Caldeirão da Bolsa

OT - Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 31/12/2025 15:08

Coloquei os dados oficiais da OCDE e do INE, que mostram uma descida da carga fiscal. Não vou acrescentar mais nada a esse assunto para além do que já disse.


Apenas vou deixar alguns exemplos da demasiada burocracia para completar o que escrevi em baixo.

Talvez com o tempo o governo se concentre mais nisto e menos na imigração, embora enquanto o Trump continuar como presidente dos eua a imigração será sempre falada, mesmo que nos eua as pessoas já estejam fartas dele


Criar "Empresa na Hora" demora dez meses porque falta pessoal nos registos

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... gistos?utm


Questionado sobre a demora da conclusão da proposta da segunda revisão do PDM - cerca de sete anos - Vasco Ferraz adiantou que “o processo burocrático e administrativo é muito complexo, tem muitas alterações legislativas pelo meio, muitos tecnoburocratas de mais de 20 instituições que as tutelam”.

https://www.diariodominho.pt/noticias/r ... c5c7f0?utm


Empresas têm 1.300 milhões de investimento bloqueado por "burocracia ambiental"

https://dinheirovivo.dn.pt/empresas/emp ... iental?utm
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 15:06

previsor Escreveu:
BearManBull Escreveu:
Desde quando é que não se tem aumentado a carga fiscal?
.


A carga fiscal tem descido mas lentamente


Isso não é verdade nem de perto. Basta olhar para variação na receita.
Anexos
impostos.JPG
impostos.JPG (35.41 KiB) Visualizado 81 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 14:50

previsor Escreveu:Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar


Não percebo patavina do que dizes.

Onde raios é o Chega uma bolha?
A leitura era clara de desaparecer figurativamente (PCP e BE estão desaparecidos), que foi completamente errado da tua parte. O Chega tem continuado a crescer.
O que raios tem que ver legislativas com autárcicas?
Usar a palavra achar não é um bocadinho falta de recursos linguísticos?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 31/12/2025 13:30

BearManBull Escreveu:
Desde quando é que não se tem aumentado a carga fiscal?
.


A carga fiscal tem descido mas lentamente

Dados oficiais da carga fiscal em Portugal (Tax‑to‑GDP)

2022:
• A carga fiscal em Portugal foi de 36,0 % do PIB, segundo dados consolidados do INE e OCDE.

2023:
• A carga fiscal em Portugal caiu ligeiramente para 35,8 % do PIB, segundo relatório OCDE e dados do INE.

2024 (preliminar/provisório):
Duas fontes reportam valores próximos, ainda sujeitos a confirmação final:
1. OCDE – Dados provisórios:
• A OCDE indica que a taxa-to-GDP em 2024 foi ~35,1 % do PIB, com base em dados preliminares do relatório “Revenue Statistics 2025”.
2. INE / Notificações ao Eurostat:
• O INE indica que em 2024 a carga fiscal foi cerca de 35,7 % do PIB, com base nas notificações ao procedimento de défices.


Acho que Portugal deve continuar a descer a carga fiscal, para ficar mais próximo ou abaixo da média da OCDE, que é de aproximadamente 34%. No entanto a carga fiscal não parece ser dos dados que contribui mais para a felicidade das pessoas, nem mesmo para a liberdade económica, porque a Finlândia é considerado o país mais feliz do mundo e tem uma carga fiscal acima de Portugal (42%) e está relativamente bem posicionado no índice de liberdade económica. Acho que o governo identificou um problema central que é a demasiada burocracia do estado e chamou para o governo uma pessoa para lidar com isso e criou um ministério “ Ministério da Reforma do Estado”, mas não há notícias que tenha feito alguma coisa.
Na verdade, depois de pesquisar vi que há notícias, mas desconhecia. Por exemplo, “reduziu 300 cargos de dirigentes, eliminando sobreposições ”. Mas ainda há muito para fazer nessa área. E também na questão da percepção da justiça e corrupção, que também são dos dados que contribuem muito para o índice da felicidade.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 31/12/2025 12:39

PIKAS Escreveu:Pois, mas primeiro vai ganhar as eleições com resultado expressivo e o Ventura será encarregado de formar governo e indigitado primeiro-ministro.


