Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Realmente vejo que não vai a 4,80 nos próximos dias, enquanto me decidia comprei a 4,90, um pouco mais caro, mas penso que irá testar novamente os 5,10 nas próximas.....horas/sessões.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Vale o que vale!
Comprei mais umas pouquitas a 4.88€.
J.f.vieira
Comprei mais umas pouquitas a 4.88€.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
NirSup, aqui concordo contigo em algumas distinções, mas acho que estás a responder a uma coisa diferente daquela que eu escrevi.
Começando pelo free float: faço uma precisão àquilo que escrevi anteriormente. Os 28,68% que constam da estrutura acionista oficial de junho são “outros acionistas”; a página da Mota continua a indicar 25,42% como free float. Não vou misturar os dois conceitos. O que não muda é o meu argumento inicial: liquidez bolsista reduzida e interesse estratégico são duas questões diferentes.
Quanto aos contratos, naturalmente que contrato assinado não é receita realizada. E carteira não é lucro. Nisso estamos de acordo.
Aliás, a própria Mota define backlog como o montante de contratos adjudicados e assinados ainda por executar. Portanto, quando falo nos 17,7 mil M€, nunca os tratei como receitas ou lucros já realizados. São visibilidade de trabalho futuro, com os riscos de execução inerentes.
Agora, há um pormenor importante: os 25.º lugar da Mota no ranking ENR que eu citei não resultam do backlog. O ranking é feito com base nas receitas internacionais efetivamente realizadas em 2025. Portanto, a distinção entre contrato assinado e executado é correta, mas não rebate o argumento que eu apresentei sobre a dimensão internacional da Mota.
E quanto à margem líquida, claro que é importantíssima. Mas dizer que é “o que realmente importa” e tudo o resto é secundário parece-me demasiado redutor. Numa empresa destas eu quero olhar para lucro, margens, cash flow, dívida, retorno sobre o capital e qualidade da carteira.
E aí já temos execução para avaliar, não apenas promessas: no 1.º semestre foram 2.898 M€ de receitas, 487 M€ de EBITDA, 74 M€ de lucro atribuível e 159 M€ de free cash flow. A margem líquida é ainda apenas 2,6%, concordo, mas subiu de 2,2%, enquanto o lucro cresceu 24%.
Portanto, não tenho qualquer “ilusão de segurança” com os 17,7 mil M€. Um contrato pode atrasar, ser renegociado e até dar prejuízo. Isso faz parte do risco da construção.
O que também não faço é ir ao extremo oposto e tratar uma carteira assinada de 17,7 mil M€ como se não tivesse valor informativo nenhum. A própria empresa diz que representa cerca de 3,7 anos de visibilidade de execução em E&C, com maior peso de contratos de longa duração e estruturas de financiamento mais robustas. Depois cabe à Mota provar que consegue convertê-la em margem e caixa.
Resumindo: carteira não é receita, receita não é lucro e lucro não é caixa. Estamos de acordo.
Mas também convém completar a sequência: sem carteira não há receita futura; sem boa execução não há margem; e sem conversão em caixa não há criação de valor.
É precisamente por isso que acompanho todas essas métricas, em vez de escolher apenas a que ajuda mais uma determinada narrativa.
E quanto à “empresa de vão de escada”, mantenho o essencial: a classificação da ENR resulta de receitas realizadas, não de contratos por executar. Aí não há narrativa. Há ranking.
J.f.vieira
Começando pelo free float: faço uma precisão àquilo que escrevi anteriormente. Os 28,68% que constam da estrutura acionista oficial de junho são “outros acionistas”; a página da Mota continua a indicar 25,42% como free float. Não vou misturar os dois conceitos. O que não muda é o meu argumento inicial: liquidez bolsista reduzida e interesse estratégico são duas questões diferentes.
Quanto aos contratos, naturalmente que contrato assinado não é receita realizada. E carteira não é lucro. Nisso estamos de acordo.
Aliás, a própria Mota define backlog como o montante de contratos adjudicados e assinados ainda por executar. Portanto, quando falo nos 17,7 mil M€, nunca os tratei como receitas ou lucros já realizados. São visibilidade de trabalho futuro, com os riscos de execução inerentes.
