Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 8/9/2026 21:50

NirSup Escreveu:Pergunta Inocente
É um dado adquirido no setor da engenharia e construção que a futura reconstrução da Ucrânia (estimada em centenas de milhares de milhões de euros) constituirá um dos maiores planos de obras públicas na Europa desde o Plano Marshall.
Por outro lado, a Mota-Engil surge frequentemente na lista de empresas cotadas que os analistas apontam como beneficiárias a longo prazo de grandes investimentos em infraestruturas europeias.
Será que esta subida PRE-ANUNCIA uma luz no fundo do túnel para o fim da guerra da Ucrânia?
INSHALÁ!
By Nirvana

............... ...................... ...............

Há coisas que nem vale a pena comentar… /:\

Registado: 29/11/2007 3:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 8/9/2026 21:45

Para quem eventualmente não tenha reparado... :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
Mota despercebidos.png
MOTA semanal a 4Anos.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por NirSup » 8/9/2026 20:59

Pergunta Inocente
É um dado adquirido no setor da engenharia e construção que a futura reconstrução da Ucrânia (estimada em centenas de milhares de milhões de euros) constituirá um dos maiores planos de obras públicas na Europa desde o Plano Marshall.
Por outro lado, a Mota-Engil surge frequentemente na lista de empresas cotadas que os analistas apontam como beneficiárias a longo prazo de grandes investimentos em infraestruturas europeias.
Será que esta subida PRE-ANUNCIA uma luz no fundo do túnel para o fim da guerra da Ucrânia?
INSHALÁ!
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por trend=friend » 8/9/2026 17:11

Ora 4,85 passados em fecho...
Novo degrau. Precisamente onde está, 5,05/5,10.
Passando, 5,40s
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por J.f.vieira » 8/9/2026 16:55

Ando a estragar as notícias do jornal negócios :wink:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -de-bogota

J.f.vieira

por J.f.vieira » 8/9/2026 16:51

tami Escreveu:
caganixo7 Escreveu:
NirSup Escreveu:Recordar é viver. Ou sobreviver?

A História não se repete, mas dela podemos retirar ensinamentos para o futuro. E não nos deixarmos embalar pelas muitas ESTÓRIAS da Carochinha ou ESTÓRIAS de embalar que circulam por aí.

O Ficheiro Screenshot_2026-09-01-19-13-34-851_com.android.chrome-edit.jpg não está disponível

By Nirvana

One word: FARTfetch

:lol:

................. ................. ...............

:-k
Anexos
Screenshot_20260908_163711_Samsung Browser.jpg

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião "

por Aqui_Vale » 8/9/2026 16:47

Ainda estou por cá, depois de um período forçado de ausência, mas o mais importante é estar Vivo e com vontade.

Quanto à Mota, está de boa saúde e até se pode dizer recomendavel.

Quem não gostar , não come. Há muito para quem não queira.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 8Set. rumo a 6.18.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por pmlcastanho » 8/9/2026 16:28

Pageup Escreveu:6....... :lol: :lol: quem comprar acima de 5 amanhã já está entalado!

Não diria 6, mas que podemos estar no inicio de uma bullrun até aos 5.50 é bem provavel.

A Mota está com um cap de 1.54B, o CEO a 1.71B, disse o ano passado que estava subavaliada.

Registado: 9/12/2025 16:04

por J.f.vieira » 8/9/2026 16:08

Tenho acompanhado alguns movimentos de aquisições no setor da construção, materiais e infraestruturas e acho interessante olhar para eles também quando pensamos na Mota-Engil.

Hoje, a Heidelberg Materials anunciou a aquisição de 70% da Cementos Inka, no Peru, numa operação avaliada em cerca de 6× o EBITDA esperado para 2026.

A CRH, por sua vez, acordou em junho a aquisição da Arcosa por cerca de US$8,5 mil milhões de Enterprise Value, correspondentes a aproximadamente 11,5× EBITDA ajustado de 2026, incluindo as sinergias estimadas.

E há ainda um movimento recente na própria construção europeia: no início de setembro, a HOCHTIEF anunciou a aquisição da alemã Autmatec, empresa especializada em infraestruturas de transmissão de energia e redes elétricas. O valor da operação não foi divulgado, mas é mais um exemplo de um grande grupo de construção a comprar competências e exposição a segmentos onde se prevê forte investimento nos próximos anos.

São negócios diferentes e estes múltiplos obviamente não podem ser aplicados mecanicamente à Mota-Engil. Mas mostram que existe capital a procurar crescimento, capacidade de execução e exposição a infraestruturas estratégicas.