Olhando para o histórico de Portugal e Europa isso é bastante improvável, mas vamos ver :-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por PIKAS » 31/12/2025 12:15

previsor Escreveu:...Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar, que vai descer bastante e que depois não vai voltar a ter a votação que teve...
Pois, mas primeiro vai ganhar as eleições com resultado expressivo e o Ventura será encarregado de formar governo e indigitado primeiro-ministro.
Quanto mais os partidos tradicionais do sistema continuarem a governar como tem governado ( ou desgovernado?.. ) nos últimos 15 ou 20 anos maior será a votação no Chega.
O descontentamento continua a crescer e esse voto vai para o Chega.
Como é que o descontentamento cresce? com a saúde no estado em que está, com a justiça que já pouco ou nada tem de justiça senão e apenas corporativismo, com a habitação que não há e ninguém está a fazer nada para haver, com os incêndios a cada ano piores que no anterior, com as polícias sem autoridade e a serem alvo de gozo, com a imigração que continua descontrolada, com o estado completamente ineficiente na sua generalidade, excepto na autoridade tributária que, aí sim, funciona bem, muito bem mesmo mas em total desrespeito ao contribuinte, com o sector dos transportes a determinarem se os cidadãos se podem movimentar ou não, com minorias étnicas, sociais e politicas ruidosas a sobreporem-se à maioria, e... e... e..... muito mais há.
Se o governo não atacar com força e coragem todos estes cancros deste Portugal, e outros mais há e são muitos mais, cada dia que passa são mais votos que o Chega arrecada.
Cumprimentos e bom ano de 2026.
 
Mensagens: 1860
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 31/12/2025 11:24

BearManBull Escreveu:Eu nunca afirmei categoricamente nada disso. Talvez tenha mandado uns piropos mas eleições não é nem de perto algo que me interesse.

O que eu sei é que o Chega ganhou em muitas localidades que têm populaçao mais idosa e que ficou à frente do PS (nao me lembro de sondagens que lhe dessem um resultado tao optimista. O PSD ganhou fraquinho e por isso è que como tu mesmo acabaste de dizer antes governa de moletas se bem que lhe serve o interesse.)
https://sicnoticias.pt/especiais/eleico ... n=NACIONAL

Quem andou para aqui a bradar aos céus que o Chega desaparecia foste tu. Acto completamente erróneo quando se tornou líder da oposição.


Os teus palpites errados são mais “categóricos” do que os meus, porque eu costumo dizer “acho”, enquanto tu apresentas os teus como afirmações, embora sejam apenas palpites atirados para o ar.

Comento aqui também sobre o Biden, para não criar mais um post, embora não tenha interesse para aqui. Ele não se recandidatou, por isso não dá para saber se ganharia ou não. Eu acho que sim, porque tanto nos EUA como em Portugal os incumbentes costumam ganhar as eleições. Existem exceções nos EUA, como foi o caso do Trump, mas na maioria das vezes ganharam.

Depois, quando o Biden não se recandidatou, já disse que ganhava o Trump, porque o partido democrata nunca ganhou quando o incumbente não se recandidatou. Considero que acertei no resultado, embora isso não seja importante. As sondagens nos eua também acertaram no resultado.

O Chega teve um resultado fraquinho nas autárquicas, que é quando o resultado nas localidades realmente importa. Em número de votos, apesar de ter ganho em algumas localidades nas legislativas, ficou em terceiro lugar.

A AD alargou a vantagem em relação às eleições passadas. Em Portugal é quase sempre preciso o apoio de outro ou outros partidos para governar. As maiorias absolutas são raras. Não é só em Portugal, é também na Europa. A Europa não tem o regime dos EUA. Para a AD teria sido mais útil fazer uma maioria com a IL, mas não foi esse o resultado. Por causa disso, não é possível tomar medidas mais liberais na economia, como privatizar totalmente a TAP. Querer políticas liberais ao mesmo tempo que se apoia partidos que não o são, é um bocado incoerente.

