Caldeirão da Bolsa

Divergências

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por obalela » 26/9/2006 15:04

Vieira Escreveu:No entanto e consultando outros autores, cheguei à conclusão que, se a tendência for ascendente como no caso da TDU é, só se deve considerar os máximos do histograma do MACD para averiguar as divergências. E se a tendência for descendente, só os minimos é que devemos avaliar.

Antes mais agradeço a todos os que participaram neste tópico.

Fazendo só um pequeno comentário ao Vieira, parece ter toda a lógica a forma como sugeres que se faça a análise das divergências, foi muito esclarecedor este teu comentário.

Cumprimentos
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

por 654235 » 25/9/2006 13:23

Utilizando esse indicador na EDP existiu uma divergência negativa quando a cotação estava nos 3.20 em meados de Agosto que levou à correcção até meados de Setembro.
Neste momento o Histograma e o preço estão em sintonia.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por JCS » 25/9/2006 12:45

Vieira Escreveu:No entanto e consultando outros autores, cheguei à conclusão que, se a tendência for ascendente como no caso da TDU é, só se deve considerar os máximos do histograma do MACD para averiguar as divergências. E se a tendência for descendente, só os minimos é que devemos avaliar.

Concordo contigo Vieira, também é assim que analiso as divergências (com a unica diferença que uso o macd em vez do histograma). Procuro divergências nos máximos quando as tendências são de subida e divergências entre os minimos quando a tendência é de queda.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por vieira » 25/9/2006 12:41

Como sabem, eu também sou um fan do Elder relativamente à divergência no Histograma do MACD.

No entanto e consultando outros autores, cheguei à conclusão que, se a tendência for ascendente como no caso da TDU é, só se deve considerar os máximos do histograma do MACD para averiguar as divergências. E se a tendência for descendente, só os minimos é que devemos avaliar.

Por outro lado, sempre que há uma divergência, essa é corrigida de imediato na cotação.

Junto anexo um gráfico da Cofina, em que essa divergência é visivel e depois a consequente correcção e um extracto do livro do Elder que fala nesse aspecto.
Anexos
CFN.PNG
CFN.PNG (31.89 KiB) Visualizado 926 vezes
HistogramaMACD1.PNG
HistogramaMACD1.PNG (63.56 KiB) Visualizado 929 vezes

Registado: 9/12/2005 18:40

por aa » 25/9/2006 0:40

No 1º caso seria uma divergência negativa e no 2º seria uma divergência positiva.

cps,

AA

Registado: 6/11/2002 0:37

por MarcoAntonio » 25/9/2006 0:39

Apenas para confirmar o que o AA já disse. Não se trata de uma divergência.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por aa » 25/9/2006 0:37

Ou ainda se a máximos sucessivamente mais baixos do gráfico das cotações correspondessem máximos sucessivamente mais elevados do histograma do MACD.

cps,

AA

Re: Divergências

por aa » 25/9/2006 0:31

obalela Escreveu:Tenho uma pequena dúvida existencial: nas divergências, vou supor uma negativa, normalmente devem procurar-se os preços a fazer novos máximos e um indicador a fazer máximos inferiores aos anteriores? Certo?
E será que, continuando no caso de uma divergência negativa, posso considerar os preços a fazer minímos cada vez mais altos, ao contrário do indicador que está a fazer mínimos cada vez mais baixos?
Para que a minha dúvida fique claramente exposta junto um gráfico da situação que estou a considerar:
Imagem
Há divergência negativa?

Nota: o gráfico é da Texira Duarte e as linhas a rosa correspondem ao histograma do MACD.

Caro obalela

Isso não é uma divergência.

Divergência seria se aos máximos cada vez mais elevados do gráfico da TDU correspondessem máximos cada vez mais baixos do Histograma do MACD.

Espero ter ajudado!

cps,

AA

Divergências

por obalela » 25/9/2006 0:16

Tenho uma pequena dúvida existencial: nas divergências, vou supor uma negativa, normalmente devem procurar-se os preços a fazer novos máximos e um indicador a fazer máximos inferiores aos anteriores? Certo?
E será que, continuando no caso de uma divergência negativa, posso considerar os preços a fazer minímos cada vez mais altos, ao contrário do indicador que está a fazer mínimos cada vez mais baixos?
Para que a minha dúvida fique claramente exposta junto um gráfico da situação que estou a considerar:
Imagem
Há divergência negativa?

Nota: o gráfico é da Texira Duarte e as linhas a rosa correspondem ao histograma do MACD.
Meta de Portugal para 2010: SMN em 500 euros...
Meta de Espanha para 2012: SMN em 1000 euros...

http://www.emorbita.net

Registado: 13/4/2006 0:51

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 679 visitantes