Agora, há um pormenor importante: os 25.º lugar da Mota no ranking ENR que eu citei não resultam do backlog. O ranking é feito com base nas receitas internacionais efetivamente realizadas em 2025. Portanto, a distinção entre contrato assinado e executado é correta, mas não rebate o argumento que eu apresentei sobre a dimensão internacional da Mota.
E quanto à margem líquida, claro que é importantíssima. Mas dizer que é “o que realmente importa” e tudo o resto é secundário parece-me demasiado redutor. Numa empresa destas eu quero olhar para lucro, margens, cash flow, dívida, retorno sobre o capital e qualidade da carteira.
E aí já temos execução para avaliar, não apenas promessas: no 1.º semestre foram 2.898 M€ de receitas, 487 M€ de EBITDA, 74 M€ de lucro atribuível e 159 M€ de free cash flow. A margem líquida é ainda apenas 2,6%, concordo, mas subiu de 2,2%, enquanto o lucro cresceu 24%.
Portanto, não tenho qualquer “ilusão de segurança” com os 17,7 mil M€. Um contrato pode atrasar, ser renegociado e até dar prejuízo. Isso faz parte do risco da construção.
O que também não faço é ir ao extremo oposto e tratar uma carteira assinada de 17,7 mil M€ como se não tivesse valor informativo nenhum. A própria empresa diz que representa cerca de 3,7 anos de visibilidade de execução em E&C, com maior peso de contratos de longa duração e estruturas de financiamento mais robustas. Depois cabe à Mota provar que consegue convertê-la em margem e caixa.
Resumindo: carteira não é receita, receita não é lucro e lucro não é caixa. Estamos de acordo.
Mas também convém completar a sequência: sem carteira não há receita futura; sem boa execução não há margem; e sem conversão em caixa não há criação de valor.
É precisamente por isso que acompanho todas essas métricas, em vez de escolher apenas a que ajuda mais uma determinada narrativa.
E quanto à “empresa de vão de escada”, mantenho o essencial: a classificação da ENR resulta de receitas realizadas, não de contratos por executar. Aí não há narrativa. Há ranking.
J.f.vieira
J.f.vieira Escreveu:
Agora, chamar “empresa de vão de escada” à 25.ª colocada no ranking mundial da ENR de contractors internacionais já me parece uma narrativa bastante mais criativa do que a minha.
J.f.vieira
Uma coisa são contratos assinados, outa coisa são contratos em execução e outra coisa ainda são contratos executados.
Uma coisa são receitas e outra coisa é a margem líquida sobre as receitas (o que realmente importa).
Por que é que esta distinção importa?
Avaliar uma empresa ou um projeto apenas pelos contratos assinados (o chamado backlog ou carteira de encomendas) pode criar uma falsa ilusão de segurança. Até o contrato estar executado, existem riscos de incumprimento, cancelamento, renegociação ou estourar de custos.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
J.f.vieira Escreveu:Os 25,42% correspondem à estrutura antiga.
Na documentação de 2026 da própria Mota, depois da venda das ações próprias e da redução da CCCC para 31%, aparecem 28,68% em outros acionistas.
J.f.vieira
NO COMMENTS
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
- Registado: 28/5/2025 23:55
NirSup Escreveu:J.f.vieira Escreveu:Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
J.f.vieira
Narrativas, no mínimo, Criativas
O free float (capital de dispersão livre em bolsa) da Mota-Engil é de 25,42%.
O free float (25,42%) tem um valor de mercado de aproximadamente 382,4 milhões de euros.
Isso para os grandes investidores mundiais são peanuts.
A Mota-Engil é vista pelos grandes players mundiais como uma empresa de vão de escada.
By Nirvana
................ .................. ..................
NirSup, os “peanuts” dão uma boa frase, mas acho que aqui estamos a misturar duas coisas diferentes: free float/liquidez bolsista e interesse estratégico.
Os 25,42% correspondem à estrutura antiga. Na documentação de 2026 da própria Mota, depois da venda das ações próprias e da redução da CCCC para 31%, aparecem 28,68% em outros acionistas.
