Caldeirão da Bolsa

mota engil

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por edgar araujo » 1/9/2006 14:55

dia 6 saem os resultados.Alguem sabe se serão bons?
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

por algarvio_ » 1/9/2006 14:49

Das vezes que vendi acções olhando para os cof's e pensando que iam descer por terem poucas compras arrependi-me

Por isso hoje decidi ignorar os cof's da Engil (se lhes tivesse dado importancia ja a tinha vendido, dadas as poucas compras), e a coisa até está a correr bem. Vamos ver se é para continuar...

Registado: 19/6/2006 22:57

Obrigado

por 1963 » 1/9/2006 14:13

É sempre bom ouvir a opinião de uma pessoa que percebe muito disto (com sinceridade).
Abraço

Registado: 24/8/2006 20:09

por Ulisses Pereira » 1/9/2006 14:10

Eu deduzi que fosse isso que queria dizer, mas acredite que é altamente enganador tirar conclusões positivas de uma acção pelo simples facto dos COF`s estarem carregados do lado de compra ou o inverso.

Recordo até o caso da PT que eu acompanhava, ao detalhe, entre 1998 e 2003, em que a PT só subia a sério quando os COF`s estavam carregados de venda e só se afundava quando os COF`s estavam com fortes ordens de compra...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Ulisses

por 1963 » 1/9/2006 13:59

A minha afirmação referia-se ao facto de as ordens nas compras estarem praticamente a descoberto, ao contrário das ordens nas vendas. Agora já mudou :lol:

por Ulisses Pereira » 1/9/2006 13:19

1963, apesar de ser uma acção que não acompanho, gostava de te perguntar o que entendes por COF`s favoráveis ou desfavoráveis, já que para mim é algo que não é óbvio e muito enganador.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por StockGalaxy » 1/9/2006 12:42

Estava à espera que a noticia de suspensão do concursos das eólicas afectasse o titulo mas curiosamente não está a ter qualquer efeito.
Em AT o estocastico está a virar para baixo mas não há ainda indicios de distribuição.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

Não entendo

por 1963 » 1/9/2006 10:30

Esta parece ser claramente uma boa aposta, tendo em conta a AT, no entanto os cofs mostram o contrário, será que alguém pode comentar?

por 1963 » 1/9/2006 9:42

Não estou a gostar dos cofs.

por StockGalaxy » 1/9/2006 9:10

Engraçado. Esta hoje só negociou às 8:49h pq será?
é normal num título com boa liquidez?
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por ricardotugas » 30/8/2006 22:53

Mourinho:

Pode ser que me engane, mas no post da Altri está uma analise AT ( concordo com ela ) que a ela esta a fazer uma consolidação antes de um novo arranque.

Entrei a 3,12 e por lá vou ficar, stop a 2,95.

Bons negócios
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por vieira » 30/8/2006 21:39

Mourinho Escreveu:essas foram...estava com medo de perder o comboio

eu sei que é muito dificil conseguir 5 seguidas, ainda para mais agora...mas dou-te só um cheirinho das minhas ultimas compras:

scosta-0,76
altr-3,15

pior é impossivel :oops:

O que é que tens em carteira agora?

Agora estou 100% líquido. Tinha Cimpor, Mota-Engil e Semapa. Cimpor fui ontem stopado a 5,25. Mota-Engil vendi hoje de manhã e Semapa tinha lá uma ordem e apanharam-mas a 8,47 também hoje.

O que te posso aconselhar é o seguinte:

1) Amanha pode ser um dia mau para os mercados devido ao noise (BCE e fim do prazo do Irão). Vai haver muita volatilidade e quem sabe se não poderá ser o inicio de uma nova legdown. Espera até 2ª para ver como as modas param, que é aquilo que eu vou fazer.

2) Há aqui sempre vários colegas que colocam gráficos diários das várias acções: eu, o JCS, o GONZO, o Midas, o Garfield, etc, etc. Vai apontando os valores de suporte e resistências num papel e sempre que um titulo se aproximar dum suporte, compras (com stop loss abaixo do suporte). Não tenhas pressas em estar investido, porque corres o risco de entrar em topos. Foi o que te aconteceu na SCO e ALTR.