Eu não disse que o Chega vai desaparecer. Eu disse e continuo a achar que é uma bolha e que vai rebentar, que vai descer bastante e que depois não vai voltar a ter a votação que teve. Quando a tendência de descida se tornar evidente, acho também que o André Ventura acabará por sair como o cunhal também saiu. Não digo que o chega vai desaparecer como, por exemplo, o PRD, mas também não descarto essa possibilidade.

Para já, existe um dado em comum com o PRD, o resultado das autárquicas. Foi exatamente o mesmo. Mas, por enquanto, digo mais que será como o PCP. E isto aplica-se mais ao caso de o Chega continuar no grupo do parlamento europeu de extrema direita. Parece que vai continuar, porque teve a oportunidade de mudar no ano passado e não o fez. Mas não são certezas, é apenas uma opinião, embora fundamentada com exemplos históricos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 3:58

Carrancho_ Escreveu: Ou então podíamos ir por outro caminho...

... aumentar a carga fiscal daqueles que um dia não vão ter direito a reforma nenhuma, com ou sem imigrantes. :lol:


Desde quando é que não se tem aumentado a carga fiscal?

No longo prazo a carga fiscal cresce vertiginosamente em Portugal e na generalidade do ocidente. O grande responsável são justamente os pensionistas.

Os imigrantes um dia estão em maioria, revoltam-se e dão golpes de estado e apropriam-se de tudo que exista no país. Não é preciso muito basta que se organizem minimamente não vai haver muita gente para lhe fazer frente. Um exercito de pensionistas e de parasitas que nem 40 horas querem trabalhar ao mês...

Em democracia nao se governa com uma minoria.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 3:53

previsor Escreveu:As últimas eleições legislativas foram muito particulares.


Sim sim são sempre...


previsor Escreveu:Houve também o fingimento da doença do Ventura nos últimos dias..


De eleições não percebo um chavo mas de liderança sei bastante e para acéfalos uma das piores características que pode passar um líder é fraqueza principalmente física e ainda pior quando candidato ao cargo de maior poder de um país portanto podes meter esse argumento na gaveta.

Aliás a tua grande aposta que o Biden ganhava as eleiçoes caiu por terra justamente pela debilidade fisica de Biden. E foi outro ponto em que novamente também falhaste estrondosamente...
Editado pela última vez por BearManBull em 31/12/2025 5:07, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 3:50

previsor Escreveu:Pois, mas as sondagens acertaram no vencedor nas últimas duas eleições legislativas, enquanto tu erraste sempre.
Sempre disseste que o Chega ia ultrapassar o PSD e até disseste que era o PS que ia ganhar as eleições.


Eu nunca afirmei categoricamente nada disso. Talvez tenha mandado uns piropos mas eleições não é nem de perto algo que me interesse.

O que eu sei é que o Chega ganhou em muitas localidades que têm populaçao mais idosa e que ficou à frente do PS (nao me lembro de sondagens que lhe dessem um resultado tao optimista. O PSD ganhou fraquinho e por isso è que como tu mesmo acabaste de dizer antes governa de moletas se bem que lhe serve o interesse.)
https://sicnoticias.pt/especiais/eleico ... n=NACIONAL

Quem andou para aqui a bradar aos céus que o Chega desaparecia foste tu. Acto completamente erróneo quando se tornou líder da oposição.
Editado pela última vez por BearManBull em 31/12/2025 4:57, num total de 1 vez.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 31/12/2025 2:12

BearManBull Escreveu:
Acredito mesmo que os eleitores mais velhos votaram mais PS que Chega... lol

As sondagens em Portugal valem tanto como caca seca ao sol.


Pois, mas as sondagens acertaram no vencedor nas últimas duas eleições legislativas, enquanto tu erraste sempre.
Sempre disseste que o Chega ia ultrapassar o PSD e até disseste que era o PS que ia ganhar as eleições.

