Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mais uma boa noticia
Um membro do Conselho de Administração adquiriu ontem 20000 açoes pelo valor unitário de 3,440 conforme comunicaçao a CMVM
Um membro do Conselho de Administração adquiriu ontem 20000 açoes pelo valor unitário de 3,440 conforme comunicaçao a CMVM
- Registado: 4/7/2008 14:11
A notícia fala sobre a modernização dos aeroportos de Puerto Escondido (Oaxaca) e Tepic (Nayarit) no México, liderada pelo Grupo Aeroportuario Turístico Mexicano (GATM), que é uma parceria entre o setor público (Aeropuertos y Servicios Auxiliares - ASA) e o setor privado (Aeropuertos Mexicanos de Mota-Engil - AME), onde a Mota-Engil detém 35% de participação.
Essa iniciativa, que envolve um investimento de 7,152.5 milhões de pesos, procura transformar esses aeroportos em internacionais, melhorando a conectividade com polos turísticos em crescimento, como Riviera Nayarit e a Costa Sul de Oaxaca. Além disso, já estão previstos voos da United Airlines e da Volaris para os EUA.
https://www.google.com/amp/s/www.razon. ... e=amp-type
Essa iniciativa, que envolve um investimento de 7,152.5 milhões de pesos, procura transformar esses aeroportos em internacionais, melhorando a conectividade com polos turísticos em crescimento, como Riviera Nayarit e a Costa Sul de Oaxaca. Além disso, já estão previstos voos da United Airlines e da Volaris para os EUA.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Com mais alguns refinamentos no AdjTrend. Valores entre -0.5 e +0.5 podem ser lidos/entendidos como lateralização ou (maior) risco de inversão...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Só por via das dúvidas...
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
O alívio das tarifas deu um empurrão. Finalmente encontrou a auto estrada.
- Registado: 31/5/2014 23:07
E lá temos breakout acima de 3,50 e início de mais um degrau… até aos 3,80 parece-me.
Apesar de os ATRs andarem um pouco destrambelhados face ao histórico, tem estado bastante previsível.
Apesar de os ATRs andarem um pouco destrambelhados face ao histórico, tem estado bastante previsível.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Gráfico com barras semanais. A última vela ainda está em formação, mas já fez um máximo 3.466 supeior ao máximo da barra anterior (3.460) ... Será esta semana?
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/
- Registado: 12/11/2002 16:18
Rafael Abreu Escreveu:J.f.vieira Escreveu:A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.
Eu tenho posições nas duas com diferentes montantes. Uma maior exposição a mota do que a TD. A minha questão era a seguinte: Quais os fundamente de vender totalmente TD? Quais as conclusões que tira do seu estudo?
Acho que são empresas muitos boas, uma com mais certezas que as outras. Acho que a TD tem um longo percurso, uma grande gestão, que a levantou da lama. Com as obras que estão para vir acho que é uma empresa a ter no portfolio. Claro tem os seus riscos, e até falam de uma entrada no capital, que eu pessoalmente não acredito.
A minha posição na mota a maior do meu portfolio em conjunto com EDP. Quanto a mota acho que temos uma empresa com grande visão para o futuro, alguns percalços pelo caminho como os países latinos, porem têm uma carteira incrível, grande aliado do governo nas obras publicas. A única coisa que acho que falta a mota é o cash rápido, isto é por exemplo venda de casas, obras mais pequenas, que sejam menos logísticas e mais rápidas para termos mais cash a entrar de uma forma rápida. A divida é grande mas totalmente controlada e até ver com uns juros baixos.
São apenas umas opiniões que tenho, porem vejo um grande futuro nas duas, com diferentes taxas de riscos
.....................................................................................
Caro Rafael Abreu
Após acompanhar as notícias e realizar uma análise detalhada, destaco que a Teixeira Duarte tem estado sob escrutínio devido à sua dívida, sendo este um factor que pesa significativamente na minha decisão. Embora a empresa tenha um histórico sólido e uma gestão que já demonstrou resiliência em momentos difíceis, a estrutura e os montantes da sua dívida levantam preocupações sobre a sua sustentabilidade financeira, especialmente num contexto de incerteza económica.
Por outro lado, a Mota‑Engil apresenta-se como uma opção mais favorável. Apesar dos desafios que enfrenta – nomeadamente nos mercados latino-americanos –, a empresa tem uma carteira de encomendas robusta e uma posição estratégica no setor da construção, beneficiando de fortes relações com o Estado e grandes projetos de infraestruturas. Além disso, embora a dívida da Mota‑Engil seja elevada, encontra-se controlada, com custos de financiamento relativamente baixos e uma gestão financeira mais ajustada.
