Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 29/1/2025 18:34

pode bem ser considerada ilegal pelo regulador pois iria certamente precipitar um short squeeze, de forma premeditada e propositada.

então a malta short de cfd's e outros afins podem vender a descoberto à "patada".
quem pede ações, tipo muddy, a um accionista de referência, vende a descoberto, com naturalidade, e não se passa nada.
mas, quem vai comprar de forma a proteger o seu activo, por um lado, e/ou, ganhar pelo efeito de "buy/hold", pois conhece que a empresa está desvalorizada, irá estar a fazer algo ilegal? :mrgreen:

não obstante, a mota, mesmo que pudesse, não irá comprar ações próprias, porque não pode, pois tem uma incompatibilidade superveniente da lide :lol:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 17:45

J.f.vieira Escreveu:Se a Mota-Engil comprasse ações e as colocasse na faixa dos 6€ a 7€, e em vez de pagar dividendos em dinheiro oferecesse o valor em ações, os acionistas ficariam mais satisfeitos. Às vezes parece que a Mota-Engil está de mãos atadas perante este fundo.
A gestão desta empresa tem tanta certeza de que a Mota-Engil vale muito mais!
Se o CEO da empresa tivesse a determinação necessária, sem estar "com o rabo preso", garanto que este fundo não brincaria com as ações da Mota-Engil. :shame:

Aparentemente não parece uma má estratégia j.f.vieira, mas uma coisa é comprar ações próprias com a justificação do mercado as estar a subvalorizar, contabilizando-as como treasury stock ou para fazer uma diminuição do capital social, outra coisa é comprar ações com o objetivo de inflacionar o preço e depois distribuí-las como dividendo em espécie.

A legislação europeia aplicável nestes casos é complexa, nomeadamente o Regulamento UE 596/2014 que pode considerar que tal operação é manipulação de mercado, proibida pelo artigo 15.º desse regulamento, a menos que se enquadre nas exceções do artigo 5.º (Isenções para os programas de recompra e para as operações de estabilização).

A operação que o j.f.vieira sugere, apesar de ser boa à primeira vista, pode bem ser considerada ilegal pelo regulador pois iria certamente precipitar um short squeeze, de forma premeditada e propositada.

Infelizmente podia acontecer como na jurisprudência do ladrão que assalta uma casa, leva um tiro do dono que o o apanha em flagrante, processa o dono e ganha o processo em tribunal, sendo o dono obrigado a indemnizar o ladrão.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J.f.vieira » 29/1/2025 15:14

Se a Mota-Engil comprasse ações e as colocasse na faixa dos 6€ a 7€, e em vez de pagar dividendos em dinheiro oferecesse o valor em ações, os acionistas ficariam mais satisfeitos. Às vezes parece que a Mota-Engil está de mãos atadas perante este fundo.
A gestão desta empresa tem tanta certeza de que a Mota-Engil vale muito mais!
Se o CEO da empresa tivesse a determinação necessária, sem estar "com o rabo preso", garanto que este fundo não brincaria com as ações da Mota-Engil. :shame:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 29/1/2025 14:35

Uma coisa é certa, a descer todos os santos ajudam, agora a subir é o carcalho... :lol:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 11:09

muad'dib Escreveu:
se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.

a compra de ações pelo corpo de gestão em 2024, e comunicação ao mercado / regulador, fora de tempo, pela empresa, também faz parte daquilo que afirma como teorias da não conspiração? :mrgreen:

Eu sou um aficionado de teorias da conspiração, desde a alegada falsificação da primeira aterragem lunar pelos EUA, à existência de UFO/UAP operados por inteligência alianígena, até às teorias dos terraplanistas (mas ser aficionado por teorias da conspiração não quer dizer que concorde com as mesmas).

O meu problema com a sua "teoria da conspiração", referente à Mota Engil, muad'dib é que, até hoje, ainda não percebi qual é porque você escreve em enigmas e meias palavras.

Você até escreve bem, por isso não tem desculpa para não ter ainda feito uma dissertação/argumentação assertiva sobre qual é a sua teoria da conspiração.