Mas o essencial nem é esse.
Um capital disperso relativamente reduzido pode ser uma limitação para grandes fundos que precisam de entrar e sair rapidamente com posições muito grandes. Não impede, por definição, a entrada de um investidor estratégico. Esse tipo de operação pode fazer-se por bloco, aumento de capital, numa participada ou num projeto específico.
Quanto à “empresa de vão de escada”, aí os números são menos literários: no ranking ENR 2026 Top 250 International Contractors, a Mota-Engil aparece em 25.º lugar mundial, medido pelas receitas de construção realizadas fora do mercado doméstico. A CCCC aparece em 4.º lugar e detém 31% da Mota.
E há outra diferença entre uma empresa irrelevante e uma empresa estratégica: a DFC americana tem um financiamento de US$553 M na Lobito Atlantic Railway e a IFC concedeu até US$214 M diretamente à Mota-Engil SGPS para equipamento de projetos ferroviários e mineiros em África. Isto não faz delas acionistas da Mota, obviamente, mas mostra bem o tipo de contraparte e de projetos em que a empresa já está envolvida.
Eu não disse que existe hoje um investidor americano ou europeu a negociar ações da Mota. Disse que, com a importância crescente do Lobito, RDC e minerais críticos, não me surpreenderia que no futuro surgisse interesse estratégico, na própria Mota ou em ativos do grupo.
Podemos discordar dessa hipótese.
Agora, chamar “empresa de vão de escada” à 25.ª colocada no ranking mundial da ENR de contractors internacionais já me parece uma narrativa bastante mais criativa do que a minha.
J.f.vieira
J.f.vieira Escreveu:Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
J.f.vieira
Narrativas, no mínimo, Criativas
O free float (capital de dispersão livre em bolsa) da Mota-Engil é de 25,42%.
O free float (25,42%) tem um valor de mercado de aproximadamente 382,4 milhões de euros.
Isso para os grandes investidores mundiais são peanuts.
A Mota-Engil é vista pelos grandes players mundiais como uma empresa de vão de escada.
By Nirvana
- Registado: 9/12/2025 16:04
J.f.vieira Escreveu:Há ainda uma possibilidade que me parece interessante pensar, embora neste momento seja apenas uma hipótese.
Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
Os EUA já não estão apenas a observar: a DFC está diretamente envolvida no financiamento de infraestruturas ligadas à Mota na RDC e hoje tem capacidade para fazer também investimentos em equity em projetos considerados estratégicos. A União Europeia, através da Global Gateway, está igualmente a colocar enormes montantes em corredores de transporte e cadeias de matérias-primas críticas.
Não estou a dizer que exista neste momento alguém a comprar ações da Mota. Não há informação pública que permita afirmar isso.
Mas uma empresa portuguesa, com a família Mota nos 40%, a CCCC chinesa nos 31% e uma posição cada vez mais importante numa infraestrutura que EUA e Europa consideram estratégica, começa a ter uma dimensão geopolítica que vai muito além da simples construção.
E não me surpreenderia que, mais cedo ou mais tarde, esse interesse estratégico também pudesse aparecer no capital — seja na própria Mota, seja primeiro através da Mining Services, Lobito ou outras participadas.
Quando uma empresa começa a ser importante para vários blocos ao mesmo tempo, o valor estratégico pode acabar por valer tanto como alguns múltiplos financeiros.
J.f.vieira
E no meio temos o laranja mecanica a levar o barril aos 120 outra vez.
- Registado: 9/12/2025 16:04
Há ainda uma possibilidade que me parece interessante pensar, embora neste momento seja apenas uma hipótese.
Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
Os EUA já não estão apenas a observar: a DFC está diretamente envolvida no financiamento de infraestruturas ligadas à Mota na RDC e hoje tem capacidade para fazer também investimentos em equity em projetos considerados estratégicos. A União Europeia, através da Global Gateway, está igualmente a colocar enormes montantes em corredores de transporte e cadeias de matérias-primas críticas.
Não estou a dizer que exista neste momento alguém a comprar ações da Mota. Não há informação pública que permita afirmar isso.
