Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
curto a fechar ? ou alguém a adivinhar que os resultados vão ser bons,,noticias e dividendo !!??
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).
O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...
Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.
Acho que está a ficar algo excelente. E estás também a criar um ATR prospectivo

As minhas correções ao Supertrend são baseadas em dilação temporal (torna-o ainda mais apurado) conjugadas com cruzamentos de médias móveis. Com uma pitada de awesome oscilator associado ao RSI, os quais procuram dar o toque mais casuístico (Mota não é EDP para nos restringirmos a Portugal), que penso que consegues pelo teu trabalho na volatilidade. Irei acompanhar sempre que possas.
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Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).
O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...
Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
os resultados de 2024 serão publicados na cmvm às 24:00 de dia 27, ou seja, em menos de 12 horas
habitualmente, aqui o negócios fará a notícia subjacente depois dessa hora

habitualmente, aqui o negócios fará a notícia subjacente depois dessa hora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
jcovas77 Escreveu:ela esta a querer disparar... prognosticos para os resultados de amanha?
Não pode descer muito senão comprometerá a LTA. Passando os 3,15, será óptimo sinal, mas atenção às euforias matinais enquanto continuar a existir a posição short. Tem dado em depressões vespertinas…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:Hoje com um indicador de tendência (wip)...
Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
ela esta a querer disparar... prognosticos para os resultados de amanha? 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Hoje com um indicador de tendência (wip)...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yggy Escreveu:A Mota...nunca falha...toma la mais 2,5% para baixo



embora não ache piada nenhuma, não há meio de regressar às subidas
Mas com o SP500 a levar 1% é surpreendente o comportamento do PSI
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota...nunca falha...toma la mais 2,5% para baixo
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Tal como na NOS, posição vendida na totalidade. Parece-me existir um excesso de otimismo nas bolsas europeias e que a ideia de muitos será a de vender na boa notícia dos resultados. Portanto única posição é uma pequena posição na Martifer, até ver.
As mãos fracas ajudam os abutres a depreciar o valor da empresa...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
JR63 Escreveu:A Mota necessita de noticias frescas. E devem estar para breve. Quando durante semanas se mantem á volta dos 3 euros e com alguém que se tem mantido firme a comprar. apesar dos shorts sempre presentes.
Gigafactory da CALB em Sines?


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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tal como na NOS, posição vendida na totalidade. Parece-me existir um excesso de otimismo nas bolsas europeias e que a ideia de muitos será a de vender na boa notícia dos resultados. Portanto única posição é uma pequena posição na Martifer, até ver. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota necessita de noticias frescas. E devem estar para breve. Quando durante semanas se mantem á volta dos 3 euros e com alguém que se tem mantido firme a comprar. apesar dos shorts sempre presentes.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Veste o capuchinho vermelho e vai lá a baixo ver avó! É a lei da inércia.
se assim fosse, todos os sábados era multimilionário

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Porém quando toda a gente está à espera, sentado, que suba sabem o que acontece? Veste o capuchinho vermelho e vai lá a baixo ver avózinha! É a lei da inércia.
Editado pela última vez por Luzemburg em 24/2/2025 19:56, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Com alguma criatividade " por muad'dib » 23/2/2025 16:48", podemos observar a formação da CHÁVENA e da ASA (ainda dentro do CANAL), que se mantém válido
Com boa vontade também encontramos um TRIANGULO ASCENDENTE.
Assim sendo, tudo indica, a MOTA vai viajar para norte, veremos onde vai parar para reabastecer.
CumPrim/
ValeAquilino
Com boa vontade também encontramos um TRIANGULO ASCENDENTE.
Assim sendo, tudo indica, a MOTA vai viajar para norte, veremos onde vai parar para reabastecer.
CumPrim/
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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
a ambição do mandante está prestes a terminar, devido ao esgotar do tempo.
a zona dos € 3, é muito importante, após análise do gráfico. (período 2023 a 2024)
de setembro de 2024 a janeiro de 2025, o mandante conseguiu acumular, e basta olhar para as comunicações de compras da administração nesse período, é histórico.
estou curioso, para a chegada dos resultados de 2024, já esta semana, e como o mercado os irá mastigar na próxima quarta-feira após as 00:00
próximo traget, zona dos € 3,80, pelo que decorre do cup&handle em desenvolvimento
a zona dos € 3, é muito importante, após análise do gráfico. (período 2023 a 2024)
de setembro de 2024 a janeiro de 2025, o mandante conseguiu acumular, e basta olhar para as comunicações de compras da administração nesse período, é histórico.
estou curioso, para a chegada dos resultados de 2024, já esta semana, e como o mercado os irá mastigar na próxima quarta-feira após as 00:00


Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E acabou assim.
Continuamos a navegar dentro de um Canal "armadilhado", mas a tendência é de subida, e o Canal continua validado, quanto a mim.
Uns Post`s mais atrás, alguém disse que a MOTA estava a andar de lado, bem , é uma opinião.
Espero ver o risco, superior, bem pisado, ainda dentro da próxima semana.
CumPrim/
ValeAquilino
Continuamos a navegar dentro de um Canal "armadilhado", mas a tendência é de subida, e o Canal continua validado, quanto a mim.
Uns Post`s mais atrás, alguém disse que a MOTA estava a andar de lado, bem , é uma opinião.
Espero ver o risco, superior, bem pisado, ainda dentro da próxima semana.
CumPrim/
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A notícia destaca que o investimento total no Porto de Matamoros atingiu 8 mil milhões de pesos, dos quais 1,8 mil milhões estão alocados à Mota‑Engil. A empresa foi a primeira a receber uma concessão para operar um pátio no recinto fiscalizado, com foco no atendimento de aço e de outros insumos industriais. Além disso, foi anunciado que, em março, o grupo Ro‑Ro iniciará operações no porto, reforçando o início das atividades da empresa na região.
Ser a primeira empresa privada a obter a concessão, demonstrar a confiança das autoridades e consolidar o papel de liderança da Mota‑Engil no setor portuário.
O valor de 1,8 mil milhões de pesos evidencia o compromisso financeiro e estratégico da empresa com o desenvolvimento do porto, o que pode se traduzir em ganhos futuros à medida que o projeto se expande.
A chegada do buque Ro‑Ro e a modernização das instalações indicam que o porto passará a operar com maior dinamismo, atraindo ainda mais negócios – o que é benéfico para o portfólio de operações da Mota‑Engil.
A colaboração com as autoridades locais e com outras empresas (como a Woodside Energy, para um pátio especializado em petróleo) pode diversificar os serviços e ampliar a atuação da empresa no mercado de infraestruturas portuárias.
Embora o cenário seja positivo, é importante que a empresa mantenha um rigor na gestão dos riscos operacionais e regulatórios associados a grandes projetos de infraestruturas. A execução dos investimentos e a adaptação às mudanças económicas e políticas serão fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Em resumo, a notícia sinaliza um avanço estratégico para a Mota‑Engil, reforçando a sua presença e potencial de crescimento no setor portuário. Portanto, o impacto da notícia é claramente benéfico para a empresa.
https://www.google.com/amp/s/amp.mileni ... nza-8-mmdp
Ser a primeira empresa privada a obter a concessão, demonstrar a confiança das autoridades e consolidar o papel de liderança da Mota‑Engil no setor portuário.
O valor de 1,8 mil milhões de pesos evidencia o compromisso financeiro e estratégico da empresa com o desenvolvimento do porto, o que pode se traduzir em ganhos futuros à medida que o projeto se expande.
A chegada do buque Ro‑Ro e a modernização das instalações indicam que o porto passará a operar com maior dinamismo, atraindo ainda mais negócios – o que é benéfico para o portfólio de operações da Mota‑Engil.
A colaboração com as autoridades locais e com outras empresas (como a Woodside Energy, para um pátio especializado em petróleo) pode diversificar os serviços e ampliar a atuação da empresa no mercado de infraestruturas portuárias.
Embora o cenário seja positivo, é importante que a empresa mantenha um rigor na gestão dos riscos operacionais e regulatórios associados a grandes projetos de infraestruturas. A execução dos investimentos e a adaptação às mudanças económicas e políticas serão fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Em resumo, a notícia sinaliza um avanço estratégico para a Mota‑Engil, reforçando a sua presença e potencial de crescimento no setor portuário. Portanto, o impacto da notícia é claramente benéfico para a empresa.
https://www.google.com/amp/s/amp.mileni ... nza-8-mmdp
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O governo a escolha do túnel será para gastar muito mais na construção e manutenção ? sendo possível uma ponte é mais barata a construir , mais fácil de manter e de construção mais rápida , é melhor d3 gerir em termos de segurança.
Ha situações que é obrigatório o túnel pela distância , as pontes em Lisboa não impede a passagem de barcos , no aspecto paisagístico, as pontes hoje são obras de artes ,
Ha situações que é obrigatório o túnel pela distância , as pontes em Lisboa não impede a passagem de barcos , no aspecto paisagístico, as pontes hoje são obras de artes ,
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
“Governo vai avançar com túnel rodoviário entre Trafaria e Algés
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai anunciar em breve um megapacote de infraestruturas para o país, que inclui o túnel rodoviário imerso Trafaria-Algés há muito pedido pelos autarcas da margem sul. O plano inclui a terceira travessia sobre o Tejo.”
Jornal Economico 21.02.2025

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai anunciar em breve um megapacote de infraestruturas para o país, que inclui o túnel rodoviário imerso Trafaria-Algés há muito pedido pelos autarcas da margem sul. O plano inclui a terceira travessia sobre o Tejo.”
Jornal Economico 21.02.2025

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:Update com a sessão de hoje (nota: o indicador de volume mantém-se ainda acima dos picos de janeiro, há que ir acompanhando, numa perspectiva de médio/longo-prazo o uptrend, no indicador, vem de outubro basicamente).
está caindo, eventualmente até, resultados !!! Estou fora, ainda






pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Update com a sessão de hoje (nota: o indicador de volume mantém-se ainda acima dos picos de janeiro, há que ir acompanhando, numa perspectiva de médio/longo-prazo o uptrend, no indicador, vem de outubro basicamente).


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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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