------------------------------
Qualquer outra Sociedade pode adquirir - com ou sem opa - as acções que entender sem limitações.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.
- Registado: 7/4/2006 15:30
Sonae
Luis, a soane disse que a proxima negociação é precisamente com o governo e tambem já disse que em relação aos acionistas da PT a questão estava entre receber cash já ou esperar por uma situação que não é segura e que se vai acompanhar da queda da acção da PT.
Lembre-se que dividentos brutais retiram valor á acção. Portanto não pense que vai ficar com um grande dividendo e uma acção bem valorizada .E se a OPA não for para a frente, fica com um grande dividendo e uma acção a 8 ou bastante menos.
Tambem não se esqueça que a sonae.com já ganhou com a compra de 1% da PT abaixo do preço da OPA e já conseguiu a separação das redes. E que a situação da PT não está nos melhores momentos. E vamos a ver como vai a VIVO até Dezembro!
Parabens pelos negocios intraday com a PT.
Abraço
Clinico
Lembre-se que dividentos brutais retiram valor á acção. Portanto não pense que vai ficar com um grande dividendo e uma acção bem valorizada .E se a OPA não for para a frente, fica com um grande dividendo e uma acção a 8 ou bastante menos.
Tambem não se esqueça que a sonae.com já ganhou com a compra de 1% da PT abaixo do preço da OPA e já conseguiu a separação das redes. E que a situação da PT não está nos melhores momentos. E vamos a ver como vai a VIVO até Dezembro!
Parabens pelos negocios intraday com a PT.
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Eu estou como o Pedrom, só no ano de 2005 a minha carteira de acções foi composta por PT a 100%, tendo obtido uma valorização de capital na ordem dos 35%, pois os meus trades são no intraday, comprando 3 e 4 vezes e aproveitando as oscilações que o título tem.
No início de 2006, tinha PT a um preço médio de 8.38 e em Março vendi a 10.13, tendo voltado a comprar a 10.09 para vender a 10.22.
Por último compra a 10.13 em Abril e que vou mantendo em carteira, mas não mantendo stops em activo, porque se vender a 9.50 o estrago não é grande em relação à mais valia adquirida, pois a percentagem de ganho este ano já se cifra nos 25%
Se a Opa não se concretizar, tenho sempre a remuneração prometida pelo Granadeiro, o que desde já não é nada mau
Pessoalmente não acredito na desblindagem dos estatutos assim como o Belmiro tem noção que vai perder a Opa na Assembleia de Dezembro e vai tentar convencer os accionistas a vender ao preço por ele pretendido.
Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos e por mais opiniões dos colegas do fórum.
No início de 2006, tinha PT a um preço médio de 8.38 e em Março vendi a 10.13, tendo voltado a comprar a 10.09 para vender a 10.22.
Por último compra a 10.13 em Abril e que vou mantendo em carteira, mas não mantendo stops em activo, porque se vender a 9.50 o estrago não é grande em relação à mais valia adquirida, pois a percentagem de ganho este ano já se cifra nos 25%
Se a Opa não se concretizar, tenho sempre a remuneração prometida pelo Granadeiro, o que desde já não é nada mau
Pessoalmente não acredito na desblindagem dos estatutos assim como o Belmiro tem noção que vai perder a Opa na Assembleia de Dezembro e vai tentar convencer os accionistas a vender ao preço por ele pretendido.
Aguardemos pelo desenrolar dos acontecimentos e por mais opiniões dos colegas do fórum.
- Registado: 28/7/2005 14:22
OPA
Eu sei que sou suspeito quando falo da sonae pois sou um admirador da gestão Azevedo e ainda não me queimei com nenhuma das suas actuações (muito pelo contrário). No entanto, não entendo a mensagem do Ricardo. Mesmo que não tivesse sido escrita por um portugues num site espanhol de bolsa, que sabem os espanhois mais do que nós sobre a OPA??
1 - Os próprios intervinientes não sabem do desfecho!
2 - Por enquanto o Belmiro está a gostar do desafio e está com o fogo na guelra. O Paulo está mais sorombático e vai ameaçando que até devia baixar o preço.
3 - Já há um enorme número de interessados nas "entranhas" (partes) da PT.
4 - As OPAs concorrentes desistiram porque na realidade um preço superior a 9,50 é capaz de ser muitissimo caro.
5 - Com ou sem o brilhante Granadeiro, a situação da PT não está famosa
6 - Por enquanto parecem ser só 20% no nucleo duro do "não" e ainda muita água vai correr...
