Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:Rolling, obrigado pelas excelentes contribuições que tem trazido para este tópico, mas receio que algumas respostas não passem de perda de tempo, e que a longo prazo acabam por causar desgaste. É ler, sorrir e seguir em frente.
Olá tami,
Concordo com essa visão e aplico-a a grande parte dos comentários que leio. Vim dos fóruns do investing.com onde se escreve o maior número de barbaridades por "metro quadrado", por isso tenho uma grande "capacidade de filtro".
Porém foristas como o muad'dib, na minha opinião, têm de ter as suas opiniões confrontadas pois são de interpretação dúbia, cheias de inuendos e, na minha opinião, por vezes embuídas de mensagens subreptícias e alguma malícia velada.
Não é por assobiarmos para o lado que este tipo de comentários desaparecem, bem pelo contrário, serão em maior número.
Neste contexto não considero perda de tempo estar a desmontar as teorias da conspiração do muad'dib, não vão estas levar algum outro forista ao engano.
Mas esta é só a minha opinião, ou aliás, a minha "perceção "

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Volume muito elevado até meio da manhã, a levar a cotação até aos 3€, e posterior quebra acentuada no volume, que fez descair o valor da cotada. Alguém aproveitou para reforçar bastante, mas a egl continua muito imprevisivel para quem tenta fazer trading de curto prazo, amanhã pode ser outro dia completamente diferente.
- Mensagens: 485
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling, obrigado pelas excelentes contribuições que tem trazido para este tópico, mas receio que algumas respostas não passem de perda de tempo, e que a longo prazo acabam por causar desgaste. É ler, sorrir e seguir em frente. 

- Mensagens: 485
- Registado: 28/12/2015 16:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral
muad'dib Escreveu:O desempenho de Portugal foi um dos piores da Europa Ocidental, com uma queda de 4 pontos na pontuação e a perda de 9 posições no ranking global. Este é o pior resultado desde que o Índice começou a ser publicado em 2012 e reflete um declínio contínuo desde 2015.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2024/
Avaliação negativa devido a nepotismo, favoritismo político e financiamento partidário pouco transparente.
entre outros.....
![]()
estamos ao nível do BOTSWANA e RWANDA
Não querendo diminuir o impacto que a Transperancy International alega ter tido desde que foi criada, o que é certo é que este índice é anedótico pois baseia-se em perceções e não em estatísticas ou factos concretos e irrefutáveis:
In transparencia.pt
O Índice de Perceção da Corrupção (CPI) foi criado pela Transparency International em 1995 e é, desde então, uma referência na análise do fenómeno da corrupção, a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público.
Este índice é tão "transparente" que não revela as fontes, ou seja não diz quem são os "especialistas e executivos de negócios", vai na volta são os muad'dibs cá/lá do sítio.
Se a perceção de corrupção aumentou se calhar deve-se ao facto de termos mais (mega) processos de corrupção e mais mediatização em torno dos mesmos.
É que no século passado (1900 a 2000) provavelmente as falcatruas eram tantas (ou mais) só que nunca sequer chegavam a processos de acusação e/ou aos media.
muad'dib Escreveu:e não julguem que é off toppic!
Neste contexto, dizer que esse post é offtopic é um eufemismo muad'dib... mas trata-se da minha perceção e, como todas as perceções, corre o risco de estar errada

Re: Mota Engil - Tópico Geral
O desempenho de Portugal foi um dos piores da Europa Ocidental, com uma queda de 4 pontos na pontuação e a perda de 9 posições no ranking global. Este é o pior resultado desde que o Índice começou a ser publicado em 2012 e reflete um declínio contínuo desde 2015.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2024/

Avaliação negativa devido a nepotismo, favoritismo político e financiamento partidário pouco transparente.
entre outros.....

estamos ao nível do BOTSWANA e RWANDA
e não julguem que é off toppic!