Mas uma empresa portuguesa, com a família Mota nos 40%, a CCCC chinesa nos 31% e uma posição cada vez mais importante numa infraestrutura que EUA e Europa consideram estratégica, começa a ter uma dimensão geopolítica que vai muito além da simples construção.
E não me surpreenderia que, mais cedo ou mais tarde, esse interesse estratégico também pudesse aparecer no capital — seja na própria Mota, seja primeiro através da Mining Services, Lobito ou outras participadas.
Quando uma empresa começa a ser importante para vários blocos ao mesmo tempo, o valor estratégico pode acabar por valer tanto como alguns múltiplos financeiros.
J.f.vieira
J.f.vieira
@nmv! Escreveu:essa golden cross não está bem!
desde novembro de 2025, período onde desceu para a zona inferior a € 5, e começou a lateralizar, que a EMA50 e EMA200 se aproximaram.
agora em setembro de 2026 talvez a EMA50 se afaste da EMA200 validando o início de novo período dos touros.
por ora, zonas de preço a validar:
€ 5,00; € 5,10, zona de resistência.
€ 4,35 suporte 1
€ 4,20 suporte 2
€ 3,80 suporte 3
não compreendo os valores de € 1,36, devem ser de AT para iniciados
............ ......
@nmv!, tens razão quanto à designação: referia-me ao cruzamento altista da média de 20 dias com a de 200 dias, por vezes chamado informalmente de «Golden Cross de curto prazo», embora a Golden Cross clássica seja a de 50/200.
Pelo que observo no histórico, esse cruzamento tem acompanhado movimentos de subida. Quando procuro entrar numa ação, tento antecipar o cruzamento da média de 50 com a de 200 dias, porque nessa altura parte da valorização já pode ter acontecido.
J.f.vieira
provaveis MMs diferentes, um com EMA e outro com SMA
- Registado: 16/9/2014 15:30
essa golden cross não está bem!
desde novembro de 2025, período onde desceu para a zona inferior a € 5, e começou a lateralizar, que a EMA50 e EMA200 se aproximaram.
agora em setembro de 2026 talvez a EMA50 se afaste da EMA200 validando o início de novo período dos touros.
€ 4,35 suporte 1
€ 4,20 suporte 2
€ 3,80 suporte 3
€ 4,35 suporte 1
€ 4,20 suporte 2
€ 3,80 suporte 3
- Registado: 2/4/2025 19:55
Pageup Escreveu:iniciado1 Escreveu:Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar
É por causa de meninos como tu que compro o pirilampo mágico.
OK .....fica registado
- Registado: 12/4/2021 11:59
iniciado1 Escreveu:Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar
É por causa de meninos como tu que compro o pirilampo mágico.
Meus caros, situacao na verdade nao está para brincadeira, prevejo tempestade nos mercados mundiais nos proximos tempos
Alta das treasures e subida das taxas pela Fed e BCE, agudizar dos conflitos na Ukrania e Irao com a consequente subida descontrolada do petroleo e da inflacao.
O momento nao está para grandes aventuras.
Alta das treasures e subida das taxas pela Fed e BCE, agudizar dos conflitos na Ukrania e Irao com a consequente subida descontrolada do petroleo e da inflacao.
O momento nao está para grandes aventuras.

- Registado: 28/5/2025 23:55
Vai haver stock spilt?
- Registado: 5/9/2013 12:26
Um bocadinho baixo o valor de entrada.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar
- Registado: 12/4/2021 11:59
Penso que poderá vir a 4.90€
J.f.vieira
J.f.vieira
Ordem de compra a 4.80 até sexta feira, não mexo na ordem e vou comprar.
A Mota-Engil está muito próxima de confirmar uma Golden Cross, com a MM50 a convergir rapidamente para a MM200. Mantendo-se a atual dinâmica da cotação, o cruzamento poderá ocorrer já nas próximas 1 a 3 sessões, constituindo um sinal técnico relevante de reforço da tendência de médio prazo.
J.f.vieira
J.f.vieira
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888 e 129 visitantes