Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 1/1/2026 20:50

Criança de nove anos morre após ser atingida por disparo

Festejos de Ano Novo fizeram duas vítimas em Setúbal: uma criança morreu e um adolescente foi operado de urgência no Santa Maria.

Será que eram festejos da extrema direita? :-k
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por previsor » 1/1/2026 18:51

BearManBull Escreveu:Mesmo com os numeros do teu argumento a descida segundo o INE seria de 0,1 de 2023 para 2024.

Algo marginal dentro de margem de erro.

Este valor ésuperior a todos os outros anos excepto 2023.

Este ano segundo os valores actuais com crescimento de 5% e 10% directos e indirectos respectivamente e com 1,9% de crescimento PIB significa que o impacto dos impostos volta a subir.

Claro que falta considerar o imposto inflaçao e impostos aos outros cidadaos europeus e trunques de contabilidade.

Cliquei nos links e vi as datas. A projeção da carga fiscal para 2024 do INE foi feita em março. A projeção da OCDE, que também coloquei, é de dezembro e, por isso, é mais atual.

Receitas de impostos em Portugal recuam para 35,1% do PIB em 2024
No relatório Estatísticas das Receitas 2025, a OCDE calcula que o montante dos impostos arrecadados por Portugal, medidos em percentagem do Produto Interno Bruto, diminuiu 0,2% de 2023 para 2024.

https://dinheirovivo.dn.pt/economia/rec ... ib-em-2024

Registado: 15/3/2023 3:21

por BearManBull » 1/1/2026 18:19

Mesmo com os numeros do teu argumento a descida segundo o INE seria de 0,1 de 2023 para 2024.

Algo marginal dentro de margem de erro.

Este valor ésuperior a todos os outros anos excepto 2023.

Este ano segundo os valores actuais com crescimento de 5% e 10% directos e indirectos respectivamente e com 1,9% de crescimento PIB significa que o impacto dos impostos volta a subir.

Claro que falta considerar o imposto inflaçao e impostos aos outros cidadaos europeus e trunques de contabilidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

por previsor » 1/1/2026 17:29

BearManBull Escreveu:
previsor Escreveu: Era essa a questão. Não se tratava do longo prazo. Só passou a ser depois porque viste que estavas errado e não quiseste assumir o erro. Mas isso é irrelevante.

No longo prazo a carga fiscal cresce vertiginosamente em Portugal e na generalidade do ocidente.

Deixa de andar a aldrabar...

Não estou a aldrabar nada. Estou-me completamente a borrifar para isso.
Eu não quero ganhar a discussão e, neste momento, nem tenho paciência sequer para ir ver em que citação isso está e estou no telemóvel também…

No entanto, tenho a certeza absoluta de que a citação tua que eu referi quando te respondi não era sobre o longo prazo. Também tenho a mesma certeza absoluta de que nunca falei do longo prazo.

Tudo o que eu disse é verdade. A carga fiscal desceu nos últimos anos. Se tivesse subido, eu diria exatamente o mesmo.

Limitei-me a pesquisar os dados e a colocá-los. Os dados que coloquei estavam corretos, e tu disseste que não estavam.

Se alguém aldrabou aqui, foste tu. Mas é francamente patético estar a discutir isto como se fosse importante. Para mim, não tem importância nenhuma.

por BearManBull » 1/1/2026 17:24

Os novos holandeses <3

Netherlands police face 'unprecedented' New Year's violence

A 19th century church in Amsterdam was engulfed by fire in the early hours of New Year's Day

Devem ter sido os judeus ou a extrema direita.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 1/1/2026 17:21

PSD igualmente vigaristas como o PS.

Taxas, taxinhas e multas aumentam em 2026. Orçamento prevê receita de 3,79 mil milhões

A despesa do Orçamento do Estado para 2026 vai ser financiada também por um aumento de 6,5% na receita de taxas e multas. Só em infrações de trânsito o Governo conta arrecadar 113 milhões.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 1/1/2026 17:16

previsor Escreveu: Era essa a questão. Não se tratava do longo prazo. Só passou a ser depois porque viste que estavas errado e não quiseste assumir o erro. Mas isso é irrelevante.