Re: Mota Engil - Tópico Geral
já dava para reentrar...mas nestes dias....ainda é possível que feche a cair !!
- Mensagens: 766
- Registado: 3/7/2023 13:03
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
São Gabriel Escreveu:SalvaFP Escreveu:aproveitar para sair !!??
Tb estava a pensar nisso ... o meu coração não aguenta ...
Isto é para pessoal sem coração.
CumPrim/
Vale Aquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:aproveitar para sair !!??
Tb estava a pensar nisso ... o meu coração não aguenta ...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Apenas prova qe análise técnica na bolsa de valores não é uma ciência exata, e diferentes analistas podem interpretar o mesmo gráfico de maneiras opostas .
E depois muita humildade probabilidades, não são certezas !
E depois muita humildade probabilidades, não são certezas !
- Mensagens: 1440
- Registado: 9/9/2013 15:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
aproveitar para sair !!??
- Mensagens: 766
- Registado: 3/7/2023 13:03
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:Parece que vai continuar a descer ...
Não entendo como tira essa conclusão desse gráfico Lusitanus.
Se o preço está sustentado pela linha de tendência que traçou e o fecho de ontem foi acima dessa linha de suporte, a probabilidade é que a cotação continue a subir guiada por essa tendência de curto prazo que se formou desde novembro passado.
O mínimo do dia de ontem ter passado abaixo da linha de suporte explica-se pela ativação de stops que muitos investidores terão colocado, mas é sempre mais relevante traçar as linhas pelos fechos do que pelos mínimos.
Como o trend=friend escreveu ontem, se a Mota perde esta zona de suporte, lá se vai a recuperação, esperemos que recupere e faça um breakout do padrão emergente que referi neste post onteontem.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Parece que vai continuar a descer ...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
seria de esperar um movimento contrário de quem entende existir desfazamento da cotação face ao seu real valor, i.e., da administração e acionistas core.
os homens da administração da mota estão a "trabalhar / estudar" com um "cem/sem" número de advogados, o que fazer para aportar valor ao património da sociedade...

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)
Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!
Esse tem sido um dado.
Mas com o efeito da tão propalada manipulação short, e as suas consequências sobre um mercado de pouco volume, seria de esperar um movimento contrário de quem entende existir desfazamento da cotação face ao seu real valor, i.e., da administração e acionistas core.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Mensagens: 4445
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)
Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Empresas de Construção Veem Crescer Oportunidades com Crises Climáticas e Guerras...
As grandes empresas de construção, como a Mota-Engil, podem enfrentar um futuro promissor face aos desafios globais atuais. As mudanças climáticas e os conflitos armados, como as que ocorrem na Ucrânia e em Gaza, estão a gerar uma crescente necessidade de reconstrução de infraestruturas, o que poderá resultar em novas oportunidades de negócio para o setor.
Os conflitos em curso têm cidades inteiras devastadas, destruindo estradas, pontes, edifícios residenciais e infraestruturas críticas. Na Ucrânia, estima-se que os danos superem centenas de biliões de euros, criando um mercado gigantesco para empresas de construção que possam participar no país após o fim da guerra. O mesmo se aplica a Gaza, onde os bombardeios reduziram vastas áreas a escombros, o que exigiu um esforço maciço de proteção.
Empresas como a Mota-Engil, que já têm presença internacional e experiência em grandes projetos de infraestrutura, poderão disputar contratos nestas regiões, seja através de financiamento europeu, norte-americano ou de organizações multilaterais como o Banco Mundial e o FMI.
Mudanças Climáticas e Obras de Infraestrutura
Além das guerras, os efeitos das alterações climáticas também impulsionaram a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura. O aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, as tempestades mais violentas e os incêndios florestais obrigam os governos a reforçar as suas cidades e a adaptar as infraestruturas às novas realidades climáticas.
Construção de barreiras contra inundações e reforço de diques.
Reforço ou supervisão de edifícios destruídos por catástrofes naturais.
Desenvolvimento de infraestruturas de energia renovável, como parques eólicos e solares.
Requalificação de redes de transporte para suportar eventos climáticos extremos.
Muitas dessas obras já foram financiadas por fundos europeus, pelo Banco Mundial e por iniciativas de recuperação económica pós-COVID, onde grandes construtoras como a Mota-Engil podem ter um papel de destaque.
Embora os desafios humanitários sejam imensos, o setor da construção poderá beneficiar da necessidade urgente de reforço e adaptação. Empresas bem posicionadas, com capacidade de operação internacional e experiência em grandes projetos, têm um futuro risonho pela frente.
No entanto, estes contratos também envolvem desafios, como a instabilidade política, dificuldades logísticas e concorrência feroz. Mas, para as construtoras com visão estratégica, as próximas décadas prometem ser de intensa atividade e crescimento.
As grandes empresas de construção, como a Mota-Engil, podem enfrentar um futuro promissor face aos desafios globais atuais. As mudanças climáticas e os conflitos armados, como as que ocorrem na Ucrânia e em Gaza, estão a gerar uma crescente necessidade de reconstrução de infraestruturas, o que poderá resultar em novas oportunidades de negócio para o setor.
Os conflitos em curso têm cidades inteiras devastadas, destruindo estradas, pontes, edifícios residenciais e infraestruturas críticas. Na Ucrânia, estima-se que os danos superem centenas de biliões de euros, criando um mercado gigantesco para empresas de construção que possam participar no país após o fim da guerra. O mesmo se aplica a Gaza, onde os bombardeios reduziram vastas áreas a escombros, o que exigiu um esforço maciço de proteção.
Empresas como a Mota-Engil, que já têm presença internacional e experiência em grandes projetos de infraestrutura, poderão disputar contratos nestas regiões, seja através de financiamento europeu, norte-americano ou de organizações multilaterais como o Banco Mundial e o FMI.
Mudanças Climáticas e Obras de Infraestrutura
Além das guerras, os efeitos das alterações climáticas também impulsionaram a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura. O aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, as tempestades mais violentas e os incêndios florestais obrigam os governos a reforçar as suas cidades e a adaptar as infraestruturas às novas realidades climáticas.
Construção de barreiras contra inundações e reforço de diques.
Reforço ou supervisão de edifícios destruídos por catástrofes naturais.
Desenvolvimento de infraestruturas de energia renovável, como parques eólicos e solares.
Requalificação de redes de transporte para suportar eventos climáticos extremos.
Muitas dessas obras já foram financiadas por fundos europeus, pelo Banco Mundial e por iniciativas de recuperação económica pós-COVID, onde grandes construtoras como a Mota-Engil podem ter um papel de destaque.
Embora os desafios humanitários sejam imensos, o setor da construção poderá beneficiar da necessidade urgente de reforço e adaptação. Empresas bem posicionadas, com capacidade de operação internacional e experiência em grandes projetos, têm um futuro risonho pela frente.
No entanto, estes contratos também envolvem desafios, como a instabilidade política, dificuldades logísticas e concorrência feroz. Mas, para as construtoras com visão estratégica, as próximas décadas prometem ser de intensa atividade e crescimento.
Editado pela última vez por J.f.vieira em 11/2/2025 14:55, num total de 1 vez.
- Mensagens: 379
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Presidente colombiano pede demissão de todos os ministros
https://expresso.pt/internacional/ameri ... s-d931e7fa

4 grupos internacionales presentaron solicitudes para construir Línea 2 del Metro
https://paginaweb.metrodebogota.gov.co/ ... tro-bogota

Dos consorcios chinos quedaron por fuera de la construcción de la segunda línea del metro de Bogotá: una sola empresa controlaba las dos firmas
CCCC - MOTA

“El límite para presentar propuestas es el 20 de junio de 2025, y la adjudicación está prevista para noviembre de este año”
https://www.semana.com/nacion/bogota/ar ... ad/202511/
lá para o final do ano, a colômbia começa a pagar em branca

Re: Mota Engil - Tópico Geral
vender com esta pressa, num mercado verde...SHORT ataque
- Mensagens: 766
- Registado: 3/7/2023 13:03
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Mensagens: 4445
- Registado: 27/8/2013 19:39
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lá vamos nós outra vez..... 

- Mensagens: 332
- Registado: 12/4/2021 11:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dado o pouco numero ações dispersas, com um resultado dentro do esperado e o anuncio de um dividendo semelhante ao ano anterior , julgo que a Mota pode subir..
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
- Mensagens: 766
- Registado: 3/7/2023 13:03
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia![]()
( o muad'dib que não me ouça/leia
)
No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
A composição dos consórcios pode, de fato, influenciar a decisão final, especialmente quando há um forte interesse em empresas locais privilegiadas. Embora o processo tenha sido transparente, a escolha do vencedor pode não ser totalmente imparcial nesse sentido.
No entanto, a adjudicação fortaleceria o pipeline de obras da empresa e fortaleceria a presença na Colômbia, o que é sempre estratégico para o crescimento na região.
De acordo com a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), o valor total do contrato para a operação e manutenção do corredor férreo La Dorada-Chiriguaná é de 3,3 bilhões de pesos colombianos, distribuídos da seguinte forma: 2,6 bilhões em Capex (bens de capital, como maquinaria, equipamentos e terrenos) e 795 bilhões em Opex (gastos operacionais)
Considerando a taxa de câmbio atual, onde 1 dólar americano equivale a aproximadamente 4,123 pesos colombianos, o valor total do contrato seria cerca de 800 milhões de dólares americanos.
Portanto, a participação da Mota Engil Colômbia, com uma cota de 50% + 25%, corresponderia a aproximadamente 600 milhões de dólares americanos.
Vamos aguardar até abril para ver o desfecho.
- Mensagens: 379
- Registado: 29/11/2007 3:59
Padrão Emergente
Tecnicamente parece-me que, no gráfico diário, se está a formar um "Ascending Triangle" que, por definição, é considerado um padrão de continuação (de subida neste caso).
Já temos os dois clássicos swing highs e swing lows, pelo que, a ser testada novamente a resistência dos 3.07€, se o fecho for acima deste valor, teremos um breakout pelo upside e a projeção clássica é a de uma subida, desde o ponto do breakout, equivalente à distância da base, que objetivamente se encontra nos 3,451€ (e curiosamente serviu de suporte entre junho e julho do ano passado.
Claro que o breakout pode ser pelo downside (há que preparar stop losses, just in case), mas ... como costumo dizer, keep calm and hope for the best.
Já temos os dois clássicos swing highs e swing lows, pelo que, a ser testada novamente a resistência dos 3.07€, se o fecho for acima deste valor, teremos um breakout pelo upside e a projeção clássica é a de uma subida, desde o ponto do breakout, equivalente à distância da base, que objetivamente se encontra nos 3,451€ (e curiosamente serviu de suporte entre junho e julho do ano passado.
Claro que o breakout pode ser pelo downside (há que preparar stop losses, just in case), mas ... como costumo dizer, keep calm and hope for the best.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Sinedrio Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:
(...)
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
(...)
A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.
Sinedrio, a estrutura das participadas e subsidiárias da Mota Engil não é nada linear, mas efetivamente tem razão no que disse (quem errou fui eu).
A "Colombia ME S.A.S. ("Colombia ME")" é detida a 99% pela "ME Latin America BV" e a 1% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção"
Já a "Mota-Engil Colômbia, S.A.S. ("Mota-Engil Colômbia")" é detida a 9.2% pela "Mota-Engil Engenharia e Construção" e a 90.80% pela "Mota-Engil Latin America BV"
Pelo RC de 2023, a "Mota-Engil Latin America BV" não apresenta interesses que não controlam reportados, pelo que creio se pode assumir que é controlada a 100% pelo Grupo.
Eu assumi, erradamente, que o controle da Mota Engil Colômbia era a 51% (tal como acontece com a Mota Engil México), daí ter feito aquelas contas.
Portanto sim, o Grupo Mota-Engil, ficaria com 75% dos 600 milhões de euros, i.e. 450 milhões de euros se tiver aquela obra adjudicada.
Sinedrio Escreveu:A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...
Calma lá com os "cavalos" Sinedrio, assumir que a Mota vai ganhar o concurso da Colômbia já é um salto de fé (apesar de estar bem posicionada), assumir que vai "entrar na obra" do aeroporto ou da nova ponte já é exagero, convém ficar com os pés assentes na terra, a concorrência será feroz e nada é garantido... Portugal não é a Colômbia.
Aliás, nem sequer é ainda garantido que a Mota fique com o segundo troço do TGV dado que, apesar de ter sido a única a apresentar proposta, excedeu o valor inscrito no caderno de encargos e a Infraestruturas de Portugal pode voltar a lançar outro concurso (o que acho bastante provável).
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 10/2/2025 0:56, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia![]()
( o muad'dib que não me ouça/leia
)
No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
A Mota tem 50%, mais 25% de uma subsidiária sua. Portanto terá indirectamente 75% do valor da obra.
A brincar a brincar, a Mota já tem de si uma enorme carteira e em Portugal onde já consta um TGV, pode vir a entrar na obra de um aeroporto e uma nova ponte sobre o Tejo muito brevemente...
- Mensagens: 374
- Registado: 20/11/2015 17:22
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, cftomas, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Heldroo, HFCA, iniciado1, latbal, luislobs, PMP69, trend=friend e 158 visitantes