Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Eduardo R. » 13/7/2026 20:57

J.f.vieira Escreveu:https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/transportes/detalhe/congo-aprova-parceria-com-mota-engil-para-extensao-do-corredor-do-lobito

Quanto mais acompanho a Mota-Engil, mais estranho acho o comportamento da cotação.

Numa semana passou de cerca de 4,90€ para 4,40€, uma correção de quase 10%. Pelo meio, surgem notícias como a aprovação da parceria para a extensão do Corredor do Lobito, no Congo, mais um contrato de cerca de 180 milhões de euros no México, uma carteira de encomendas em máximos e recomendações positivas por parte de analistas e muito mais.

Naturalmente, a cotação nem sempre acompanha as notícias no curto prazo. Mas chega a um ponto em que a divergência entre os fundamentos da empresa e o comportamento da ação começa a chamar a atenção.

Cada um tira as suas conclusões. Eu continuo a achar que, mais cedo ou mais tarde, será o mercado a adaptar-se aos fundamentos da Mota-Engil, e não o contrário.

J.f.vieira

O que é estranho na cotação? A Mota está a seguir o comportamento de todas as outras ações do setor na Europa. É uma questão de comparar os gráficos...

Registado: 29/3/2022 14:04

por J.f.vieira » 13/7/2026 19:36

pmlcastanho Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.

Hoje vejo muitas semelhanças. A ação voltou a entrar numa fase em que o mercado parece ignorar os fundamentos, apesar da sucessão de contratos, da carteira de encomendas recorde e das perspetivas de crescimento. O sentimento voltou a ser de desânimo, exatamente quando surgem as melhores oportunidades para quem consegue olhar para além do curto prazo.
Não afirmo que a história se vai repetir, porque em bolsa não há certezas. Mas, na minha opinião, quem espera que a Mota-Engil anuncie uma grande recuperação para depois comprar, corre o risco de voltar a chegar tarde. As maiores subidas começam normalmente quando quase ninguém acredita nelas. E é precisamente essa sensação que o gráfico me transmite neste momento.

J.f.vieira

Acho que a resposta a isso é em parte isto:

"Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP is a Cayman Islands-domiciled hedge fund launched in February 2021 by Carson Block's Muddy Waters Capital LLC. The fund takes a longer-term, structural approach to short-selling using proprietary AI tools and gained notable attention in the Iberian market for taking a major short position in Portuguese construction firm Mota-Engil."

Este fundo subsidiário dedica-se a shorts de longo prazo.

.............. ................... ..................

Caro pmlcastanho,

É verdade que a existência de fundos com uma estratégia de short de longo prazo pode ajudar a explicar parte da pressão que a ação sofreu. Mas isso, por si só, não determina o valor de uma empresa no longo prazo.

Se assim fosse, bastava um fundo manter uma posição curta para impedir qualquer ação de subir, e sabemos que não é assim que os mercados funcionam.

No final, são os resultados, a geração de caixa, a carteira de encomendas e a execução do plano estratégico que acabam por prevalecer. Os shorts podem prolongar períodos de fraqueza e aumentar a volatilidade, mas não alteram os fundamentos da empresa.

Curiosamente, se esses fundamentos continuarem a melhorar, uma posição curta demasiado prolongada pode até transformar-se num catalisador para uma recuperação mais rápida da cotação.

É por isso que continuo mais interessado na evolução da Mota-Engil do que na estratégia de quem está vendido. O mercado pode demorar a reconhecer valor, mas dificilmente o ignora para sempre.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por pmlcastanho » 13/7/2026 14:59

J.f.vieira Escreveu:Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.

Hoje vejo muitas semelhanças. A ação voltou a entrar numa fase em que o mercado parece ignorar os fundamentos, apesar da sucessão de contratos, da carteira de encomendas recorde e das perspetivas de crescimento. O sentimento voltou a ser de desânimo, exatamente quando surgem as melhores oportunidades para quem consegue olhar para além do curto prazo.
Não afirmo que a história se vai repetir, porque em bolsa não há certezas. Mas, na minha opinião, quem espera que a Mota-Engil anuncie uma grande recuperação para depois comprar, corre o risco de voltar a chegar tarde. As maiores subidas começam normalmente quando quase ninguém acredita nelas. E é precisamente essa sensação que o gráfico me transmite neste momento.

J.f.vieira

Acho que a resposta a isso é em parte isto:

"Muddy Waters Capital Domino Master Fund LP is a Cayman Islands-domiciled hedge fund launched in February 2021 by Carson Block's Muddy Waters Capital LLC. The fund takes a longer-term, structural approach to short-selling using proprietary AI tools and gained notable attention in the Iberian market for taking a major short position in Portuguese construction firm Mota-Engil."

Este fundo subsidiário dedica-se a shorts de longo prazo.

Registado: 9/12/2025 16:04

por pmlcastanho » 13/7/2026 14:24

Investor Tuga Escreveu:Está explicada a queda de hoje…
Na Mota as melhores notícias são elas não existirem…

Um abandoned baby, hoje, no fim da sessão, podem ser boas noticias...

por J.f.vieira » 13/7/2026 14:18

Quanto mais olho para este gráfico, mais me recordo do que aconteceu em 2022. A Mota-Engil passou meses presa entre os 1,00€ e os 1,26€, desgastou a paciência de muita gente e levou muitos investidores a vender por cansaço. Parecia que nunca mais saía dali... até romper. Depois disso, a cotação multiplicou várias vezes e chegou perto dos 6€.

J.f.vieira
Anexos
Screenshot_20260713_140750_Samsung Browser.jpg

por J.f.vieira » 13/7/2026 13:05

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -do-lobito

Quanto mais acompanho a Mota-Engil, mais estranho acho o comportamento da cotação.