No longo prazo a carga fiscal cresce vertiginosamente em Portugal e na generalidade do ocidente.

Deixa de andar a aldrabar...
― Leon C. Megginson

por previsor » 1/1/2026 16:59

Trabalhadores imigrantes estão a abandonar Portugal.
Salários baixos, custo de vida alto e falta de respeito no trabalho.

Em breve, muitos vão abandonar isso.
Vale a pena ficar a trabalhar assim?

Não basta um salário que não ajuda, ainda vem a falta de respeito.”

https://www.facebook.com/share/p/1AHZdy ... tid=wwXIfr

Partilho este texto, porque diz tudo. Parabéns Paulo.

Meu Filho É Português. E Ninguém Me Vai Dizer o Contrário.

Nasceu em solo português. Respira o ar da ria, sente o sal do Atlântico, cresce entre abraços que misturam sotaques, histórias e afetos. A mãe é brasileira, o pai é português. E o filho? O filho é nosso. É português. Com todas as letras, com toda a alma.
Mas há quem diga que não. Que não é “verdadeiramente” português. Que o nome não soa “nacional”, que a pele não tem o tom “certo”, que o berço devia ser mais “puro”. Há quem olhe para bebés nascidos em Faro ou Lisboa e veja ameaça em vez de esperança. Há quem transforme o milagre da vida em bandeira de ódio. E isso, meus amigos, não é política. É desumanidade.
Tenho vergonha. Vergonha de ver um político — e os que o aplaudem — usar o nascimento de crianças para espalhar medo e divisão. Vergonha de ver o Natal, tempo de amor e renovação, ser instrumentalizado para alimentar fantasmas de “substituição populacional”. Vergonha de ver Portugal, país de navegadores e poetas, ser reduzido a um discurso mesquinho, fechado, triste.
Mas mais do que vergonha, tenho força. Força para dizer que o meu filho é português. Que Trijal e Zohan são portugueses. Que cada criança que nasce aqui, que cresce aqui, que ama este país — é parte de nós. Não importa se os pais vieram do Nepal, do Brasil, da Guiné ou da Ucrânia. Importa que vieram com esperança. E esperança é o que mais precisamos.
Portugal não se perde com a diversidade. Portugal renasce nela. Somos feitos de encontros, de misturas, de abraços entre culturas. E quem não vê isso, não conhece a nossa história. Nem merece falar em nome dela.
Por isso, hoje escrevo com o coração cheio. Cheio de orgulho no meu filho. Cheio de amor pela mãe dele. Cheio de fé num país que pode ser melhor do que os seus políticos. Um país que acolhe, que respeita, que celebra cada nascimento como um milagre — não como uma ameaça.

Se há algo que precisa de substituição, não é a população. É a mentalidade.

Paulo Pinheiro

por previsor » 1/1/2026 16:54

O que eu disse é verdade. A carga fiscal desceu nos últimos tempos. Era essa a questão. Não se tratava do longo prazo. Só passou a ser depois porque viste que estavas errado e não quiseste assumir o erro. Mas isso é irrelevante. Vamos ver se este ano consigo perder menos tempo com estas discussões.
No entanto, vou partilhar uma coisa sobre um tema que alguns gostam muito

por BearManBull » 1/1/2026 13:24

No IMF também é possivel ver a tendencia de aumento da carga fiscal que situa em 44,07% (suponho que inclui SS)
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 1/1/2026 13:05

previsor Escreveu: Não vou acrescentar mais nada a esse assunto para além do que já disse.

Eu para nao deixar passar vigarices vou axcrescentar

1965: 15,7% do PIB (dados OCDE).
2000: ~31,1% do PIB (dados OCDE).
2010: 30% do PIB (dados OCDE).
2017: 35,4% do PIB (dados OCDE).
2019: 34,8% do PIB (recorde na altura).
2021: 35% do PIB (dados OCDE).
2023: 35,8% do PIB

E falta ainda contabilizar os impostos roubados a outros cidadaos europeus.