Desta forma, a minha maior exposição à Mota‑Engil prende-se com a verdade de que a empresa tem um potencial de crescimento mais estável e previsível, ao passo que os riscos associados à dívida da Teixeira Duarte tornam a sua evolução mais incerta.
J.f.vieira
J.f.vieira Escreveu:A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.
Eu tenho posições nas duas com diferentes montantes. Uma maior exposição a mota do que a TD. A minha questão era a seguinte: Quais os fundamente de vender totalmente TD? Quais as conclusões que tira do seu estudo?
Acho que são empresas muitos boas, uma com mais certezas que as outras. Acho que a TD tem um longo percurso, uma grande gestão, que a levantou da lama. Com as obras que estão para vir acho que é uma empresa a ter no portfolio. Claro tem os seus riscos, e até falam de uma entrada no capital, que eu pessoalmente não acredito.
A minha posição na mota a maior do meu portfolio em conjunto com EDP. Quanto a mota acho que temos uma empresa com grande visão para o futuro, alguns percalços pelo caminho como os países latinos, porem têm uma carteira incrível, grande aliado do governo nas obras publicas. A única coisa que acho que falta a mota é o cash rápido, isto é por exemplo venda de casas, obras mais pequenas, que sejam menos logísticas e mais rápidas para termos mais cash a entrar de uma forma rápida. A divida é grande mas totalmente controlada e até ver com uns juros baixos.
São apenas umas opiniões que tenho, porem vejo um grande futuro nas duas, com diferentes taxas de riscos

- Registado: 4/11/2024 18:01
A partir de hoje, estou a orientar a carteira de um amigo que me pediu auxílio. Hoje vendi ações da Teixeira Duarte por 0,1545€ e adquiri ações da Mota‑Engil por 3,41€. A decisão foi tomada com base numa análise detalhada do mercado, tendo em conta o potencial de valorização a longo prazo de ambas as empresas.
A Mota-Engil, adquiriu 100% da Empresa Construtora Brasil (ECB), uma das principais empresas do Brasil. Esta transação ocorre 13 anos após a Mota-Engil ter adquirido metade da empresa da família Rezende por €29 milhões (aproximadamente R$180 milhões ao câmbio atual) .
Fundado em 1945 e sediado em Belo Horizonte, o BCE é reconhecido por obras importantes, como o Aeroporto de Londrina (PR), Rodovia Fernão Dias, BR-262 e parte da Ferrovia Carajás, no Pará. Nos últimos anos, a empresa expandiu suas operações para os setores de petróleo e gás e construção submarina, incluindo um contrato de revitalização da malha de gás da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Em 2023, o BCE registrou um faturamento de R$ 1,56 bilião, posicionando-se como a sexta maior construtora do Brasil, segundo a revista "O Empreiteiro" .
O GLOBO
Esta aquisição reforça a posição da Mota-Engil no mercado brasileiro, ampliando sua capacidade operacional e portfólio de projetos. A integração completa do BCE pode proporcionar sinergias operacionais e financeiras, fortalecendo a competitividade da Mota-Engil no setor de construção e infraestrutura no Brasil.
Fundado em 1945 e sediado em Belo Horizonte, o BCE é reconhecido por obras importantes, como o Aeroporto de Londrina (PR), Rodovia Fernão Dias, BR-262 e parte da Ferrovia Carajás, no Pará. Nos últimos anos, a empresa expandiu suas operações para os setores de petróleo e gás e construção submarina, incluindo um contrato de revitalização da malha de gás da Petrobras na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Em 2023, o BCE registrou um faturamento de R$ 1,56 bilião, posicionando-se como a sexta maior construtora do Brasil, segundo a revista "O Empreiteiro" .
O GLOBO
Esta aquisição reforça a posição da Mota-Engil no mercado brasileiro, ampliando sua capacidade operacional e portfólio de projetos. A integração completa do BCE pode proporcionar sinergias operacionais e financeiras, fortalecendo a competitividade da Mota-Engil no setor de construção e infraestrutura no Brasil.
Editado pela última vez por J.f.vieira em 25/3/2025 22:54, num total de 1 vez.
A Mota-Engil comprou a sexta maior empresa de construção do Brasil ?
Actualização com a sessão de hoje incluída. A iteração do AdjTrend que incluo hoje (e que continua a ser experimental) é bastante diferente da que partilhei anteriormente. É internamente mais consistente com o Trend original mas também bastante mais agressiva.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
ASA e a Mota‑Engil fecharam um acordo estratégico com o objetivo de reativar o estatuto internacional dos aeroportos de Tepic e Puerto Escondido, no México. Este acordo prevê investimentos significativos e a modernização das infraestruturas, permitindo a reintrodução de voos internacionais, o que deverá dinamizar o tráfego aéreo e potenciar o turismo e o desenvolvimento económico das respetivas regiões.