Numa semana passou de cerca de 4,90€ para 4,40€, uma correção de quase 10%. Pelo meio, surgem notícias como a aprovação da parceria para a extensão do Corredor do Lobito, no Congo, mais um contrato de cerca de 180 milhões de euros no México, uma carteira de encomendas em máximos e recomendações positivas por parte de analistas e muito mais.

Naturalmente, a cotação nem sempre acompanha as notícias no curto prazo. Mas chega a um ponto em que a divergência entre os fundamentos da empresa e o comportamento da ação começa a chamar a atenção.

Cada um tira as suas conclusões. Eu continuo a achar que, mais cedo ou mais tarde, será o mercado a adaptar-se aos fundamentos da Mota-Engil, e não o contrário.

J.f.vieira

por Investor Tuga » 13/7/2026 10:45

Está explicada a queda de hoje…
Na Mota as melhores notícias são elas não existirem…

Registado: 7/9/2024 8:51

por Shimazaki_2 » 13/7/2026 8:34

Registado: 16/9/2014 15:30

por pmlcastanho » 10/7/2026 15:10

A Mota está claramente subvalorizada, mas existem muitas incognitas nesta altura, será que a Muddy vai largar a Mota?

Qual o impacto do conflito no Irão no 2T, o aumento das taxas de juro em Setembro, o facto que perderam a subsidiária para os comboios da linha Rubi e precisam de encontrar uma nova aos mesmos preços, a macro a evoluir negativamente.

Vai continuar na zona do preço justo até tudo isto ser digerido.

Tecnicamente parece-me ter agora buy zone nos 4.50, mas pode ir á base da cunha antes de começar a subir outra vez.

Bons negocios.

por Ferreiratrade » 10/7/2026 14:58

J.f.vieira Escreveu:Hoje concretizei aquilo que tinha dito: reforcei a minha posição na Mota-Engil a 4,50€.

Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas continuo a acreditar que o mercado está a atribuir à empresa um valor inferior ao seu verdadeiro potencial.

Prefiro comprar quando o sentimento é de dúvida do que quando todos estiverem convencidos. O tempo dirá se foi uma boa decisão.

J.f.vieira

Eu também comprei mais 900 acçoes ( migalhas tendo em conta o poder de compra dos foristas) a 4,50 a juntar as 3900 a preço medio de 5€. Acredito que pode ir aos 6€ ate ao fim do ano e mais alem nos anos vindouros. A confirmação da aquisição da bamin, se acontecer juntamento com a apresentação de resultados do 1º semetres em finais de agosto vai catapultar com short squezee a ação e arrebentar com os shorts, esta é a minha previsão, pode ou não acontecer, é o risco que se corre na bolsa.

Registado: 4/11/2019 21:29

por J.f.vieira » 10/7/2026 10:36

Hoje concretizei aquilo que tinha dito: reforcei a minha posição na Mota-Engil a 4,50€.

Posso estar enganado, como qualquer investidor, mas continuo a acreditar que o mercado está a atribuir à empresa um valor inferior ao seu verdadeiro potencial.

Prefiro comprar quando o sentimento é de dúvida do que quando todos estiverem convencidos. O tempo dirá se foi uma boa decisão.

J.f.vieira

por J.f.vieira » 9/7/2026 22:04

Hoje vendi a minha posição na Pharol.

Foi uma decisão ponderada. Neste momento, prefiro concentrar o meu investimento na Mota-Engil, porque continuo a acreditar que existe uma diferença significativa entre o valor que o mercado lhe atribui e o valor que a empresa poderá demonstrar nos próximos tempos.

Amanhã, se o mercado o permitir, reforçarei a minha posição na Mota-Engil.

Veremos se o tempo me dá razão.

J.f.vieira

por Kiko_463 » 9/7/2026 19:59

Quando todos se põem à espera que vá para cima, ela vai para baixo!

Registado: 2/1/2024 11:03

por Bar38 » 9/7/2026 17:51

Pageup Escreveu:
Bar38 Escreveu:
Kiko_463 Escreveu:Ponto da Situação. Paciência , confiança na Gestão e nos fundamentais. Já saiu do triângulo?

Qual triangulo????

Triângulo das bermudas, já está a beirinha....

Vamos lá então traçar um triângulo em condições....

Imagem

Registado: 20/6/2011 21:37

por Pageup » 9/7/2026 16:27

Bar38 Escreveu:
Kiko_463 Escreveu:Ponto da Situação. Paciência , confiança na Gestão e nos fundamentais. Já saiu do triângulo?

Qual triangulo????

Triângulo das bermudas, já está a beirinha....

Registado: 1/4/2019 10:52

por J.f.vieira » 9/7/2026 13:21

por Bar38 » 7/7/2026 22:52

Qual triangulo????

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião"

por Aqui_Vale » 7/7/2026 13:23

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
horário.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma Opinião de"

por Aqui_Vale » 7/7/2026 13:04

Sem comentários.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 7Julho.png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Kiko_463 » 7/7/2026 11:25

Ponto da Situação. Paciência , confiança na Gestão e nos fundamentais. Já saiu do triângulo?
Anexos
Screenshot_20260707_112429_com_android_chrome_ChromeTabbedActivity.jpg

Registado: 2/1/2024 11:03

por Bar38 » 7/7/2026 10:26

Canal descendente claro.... aguardam-se melhores dias para quem está longo...

Imagem

por J.f.vieira » 6/7/2026 17:24

por J.f.vieira » 6/7/2026 15:59

por J.f.vieira » 6/7/2026 15:58

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: boavista, Esquinas3, Google [Bot], m-m, MADPIX, malakas, mjcsreis, PMP69 e 120 visitantes