Algum dia o fará?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lucky_Luke » 29/1/2025 10:59

muad'dib Escreveu:
se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.

a compra de ações pelo corpo de gestão em 2024, e comunicação ao mercado / regulador, fora de tempo, pela empresa, também faz parte daquilo que afirma como teorias da não conspiração? :mrgreen:


Para mim o que me causa mais estranheza é a gestão não optar por comprar ações próprias e vir para a imprensa queixar-se das quedas.

Referi aqui em Dezembro que percebia que não o fizessem em 2024 para não penalizar os resultados com despesas extraordinárias, mas não entendo porque não o fazem em 2025.

Ou antes entendo, começo a achar que existe aqui alguma manobra em relação à qual a gestão está a ser conivente.

Podiam fazê-lo antes de dispenderem 50 ou 60 milhões em dividendos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 29/1/2025 10:30

se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.

a compra de ações pelo corpo de gestão em 2024, e comunicação ao mercado / regulador, fora de tempo, pela empresa, também faz parte daquilo que afirma como teorias da não conspiração? :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 9:35

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas

:arrow: vocé fala em isolado, eu reforço que se deveu à parte mais fraca da negociação ter aceite a imposição da parte mais forte, caso contrário recebia naquela altura “bola”
:arrow: acresce todos os constrangimentos de tesouraria que existiram na mota nessa altura, e as consequências posteriores.
:arrow: se o cliente não conseguir pagar, e não é preciso muito, olhe para moçambique, está tudo a arder.
:arrow: outra Evergrande, poderá emergir…

Liquidação da Evergrande ilustra fim da era de crescimento chinês assente na construção

https://observador.pt/2024/01/29/liquid ... onstrucao/

:arrow: o fundo short em todas as operações onde entrou curto, fundamentou, comunicando o que originou essas opções em relatórios, ao mercado.
no short da mota a muddy fez zero relatórios, uns acharão estranho, outros porém poderão perguntar, porque será?
infelizmente não existirem respostas apenas retrata a fundamentação através de práticas isotéricas e do oculto :lol:
depois não se queixe!


Parte forte e parte fraca? Não faz sentido algum o que está a dizer, tratou-se de chegar a um acordo com Angola em 2015 e 2016, um período de plena crise financeira daquela região que culminou num pedido de resgate ao FMI por parte de Angola.
Ao aceitar recebimentos em títulos de dívida Angolana, a Mota-Engil não só assegurou a liquidação de contas a receber referentes à prestação de serviços de engenharia e construção para entidades estatais angolanas, como a detenção desses títulos até à sua maturidade permitiu encaixar juros, com taxas atrativas... e os títulos estavam indexados ao USD e não ao Kwanza, por isso não houve perdas por desvalorização da moeda.

Esses juros e as amortizações de capital associados foram sempre liquidados atempadamente pelo estado Angolano e a Mota Engil chegou a vender alguns desses títulos, em mercado segundário, acima do seu valor nominal (para fazer face a necessidades de tesouraria)

Por fim digo-lhe que a Mota Engil já não detém títulos da dívida soberana Angolana porque estes atingiram a sua maturidade e foram totalmente reembolsados por Angola em 2024.

Depois continua com as suas confusões do costume ao comparar a CCCC com a Evergrande.
Duas coisas importantes distinguem estas duas empresas:

Primeiro:
    :arrow: A Evergrande é uma empresa chinesa privada, como tal pode entrar em insolvência e o estado chinês pode optar por não a resgatar;
    :arrow: A CCCC é uma empresa semi estatal, como tal não vai entrar em insolvência porque o estado é o principal acionista

Segundo:
    :arrow: A Evergrande opera no setor da construção imobiliária, depende muito do mercado doméstico chinês que está em crise sim, daí as dificuldades financeiras desta empresa que a colocam em risco de insolvência;
    :arrow: A CCCC opera em vários segmentos de construção, nomeadamente de infraestruturas, e tem muita receita internacional, especialmente vindo de participadas como a Mota-Engil

Quanto ao short da Muddy, se não houve relatório é porque foi uma simples aposta na queda/inversão dos fundamentais (i.e. um short ordinário e não ativista), tal como outros fundos fazem apostas em posições longas, lá terão as suas razões, mas enquanto a Muddy tiver a posição curta aberta a Mota Engil não se livra da conotação negativa que essa posição acarreta.