Não é nenhuma surpresa o PS ter mais votos que o chega entre os mais velhos. Aliás, o PS teve mais votos do que o Chega nas últimas eleições legislativas. Foi o PS que ficou em segundo lugar em votos, e provavelmente nas próximas legislativas o chega acabará por ter menos votos e menos deputados que o PS..

As últimas eleições legislativas foram muito particulares. Existiram pessoas que tinham votado PS e votaram chega e AD para castigar o Pedro Nuno Santos por haver novas eleições. Houve também o fingimento da doença do Ventura nos últimos dias. Acho que o que aconteceu foi o máximo que o chega vai conseguir ter em legislativas, mas ainda falta muito para se confirmar isso. No entanto, viu-se que o resultado do chega nas autárquicas foi muito fraquinho e que o PS não colapsou e mantém-se forte
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por Carrancho_ » 31/12/2025 1:26

Com o que o Chega defende as coisas não iam ficar muito fáceis para os pensionistas com o cessar da contribuição dos imigrantes para a SS. Ou então podíamos ir por outro caminho...

... aumentar a carga fiscal daqueles que um dia não vão ter direito a reforma nenhuma, com ou sem imigrantes. :lol:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1439
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 31/12/2025 0:19

previsor Escreveu:
Isso é mais ao contrário. O PCP tinha muitos eleitores mais velhos principalmente nas zonas rurais por causa da reforma agrária a seguir ao 25 de Abril.


Não percebes que nunca tivemos tantos pensionistas em ratio e que o numero vai continuar a crescer?

Idem para imigrantes.

Isto é combustível para o Chega. Aliás a Europa toda está na mesma encruzilhada.
previsor Escreveu:O chega tenta agradar o eleitorado mais velho, mas esse é mais difícil de agradar ou de ser enganado. O chega teve muito menos votos que o PS e AD nos eleitores mais velhos.
65+ anos: ~29 % AD | ~33 % PS| ~9 % Chega


Acredito mesmo que os eleitores mais velhos votaram mais PS que Chega... lol

As sondagens em Portugal valem tanto como caca seca ao sol.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 21:49

macau5m Escreveu:
Só na segunda volta!

Eu vou votar nele na primeira e na segunda, é claro que não estiver ausente nos dias das eleições, não tenho previsões disso.

Não vi qualquer debate nem vou assistir a nenhum. Estava bem lixado se o meu voto se decidisse perante o que é dito nos debates. Os debates são para lavar roupa suja, para deitar areia para os olhos e dar musica para mentes poucos sãs, essa é a minha opinião.

O meu voto é decidido por aquilo que fizeram e não por aquilo que dizem que vão fazer.



Vou tentar ver o debate, mas não é para decidir o voto.

Estava a pensar votar apenas na segunda volta, mas se calhar vou votar também na primeira.

O voto antecipado funciona bem

https://www.votoantecipado.pt/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 20:32

BearManBull Escreveu:
Ao contrário do PCP no passado o Chega tem um eleitorado cada vez mais velho e um país cada vez mais estranho para explorar.


Isso é mais ao contrário. O PCP tinha muitos eleitores mais velhos principalmente nas zonas rurais por causa da reforma agrária a seguir ao 25 de Abril. O chega tenta agradar o eleitorado mais velho, mas esse é mais difícil de agradar ou de ser enganado. O chega teve muito menos votos que o PS e AD nos eleitores mais velhos.
65+ anos: ~29 % AD | ~33 % PS| ~9 % Chega
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por macau5m » 30/12/2025 20:11

previsor Escreveu:Eu vou achar até às eleições que o Gouveia e Melo vai ganhar por causa da histórico das eleições presidenciais, apesar de as sondagens o colocarem em terceiro. No entanto, a polarização alta e os partidos terem todos um candidato não o favorece. Eu queria votar nele na segunda volta contra o Ventura, mas não sei se isso vai acontecer.

Ainda não vi nenhum debate, mas vou tentar ver pelo menos um pouco do debate com todos os candidatos, mais por causa do Manuel Vieira. Vai ser no dia 6 de janeiro, às 22:00, na RTP1


Só na segunda volta!