Embora o valor do investimento não tenha sido divulgado, regulariza-se que se trata de uma operação de grande dimensão. Para a Mota‑Engil, o acordo representa uma oportunidade de expandir a sua presença no setor aeroportuário internacional, diversificando os seus ativos e reforçando a sua posição estratégica num mercado com elevado potencial de crescimento.
Embora o valor do investimento não tenha sido divulgado, regulariza-se que se trata de uma operação de grande dimensão. Para a Mota‑Engil, o acordo representa uma oportunidade de expandir a sua presença no setor aeroportuário internacional, diversificando os seus ativos e reforçando a sua posição estratégica num mercado com elevado potencial de crescimento.
Não acham que mais importante que a IA é o ex ministro dos negócios estrangeiros, Paulo Portas, que lhe abre portas de qualquer Governo para assinarem facilmente contratos em África e América latina?
A notícia apresenta uma análise positiva e estratégica para a Mota-Engil Global.
A integração de inteligência artificial (IA) a ser utilizada para transformar processos internos, tornando-os mais eficientes. Isto demonstra que a empresa está a apostar na modernização, alinhando-se com as tendências globais de inovação.
Ao adotar soluções de IA, a Mota-Engil pode otimizar sua operação, melhorar a tomada de decisões e reduzir custos operacionais. Essas melhorias são essenciais num mercado competitivo e podem contribuir para a produtividade.
A implementação de tecnologias disruptivas, como a IA, posiciona a empresa como uma organização inovadora e resiliente. Este movimento pode fortalecer a confiança dos investidores, colaboradores e clientes, além de prepará-la para desafios futuros.
Naturalmente, a integração de novas tecnologias requer investimentos iniciais, formação dos colaboradores e uma gestão cuidada da mudança. No entanto, é bem inovador, a vantagem de transformar e modernizar os processos supera esses desafios iniciais.
A notícia é positiva para a Mota-Engil, pois evidencia um compromisso com a inovação e a eficiência operacional, elementos essenciais para manter a competitividade e fomentar o crescimento a longo prazo.
https://www.itinsight.pt/news/transform ... gil-global
A integração de inteligência artificial (IA) a ser utilizada para transformar processos internos, tornando-os mais eficientes. Isto demonstra que a empresa está a apostar na modernização, alinhando-se com as tendências globais de inovação.
Ao adotar soluções de IA, a Mota-Engil pode otimizar sua operação, melhorar a tomada de decisões e reduzir custos operacionais. Essas melhorias são essenciais num mercado competitivo e podem contribuir para a produtividade.
A implementação de tecnologias disruptivas, como a IA, posiciona a empresa como uma organização inovadora e resiliente. Este movimento pode fortalecer a confiança dos investidores, colaboradores e clientes, além de prepará-la para desafios futuros.
Naturalmente, a integração de novas tecnologias requer investimentos iniciais, formação dos colaboradores e uma gestão cuidada da mudança. No entanto, é bem inovador, a vantagem de transformar e modernizar os processos supera esses desafios iniciais.
A notícia é positiva para a Mota-Engil, pois evidencia um compromisso com a inovação e a eficiência operacional, elementos essenciais para manter a competitividade e fomentar o crescimento a longo prazo.
https://www.itinsight.pt/news/transform ... gil-global
Sim.pode acontecer apesar das tarifas de Trump, se os índices forem para cima acompanha. Hoje recuperou quase tudo, 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E assim, acaba mais uma semana, provavelmente está a preparar-se para um salto á vara. . .
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
J.f.vieira Escreveu:Quem quiser, ainda tem tempo de comprar – a tão esperada arrancada está por um fio de cabelo! É isso que penso!
Como dizia o ceguinho: "só não vê quem não quer."
Sim, o comportamento dos ultimos dias mostra que ela não quer mesmo corrigir de maneira nenhuma, e acaba sempre por ganhar força compradora.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Quem quiser, ainda tem tempo de comprar – a tão esperada arrancada está por um fio de cabelo! É isso que penso!
Crissssx Escreveu:Àlvaro Escreveu:A posição curta especula que Trump não levantará as tarifas ao México e se assim for o México entra em recessão.
Finalmente temos o motivo...
O motivo de quê.....?
Sarcástico só porque não se gosta do mensageiro.....ou haverá alguma razoabilidade?
- Registado: 12/4/2021 11:59
Àlvaro Escreveu:A posição curta especula que Trump não levantará as tarifas ao México e se assim for o México entra em recessão.
Finalmente temos o motivo...
- Registado: 22/2/2019 14:19
"Acabou o pilim por uns tempos, mas aproveitei para adquirir mais umas pouquitas das ações da Mota Engil, a 3.326€."