Olhe para o short que a Qube Research fez no BCP no último trimestre de 2024, quando a cotação rondava os 0,40€... esse fundo perdeu dinheiro porque fez uma aposta errada, o BCP continuou a subir e o fundo viu-se obrigado a fechar a posição... nem sempre estes fundos acertam e nem sempre têm objetivos ulteriores... se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 29/1/2025 9:25

Não deixa de ser notável como a Mota caiu ontem quase 5% sem absolutamente nenhuma novidade negativa associada. Estas quedas na Mota sem motivo algum, vão-se tornando excelentes pontos de entrada/reforço.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 29/1/2025 6:57

O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas

:arrow: vocé fala em isolado, eu reforço que se deveu à parte mais fraca da negociação ter aceite a imposição da parte mais forte, caso contrário recebia naquela altura “bola”
:arrow: acresce todos os constrangimentos de tesouraria que existiram na mota nessa altura, e as consequências posteriores.
:arrow: se o cliente não conseguir pagar, e não é preciso muito, olhe para moçambique, está tudo a arder.
:arrow: outra Evergrande, poderá emergir…

Liquidação da Evergrande ilustra fim da era de crescimento chinês assente na construção

https://observador.pt/2024/01/29/liquid ... onstrucao/

:arrow: o fundo short em todas as operações onde entrou curto, fundamentou, comunicando o que originou essas opções em relatórios, ao mercado.
no short da mota a muddy fez zero relatórios, uns acharão estranho, outros porém poderão perguntar, porque será?
infelizmente não existirem respostas apenas retrata a fundamentação através de práticas isotéricas e do oculto :lol:
depois não se queixe!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 0:31

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).


:arrow: o core do negócio da mota é proveniente de zonas do globo que têm grandes problemas de dívida pública, solvabilidade, podendo até mesmo falhar pagamentos à mota, daqui decorre o risco da operação quando comparado com a vinci e outros pares.
:arrow: basta ver como pagou angola à mota, em notes de dívida pública, no passado.
dito isto, comparar a dívida da mota, com a da vinci, é o mesmo que comparar a capacidade de no longo prazo a dívida pública portuguesa se pagar sem novo acesso ao FMI, com a mesma capacidade da dívida pública dos EUA :-"
(...)

Muad'dib, lá está você novamente a confundir conceitos.

Não confunda a dívida de uma empresa com a capacidade dos clientes pagarem, não são a mesma coisa.

Nem confunda a capacidade de um país pagar dívida com o mesmo problema aplicado a uma empresa (uma empresa, especialmente uma cotada em bolsa, tem muito mais opções que um país).

O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas não equivaleu a uma perda financeira nem a um aumento da dívida da Mota Engil (apenas num diferimento temporal no reconhecimento daquelas receitas).

Mais lhe digo, a escolha da Mota Engil de ter a CCCC como acionista de referência (havia outras opções em cima da mesa na altura), prendeu-se precisamente com a facilidade de acesso a soluções crédito, provenientes de instituições financeiras chinesas, que permitem financiar diretamente os clientes para os quais a Mota-Engil trabalha e mitigar assim o risco de falha nos pagamentos, especialmente nos países africanos (de acordo com a entrevista do CEO da Mota ao canal Now).

Por fim, "a dívida controlada" e a comparação de dívida entre empresas, de acordo com a metodologia financeira (e não de acordo com a metodologia do "bitaite à mesa do café") mede-se por rácios financeiros que comparam a solvabilidade das empresas, tal como o que referi "Dívida Líquida / EBITDA" ou se quiser ainda:

    "Dívida Bruta / EBITDA"; ou
    "Dívida Bruta / Capital Próprio"; ou
    "Rácio de Cobertura de Juros" (EBIT / Juros Pagos); ou
    "Autonomia Financeira" (Capital Próprio / Total do Ativo)

Que tal fazer uma demonstração financeira com números concretos para fundamentar o que diz?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/1/2025 23:39

dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).