Em suma, daquilo que menos precisamos agora são de "bocas" pois já tivemos imensas da parte do Pais do Amaral e cúmplices com contra-OPAs. Lembro que o J. Berardo tem uma enormidade de sonaes sgps e de sonae.com! Eu tambem pago para ver, mas do lado da sonae sgps e com vigilancia apertada.
É só mais uma opinião
Abraço
Clinico
1 - Os próprios intervinientes não sabem do desfecho!
2 - Por enquanto o Belmiro está a gostar do desafio e está com o fogo na guelra. O Paulo está mais sorombático e vai ameaçando que até devia baixar o preço.
3 - Já há um enorme número de interessados nas "entranhas" (partes) da PT.
4 - As OPAs concorrentes desistiram porque na realidade um preço superior a 9,50 é capaz de ser muitissimo caro.
5 - Com ou sem o brilhante Granadeiro, a situação da PT não está famosa
6 - Por enquanto parecem ser só 20% no nucleo duro do "não" e ainda muita água vai correr...
Em suma, daquilo que menos precisamos agora são de "bocas" pois já tivemos imensas da parte do Pais do Amaral e cúmplices com contra-OPAs. Lembro que o J. Berardo tem uma enormidade de sonaes sgps e de sonae.com! Eu tambem pago para ver, mas do lado da sonae sgps e com vigilancia apertada.
É só mais uma opinião
Abraço
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
Re: ao cuidado de quem tem acções da PT
ricardotugas Escreveu:Não sei qual o peso que os espanhois teem na acção da PT, mas a sentimento em Espanha é este:
La empresa Sonae no pretende hacer la opa intentada sobre la Portugal Telecom.
No hay nenunga opa.
La C.M.V.M esta intentando impedir la retirada de la opa, pero que no vai a conseguir
PTC Short selling
Bear
Bear
Bear
Li isto por diferentes opiniões e comentários, por isso atenção a Segunda Feira.
BN
Ricardo, este comentário foi escrito por um português num fórum espanhol. Portanto é um português a mostrar o seu desejo aos espanhóis ou a quem quer que leia o fórum...
p. telecom
Mesmo que a opa nao se faca e acredito que esse e o cenario mais provavel, porque se a sonae nao subir preco a maioria dos accionistas nao vende, e o Sr Belmiro nao esta para ai virado ,o que vai em frente e a estrategia da portugal telecom ,que neste momento tras mais valor aos accionistas do que o preco da opa, e constitui uma almofada para o valor das cotacoes da pt se manterem a estes niveis, para alem da possiblidade de que se os estatutos forem desblindados, possa surgir uma nova opa a qualquer momento e a um preco bem mais atrativo
- Registado: 7/9/2005 19:10
Re: PTC
bullsista Escreveu:Eu vou pagar para ver. Reentrei na quarta na PT exactamente porque acho que nesta altura tudo é admissível. Umas hipóteses mais especulativas do que outras. Mas aquilo que me levou a reentrar foi o terem convencido o Berardo a ficar na PT. Há alturas em que acreditamos nos fundamentais da empresa, outras em que aproveitamos correcções do mercado. Esta é mesmo a minha jogada de poker. E admito que é uma jogada bastante arriscada.
Às vezes também gosto de fazer trades assim, como quem joga poker e aposta tudo na última carta. Mas no caso da PT acho que a relação risco/benefício não compensa. Para quem está dentro há 3 possibilidades: uma boa (mas não muito), uma má e uma péssima:
1.- A SNC sobe a oferta, possivelmente para 10 euros e poderão vendê-las, por ex a 10,10€, com um ganho de 2,5%
2.- A SNC começa a chegar a acordo com estes novos accionistas da PT que, como diz o lazarus, podem estar interessados apenhas nos activos da PT que vão ser vendidos, a OPA avança a estes valores e acabam com uma desvalorização de 3,5%.
3.- A SNC desiste da OPA (com alguns objetivos já alcançados e referidos neste tópico) e a PT desaba. Tendo em conta que, desde a OPA, a PT tem tido evolução negativa na VIVO, mas que Granadeiro parece estar a cortar eficazmente nos custos, digamos que uma queda até valores pré-OPA será exagerado, mas os 8,5-8,75€ não são de excluir. Se consideramos 8,75€ representa um prejuízo de 11,1%.