Mais que a carga fiscal portuguesa incide essencialmente sobre quem mais trabalha pouando os parasitas dos sistama.
― Leon C. Megginson

por previsor » 31/12/2025 17:04

Vou acrescentar os links de onde o ChatGPT obteve os dados da carga fiscal.
2022:
• A carga fiscal em Portugal foi de 36,0 % do PIB, segundo dados consolidados da OCDE (Revenue Statistics 2024) Fonte: Revenue Statistics 2024 – OCDE → https://www.oecd.org/content/dam/oecd/e ... rtugal.pdf

2023:
• A carga fiscal em Portugal caiu ligeiramente para 35,8 % do PIB, segundo o relatório da OCDE (Revenue Statistics 2024) e dados oficiais do INE.
OCDE (Tax‑to‑GDP 2023): Revenue Statistics 2024 – OCDE → https://www.oecd.org/content/dam/oecd/e ... rtugal.pdf
INE (INE – Carga Fiscal 35.8 % PIB 2023) → https://www.ine.pt/xportal/xmain?DESTAQ ... s&xpid=INE

2024 (preliminar/provisório):
Duas fontes reportam valores próximos, ainda sujeitos a confirmação final:
1. OCDE – Dados provisórios:
• A OCDE indica que a taxa‑to‑GDP em 2024 foi cerca de 35,1 % do PIB, com base em dados preliminares do “Revenue Statistics 2025”.
OCDE 2024 (valor preliminar): https://dinheirovivo.dn.pt/economia/rec ... ib-em-2024
2. INE / Notificações ao Eurostat:
• O INE indica que em 2024 a carga fiscal foi cerca de 35,7 % do PIB, com base nas notificações ao Procedimento de Défices Excessivos (estimativas preliminares).
INE – Carga fiscal 35,7 % em 2024 → https://www.ine.pt/xportal/xmain?DESTAQ ... s&xpid=INE

Em relação a dizer que o Chega é uma bolha, é semelhante ao que se diz quando nos mercados um índice ou uma ação sobe muito depressa. A comparação com o PCP deve-se a ambos sentarem-se no parlamento europeu em grupos extremos. A comparação com o PRD também se justifica, por enquanto, porque cresceu rapidamente e acabou por conquistar apenas três autarquias, tal como o Chega.

Mas isto é apenas a minha opinião, e não pretendo forçar ninguém a concordar. Só daqui a alguns anos se vai poder confirmar se o Chega é realmente uma bolha. O PCP teve três eleições legislativas com mais de 17%, e depois nunca mais voltou a atingir mais de 15%, e foi caindo nas eleiçoes até hoje.. O Chega ainda só teve duas eleições com mais de 17%,então ainda é cedo para tirar uma conclusao definitiva.

por previsor » 31/12/2025 15:08

Coloquei os dados oficiais da OCDE e do INE, que mostram uma descida da carga fiscal. Não vou acrescentar mais nada a esse assunto para além do que já disse.

Apenas vou deixar alguns exemplos da demasiada burocracia para completar o que escrevi em baixo.

Talvez com o tempo o governo se concentre mais nisto e menos na imigração, embora enquanto o Trump continuar como presidente dos eua a imigração será sempre falada, mesmo que nos eua as pessoas já estejam fartas dele

Criar "Empresa na Hora" demora dez meses porque falta pessoal nos registos

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... gistos?utm

Questionado sobre a demora da conclusão da proposta da segunda revisão do PDM - cerca de sete anos - Vasco Ferraz adiantou que “o processo burocrático e administrativo é muito complexo, tem muitas alterações legislativas pelo meio, muitos tecnoburocratas de mais de 20 instituições que as tutelam”.

https://www.diariodominho.pt/noticias/r ... c5c7f0?utm

Empresas têm 1.300 milhões de investimento bloqueado por "burocracia ambiental"

https://dinheirovivo.dn.pt/empresas/emp ... iental?utm

por BearManBull » 31/12/2025 15:06

previsor Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Desde quando é que não se tem aumentado a carga fiscal?
.

A carga fiscal tem descido mas lentamente

Isso não é verdade nem de perto. Basta olhar para variação na receita.
Anexos
impostos.JPG
impostos.JPG (35.41 KiB) Visualizado 923 vezes
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 31/12/2025 14:50

previsor Escreveu:Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar

Não percebo patavina do que dizes.