:arrow: o core do negócio da mota é proveniente de zonas do globo que têm grandes problemas de dívida pública, solvabilidade, podendo até mesmo falhar pagamentos à mota, daqui decorre o risco da operação quando comparado com a vinci e outros pares.
:arrow: basta ver como pagou angola à mota, em notes de dívida pública, no passado.
dito isto, comparar a dívida da mota, com a da vinci, é o mesmo que comparar a capacidade de no longo prazo a dívida pública portuguesa se pagar sem novo acesso ao FMI, com a mesma capacidade da dívida pública dos EUA :-"
quanto à mota, por várias vezes referi que a mota vai subir, quando tiver que subir, contudo, agora é tempo do fundo short cumprir o desígnio de quem emprestou as ações :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/1/2025 23:04

Opcard33 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

(...)
E qual é o problema (pergunto eu)?
(...)
a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.
(...)


Bom dia Rolling mais um teu trabalho de leitura útil és uma mais valia indispensável para a Mota se me permite apenas vou fazer 2 ou 3 considerações dobe Mota/Venci

A Mota-Engil está focada em mercados emergentes e é uma referência em África.
A Vinci está mais voltada para mercados maduros como a Europa

A Vinci tem um conjunto de concessões alargadas , na área da rodovia , dos aeroportos, dos transporte público, isso dá-lhe grandes receitas recorrentes.

A Mota não tem uma actividade tão diversa .

O preço conta qual das 2 empresas está “barata “ o PER da Vinci está ligeiramente abaixo de 12 o da Mota tem de ser inferior de 20% vendo os mercados em que cada actua ter aeroportos é ouro nos tempos que correm .

Obs: Mota é a ação portuguesa onde consegui mais lucros , e voltei a acumular nos últimos tempos .

Olá Opcard33,

Antes de mais obrigado pelo elogio.

Sem dúvida que a Mota tem uma elevada percentagem do seu volume de negócios proveniente de mercados emergentes, especialmente de África e da América Latina (mais de 70% das receitas da Mota vieram dessas regiões em 2023) e que, em termos percentuais do volume de negócios, a Vinci está mais concentrada na europa (43% da sua receita vem do mercado doméstico Francês e outros 34,3% do resto da europa excluindo a França) e tem "apenas" 22% da sua receita internacionalizada fora da Europa, porém, mesmo assim, a Vinci não deixa de ser um "Golias", ficando à frente da Mota-Engil mesmo nas regiões de África e na América Latina.

Basta olhar para o relatório da ENR de 2024 e na página 54 verifica-se que a Vinci tem um volume de negócios superior ao da Mota Engil quer em África quer na América Latina, aliás, a Vinci é a construtora internacional com maior receita nessa última região.

Foi mesmo por isso que comparei a Mota com a Vinci, para falar exclusivamente da dívida comparando propositadamente David e Golias, para explicar que a dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).

Quanto à diversificação setorial da Vinci que referiu, temos de dar também algum crédito à Mota-Engil que também tem tido uma estratégia recente de diversificar, para assim ficar menos dependente dos ciclos económicos que afetam o setor da construção.
A diversificação da Mota-Engil está neste momento distribuída por serviços de engenharia industrial e Ambiente através de serviços de recolha, tratamento e valorização Waste-to-energy e o mais recente segmento denominado "Mota-Engil Mext" com responsabilidade executiva sobre áreas do Imobiliário, produção Agro-Industrial, Produção de energia e Mineração (o segmento Mext teve um crescimento de 82,7% do VN de 2022 para 2023 e um crescimento de 1506% do EBITDA no mesmo período, vamos ver se esta prestação é para manter).

Esta estratégia da Mota é recente e certamente, à medida que estes segmentos forem crescendo em receita, isso irá estabilizar o lucro líquido da empresa em períodos de crise, quando a carteira de encomendas relacionadas com a construção tende a diminuir.