E aqui acho interessante fazer apenas um exercício.

Com os resultados do 1S26, a Mota apresenta um EBITDA dos últimos 12 meses na ordem dos €1.025 milhões. A dívida líquida a 30 de junho era de €1.990 milhões, ou €2.632 milhões incluindo leasing, factoring e confirming.

A 5× EBITDA, por exemplo, obteríamos cerca de €10,2/ação utilizando a dívida líquida reportada, ou aproximadamente €8,1/ação utilizando a dívida incluindo LFC. A 6×, os mesmos exercícios dariam aproximadamente €13,6 e €11,5, respetivamente.

Não estou a dizer que existe uma OPA sobre a Mota-Engil — não existe qualquer informação que permita afirmar isso — nem que estes valores sejam preços-alvo. É simplesmente um exercício para perceber quanto a escolha do múltiplo e da dívida altera a avaliação.

E olhando para 2030, a questão torna-se ainda mais interessante. O Focus 2030 aponta para cerca de €9 mil milhões de receitas, EBITDA de pelo menos €1,6 mil milhões e dívida líquida incluindo LFC não superior a 2× EBITDA.

Assumindo, por prudência, exatamente 2× de dívida e os atuais 306,8 milhões de ações, uma avaliação de 5× EBITDA daria cerca de €15,7/ação e 6× cerca de €20,9/ação.

Claro que até 2030 muita coisa pode mudar e isto não é uma previsão. Mas ajuda a perceber porque considero interessante olhar para a Mota-Engil também pelo valor estratégico dos seus negócios e ativos, e não apenas pelo PER consolidado ou pela cotação de um determinado dia.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 8/9/2026 14:33

?????

https://www.heidelbergmaterials.com/en/ ... hatgpt.com

A operação anunciada pela Heidelberg Materials chamou-me a atenção por um pormenor: a aquisição foi feita a cerca de 6× o EBITDA esperado para 2026.

Não são negócios diretamente comparáveis, mas serve como referência de mercado.

Na Mota-Engil, a área de Mining gerou €216 milhões de EBITDA em 2025. Aplicando, apenas como exercício, o mesmo múltiplo de 6× EBITDA, estaríamos a falar de cerca de €1,30 mil milhões de Enterprise Value.

E no 1.º semestre de 2026 o Mining já apresentou cerca de €118 milhões de EBITDA. Se simplesmente anualizássemos esse valor, daria aproximadamente €236 milhões e, a 6× EBITDA, cerca de €1,42 mil milhões.

Obviamente não estou a dizer que o Mining da Mota-Engil vale automaticamente €1,3 ou €1,4 mil milhões. Há que considerar dívida, investimentos, diferenças entre negócios, crescimento, risco geográfico, duração dos contratos, etc.

Mas deixa uma ideia interessante: quando começamos a avaliar separadamente os ativos e áreas de negócio da Mota-Engil, percebe-se melhor porque considero que a avaliação consolidada da empresa merece ser discutida com mais atenção.

E isto ainda antes de colocar na equação a restante Engenharia & Construção, Ambiente, Concessões e outros ativos do grupo.

J.f.vieira

por Pageup » 8/9/2026 14:13

6....... :lol: :lol: quem comprar acima de 5 amanhã já está entalado!

Registado: 1/4/2019 10:52

por Dragon56 » 8/9/2026 13:39

Impressionante a força compradora, agora quem quizer entrar tem que apanhar o comboio em andamento até à proxima paragem nos 6€..... :clap:

Registado: 28/5/2025 23:55

por Kiko_463 » 8/9/2026 13:27

Uma força compradora excepcional com um volume fora do normal que será dos melhores do ano.
Quem comprou abaixo de 5€, comprou. Quem não comprou tivesse comprado.

Registado: 2/1/2024 11:03

por MADPIX » 8/9/2026 11:08

Bom dia, após o fecho de ontem com volume elevado, temos ainda alguma margem nos indicadores para um teste ao limite superior deste canal de lateralização, como havia referido, a ver se chega e com que força :-k
Bons negócios
Anexos
1.jpg

Registado: 29/11/2007 3:13

por Kiko_463 » 8/9/2026 10:41

J.f.vieira Escreveu:?????
https://www.larepublica.co/economia/qui ... ta-4476556

Na Colômbia, a Mota-Engil está oficialmente entre os três grupos candidatos à Linha 2 do Metro de Bogotá, agora em consórcio com a francesa Spie Batignolles.