Onde raios é o Chega uma bolha?
A leitura era clara de desaparecer figurativamente (PCP e BE estão desaparecidos), que foi completamente errado da tua parte. O Chega tem continuado a crescer.
O que raios tem que ver legislativas com autárcicas?
Usar a palavra achar não é um bocadinho falta de recursos linguísticos?
― Leon C. Megginson

por previsor » 31/12/2025 13:30

BearManBull Escreveu:
.

A carga fiscal tem descido mas lentamente

Dados oficiais da carga fiscal em Portugal (Tax‑to‑GDP)

2022:
• A carga fiscal em Portugal foi de 36,0 % do PIB, segundo dados consolidados do INE e OCDE.

2023:
• A carga fiscal em Portugal caiu ligeiramente para 35,8 % do PIB, segundo relatório OCDE e dados do INE.

2024 (preliminar/provisório):
Duas fontes reportam valores próximos, ainda sujeitos a confirmação final:
1. OCDE – Dados provisórios:
• A OCDE indica que a taxa-to-GDP em 2024 foi ~35,1 % do PIB, com base em dados preliminares do relatório “Revenue Statistics 2025”.
2. INE / Notificações ao Eurostat:
• O INE indica que em 2024 a carga fiscal foi cerca de 35,7 % do PIB, com base nas notificações ao procedimento de défices.

Acho que Portugal deve continuar a descer a carga fiscal, para ficar mais próximo ou abaixo da média da OCDE, que é de aproximadamente 34%. No entanto a carga fiscal não parece ser dos dados que contribui mais para a felicidade das pessoas, nem mesmo para a liberdade económica, porque a Finlândia é considerado o país mais feliz do mundo e tem uma carga fiscal acima de Portugal (42%) e está relativamente bem posicionado no índice de liberdade económica. Acho que o governo identificou um problema central que é a demasiada burocracia do estado e chamou para o governo uma pessoa para lidar com isso e criou um ministério “ Ministério da Reforma do Estado”, mas não há notícias que tenha feito alguma coisa.
Na verdade, depois de pesquisar vi que há notícias, mas desconhecia. Por exemplo, “reduziu 300 cargos de dirigentes, eliminando sobreposições ”. Mas ainda há muito para fazer nessa área. E também na questão da percepção da justiça e corrupção, que também são dos dados que contribuem muito para o índice da felicidade.

por previsor » 31/12/2025 12:39

PIKAS Escreveu:Pois, mas primeiro vai ganhar as eleições com resultado expressivo e o Ventura será encarregado de formar governo e indigitado primeiro-ministro.

Olhando para o histórico de Portugal e Europa isso é bastante improvável, mas vamos ver :-)

por PIKAS » 31/12/2025 12:15

previsor Escreveu:...Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar, que vai descer bastante e que depois não vai voltar a ter a votação que teve...
Pois, mas primeiro vai ganhar as eleições com resultado expressivo e o Ventura será encarregado de formar governo e indigitado primeiro-ministro.
Quanto mais os partidos tradicionais do sistema continuarem a governar como tem governado ( ou desgovernado?.. ) nos últimos 15 ou 20 anos maior será a votação no Chega.
O descontentamento continua a crescer e esse voto vai para o Chega.
Como é que o descontentamento cresce? com a saúde no estado em que está, com a justiça que já pouco ou nada tem de justiça senão e apenas corporativismo, com a habitação que não há e ninguém está a fazer nada para haver, com os incêndios a cada ano piores que no anterior, com as polícias sem autoridade e a serem alvo de gozo, com a imigração que continua descontrolada, com o estado completamente ineficiente na sua generalidade, excepto na autoridade tributária que, aí sim, funciona bem, muito bem mesmo mas em total desrespeito ao contribuinte, com o sector dos transportes a determinarem se os cidadãos se podem movimentar ou não, com minorias étnicas, sociais e politicas ruidosas a sobreporem-se à maioria, e... e... e..... muito mais há.
Se o governo não atacar com força e coragem todos estes cancros deste Portugal, e outros mais há e são muitos mais, cada dia que passa são mais votos que o Chega arrecada.
Cumprimentos e bom ano de 2026.

Registado: 23/8/2006 18:53

por previsor » 31/12/2025 11:24

BearManBull Escreveu:Eu nunca afirmei categoricamente nada disso. Talvez tenha mandado uns piropos mas eleições não é nem de perto algo que me interesse.

