Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 10/9/2026 21:04

NirSup Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
J.f.vieira

Narrativas, no mínimo, Criativas
O free float (capital de dispersão livre em bolsa) da Mota-Engil é de 25,42%.
O free float (25,42%) tem um valor de mercado de aproximadamente 382,4 milhões de euros.
Isso para os grandes investidores mundiais são peanuts.
A Mota-Engil é vista pelos grandes players mundiais como uma empresa de vão de escada.
By Nirvana

................ .................. ..................

NirSup, os “peanuts” dão uma boa frase, mas acho que aqui estamos a misturar duas coisas diferentes: free float/liquidez bolsista e interesse estratégico.

Os 25,42% correspondem à estrutura antiga. Na documentação de 2026 da própria Mota, depois da venda das ações próprias e da redução da CCCC para 31%, aparecem 28,68% em outros acionistas.

Mas o essencial nem é esse.

Um capital disperso relativamente reduzido pode ser uma limitação para grandes fundos que precisam de entrar e sair rapidamente com posições muito grandes. Não impede, por definição, a entrada de um investidor estratégico. Esse tipo de operação pode fazer-se por bloco, aumento de capital, numa participada ou num projeto específico.

Quanto à “empresa de vão de escada”, aí os números são menos literários: no ranking ENR 2026 Top 250 International Contractors, a Mota-Engil aparece em 25.º lugar mundial, medido pelas receitas de construção realizadas fora do mercado doméstico. A CCCC aparece em 4.º lugar e detém 31% da Mota.

E há outra diferença entre uma empresa irrelevante e uma empresa estratégica: a DFC americana tem um financiamento de US$553 M na Lobito Atlantic Railway e a IFC concedeu até US$214 M diretamente à Mota-Engil SGPS para equipamento de projetos ferroviários e mineiros em África. Isto não faz delas acionistas da Mota, obviamente, mas mostra bem o tipo de contraparte e de projetos em que a empresa já está envolvida.

Eu não disse que existe hoje um investidor americano ou europeu a negociar ações da Mota. Disse que, com a importância crescente do Lobito, RDC e minerais críticos, não me surpreenderia que no futuro surgisse interesse estratégico, na própria Mota ou em ativos do grupo.

Podemos discordar dessa hipótese.

Agora, chamar “empresa de vão de escada” à 25.ª colocada no ranking mundial da ENR de contractors internacionais já me parece uma narrativa bastante mais criativa do que a minha.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por NirSup » 10/9/2026 20:07

J.f.vieira Escreveu:Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.
J.f.vieira

Narrativas, no mínimo, Criativas
O free float (capital de dispersão livre em bolsa) da Mota-Engil é de 25,42%.
O free float (25,42%) tem um valor de mercado de aproximadamente 382,4 milhões de euros.
Isso para os grandes investidores mundiais são peanuts.
A Mota-Engil é vista pelos grandes players mundiais como uma empresa de vão de escada.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por pmlcastanho » 10/9/2026 17:03

J.f.vieira Escreveu:Há ainda uma possibilidade que me parece interessante pensar, embora neste momento seja apenas uma hipótese.

Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.

Os EUA já não estão apenas a observar: a DFC está diretamente envolvida no financiamento de infraestruturas ligadas à Mota na RDC e hoje tem capacidade para fazer também investimentos em equity em projetos considerados estratégicos. A União Europeia, através da Global Gateway, está igualmente a colocar enormes montantes em corredores de transporte e cadeias de matérias-primas críticas.

Não estou a dizer que exista neste momento alguém a comprar ações da Mota. Não há informação pública que permita afirmar isso.

Mas uma empresa portuguesa, com a família Mota nos 40%, a CCCC chinesa nos 31% e uma posição cada vez mais importante numa infraestrutura que EUA e Europa consideram estratégica, começa a ter uma dimensão geopolítica que vai muito além da simples construção.

E não me surpreenderia que, mais cedo ou mais tarde, esse interesse estratégico também pudesse aparecer no capital — seja na própria Mota, seja primeiro através da Mining Services, Lobito ou outras participadas.

Quando uma empresa começa a ser importante para vários blocos ao mesmo tempo, o valor estratégico pode acabar por valer tanto como alguns múltiplos financeiros.

J.f.vieira

E no meio temos o laranja mecanica a levar o barril aos 120 outra vez.