O projeto está avaliado em cerca de 34,9 biliões de pesos colombianos, aproximadamente US$8,7 mil milhões, e prevê uma linha de cerca de 15,5 km e 11 estações.

Ainda estamos numa fase de pré-qualificação, portanto não é contrato ganho. Mas é claramente um dos maiores concursos atualmente em disputa pela Mota-Engil.

J.f.vieira

Este negócio tem a vantagem de envolver várias empresas do Grupo Mota e menos interesses minoritários. O consórcio está bem posicionado pelas provas dadas na construção de metros no México, Lisboa, e Paris.

por J.f.vieira » 8/9/2026 8:20

?????
https://www.larepublica.co/economia/qui ... ta-4476556

Na Colômbia, a Mota-Engil está oficialmente entre os três grupos candidatos à Linha 2 do Metro de Bogotá, agora em consórcio com a francesa Spie Batignolles.

O projeto está avaliado em cerca de 34,9 biliões de pesos colombianos, aproximadamente US$8,7 mil milhões, e prevê uma linha de cerca de 15,5 km e 11 estações.

Ainda estamos numa fase de pré-qualificação, portanto não é contrato ganho. Mas é claramente um dos maiores concursos atualmente em disputa pela Mota-Engil.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 7/9/2026 12:40

O novo mapa mundo da ONU mostra que África é muito maior do que se imaginava. Onde a população mais cresce e onde tudo está ainda por fazer.

Fechou hoje com força Bullish para novos voos. Quando ela arranca é um foguete
Editado pela última vez por Kiko_463 em 8/9/2026 10:36, num total de 1 vez.

por pmlcastanho » 4/9/2026 17:00

NirSup Escreveu:
tami Escreveu:
É...só te faltou "visionar" que o guidance ia ficar aquém e a ação ia cair no dia a seguir. E sábio como és, sabes certamente que nesta fase do campeonato o guidance é ainda mais importante que os earnings do trimestre, que só fazem mexer o ponteiro se forem absurdos. Mas kudos para ti, não quero que te sintas irrelevante, foste certamente o unico a antecipar que a AVGO ia cumprir estimativas de wall street. :roll:

Nada de novo. Rigorosamente o que aconteceu com os resultados do 1T2026.
Há investidores super ansiosos. Se acham que a empresa deveria ter um target de 100, mas apenas atingiu um target de 90, vendem logo tudo.
Azar o deles e sorte a minha.
Comprei e ganhei.
Voltei a comprar e espero voltar a ganhar.
Et voilà!
By Nirvana.

A Muddy e o resto dos curtos têm estado ocupados esta semana, tem sido uma verdadeira batalha campal entre Ursos e Bois, e transformaram os 4.80 numa barreira psicologica.

Mas tens razão, com um free float reduzido, os daytraders chegam aos 4.80 e vendem, o problema aqui é que não voltam a entrar e deixam a Mota á mercê dos curtos, juntando a isto stops a disparar, cria esta volatilidade enorme.

Não vejo razão para a Mota descer, dados os resultados, devia estar entre os 4.80 e os 5 nesta altura, um breakout dos 4.80 deve levá-la a esta zona, a batalha continua.

Registado: 9/12/2025 16:04

por J.f.vieira » 4/9/2026 14:25

https://boca.com.br/internacional/marco ... dor-e-peru

Há aqui um tema que me parece cada vez mais interessante para a Mota-Engil: a disputa entre EUA e China por minerais críticos e corredores logísticos na América do Sul.

A visita de Marco Rubio ao Peru, Colômbia e Equador é oficialmente sobre comércio, segurança e narcotráfico, mas o contexto é mais amplo. Os EUA estão claramente a tentar reforçar cadeias de abastecimento de minerais estratégicos e reduzir dependências da China.

O Peru é provavelmente o caso mais relevante para a Mota. A empresa está no país há muitos anos, tem experiência em mineração, portos, estradas e grandes infraestruturas, já trabalhou em minas como Toromocho, Las Bambas e Cerro Verde e também teve participação em obras ligadas aos portos de Callao e Chancay.

Ou seja, a Mota já está posicionada precisamente nos ativos que podem ganhar importância se aumentar o investimento em minas, portos, ferrovias, acessos e energia para escoar minerais críticos.

Na Colômbia, o interesse é diferente: há uma necessidade relevante de reconstrução de infraestruturas após o recente sismo e a Mota já está presente no país.