Por fim, quanto ao que referiu sobre o PER da Mota Engil ter de ser "obrigatoriamente" 20% inferior ao da Vinci (o que fazendo as contas pelo EPS de 2023 colocaria o preço justo da Mota, na sua opinião, nos 3,6€), não concordo propriamente e explico-lhe o porquê da minha visão:

    A subida da Mota-Engil aos 5.90€ foi uma reação precipitada do mercado ao guidance para 2026, a cotação corrigiu em queda porque, em 2023, subiu demais e depressa demais. Agora é necessário que a empresa continue a consolidar os resultados de forma a dar confiança ao mercado de que vai efetivamente existir uma taxa de crescimento anual do lucro operacional e líquido, alinhado com todos os restantes objetivos expressos no plano estratégico "Mota-Engil 2022-2026"

Este post já vai longo e não queria escrever outro logo a seguir para falar da queda de hoje, por isso vou aproveitar o embalo, contextualizando de certa forma com o que escrevi atrás e vou ser sucinto:

    :arrow: De 2021 para 2022 a Mota Engil teve um crescimento do volume de negócios no méxico de 194,9% (de 397M€ para 1 170M€)
    :arrow: De 2022 para 2023 a Mota Engil teve um crescimento do volume de negócios no méxico de 91,6% (de 1170M€ para 2 242M€)
    :arrow: Segundo o CEO da Mota-Engil, o nearshoring no México continua a ser uma das geografias com maior probabilidade de crescimento nos próximos anos
    :arrow: Tarifas adicionais da administração Trump sobre o méxico vão interferir no crescimento esperado nesta geografia
    :arrow: Segundo esta notícia do Jornal de Negócios as tarifas sobre o México vão ser aplicadas a partir de dia 1 de Fevereiro
    :arrow: Os mercados poderão ficar "nervosos" relativamente à Mota-Engil se não existirem novidades sobre este tema até dia 1 de fevereiro, por isso preparem-se para alguma volatilidade esta semana
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 28/1/2025 21:04

Update após a sessão de hoje, volume razoável, volatilidade a subir, momentum em queda (em torno de valores semelhantes a outros movimentos do passado recente).

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mcstreet » 28/1/2025 17:26

bem, para já sempre foi testar a zona dos 2,90, daí não ter reentrando com tudo, vamos ver como reage nos próximos dias
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 28/1/2025 17:13

yggy Escreveu:De repente toca a descer com estrondo!


Será que é o fundo short a vender?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yggy » 28/1/2025 17:12

De repente toca a descer com estrondo!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 10:35

Eu penso o contrário em África falta tudo ou falta o essencial e começo a duvidar que alguma vez tenham o que precisam .

A China podia ser a solução mas os chineses veem África como uma vaca leiteira onde querem apenas tirar leite sem alimentaram o bicho .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 28/1/2025 10:26

África tem tudo para o ser, mas acima de tudo tem muita instabilidade, e muitas vezes vinda de fora.

Conheço a realidade de fazer "pequenas" obras na Tunísia, Cabo Verde e Senegal, e foi muito complicado, mas claro, que a Mota tem outra estrutrura.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 10:18

PMP69 Escreveu:Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.

Pedro


Muitos juram que África é o continente do futuro é o que me dizem,

Ao ouvir isto fico a pensar no General Charles de Gaulle quando disse :

“O Brasil é o país do futuro, e sempre será.”
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 28/1/2025 10:12

Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.

Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 9:56

Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.


Bom dia Rolling mais um teu trabalho de leitura útil és uma mais valia indispensável para a Mota se me permite apenas vou fazer 2 ou 3 considerações dobe Mota/Venci

A Mota-Engil está focada em mercados emergentes e é uma referência em África.
A Vinci está mais voltada para mercados maduros como a Europa

A Vinci tem um conjunto de concessões alargadas , na área da rodovia , dos aeroportos, dos transporte público, isso dá-lhe grandes receitas recorrentes.

A Mota não tem uma actividade tão diversa .

O preço conta qual das 2 empresas está “barata “ o PER da Vinci está ligeiramente abaixo de 12 o da Mota tem de ser inferior de 20% vendo os mercados em que cada actua ter aeroportos é ouro nos tempos que correm .

Obs: Mota é a ação portuguesa onde consegui mais lucros , e voltei a acumular nos últimos tempos .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 28/1/2025 9:36

Bom dia :clap: gostei :idea: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Massao1 » 28/1/2025 8:38

Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.


Excelente analise
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/1/2025 0:16

SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.
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