Mota Engil - Tópico Geral
Resultados surpresa
À data da publicação deste post ainda só foi divulgada a apresentação de resultados por parte da Mota-Engil, ou seja, ainda não posso fazer uma análise completa aos resultados porque me falta o relatório de contas detalhado.
Mas posso analisar em termos macro:
É de notar que, durante todo o ano passado, os analistas projetavam um dividendo inferior ao de 2023, de apenas 0,12€.
No reverso da medalha, a surpresa no downside foi um aumento da dívida líquida em 47,4% face a 2024, o que foi 21,5% acima do esperado pelos analistas.
Como a dívida bruta "só" cresceu 6,7%, significa que o dinheiro em caixa levou uma machadada valente (e já é o segundo ano consecutivo).
Em parte isto é explicado pelos juros ainda elevados que a Mota pagou o ano passado (7.7%) em princípio isto melhorará para o ano com a descida das taxas de juro.
Mesmo assim o rácio de alavancagem Dívida Bruta / EBITDA decresceu para 3.12x, um decréscimo de 6.5% face ao ano passado, o que é positivo, mantendo-se abaixo do guideline das 4x.
Já o rácio Dívida Líquida / EBITDA, aumentou para os 1,81x, quando o ano passado se situou nos 1,4x e em 2022 nos 1,74x, cresceu portanto 29,2% face ao ano passado, o que é negativo, mas também não é terrível pois este rácio, mesmo assim, encontra-se abaixo do limiar de alavancagem proposto no guidance para 2026, que é de 2x (keep calm e não comecem já a diabolizar a dívida, pois esta continua controlada).
Em conclusão, o ano de 2024 esperava-se de consolidação, com os resultados em linha de equivalência com os do ano passado, mas foram de crescimento e surpreenderam pela positiva.
E notem que foram feitas provisões 54M€ superiores às do ano passado, provavelmente para acautelar as possíveis imparidades na Duro Felguera entre outras coisas preocupantes como a situação em Moçambique.
Não fosse isso o resultado líquido ainda teria sido superior
Preciso de mais dados (i.e. do relatório de contas) para tirar melhores conclusões.
Amanhã os mercados podem reagir de forma apreensiva face ao aumento da dívida líquida, ou de maneira efusiva face ao rácio de surpresa.
(Já desisti de fazer vaticínios de como reagirá o mercado face a bons resultados
)
Mas posso analisar em termos macro:
- Os resultados são bem melhores do que os analistas andaram a projetar durante todo o ano passado, senão vejamos:






É de notar que, durante todo o ano passado, os analistas projetavam um dividendo inferior ao de 2023, de apenas 0,12€.
No reverso da medalha, a surpresa no downside foi um aumento da dívida líquida em 47,4% face a 2024, o que foi 21,5% acima do esperado pelos analistas.
Como a dívida bruta "só" cresceu 6,7%, significa que o dinheiro em caixa levou uma machadada valente (e já é o segundo ano consecutivo).
Em parte isto é explicado pelos juros ainda elevados que a Mota pagou o ano passado (7.7%) em princípio isto melhorará para o ano com a descida das taxas de juro.
Mesmo assim o rácio de alavancagem Dívida Bruta / EBITDA decresceu para 3.12x, um decréscimo de 6.5% face ao ano passado, o que é positivo, mantendo-se abaixo do guideline das 4x.
Já o rácio Dívida Líquida / EBITDA, aumentou para os 1,81x, quando o ano passado se situou nos 1,4x e em 2022 nos 1,74x, cresceu portanto 29,2% face ao ano passado, o que é negativo, mas também não é terrível pois este rácio, mesmo assim, encontra-se abaixo do limiar de alavancagem proposto no guidance para 2026, que é de 2x (keep calm e não comecem já a diabolizar a dívida, pois esta continua controlada).
Em conclusão, o ano de 2024 esperava-se de consolidação, com os resultados em linha de equivalência com os do ano passado, mas foram de crescimento e surpreenderam pela positiva.
E notem que foram feitas provisões 54M€ superiores às do ano passado, provavelmente para acautelar as possíveis imparidades na Duro Felguera entre outras coisas preocupantes como a situação em Moçambique.
Não fosse isso o resultado líquido ainda teria sido superior

Preciso de mais dados (i.e. do relatório de contas) para tirar melhores conclusões.
Amanhã os mercados podem reagir de forma apreensiva face ao aumento da dívida líquida, ou de maneira efusiva face ao rácio de surpresa.
(Já desisti de fazer vaticínios de como reagirá o mercado face a bons resultados

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dividendo Mota 0,1497 €
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Com a sessão de hoje:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
curto a fechar ? ou alguém a adivinhar que os resultados vão ser bons,,noticias e dividendo !!??
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).
O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...
Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.
Acho que está a ficar algo excelente. E estás também a criar um ATR prospectivo