O que eu sei é que o Chega ganhou em muitas localidades que têm populaçao mais idosa e que ficou à frente do PS (nao me lembro de sondagens que lhe dessem um resultado tao optimista. O PSD ganhou fraquinho e por isso è que como tu mesmo acabaste de dizer antes governa de moletas se bem que lhe serve o interesse.)
https://sicnoticias.pt/especiais/eleico ... n=NACIONAL

Quem andou para aqui a bradar aos céus que o Chega desaparecia foste tu. Acto completamente erróneo quando se tornou líder da oposição.

Os teus palpites errados são mais “categóricos” do que os meus, porque eu costumo dizer “acho”, enquanto tu apresentas os teus como afirmações, embora sejam apenas palpites atirados para o ar.

Comento aqui também sobre o Biden, para não criar mais um post, embora não tenha interesse para aqui. Ele não se recandidatou, por isso não dá para saber se ganharia ou não. Eu acho que sim, porque tanto nos EUA como em Portugal os incumbentes costumam ganhar as eleições. Existem exceções nos EUA, como foi o caso do Trump, mas na maioria das vezes ganharam.

Depois, quando o Biden não se recandidatou, já disse que ganhava o Trump, porque o partido democrata nunca ganhou quando o incumbente não se recandidatou. Considero que acertei no resultado, embora isso não seja importante. As sondagens nos eua também acertaram no resultado.

O Chega teve um resultado fraquinho nas autárquicas, que é quando o resultado nas localidades realmente importa. Em número de votos, apesar de ter ganho em algumas localidades nas legislativas, ficou em terceiro lugar.

A AD alargou a vantagem em relação às eleições passadas. Em Portugal é quase sempre preciso o apoio de outro ou outros partidos para governar. As maiorias absolutas são raras. Não é só em Portugal, é também na Europa. A Europa não tem o regime dos EUA. Para a AD teria sido mais útil fazer uma maioria com a IL, mas não foi esse o resultado. Por causa disso, não é possível tomar medidas mais liberais na economia, como privatizar totalmente a TAP. Querer políticas liberais ao mesmo tempo que se apoia partidos que não o são, é um bocado incoerente.

Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar, que vai descer bastante e que depois não vai voltar a ter a votação que teve. Quando a tendência de descida se tornar evidente, acho também que o André Ventura acabará por sair como o cunhal também saiu. Não digo que o chega vai desaparecer como, por exemplo, o PRD, mas também não descarto essa possibilidade.

Para já, existe um dado em comum com o PRD, o resultado das autárquicas. Foi exatamente o mesmo. Mas, por enquanto, digo mais que será como o PCP. E isto aplica-se mais ao caso de o Chega continuar no grupo do parlamento europeu de extrema direita. Parece que vai continuar, porque teve a oportunidade de mudar no ano passado e não o fez. Mas não são certezas, é apenas uma opinião, embora fundamentada com exemplos históricos.

por BearManBull » 31/12/2025 3:58

Carrancho_ Escreveu: Ou então podíamos ir por outro caminho...

... aumentar a carga fiscal daqueles que um dia não vão ter direito a reforma nenhuma, com ou sem imigrantes. :lol:

No longo prazo a carga fiscal cresce vertiginosamente em Portugal e na generalidade do ocidente. O grande responsável são justamente os pensionistas.

Os imigrantes um dia estão em maioria, revoltam-se e dão golpes de estado e apropriam-se de tudo que exista no país. Não é preciso muito basta que se organizem minimamente não vai haver muita gente para lhe fazer frente. Um exercito de pensionistas e de parasitas que nem 40 horas querem trabalhar ao mês...

Em democracia nao se governa com uma minoria.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 31/12/2025 3:53

previsor Escreveu:As últimas eleições legislativas foram muito particulares.

Sim sim são sempre...

previsor Escreveu:Houve também o fingimento da doença do Ventura nos últimos dias..

De eleições não percebo um chavo mas de liderança sei bastante e para acéfalos uma das piores características que pode passar um líder é fraqueza principalmente física e ainda pior quando candidato ao cargo de maior poder de um país portanto podes meter esse argumento na gaveta.