Não estou a dizer que desta visita vão sair contratos para a Mota-Engil. Mas a tendência é importante: se a competição geopolítica entre EUA e China acelerar o investimento em minerais e infraestruturas na América do Sul, a Mota-Engil está muito bem posicionada para tentar captar parte desse ciclo.

E isto encaixa diretamente no Focus 2030, onde a empresa quer reforçar mineração e crescer na América do Sul.

J.f.vieira

por @nmv! » 4/9/2026 12:51

:lol:
Anexos
Screenshot 2026-09-04 at 12.50.22.png

Registado: 2/4/2025 19:55

por J.f.vieira » 4/9/2026 12:00

por NirSup » 4/9/2026 10:47

tami Escreveu:
É...só te faltou "visionar" que o guidance ia ficar aquém e a ação ia cair no dia a seguir. E sábio como és, sabes certamente que nesta fase do campeonato o guidance é ainda mais importante que os earnings do trimestre, que só fazem mexer o ponteiro se forem absurdos. Mas kudos para ti, não quero que te sintas irrelevante, foste certamente o unico a antecipar que a AVGO ia cumprir estimativas de wall street. :roll:

Nada de novo. Rigorosamente o que aconteceu com os resultados do 1T2026.
Há investidores super ansiosos. Se acham que a empresa deveria ter um target de 100, mas apenas atingiu um target de 90, vendem logo tudo.
Azar o deles e sorte a minha.
Comprei e ganhei.
Voltei a comprar e espero voltar a ganhar.
Et voilà!
By Nirvana.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por J.f.vieira » 4/9/2026 10:40

NirSup Escreveu:
NirSup Escreveu:Na Bolsa não há certezas absolutas, nem tão pouco certezas.
Em Bolsa temos mais dúvidas do que certezas, mas eu tenho a certeza que os resultados da Broadcom, na próxima semana, serão positivos, altamente positivos, acompanhando os resultados positivos da Nvidia.

E não é que a minha certeza (em itálico) se confirmou?

Os resultados do 2.º trimestre do ano fiscal de 2026 da Broadcom (AVGO) podem considerar-se manifestamente positivos, tanto do ponto de vista operacional e financeiro como na superação das estimativas de Wall Street

By Nirvana

............... ................. ..................

NirSup, acertaste na previsão dos resultados da Broadcom. Isso merece reconhecimento.

Mas continuo a discordar da palavra “certeza”. Antes da divulgação, o que existia era uma convicção muito forte, sustentada por sinais positivos do setor e pelos resultados da Nvidia. Depois de conhecidos os números, sabemos que essa convicção estava correta.

Há ainda um pequeno rigor factual: foram os resultados do 3.º trimestre fiscal de 2026, não do 2.º.

E o comportamento da ação depois dos resultados mostra precisamente porque faço esta distinção. A Broadcom apresentou números muito fortes e, ainda assim, a cotação caiu na sessão seguinte, porque o mercado também avalia expectativas e guidance.

Portanto, uma coisa é ter razão sobre os resultados da empresa. Outra é existir certeza antecipada sobre o desfecho do investimento.

Na Mota-Engil aplico exatamente o mesmo critério: tenho uma convicção bullish forte, suportada pelos números que tenho vindo a apresentar, mas não confundo convicção com certeza.

Para mim, essa distinção não enfraquece uma tese de investimento. Pelo contrário, torna-a mais séria.

E já agora, quanto à referência aos “charlatães”, também fiquei descansado: não ponho a carapuça. Tenho apresentado números, fontes, riscos e cenários, e quando há algo a corrigir, corrige-se.

Ser bullish numa ação não transforma ninguém em charlatão, da mesma forma que acertar numa previsão não transforma uma convicção em certeza.

Por isso, essa carapuça pode continuar à procura de cabeça. Na minha, não assenta.

J.f.vieira

por tami » 4/9/2026 10:25

NirSup Escreveu:
NirSup Escreveu:Na Bolsa não há certezas absolutas, nem tão pouco certezas.
Em Bolsa temos mais dúvidas do que certezas, mas eu tenho a certeza que os resultados da Broadcom, na próxima semana, serão positivos, altamente positivos, acompanhando os resultados positivos da Nvidia.

E não é que a minha certeza (em itálico) se confirmou?

Os resultados do 2.º trimestre do ano fiscal de 2026 da Broadcom (AVGO) podem considerar-se manifestamente positivos, tanto do ponto de vista operacional e financeiro como na superação das estimativas de Wall Street

By Nirvana

Registado: 28/12/2015 16:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], iniciado1, latbal e 90 visitantes