Sendo assim o risco parece-me não compensar. Não tenho PT nem Mota, mas se pretendesse um negócio deste género, em que assumiria o risco de pagar pela última carta, preferiria comprar MOTA-ENGIL, na esperança duma vitória nas eólicas. Uma vitória possivelmente dará uma valorização excelente, com a quebra dos 4,5 e possível ida a máx nos 5€ (consirando que isso aumentaria as hipóteses da Martifier ir para o mercado, para se financiar, e com uma carteira que a valorizaria considerávelmente). Assim teria um lucro de 12,6%. Uma derrota neste concuroso deveria atirá-la para a LTA de longo prazo, que anda pelos 4,20-4,25€, com um prejuízo de 4,28%.
PS.: Usei os valores de fecho de sexta da PT e da MOTA-ENGIL.
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...
- Registado: 12/3/2006 16:08
JAS Escreveu:Até me parece plausível que possa subir ligeiramente a oferta mas não vejo grande interesse em manter posições pois os possíveis ganhos adicionais já deverão ser diminutos.
Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...
Adi Escreveu:Não vale a pena andarmos de volta deste tema, que é tudo especulação.
Eu vou pagar para ver. Reentrei na quarta na PT exactamente porque acho que nesta altura tudo é admissível. Umas hipóteses mais especulativas do que outras. Mas aquilo que me levou a reentrar foi o terem convencido o Berardo a ficar na PT. Há alturas em que acreditamos nos fundamentais da empresa, outras em que aproveitamos correcções do mercado. Esta é mesmo a minha jogada de poker. E admito que é uma jogada bastante arriscada.
Abraços e bons negócios
Uns dizem que a OPA poderá cair, uns dizem que o preço oferecido poderá baixar e o Dresdner Kleinwort, Credit Suisse, Millenium BCP e BPI acreditam numa subida do preço de oferta. Devido a estas notícias a cotação da PTC subiu na Quinta-feira para um dos valores mais elevados com elevado volume.
Não vale a pena andarmos de volta deste tema, que é tudo especulação.
Não vale a pena andarmos de volta deste tema, que é tudo especulação.
- Registado: 3/5/2006 14:05
sempre houve a possibilidade de o Belmiro nunca ter tido a intenção de ir até ao fim da OPA e ter lançado a OPA só para provocar a destabilização da PT, forçar o spin-off da PTM, obter informação previligiada da PT (por terr mais de 1%) e criar a imagem que a SNC (todas as suas empresas e produtos) estavam ao nivel (e mm acima) da PT.
eu smpre coloquei esta possibilidade como uma das mais provaveis...
neste momento eu acredito que os azevedos vão vender a ideia que os remedios são mto exigentes para afastarem a possibilidade de aumentar o preço da OPA e, se possivel, baixar para 9,41 (q é o preço inicial da oferta).
"Tiro no escuro": ainda vamos ver os azevedos numa conf emprensa a dizer que o remedios são mto exigentes, q so prometeram pagar 9,41 mas, num grande esforço, pagam os 9,50 e convidam os accionista da PT a comprar acções da snc e assim investirem no maior e mais dinamico grupo de telecomunicações nacionais.
por o sr. berardo e a telmex terem entrado acima dos 9,5 isso n vai invalida que a OPA chegue ao fim nos 9,5. é claro que podem ter acesso a mais informação mas duas coisas podemos ter a certeza: tb erram e n sabem o q a sonae.com vai fazer. Alem disso, a telmex pode ter um interesse estrategico de posicionamento para comprar algum activo da pt que a snc vende!
ter em atenção que dificilmente a snc tira a PT de bolsa ja que o BES,o berardo e algum fundo podem manter as participações.
qt a france telecom, q ate pode vir a fazer o pino e pirueta, n acredito q tenha feito ou conhecido nada sobre o processo da OPA! é a ideia q tenho...
eu smpre coloquei esta possibilidade como uma das mais provaveis...
neste momento eu acredito que os azevedos vão vender a ideia que os remedios são mto exigentes para afastarem a possibilidade de aumentar o preço da OPA e, se possivel, baixar para 9,41 (q é o preço inicial da oferta).