Aliás a tua grande aposta que o Biden ganhava as eleiçoes caiu por terra justamente pela debilidade fisica de Biden. E foi outro ponto em que novamente também falhaste estrondosamente...
Editado pela última vez por BearManBull em 31/12/2025 5:07, num total de 1 vez.
― Leon C. Megginson

por BearManBull » 31/12/2025 3:50

previsor Escreveu:Pois, mas as sondagens acertaram no vencedor nas últimas duas eleições legislativas, enquanto tu erraste sempre.
Sempre disseste que o Chega ia ultrapassar o PSD e até disseste que era o PS que ia ganhar as eleições.

Eu nunca afirmei categoricamente nada disso. Talvez tenha mandado uns piropos mas eleições não é nem de perto algo que me interesse.

O que eu sei é que o Chega ganhou em muitas localidades que têm populaçao mais idosa e que ficou à frente do PS (nao me lembro de sondagens que lhe dessem um resultado tao optimista. O PSD ganhou fraquinho e por isso è que como tu mesmo acabaste de dizer antes governa de moletas se bem que lhe serve o interesse.)
https://sicnoticias.pt/especiais/eleico ... n=NACIONAL

Quem andou para aqui a bradar aos céus que o Chega desaparecia foste tu. Acto completamente erróneo quando se tornou líder da oposição.
Editado pela última vez por BearManBull em 31/12/2025 4:57, num total de 1 vez.
― Leon C. Megginson

por previsor » 31/12/2025 2:12

BearManBull Escreveu:
Acredito mesmo que os eleitores mais velhos votaram mais PS que Chega... lol

As sondagens em Portugal valem tanto como caca seca ao sol.

Pois, mas as sondagens acertaram no vencedor nas últimas duas eleições legislativas, enquanto tu erraste sempre.
Sempre disseste que o Chega ia ultrapassar o PSD e até disseste que era o PS que ia ganhar as eleições.

Não é nenhuma surpresa o PS ter mais votos que o chega entre os mais velhos. Aliás, o PS teve mais votos do que o Chega nas últimas eleições legislativas. Foi o PS que ficou em segundo lugar em votos, e provavelmente nas próximas legislativas o chega acabará por ter menos votos e menos deputados que o PS..

As últimas eleições legislativas foram muito particulares. Existiram pessoas que tinham votado PS e votaram chega e AD para castigar o Pedro Nuno Santos por haver novas eleições. Houve também o fingimento da doença do Ventura nos últimos dias. Acho que o que aconteceu foi o máximo que o chega vai conseguir ter em legislativas, mas ainda falta muito para se confirmar isso. No entanto, viu-se que o resultado do chega nas autárquicas foi muito fraquinho e que o PS não colapsou e mantém-se forte

por Carrancho_ » 31/12/2025 1:26

Com o que o Chega defende as coisas não iam ficar muito fáceis para os pensionistas com o cessar da contribuição dos imigrantes para a SS. Ou então podíamos ir por outro caminho...

... aumentar a carga fiscal daqueles que um dia não vão ter direito a reforma nenhuma, com ou sem imigrantes. :lol:
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por BearManBull » 31/12/2025 0:19

previsor Escreveu:
Isso é mais ao contrário. O PCP tinha muitos eleitores mais velhos principalmente nas zonas rurais por causa da reforma agrária a seguir ao 25 de Abril.

Não percebes que nunca tivemos tantos pensionistas em ratio e que o numero vai continuar a crescer?

Idem para imigrantes.

Isto é combustível para o Chega. Aliás a Europa toda está na mesma encruzilhada.
previsor Escreveu:O chega tenta agradar o eleitorado mais velho, mas esse é mais difícil de agradar ou de ser enganado. O chega teve muito menos votos que o PS e AD nos eleitores mais velhos.
65+ anos: ~29 % AD | ~33 % PS| ~9 % Chega

Acredito mesmo que os eleitores mais velhos votaram mais PS que Chega... lol

As sondagens em Portugal valem tanto como caca seca ao sol.
― Leon C. Megginson

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], Google [Bot], Kiko_463, Mmmartins, Opcard33, paulopereira.pp36.pp e 500 visitantes