Eu vou votar nele na primeira e na segunda, é claro que não estiver ausente nos dias das eleições, não tenho previsões disso.

Não vi qualquer debate nem vou assistir a nenhum. Estava bem lixado se o meu voto se decidisse perante o que é dito nos debates. Os debates são para lavar roupa suja, para deitar areia para os olhos e dar musica para mentes poucos sãs, essa é a minha opinião.

O meu voto é decidido por aquilo que fizeram e não por aquilo que dizem que vão fazer.
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 573
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 30/12/2025 19:46

Os pensionistas querem pensões altas sem imigração.

É essencialmente isto que o Chega promete e tem sido bem sucedido.

Ao contrário do PCP no passado o Chega tem um eleitorado cada vez mais velho e um país cada vez mais estranho para explorar.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 19:25

Já agora, pessoalmente acho pior por exemplo o PS não permitir à AD privatizar totalmente a TAP do que o Chega, porque eu não espero nada do Chega. Como tenho dito, acho que vai ser sempre do contra, como o PCP (já se viu no orçamento), e que nunca vai ganhar nenhuma eleição nacional. Mas mesmo que ganhasse, também não governaria
Editado pela última vez por previsor em 30/12/2025 19:56, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 30/12/2025 19:19

Mas podes-me explicar em que momento o PSD se pronunciou contra o sistema de pensões?

Quando muito querem aumentar as "contribuições" ainda mais.

Por isso mesmo o Governo decidiu criar um grupo de trabalho para analisar o tema. Questionado diretamente sobre um eventual impacto nas reformas, Joaquim Miranda Sarmento descartou alterações de fundo no sistema de pensões.

O único partido que fala numa reforma é IL mas não fala muito porque todos sabem que a democracia ocidental do século XXI está refém dos velhos. Isto já não é uma democracia é uma oligarquia de pensionistas.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 19:05

Não é desculpa. São apenas factos e matemática. A AD precisa do PS e/ou do Chega para governar, e os dois não divergem na parte económica na maioria das coisas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 19:02

previsor Escreveu:
A fotocópia (mal tirada) do PS na parte económica é o Chega. Isso vê-se nas pensões, na TAP, na legislação laboral etc.


E não é novidade

Chega votou por 56 vezes ao lado do PS as propostas de alteração da maioria ao Orçamento de Estado 2022

https://www.publico.pt/2022/06/02/polit ... 22-2008638
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 30/12/2025 18:59

Desculpas...

O Chega serve de desculpa para tudo...

O PSD nunca teve discurso anti socialista, nem pratica politicas liberais.

Dá umas esmolas abaixo da inflação real e se faltar vai buscar indiretamente como fazia o PS.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 18:14

Acho que todos sabem que a ad não tem maioria sozinha nem com a IL e que está dependente de ps e ou chega

AD pressionada por PS e Chega a subir pensões mínimas
https://www.jn.pt/amp/17991773/ad-press ... es-minimas


A fotocópia (mal tirada) do PS na parte económica é o Chega. Isso vê-se nas pensões, na TAP, na legislação laboral etc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: OT - Políticas para Portugal

por BearManBull » 30/12/2025 18:01

Maioria das pensões sobe 2,8% em janeiro e Complemento Solidário para Idosos aumenta 40 euros


Sabemos perfeitamente quem é que suporta a sociedade. Isso continuem a investir na miséria. Tanto insistem que acabará por chegar.

PSD fotocopia PS. Inacreditável.

Depois os russos são maus... :wall:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11180
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: OT - Políticas para Portugal

por previsor » 30/12/2025 17:58

As sondagens acertaram no vencedor nas últimas duas eleições legislativas, mas nestas presidenciais acho que é mais difícil por haver muitos candidatos e o Gouveia e Melo não ser suportado diretamente por nenhum partido e isso faz com que haja pouca diferença nos resultados
Editado pela última vez por previsor em 30/12/2025 18:02, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3300
Registado: 15/3/2023 3:21

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], JUKIMSUNG, m-m, Mavericks7, OffTheRecord, Phil2014, silva_39, VALHALLA e 242 visitantes