Registado: 9/12/2025 16:04

por J.f.vieira » 10/9/2026 15:35

Há ainda uma possibilidade que me parece interessante pensar, embora neste momento seja apenas uma hipótese.

Quanto mais estratégico se torna o papel da Mota-Engil no Corredor do Lobito, RDC e minerais críticos, mais me pergunto se no futuro não poderá surgir interesse acionista de capital europeu ou americano.

Os EUA já não estão apenas a observar: a DFC está diretamente envolvida no financiamento de infraestruturas ligadas à Mota na RDC e hoje tem capacidade para fazer também investimentos em equity em projetos considerados estratégicos. A União Europeia, através da Global Gateway, está igualmente a colocar enormes montantes em corredores de transporte e cadeias de matérias-primas críticas.

Não estou a dizer que exista neste momento alguém a comprar ações da Mota. Não há informação pública que permita afirmar isso.

Mas uma empresa portuguesa, com a família Mota nos 40%, a CCCC chinesa nos 31% e uma posição cada vez mais importante numa infraestrutura que EUA e Europa consideram estratégica, começa a ter uma dimensão geopolítica que vai muito além da simples construção.

E não me surpreenderia que, mais cedo ou mais tarde, esse interesse estratégico também pudesse aparecer no capital — seja na própria Mota, seja primeiro através da Mining Services, Lobito ou outras participadas.

Quando uma empresa começa a ser importante para vários blocos ao mesmo tempo, o valor estratégico pode acabar por valer tanto como alguns múltiplos financeiros.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 10/9/2026 15:30

por J.f.vieira » 10/9/2026 13:03

@nmv! Escreveu:essa golden cross não está bem!

desde novembro de 2025, período onde desceu para a zona inferior a € 5, e começou a lateralizar, que a EMA50 e EMA200 se aproximaram.
:arrow: agora em setembro de 2026 talvez a EMA50 se afaste da EMA200 validando o início de novo período dos touros.

por ora, zonas de preço a validar:

€ 5,00; € 5,10, zona de resistência.

€ 4,35 suporte 1
€ 4,20 suporte 2
€ 3,80 suporte 3

não compreendo os valores de € 1,36, devem ser de AT para iniciados :lol:

............ ......

@nmv!, tens razão quanto à designação: referia-me ao cruzamento altista da média de 20 dias com a de 200 dias, por vezes chamado informalmente de «Golden Cross de curto prazo», embora a Golden Cross clássica seja a de 50/200.

Pelo que observo no histórico, esse cruzamento tem acompanhado movimentos de subida. Quando procuro entrar numa ação, tento antecipar o cruzamento da média de 50 com a de 200 dias, porque nessa altura parte da valorização já pode ter acontecido.

J.f.vieira

por Shimazaki_2 » 10/9/2026 12:47

provaveis MMs diferentes, um com EMA e outro com SMA

Registado: 16/9/2014 15:30

por @nmv! » 10/9/2026 11:57

essa golden cross não está bem!

desde novembro de 2025, período onde desceu para a zona inferior a € 5, e começou a lateralizar, que a EMA50 e EMA200 se aproximaram.
:arrow: agora em setembro de 2026 talvez a EMA50 se afaste da EMA200 validando o início de novo período dos touros.

por ora, zonas de preço a validar:

€ 5,00; € 5,10, zona de resistência.

€ 4,35 suporte 1
€ 4,20 suporte 2
€ 3,80 suporte 3

não compreendo os valores de € 1,36, devem ser de AT para iniciados :lol:
Anexos
Screenshot 2026-09-10 at 11.50.01.png

Registado: 2/4/2025 19:55

por J.f.vieira » 10/9/2026 11:23

Golden Cross está próxima!
Anexos
Screenshot_20260910_092927_Samsung Browser.jpg

por iniciado1 » 9/9/2026 20:30

Pageup Escreveu:
iniciado1 Escreveu:Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar

É por causa de meninos como tu que compro o pirilampo mágico.