"Tiro no escuro": ainda vamos ver os azevedos numa conf emprensa a dizer que o remedios são mto exigentes, q so prometeram pagar 9,41 mas, num grande esforço, pagam os 9,50 e convidam os accionista da PT a comprar acções da snc e assim investirem no maior e mais dinamico grupo de telecomunicações nacionais.
por o sr. berardo e a telmex terem entrado acima dos 9,5 isso n vai invalida que a OPA chegue ao fim nos 9,5. é claro que podem ter acesso a mais informação mas duas coisas podemos ter a certeza: tb erram e n sabem o q a sonae.com vai fazer. Alem disso, a telmex pode ter um interesse estrategico de posicionamento para comprar algum activo da pt que a snc vende!
ter em atenção que dificilmente a snc tira a PT de bolsa ja que o BES,o berardo e algum fundo podem manter as participações.
qt a france telecom, q ate pode vir a fazer o pino e pirueta, n acredito q tenha feito ou conhecido nada sobre o processo da OPA! é a ideia q tenho...
"ATÉ AO INFINITO E MAIS ALÉM!" - Buzz Lightyear in Toy Story;)
No hay OPA ?
Essa noticia que circula em Espanha sobre a possivel desistência da OPA, não è mais nem menos do que circulou em Portugal e julgo que partiu de uma informação da CMVM, embora se desconheça se foi com base nalgum pedido da Sonae. Para mim a OPA è para manter e com tendência para subir o preço, porque creio verdadeiramente que quem está por detrás desta OPA è a France Telecom e quando a Sonae tiver arrumado a PT será a FT a OPAR a Sonaecom e os Azevedos arrecadam uma pipa de massa e o pessoal vai ficar de boca aberta de espanto. A possível desistência è mais um bluff e têm sido muitos desde o seu lançamento, se repararem bem o 1º. foi logo no dia do anúncio, dizendo que iríam vender a Vivo só para colocar a Telefónica fora da corrida, ou seja o seu principal concorrente, desde esse dia já ouviram mais os Azevedos falar dessa alienação?. Já agora, porque carga d'água teria vindo o "cajo" da Telmex a correr comprar 2% da PT e o Berardo também, será pra vender aos Azevedos a 9.50?. Pois eu estou bem fornecido de PT'S e não penso vender ao "campeão" da concorrência ao preço que ele tem para pagar, até porque o sector das Telecom's está a recuperar e a PT mesmo sem OPA não tardará a atingir aquele valor.
B F Semana
B F Semana
- Registado: 6/7/2005 3:58
JAS Escreveu:Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...
Um abraço,
JAS
Nem mais. Imaginando que hoje sairia essa noticia o mais provável seria a PT ter um preço de abertura 2ª feira bem abaixo dos €9.50 (possivelmente até bem abaixo dos €9,00). E os stops não iriam servir para nada nesse caso porque nem seriam accionados...
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
PTC
bullsista Escreveu:Resta saber é se a Sonae é mesmo obrigada a manter a OPA.
Tem em atenção que se for obrigada a manter a OPA, contra a sua vontade, ela pode oferecer apenas os 9,41.
A mim parece-me provavel que a Sonae esteja a fazer bluff, acenando com o cenário da desistência (o que seria péssimo para os accionistas) de forma a convencer mais alguns a vender.
Até me parece plausível que possa subir ligeiramente a oferta mas não vejo grande interesse em manter posições pois os possíveis ganhos adicionais já deverão ser diminutos.
Mas sobretudo porque a notícia de uma desistência pode aparecer fora do horário de negociação e não há stops que te valham...
Um abraço,
JAS
Desde que a OPA foi lançada eu nunca acreditei muito nela. Penso que a intenção seria apenas fragilizar a PT na sua estrutura de serviços e valorizar as Sonae com toda a especulação à volta da OPA. Em termos estratégicos a batalha foi amplamente ganha pelos Azevedo. Por não acreditar na OPA tenho andado com os stop sempre bem apertados e entrado na PT sempre que me parece aconselhável. Resta saber é se a Sonae é mesmo obrigada a manter a OPA.
Obrigado pelo aviso!!!
Obrigado pelo aviso!!!
Abraços e bons negócios
ao cuidado de quem tem acções da PT
Não sei qual o peso que os espanhois teem na acção da PT, mas a sentimento em Espanha é este:
No hay nenunga opa.
La C.M.V.M esta intentando impedir la retirada de la opa, pero que no vai a conseguir
PTC Short selling
Bear
Bear
Bear
Li isto por diferentes opiniões e comentários, por isso atenção a Segunda Feira.
BN
No hay nenunga opa.
PTC Short selling
Bear
Bear
Bear
BN
passo a passo se constroi o futuro
19 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: