Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Devagar, devagarinho, segue o seu caminho. . .
CumPrim/
ValeAquilino

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Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
perda de tempo estar a desmontar as teorias da conspiração do muad'dib, não vão estas levar algum outro forista ao engano.
desmontar? primeiro precisa a mota, efectivamente, montar os processos com recurso a especialistas no direito, no sentido de aportar ao preço da empresa em bolsa, por conseguinte, ao seu património

pois apenas afirmar "ad aeternum" que o preço da empresa em bolsa não espelha a verdade material da sociedade, é curto.
talvez por ser curto, é que os curtos, entraram curto

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Consórcio da Mota-Engil excluído do concurso para o segundo troço da alta velocidade - Transportes - Jornal de Negócios
O consórcio Lusolav tinha entregue a única proposta ao concurso para o troço da alta velocidade entre Oiã e Soure, mas o júri concluiu, no relatório preliminar, que não cumpre o caderno de encargos. O agrupamento tem agora 10 dias para se pronunciar.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
tami Escreveu:Rolling, obrigado pelas excelentes contribuições que tem trazido para este tópico, mas receio que algumas respostas não passem de perda de tempo, e que a longo prazo acabam por causar desgaste. É ler, sorrir e seguir em frente.
Olá tami,
Concordo com essa visão e aplico-a a grande parte dos comentários que leio. Vim dos fóruns do investing.com onde se escreve o maior número de barbaridades por "metro quadrado", por isso tenho uma grande "capacidade de filtro".
Porém foristas como o muad'dib, na minha opinião, têm de ter as suas opiniões confrontadas pois são de interpretação dúbia, cheias de inuendos e, na minha opinião, por vezes embuídas de mensagens subreptícias e alguma malícia velada.
Não é por assobiarmos para o lado que este tipo de comentários desaparecem, bem pelo contrário, serão em maior número.
Neste contexto não considero perda de tempo estar a desmontar as teorias da conspiração do muad'dib, não vão estas levar algum outro forista ao engano.
Mas esta é só a minha opinião, ou aliás, a minha "perceção "

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Volume muito elevado até meio da manhã, a levar a cotação até aos 3€, e posterior quebra acentuada no volume, que fez descair o valor da cotada. Alguém aproveitou para reforçar bastante, mas a egl continua muito imprevisivel para quem tenta fazer trading de curto prazo, amanhã pode ser outro dia completamente diferente.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling, obrigado pelas excelentes contribuições que tem trazido para este tópico, mas receio que algumas respostas não passem de perda de tempo, e que a longo prazo acabam por causar desgaste. É ler, sorrir e seguir em frente. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
muad'dib Escreveu:O desempenho de Portugal foi um dos piores da Europa Ocidental, com uma queda de 4 pontos na pontuação e a perda de 9 posições no ranking global. Este é o pior resultado desde que o Índice começou a ser publicado em 2012 e reflete um declínio contínuo desde 2015.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2024/
Avaliação negativa devido a nepotismo, favoritismo político e financiamento partidário pouco transparente.
entre outros.....
![]()
estamos ao nível do BOTSWANA e RWANDA
Não querendo diminuir o impacto que a Transperancy International alega ter tido desde que foi criada, o que é certo é que este índice é anedótico pois baseia-se em perceções e não em estatísticas ou factos concretos e irrefutáveis:
In transparencia.pt
O Índice de Perceção da Corrupção (CPI) foi criado pela Transparency International em 1995 e é, desde então, uma referência na análise do fenómeno da corrupção, a partir da perceção de especialistas e executivos de negócios sobre os níveis de corrupção no setor público.
Este índice é tão "transparente" que não revela as fontes, ou seja não diz quem são os "especialistas e executivos de negócios", vai na volta são os muad'dibs cá/lá do sítio.
Se a perceção de corrupção aumentou se calhar deve-se ao facto de termos mais (mega) processos de corrupção e mais mediatização em torno dos mesmos.
É que no século passado (1900 a 2000) provavelmente as falcatruas eram tantas (ou mais) só que nunca sequer chegavam a processos de acusação e/ou aos media.
muad'dib Escreveu:e não julguem que é off toppic!
Neste contexto, dizer que esse post é offtopic é um eufemismo muad'dib... mas trata-se da minha perceção e, como todas as perceções, corre o risco de estar errada

Re: Mota Engil - Tópico Geral
O desempenho de Portugal foi um dos piores da Europa Ocidental, com uma queda de 4 pontos na pontuação e a perda de 9 posições no ranking global. Este é o pior resultado desde que o Índice começou a ser publicado em 2012 e reflete um declínio contínuo desde 2015.
https://transparencia.pt/indice-de-perc ... pcao-2024/

Avaliação negativa devido a nepotismo, favoritismo político e financiamento partidário pouco transparente.
entre outros.....

estamos ao nível do BOTSWANA e RWANDA
e não julguem que é off toppic!

Re: Mota Engil - Tópico Geral
já dava para reentrar...mas nestes dias....ainda é possível que feche a cair !!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
São Gabriel Escreveu:SalvaFP Escreveu:aproveitar para sair !!??
Tb estava a pensar nisso ... o meu coração não aguenta ...
Isto é para pessoal sem coração.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:aproveitar para sair !!??
Tb estava a pensar nisso ... o meu coração não aguenta ...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Apenas prova qe análise técnica na bolsa de valores não é uma ciência exata, e diferentes analistas podem interpretar o mesmo gráfico de maneiras opostas .
E depois muita humildade probabilidades, não são certezas !
E depois muita humildade probabilidades, não são certezas !
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
aproveitar para sair !!??
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:Parece que vai continuar a descer ...
Não entendo como tira essa conclusão desse gráfico Lusitanus.
Se o preço está sustentado pela linha de tendência que traçou e o fecho de ontem foi acima dessa linha de suporte, a probabilidade é que a cotação continue a subir guiada por essa tendência de curto prazo que se formou desde novembro passado.
O mínimo do dia de ontem ter passado abaixo da linha de suporte explica-se pela ativação de stops que muitos investidores terão colocado, mas é sempre mais relevante traçar as linhas pelos fechos do que pelos mínimos.
Como o trend=friend escreveu ontem, se a Mota perde esta zona de suporte, lá se vai a recuperação, esperemos que recupere e faça um breakout do padrão emergente que referi neste post onteontem.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Parece que vai continuar a descer ...
Re: Mota Engil - Tópico Geral
seria de esperar um movimento contrário de quem entende existir desfazamento da cotação face ao seu real valor, i.e., da administração e acionistas core.
os homens da administração da mota estão a "trabalhar / estudar" com um "cem/sem" número de advogados, o que fazer para aportar valor ao património da sociedade...

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)
Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!
Esse tem sido um dado.
Mas com o efeito da tão propalada manipulação short, e as suas consequências sobre um mercado de pouco volume, seria de esperar um movimento contrário de quem entende existir desfazamento da cotação face ao seu real valor, i.e., da administração e acionistas core.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece. (...)
Parece é que o mercado acionista não acredita na empresa!
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Empresas de Construção Veem Crescer Oportunidades com Crises Climáticas e Guerras...
As grandes empresas de construção, como a Mota-Engil, podem enfrentar um futuro promissor face aos desafios globais atuais. As mudanças climáticas e os conflitos armados, como as que ocorrem na Ucrânia e em Gaza, estão a gerar uma crescente necessidade de reconstrução de infraestruturas, o que poderá resultar em novas oportunidades de negócio para o setor.
Os conflitos em curso têm cidades inteiras devastadas, destruindo estradas, pontes, edifícios residenciais e infraestruturas críticas. Na Ucrânia, estima-se que os danos superem centenas de biliões de euros, criando um mercado gigantesco para empresas de construção que possam participar no país após o fim da guerra. O mesmo se aplica a Gaza, onde os bombardeios reduziram vastas áreas a escombros, o que exigiu um esforço maciço de proteção.
Empresas como a Mota-Engil, que já têm presença internacional e experiência em grandes projetos de infraestrutura, poderão disputar contratos nestas regiões, seja através de financiamento europeu, norte-americano ou de organizações multilaterais como o Banco Mundial e o FMI.
Mudanças Climáticas e Obras de Infraestrutura
Além das guerras, os efeitos das alterações climáticas também impulsionaram a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura. O aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, as tempestades mais violentas e os incêndios florestais obrigam os governos a reforçar as suas cidades e a adaptar as infraestruturas às novas realidades climáticas.
Construção de barreiras contra inundações e reforço de diques.
Reforço ou supervisão de edifícios destruídos por catástrofes naturais.
Desenvolvimento de infraestruturas de energia renovável, como parques eólicos e solares.
Requalificação de redes de transporte para suportar eventos climáticos extremos.
Muitas dessas obras já foram financiadas por fundos europeus, pelo Banco Mundial e por iniciativas de recuperação económica pós-COVID, onde grandes construtoras como a Mota-Engil podem ter um papel de destaque.
Embora os desafios humanitários sejam imensos, o setor da construção poderá beneficiar da necessidade urgente de reforço e adaptação. Empresas bem posicionadas, com capacidade de operação internacional e experiência em grandes projetos, têm um futuro risonho pela frente.
No entanto, estes contratos também envolvem desafios, como a instabilidade política, dificuldades logísticas e concorrência feroz. Mas, para as construtoras com visão estratégica, as próximas décadas prometem ser de intensa atividade e crescimento.
As grandes empresas de construção, como a Mota-Engil, podem enfrentar um futuro promissor face aos desafios globais atuais. As mudanças climáticas e os conflitos armados, como as que ocorrem na Ucrânia e em Gaza, estão a gerar uma crescente necessidade de reconstrução de infraestruturas, o que poderá resultar em novas oportunidades de negócio para o setor.
Os conflitos em curso têm cidades inteiras devastadas, destruindo estradas, pontes, edifícios residenciais e infraestruturas críticas. Na Ucrânia, estima-se que os danos superem centenas de biliões de euros, criando um mercado gigantesco para empresas de construção que possam participar no país após o fim da guerra. O mesmo se aplica a Gaza, onde os bombardeios reduziram vastas áreas a escombros, o que exigiu um esforço maciço de proteção.
Empresas como a Mota-Engil, que já têm presença internacional e experiência em grandes projetos de infraestrutura, poderão disputar contratos nestas regiões, seja através de financiamento europeu, norte-americano ou de organizações multilaterais como o Banco Mundial e o FMI.
Mudanças Climáticas e Obras de Infraestrutura
Além das guerras, os efeitos das alterações climáticas também impulsionaram a necessidade de investimentos massivos em infraestrutura. O aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, as tempestades mais violentas e os incêndios florestais obrigam os governos a reforçar as suas cidades e a adaptar as infraestruturas às novas realidades climáticas.
Construção de barreiras contra inundações e reforço de diques.
Reforço ou supervisão de edifícios destruídos por catástrofes naturais.
Desenvolvimento de infraestruturas de energia renovável, como parques eólicos e solares.
Requalificação de redes de transporte para suportar eventos climáticos extremos.
Muitas dessas obras já foram financiadas por fundos europeus, pelo Banco Mundial e por iniciativas de recuperação económica pós-COVID, onde grandes construtoras como a Mota-Engil podem ter um papel de destaque.
Embora os desafios humanitários sejam imensos, o setor da construção poderá beneficiar da necessidade urgente de reforço e adaptação. Empresas bem posicionadas, com capacidade de operação internacional e experiência em grandes projetos, têm um futuro risonho pela frente.
No entanto, estes contratos também envolvem desafios, como a instabilidade política, dificuldades logísticas e concorrência feroz. Mas, para as construtoras com visão estratégica, as próximas décadas prometem ser de intensa atividade e crescimento.
Editado pela última vez por J.f.vieira em 11/2/2025 14:55, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Presidente colombiano pede demissão de todos os ministros
https://expresso.pt/internacional/ameri ... s-d931e7fa

4 grupos internacionales presentaron solicitudes para construir Línea 2 del Metro
https://paginaweb.metrodebogota.gov.co/ ... tro-bogota

Dos consorcios chinos quedaron por fuera de la construcción de la segunda línea del metro de Bogotá: una sola empresa controlaba las dos firmas
CCCC - MOTA

“El límite para presentar propuestas es el 20 de junio de 2025, y la adjudicación está prevista para noviembre de este año”
https://www.semana.com/nacion/bogota/ar ... ad/202511/
lá para o final do ano, a colômbia começa a pagar em branca

Re: Mota Engil - Tópico Geral
vender com esta pressa, num mercado verde...SHORT ataque
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pois..
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
E se perde esta zona aqui, lá se vai a recuperação (controlada, mas ainda assim recuperação).
Não há maneira de a empresa acreditar em si própria, parece.
Se os lucros vão rondar 100 milhões e o payout é 50/75%, uns 60 milhões para dividendos, vá, ou 0,2 cêntimos por ação, por que não manter o dividendo na zona de 0,10 e alocar os restantes 0,10 ou 30 milhões para compras massivas num par de dias? Acabavam logo os shorts.
Estranho que não façam nada.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lá vamos nós outra vez..... 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dado o pouco numero ações dispersas, com um resultado dentro do esperado e o anuncio de um dividendo semelhante ao ano anterior , julgo que a Mota pode subir..
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
Factores como o aeroporto, a nova ponte que começa a sair do papel, obras na Colômbia etc.. ou até alguma venda de ativos, que um analista diz poder acrescentar 1 euro á ação pode fazer uma viagem de volta aos 5 euros
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:
Bem provável j.f.viera.
É que, a avaliar a composição dos consórcios, o da Mota Engil integra mais de 50% de empresas colombianas. Apesar do concurso ter sido transparente e inclusivo, já a seleção do vencedor talvez não o seja assim tão isenta quando se trata de escolher entre um consórcio com capital maioritariamente estrangeiro e outro que favorecerá empresas locais da Colômbia![]()
( o muad'dib que não me ouça/leia
)
No site oficial da ANI ("La Agencia Nacional de Infraestructura" que equivale à nossa "Infraestruturas de Portugal"), é referido que a decisão sobre a adjudicação está prevista para dia 3 de abril de 2025... até lá não nos doa a cabeça (ainda falta).
Resta também saber o que raio são $3,4 billones, é que se forem pesos colombianos, isto parece mais do que é (visto que 1 dólar corresponde, à conversão atual, a 4123 pesos), depois resta apurar a escala, um bilião, no sistema americano corresponde a mil milhões, logo 3.4 biliões de pesos americanos seriam uns ridículos 824 mil dólares (à taxa de conversão atual). Face à envergadura da obra, parece-me fazer mais sentido converter com a escala usada na europa, em que um bilião corresponde a um milhão de milhões.
Mais vale deixar os outros fazer as contas por nós, segundo esta notícia, o contrato PPP para o corredor ferroviário La Dorada-Chiriguaná está estimado em 600 milhões de dólares.
Portanto, em conclusão, não me parece que será esta obra (a ser adjudicada) que faria a cotação da Mota disparar, dado que a Mota Engil Colombia tem apenas uma quota de 50% no consórcio (ou seja, 300 milhões de dólares), .
Não obstante, seria bom ganhar isto visto que iria engrossar a carteira de encomendas e contribuir para uma maior expressividade do contributo da Colômbia para as contas de 2025/2026.
A composição dos consórcios pode, de fato, influenciar a decisão final, especialmente quando há um forte interesse em empresas locais privilegiadas. Embora o processo tenha sido transparente, a escolha do vencedor pode não ser totalmente imparcial nesse sentido.
No entanto, a adjudicação fortaleceria o pipeline de obras da empresa e fortaleceria a presença na Colômbia, o que é sempre estratégico para o crescimento na região.
De acordo com a Agência Nacional de Infraestrutura (ANI), o valor total do contrato para a operação e manutenção do corredor férreo La Dorada-Chiriguaná é de 3,3 bilhões de pesos colombianos, distribuídos da seguinte forma: 2,6 bilhões em Capex (bens de capital, como maquinaria, equipamentos e terrenos) e 795 bilhões em Opex (gastos operacionais)
Considerando a taxa de câmbio atual, onde 1 dólar americano equivale a aproximadamente 4,123 pesos colombianos, o valor total do contrato seria cerca de 800 milhões de dólares americanos.
Portanto, a participação da Mota Engil Colômbia, com uma cota de 50% + 25%, corresponderia a aproximadamente 600 milhões de dólares americanos.
Vamos aguardar até abril para ver o desfecho.
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