Por exemplo, ontem fui stopado na Cimpor a 5,25 mas já lá tenho uma ordem de compra a 5,21, junto ao suporte. Eu sei que ela vai lá calhar, mais dia menos dia. :)

Registado: 9/12/2005 18:40

por artista_ » 30/8/2006 21:33

Mourinho Escreveu:
...estou a jogar pior agora do que à 3 anos atrás

Não leves a mal mas essa expressão diz muita coisa... Se isto para ti é um "jogo" então "ganhar ou perder é desporto"!!!

Uma coisa que me lembrei agora, comprar 20 mil acções, mais de 60 mil euros, pode-se fazer com o BCP, a PT ou outro peso pesado qualquer agora com uma empresa que negoceia em média 50 ou 60 mil por sessão?!!!! é o que eu digo tens de escrever bem escritas algumas regras fundamentais e prometeres a ti próprio que não as vais violar...

Boa sorte

Registado: 17/3/2003 22:51

por R_Martins » 30/8/2006 21:23

Mourinho Escreveu:eu realmente ate segui essa estrategia entrei juntinho ao suporte ontem...a coisa ate não estava a correr mal logo pela a fresquinha...quando vi que não estava com força decidi-me pelo plano B ...mas accionei o B -10 :twisted:

quando à disciplina, realmente não tem sido grande coisa...estou a jogar pior agora do que à 3 anos atrás

Vou aguardar (tentar) serenamente os proximos desenvolvimentos

JCS Obrigado pelo grafico...qualquer dia chateio-me e ponho tudo na EDP ou BCP até ao fim do ano...pelo menos não perco mais dinheiro

Com o Abromovich, até em preços médios resulta...
No Stress,,,
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Mourinho » 30/8/2006 20:52

eu realmente ate segui essa estrategia entrei juntinho ao suporte ontem...a coisa ate não estava a correr mal logo pela a fresquinha...quando vi que não estava com força decidi-me pelo plano B ...mas accionei o B -10 :twisted:

quando à disciplina, realmente não tem sido grande coisa...estou a jogar pior agora do que à 3 anos atrás

Vou aguardar (tentar) serenamente os proximos desenvolvimentos

JCS Obrigado pelo grafico...qualquer dia chateio-me e ponho tudo na EDP ou BCP até ao fim do ano...pelo menos não perco mais dinheiro

Registado: 12/9/2005 17:28

por artista_ » 30/8/2006 20:28

Outra regra que muito tenho falado aqui...nunca entrar em algo sem ter um plano "B", o que fazer se as cotações não subirem? daí que seja primordial entrar junto a suportes e resistências importantes, facilmente percebemos que nos enganámos e o prejuízo é pequeno...

Em realção à Mota, realmente está esquisito, eu não acompanhei de perto mas parece-me que houve algum panic sell e seinceramente não sei o que te diga, depende muito da tua estratégia...

Outra coisa, ou tens umas valentes massas ou estás a meter muitos ovos no mesmo cesto... 20 mil Motaengil é muita fruta, eu se tivesse esse dinheiro não investiria de uma forma tão indisciplinada...

bons negócios

por JCS » 30/8/2006 20:27

Eu também entrei hoje antes da tua descarga (e das outras todas que vieram logo de seguida :? ) porque a acção estava a aguentar-se acima dos 4,50 e com algum volume (cerca de 220.000 se não me engano).

Penso que há a hipotese que a sessão de hoje tenha sido o inicio de um pull-back à LTa de médio prazo (tem de se confirmar nas próximas sessões se assim é) e se assim fôr talvez se obtenha a reacção que está no gráfico (a verde). Se quebrar essa LTa de médio prazo fica com mau aspecto.

O suporte seguinte encontra-se na zona dos €4,36.

De qualquer modo a LTd (a vermelho) foi quebrada com muito bom volume ontem e o titulo encontra-se perto da LTa de médio-prazo (a preto). O macd apesar da ultima meia-hora da sessão não inverteu e está prestes a cruzar. O RSI aliviou (inevitavelmente) na sessão de hoje e a média móvel de 5 dias (curto-prazo) está prestes a cruzar em alta a de 21 dias. Tanto a de 5 dias como a de 50 dias mostram tendências ascendentes.

Vamos ver se este hipotético cenário sempre se verifica as próximas sessões ou não. Amanhã é de esperar continuação de vendas.