OK .....fica registado

Registado: 12/4/2021 11:59

por Pageup » 9/9/2026 18:24

iniciado1 Escreveu:Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar

É por causa de meninos como tu que compro o pirilampo mágico.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Dragon56 » 9/9/2026 16:32

Meus caros, situacao na verdade nao está para brincadeira, prevejo tempestade nos mercados mundiais nos proximos tempos
Alta das treasures e subida das taxas pela Fed e BCE, agudizar dos conflitos na Ukrania e Irao com a consequente subida descontrolada do petroleo e da inflacao.
O momento nao está para grandes aventuras. :shame:

Registado: 28/5/2025 23:55

por Apramg » 9/9/2026 15:07

Vai haver stock spilt?

Registado: 5/9/2013 12:26

por Apramg » 9/9/2026 14:15

Um bocadinho baixo o valor de entrada.

Registado: 5/9/2013 12:26

por iniciado1 » 9/9/2026 14:06

Ordem de compra a 1,36 .....e vou comprar

Registado: 12/4/2021 11:59

por J.f.vieira » 9/9/2026 13:20

Penso que poderá vir a 4.90€

J.f.vieira

por Pageup » 9/9/2026 13:03

Ordem de compra a 4.80 até sexta feira, não mexo na ordem e vou comprar.

por J.f.vieira » 9/9/2026 12:37

A Mota-Engil está muito próxima de confirmar uma Golden Cross, com a MM50 a convergir rapidamente para a MM200. Mantendo-se a atual dinâmica da cotação, o cruzamento poderá ocorrer já nas próximas 1 a 3 sessões, constituindo um sinal técnico relevante de reforço da tendência de médio prazo.

J.f.vieira

por serdom » 9/9/2026 12:21

Kiko_463 Escreveu:Reduzi participação a 5,09 e reforçei nas Petroleiras. Vamos andando e vamos vendo o que sai da cabeça do laranjinha:-)
O problema não está na empresa, que tem um PER baixo e oportunidades de crescimento.
O problema atual está nos mercados, e agora é a crise das Dividas novamente. Desta vez não são os PIG´s , são os BIG´s (EUA, França,...etc) .
Energia cara, Inflação, juros + altos, Divida que ninguém quer financiar...
Já vimos esse filme em Portugal e não deixou boas memórias.

está explicada a pressão vendedora a 5.10€ :D

Registado: 21/8/2011 19:31

por Kiko_463 » 9/9/2026 11:45

Reduzi participação a 5,09 e reforçei nas Petroleiras. Vamos andando e vamos vendo o que sai da cabeça do laranjinha:-)
O problema não está na empresa, que tem um PER baixo e oportunidades de crescimento.
O problema atual está nos mercados, e agora é a crise das Dividas novamente. Desta vez não são os PIG´s , são os BIG´s (EUA, França,...etc) .
Energia cara, Inflação, juros + altos, Divida que ninguém quer financiar...
Já vimos esse filme em Portugal e não deixou boas memórias.

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... o-do-golfo
Editado pela última vez por Kiko_463 em 9/9/2026 14:12, num total de 1 vez.

Registado: 2/1/2024 11:03

por sempreamesma » 9/9/2026 11:23

Shimazaki_2 Escreveu:
Pageup Escreveu:Gráficos com setas a apontar para o espaço, só acredita quem quer, ou quem está entalado.

Apontar pro espaço :lol: :lol: :lol:

A verdade é que a empresa tÈm apresentado bons negócios, não se tendo traduzido em valorização significativa da empresa

A questão não é essa, aqui o camarada quando está dentro aponta as setas pra cima e dá valores de saída tipo 10€, a cotação cai um pouco vende e começa apontar as setas para baixo e a querer apanha-las a 3€ ou menos, pensando ele que consegue manipular...

Registado: 4/5/2007 10:06

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião "

por Aqui_Vale » 9/9/2026 9:47

Shimazaki_2 Escreveu:
Pageup Escreveu:Gráficos com setas a apontar para o espaço, só acredita quem quer, ou quem está entalado.

A verdade é que a empresa tÈm apresentado bons negócios, não se tendo traduzido em valorização significativa da empresa

O "espaço" está na cabeça de cada um. E noutras não há "espaço".

Na minha está a 10€, a 12 meses

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Shimazaki_2 » 9/9/2026 8:55

Registado: 16/9/2014 15:30

por Pageup » 9/9/2026 8:43

Gráficos com setas a apontar para o espaço, só acredita quem quer, ou quem está entalado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], m-m, malakas, smog63 e 119 visitantes