As minhas correções ao Supertrend são baseadas em dilação temporal (torna-o ainda mais apurado) conjugadas com cruzamentos de médias móveis. Com uma pitada de awesome oscilator associado ao RSI, os quais procuram dar o toque mais casuístico (Mota não é EDP para nos restringirmos a Portugal), que penso que consegues pelo teu trabalho na volatilidade. Irei acompanhar sempre que possas.
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Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
Não deverei colocar com regularidade dado que é trabalho em andamento (preciso de analisar melhor como ajustar a sensibilidade, o que é mais/menos benéfico para a generalidade dos cenários). Mas a razão para ele tender a ser mais estável do que o supertrend, por exemplo, é fundamentalmente por sendo ele também volatility-based, utilizar o meu próprio indicador de volatilidade, que é forecast oriented (enquanto que o ATR e STD limitam-se a medir a volatilidade histórica para uma dada janela temporal passada).
O STD tem um lag medonho e o ATR tende a ser um pouco mais sensível a sessões voláteis isoladas, por desenho (o meu tenta antecipar a volatilidade futura com base num modelo autoregressivo; o ATR tende a ser mais sensível a sessões isoladas pela forma como a componente TR é calculada). Em baixo ficam os 3 indicadores de volatilidade mencionados, para comparação. O comportamento do meu aproxima-se mais do ATR, embora a metodologia seja substancialmente diferente. Mas, para resumir, o meu indicador de trend não se assustou dado que ele já esperava mais volatilidade do que, por exemplo, o ATR "antecipava"...
Já agora, os valores do meu têm um significado bem preciso: são valores de volatilidade a um mês (valor este que está anualizado). É exactamente a mesma coisa que o VIX mede/fornece e, sim, o meu indicador tende a fornecer valores parecidos com o VIX para o S&P500, muito embora seja extraído directamente do preço do ativo e não inferido de derivados do ativo.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
os resultados de 2024 serão publicados na cmvm às 24:00 de dia 27, ou seja, em menos de 12 horas
habitualmente, aqui o negócios fará a notícia subjacente depois dessa hora

habitualmente, aqui o negócios fará a notícia subjacente depois dessa hora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
jcovas77 Escreveu:ela esta a querer disparar... prognosticos para os resultados de amanha?
Não pode descer muito senão comprometerá a LTA. Passando os 3,15, será óptimo sinal, mas atenção às euforias matinais enquanto continuar a existir a posição short. Tem dado em depressões vespertinas…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:Hoje com um indicador de tendência (wip)...
Interessante aqui o teu indicador ter acordado bem cedo capturando grande parte da subida, mas mais interessante ainda não se ter assustado com o primeiro reteste aos mínimos
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
ela esta a querer disparar... prognosticos para os resultados de amanha? 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Hoje com um indicador de tendência (wip)...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yggy Escreveu:A Mota...nunca falha...toma la mais 2,5% para baixo



embora não ache piada nenhuma, não há meio de regressar às subidas
Mas com o SP500 a levar 1% é surpreendente o comportamento do PSI
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota...nunca falha...toma la mais 2,5% para baixo
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Tal como na NOS, posição vendida na totalidade. Parece-me existir um excesso de otimismo nas bolsas europeias e que a ideia de muitos será a de vender na boa notícia dos resultados. Portanto única posição é uma pequena posição na Martifer, até ver.
As mãos fracas ajudam os abutres a depreciar o valor da empresa...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
JR63 Escreveu:A Mota necessita de noticias frescas. E devem estar para breve. Quando durante semanas se mantem á volta dos 3 euros e com alguém que se tem mantido firme a comprar. apesar dos shorts sempre presentes.
Gigafactory da CALB em Sines?


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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tal como na NOS, posição vendida na totalidade. Parece-me existir um excesso de otimismo nas bolsas europeias e que a ideia de muitos será a de vender na boa notícia dos resultados. Portanto única posição é uma pequena posição na Martifer, até ver. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota necessita de noticias frescas. E devem estar para breve. Quando durante semanas se mantem á volta dos 3 euros e com alguém que se tem mantido firme a comprar. apesar dos shorts sempre presentes.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Veste o capuchinho vermelho e vai lá a baixo ver avó! É a lei da inércia.
se assim fosse, todos os sábados era multimilionário

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Porém quando toda a gente está à espera, sentado, que suba sabem o que acontece? Veste o capuchinho vermelho e vai lá a baixo ver avózinha! É a lei da inércia.
Editado pela última vez por Luzemburg em 24/2/2025 19:56, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Com alguma criatividade " por muad'dib » 23/2/2025 16:48", podemos observar a formação da CHÁVENA e da ASA (ainda dentro do CANAL), que se mantém válido
Com boa vontade também encontramos um TRIANGULO ASCENDENTE.
Assim sendo, tudo indica, a MOTA vai viajar para norte, veremos onde vai parar para reabastecer.
CumPrim/
ValeAquilino
Com boa vontade também encontramos um TRIANGULO ASCENDENTE.
Assim sendo, tudo indica, a MOTA vai viajar para norte, veremos onde vai parar para reabastecer.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
a ambição do mandante está prestes a terminar, devido ao esgotar do tempo.
a zona dos € 3, é muito importante, após análise do gráfico. (período 2023 a 2024)
de setembro de 2024 a janeiro de 2025, o mandante conseguiu acumular, e basta olhar para as comunicações de compras da administração nesse período, é histórico.
estou curioso, para a chegada dos resultados de 2024, já esta semana, e como o mercado os irá mastigar na próxima quarta-feira após as 00:00
próximo traget, zona dos € 3,80, pelo que decorre do cup&handle em desenvolvimento
a zona dos € 3, é muito importante, após análise do gráfico. (período 2023 a 2024)
de setembro de 2024 a janeiro de 2025, o mandante conseguiu acumular, e basta olhar para as comunicações de compras da administração nesse período, é histórico.
estou curioso, para a chegada dos resultados de 2024, já esta semana, e como o mercado os irá mastigar na próxima quarta-feira após as 00:00


Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
E acabou assim.
Continuamos a navegar dentro de um Canal "armadilhado", mas a tendência é de subida, e o Canal continua validado, quanto a mim.
Uns Post`s mais atrás, alguém disse que a MOTA estava a andar de lado, bem , é uma opinião.
Espero ver o risco, superior, bem pisado, ainda dentro da próxima semana.
CumPrim/
ValeAquilino
Continuamos a navegar dentro de um Canal "armadilhado", mas a tendência é de subida, e o Canal continua validado, quanto a mim.
Uns Post`s mais atrás, alguém disse que a MOTA estava a andar de lado, bem , é uma opinião.
Espero ver o risco, superior, bem pisado, ainda dentro da próxima semana.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A notícia destaca que o investimento total no Porto de Matamoros atingiu 8 mil milhões de pesos, dos quais 1,8 mil milhões estão alocados à Mota‑Engil. A empresa foi a primeira a receber uma concessão para operar um pátio no recinto fiscalizado, com foco no atendimento de aço e de outros insumos industriais. Além disso, foi anunciado que, em março, o grupo Ro‑Ro iniciará operações no porto, reforçando o início das atividades da empresa na região.
Ser a primeira empresa privada a obter a concessão, demonstrar a confiança das autoridades e consolidar o papel de liderança da Mota‑Engil no setor portuário.
O valor de 1,8 mil milhões de pesos evidencia o compromisso financeiro e estratégico da empresa com o desenvolvimento do porto, o que pode se traduzir em ganhos futuros à medida que o projeto se expande.
A chegada do buque Ro‑Ro e a modernização das instalações indicam que o porto passará a operar com maior dinamismo, atraindo ainda mais negócios – o que é benéfico para o portfólio de operações da Mota‑Engil.
A colaboração com as autoridades locais e com outras empresas (como a Woodside Energy, para um pátio especializado em petróleo) pode diversificar os serviços e ampliar a atuação da empresa no mercado de infraestruturas portuárias.
Embora o cenário seja positivo, é importante que a empresa mantenha um rigor na gestão dos riscos operacionais e regulatórios associados a grandes projetos de infraestruturas. A execução dos investimentos e a adaptação às mudanças económicas e políticas serão fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Em resumo, a notícia sinaliza um avanço estratégico para a Mota‑Engil, reforçando a sua presença e potencial de crescimento no setor portuário. Portanto, o impacto da notícia é claramente benéfico para a empresa.
https://www.google.com/amp/s/amp.mileni ... nza-8-mmdp
Ser a primeira empresa privada a obter a concessão, demonstrar a confiança das autoridades e consolidar o papel de liderança da Mota‑Engil no setor portuário.
O valor de 1,8 mil milhões de pesos evidencia o compromisso financeiro e estratégico da empresa com o desenvolvimento do porto, o que pode se traduzir em ganhos futuros à medida que o projeto se expande.
A chegada do buque Ro‑Ro e a modernização das instalações indicam que o porto passará a operar com maior dinamismo, atraindo ainda mais negócios – o que é benéfico para o portfólio de operações da Mota‑Engil.
A colaboração com as autoridades locais e com outras empresas (como a Woodside Energy, para um pátio especializado em petróleo) pode diversificar os serviços e ampliar a atuação da empresa no mercado de infraestruturas portuárias.
Embora o cenário seja positivo, é importante que a empresa mantenha um rigor na gestão dos riscos operacionais e regulatórios associados a grandes projetos de infraestruturas. A execução dos investimentos e a adaptação às mudanças económicas e políticas serão fundamentais para o sucesso a longo prazo.
Em resumo, a notícia sinaliza um avanço estratégico para a Mota‑Engil, reforçando a sua presença e potencial de crescimento no setor portuário. Portanto, o impacto da notícia é claramente benéfico para a empresa.
https://www.google.com/amp/s/amp.mileni ... nza-8-mmdp
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O governo a escolha do túnel será para gastar muito mais na construção e manutenção ? sendo possível uma ponte é mais barata a construir , mais fácil de manter e de construção mais rápida , é melhor d3 gerir em termos de segurança.
Ha situações que é obrigatório o túnel pela distância , as pontes em Lisboa não impede a passagem de barcos , no aspecto paisagístico, as pontes hoje são obras de artes ,
Ha situações que é obrigatório o túnel pela distância , as pontes em Lisboa não impede a passagem de barcos , no aspecto paisagístico, as pontes hoje são obras de artes ,
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