Cumprimentos

JCS
Anexos
EGL_30Agosto06.PNG
EGL_30Agosto06.PNG (21.33 KiB) Visualizado 1619 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por artista_ » 30/8/2006 20:20

Mourinho Escreveu:eu sei que é muito dificil conseguir 5 seguidas, ainda para mais agora...mas dou-te só um cheirinho das minhas ultimas compras:

scosta-0,76
altr-3,15

As da Altri se ainda as tens acho que não te arrependerás... as scosta espero que já as tenhas vendido!

Fazes-me lembrar quando eu comecei a investir, tinha estratégias mais ou menos definidas e correctas mas na prática acabava por entrar por impulsos e isso na bolsa paga-se caro...

Acho que deves escrever uns tópicos daquilo que deves fazer e do que nunca deves fazer e experimentar seguir à letra o que escreveste, se não conseguires mais vale desistir disto... se conseguires tens de ir analisando o que está mal e o que está bem e reformular a estratégia...

Por acaso ando para fazer um blog com a descrição de coisas simples que nos devem guiar na bolsa... uma delas seria certamente não entrar num título depois deste já ter acumulado 20 ou 30% de subida em 2/3 sessões...

boa sorte

por Mourinho » 30/8/2006 20:14

o meu receio é a opa concorrente...se acontecer é o descalabro

mas secalhar ainda lá vou...à SGPS

Obrigadinho

por leom » 30/8/2006 20:11

Mourinho..ó homem....
eu não gosto mto de "aconselhar" :lol: :lol:
so não ve quem não quer sonaes!!! :lol:

Um abraço boa sorte.

Registado: 5/4/2006 0:51

por Mourinho » 30/8/2006 20:04

essas foram...estava com medo de perder o comboio

eu sei que é muito dificil conseguir 5 seguidas, ainda para mais agora...mas dou-te só um cheirinho das minhas ultimas compras:

scosta-0,76
altr-3,15

O que é que tens em carteira agora?

por vieira » 30/8/2006 19:55

Mourinho Escreveu:Ou seja agora está tudo fora...menos eu!!! :evil:

Não faz muito sentido ela passar a resistencia e depois cair desta maneira, pois não?

O que há a ter em conta agora 4,37 como suporte?
---
é para ai o meu 5º trade negativo em outras tantas acções...é minha pior sequencia desde à dois anos

ninguem me aconselha :idea: uma que não desca de certeza

Confessa lá, aquela compra ali de 10.000 acções a 4,47 logo de seguida à descarga, foi tua, não foi? Para tentares emendar o erro. :)

5º trade seguido negativo? :shock: Isso foi mesmo dificil de conseguir, isto está tudo a subir! Só falta a PAD e a Brisa. De resto, anda tudo sobrecomprado. :|

por Mourinho » 30/8/2006 19:39

Ou seja agora está tudo fora...menos eu!!! :evil:

Não faz muito sentido ela passar a resistencia e depois cair desta maneira, pois não?

O que há a ter em conta agora 4,37 como suporte?
---
é para ai o meu 5º trade negativo em outras tantas acções...é minha pior sequencia desde à dois anos

ninguem me aconselha :idea: uma que não desca de certeza

por vieira » 30/8/2006 18:47

Jabba, engraçado também vi isso. Tocou duas vezes nos 4,55 e sempre grandes ordens a baldar. Vendi a minha posição logo de seguida a 4,52, porque estava escrito que não a iam deixar subir mais.

Parte da tarde morna até à descarga do Mourinho. E eram mesmo 20.000 acções certinhas. :wink:
Anexos
Trades_EGL.PNG
Trades_EGL.PNG (22.57 KiB) Visualizado 1739 vezes

por Jabba_Hut » 30/8/2006 18:38

Quem esteve com atencao logo na abertura poderia ter verificado a rapidez e o volume de ordens do lado vendedor logo que ela chegou aos 4.55. era um ver se te avias a despachar lotes gordos sempre que o bid do COF enchia : fosse a 4.52 a 4.51 ou ate' mesmo a 4.50. logo deu para entender que alguem queria despachar a toda a pressa.Meti as minhas a vender logo que vi um bid a 52 para 3600. E ala que se faz tarde...
O filme da parte de tarde pareceu-me prepositado para fazer descer o titulo. foi uma pena , mas que se ha-de fazer? Tem a gente que se virar para a SAG que e' o jeito.

um abracao aqui do planeta

Jabba_Hut

Registado: 6/4/2006 21:42

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Gato Azul, Google [Bot], peterteam2 e 606 visitantes