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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lucky_Luke » 29/1/2025 10:59

muad'dib Escreveu:
se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.

a compra de ações pelo corpo de gestão em 2024, e comunicação ao mercado / regulador, fora de tempo, pela empresa, também faz parte daquilo que afirma como teorias da não conspiração? :mrgreen:


Para mim o que me causa mais estranheza é a gestão não optar por comprar ações próprias e vir para a imprensa queixar-se das quedas.

Referi aqui em Dezembro que percebia que não o fizessem em 2024 para não penalizar os resultados com despesas extraordinárias, mas não entendo porque não o fazem em 2025.

Ou antes entendo, começo a achar que existe aqui alguma manobra em relação à qual a gestão está a ser conivente.

Podiam fazê-lo antes de dispenderem 50 ou 60 milhões em dividendos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 29/1/2025 10:30

se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.

a compra de ações pelo corpo de gestão em 2024, e comunicação ao mercado / regulador, fora de tempo, pela empresa, também faz parte daquilo que afirma como teorias da não conspiração? :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 9:35

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas

:arrow: vocé fala em isolado, eu reforço que se deveu à parte mais fraca da negociação ter aceite a imposição da parte mais forte, caso contrário recebia naquela altura “bola”
:arrow: acresce todos os constrangimentos de tesouraria que existiram na mota nessa altura, e as consequências posteriores.
:arrow: se o cliente não conseguir pagar, e não é preciso muito, olhe para moçambique, está tudo a arder.
:arrow: outra Evergrande, poderá emergir…

Liquidação da Evergrande ilustra fim da era de crescimento chinês assente na construção

https://observador.pt/2024/01/29/liquid ... onstrucao/

:arrow: o fundo short em todas as operações onde entrou curto, fundamentou, comunicando o que originou essas opções em relatórios, ao mercado.
no short da mota a muddy fez zero relatórios, uns acharão estranho, outros porém poderão perguntar, porque será?
infelizmente não existirem respostas apenas retrata a fundamentação através de práticas isotéricas e do oculto :lol:
depois não se queixe!


Parte forte e parte fraca? Não faz sentido algum o que está a dizer, tratou-se de chegar a um acordo com Angola em 2015 e 2016, um período de plena crise financeira daquela região que culminou num pedido de resgate ao FMI por parte de Angola.
Ao aceitar recebimentos em títulos de dívida Angolana, a Mota-Engil não só assegurou a liquidação de contas a receber referentes à prestação de serviços de engenharia e construção para entidades estatais angolanas, como a detenção desses títulos até à sua maturidade permitiu encaixar juros, com taxas atrativas... e os títulos estavam indexados ao USD e não ao Kwanza, por isso não houve perdas por desvalorização da moeda.

Esses juros e as amortizações de capital associados foram sempre liquidados atempadamente pelo estado Angolano e a Mota Engil chegou a vender alguns desses títulos, em mercado segundário, acima do seu valor nominal (para fazer face a necessidades de tesouraria)

Por fim digo-lhe que a Mota Engil já não detém títulos da dívida soberana Angolana porque estes atingiram a sua maturidade e foram totalmente reembolsados por Angola em 2024.

Depois continua com as suas confusões do costume ao comparar a CCCC com a Evergrande.
Duas coisas importantes distinguem estas duas empresas:

Primeiro:
    :arrow: A Evergrande é uma empresa chinesa privada, como tal pode entrar em insolvência e o estado chinês pode optar por não a resgatar;
    :arrow: A CCCC é uma empresa semi estatal, como tal não vai entrar em insolvência porque o estado é o principal acionista

Segundo:
    :arrow: A Evergrande opera no setor da construção imobiliária, depende muito do mercado doméstico chinês que está em crise sim, daí as dificuldades financeiras desta empresa que a colocam em risco de insolvência;
    :arrow: A CCCC opera em vários segmentos de construção, nomeadamente de infraestruturas, e tem muita receita internacional, especialmente vindo de participadas como a Mota-Engil

Quanto ao short da Muddy, se não houve relatório é porque foi uma simples aposta na queda/inversão dos fundamentais (i.e. um short ordinário e não ativista), tal como outros fundos fazem apostas em posições longas, lá terão as suas razões, mas enquanto a Muddy tiver a posição curta aberta a Mota Engil não se livra da conotação negativa que essa posição acarreta.

Olhe para o short que a Qube Research fez no BCP no último trimestre de 2024, quando a cotação rondava os 0,40€... esse fundo perdeu dinheiro porque fez uma aposta errada, o BCP continuou a subir e o fundo viu-se obrigado a fechar a posição... nem sempre estes fundos acertam e nem sempre têm objetivos ulteriores... se você opta por embarcar em teorias da conspiração, é lá consigo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 29/1/2025 9:25

Não deixa de ser notável como a Mota caiu ontem quase 5% sem absolutamente nenhuma novidade negativa associada. Estas quedas na Mota sem motivo algum, vão-se tornando excelentes pontos de entrada/reforço.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 29/1/2025 6:57

O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas

:arrow: vocé fala em isolado, eu reforço que se deveu à parte mais fraca da negociação ter aceite a imposição da parte mais forte, caso contrário recebia naquela altura “bola”
:arrow: acresce todos os constrangimentos de tesouraria que existiram na mota nessa altura, e as consequências posteriores.
:arrow: se o cliente não conseguir pagar, e não é preciso muito, olhe para moçambique, está tudo a arder.
:arrow: outra Evergrande, poderá emergir…

Liquidação da Evergrande ilustra fim da era de crescimento chinês assente na construção

https://observador.pt/2024/01/29/liquid ... onstrucao/

:arrow: o fundo short em todas as operações onde entrou curto, fundamentou, comunicando o que originou essas opções em relatórios, ao mercado.
no short da mota a muddy fez zero relatórios, uns acharão estranho, outros porém poderão perguntar, porque será?
infelizmente não existirem respostas apenas retrata a fundamentação através de práticas isotéricas e do oculto :lol:
depois não se queixe!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 29/1/2025 0:31

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).


:arrow: o core do negócio da mota é proveniente de zonas do globo que têm grandes problemas de dívida pública, solvabilidade, podendo até mesmo falhar pagamentos à mota, daqui decorre o risco da operação quando comparado com a vinci e outros pares.
:arrow: basta ver como pagou angola à mota, em notes de dívida pública, no passado.
dito isto, comparar a dívida da mota, com a da vinci, é o mesmo que comparar a capacidade de no longo prazo a dívida pública portuguesa se pagar sem novo acesso ao FMI, com a mesma capacidade da dívida pública dos EUA :-"
(...)

Muad'dib, lá está você novamente a confundir conceitos.

Não confunda a dívida de uma empresa com a capacidade dos clientes pagarem, não são a mesma coisa.

Nem confunda a capacidade de um país pagar dívida com o mesmo problema aplicado a uma empresa (uma empresa, especialmente uma cotada em bolsa, tem muito mais opções que um país).

O episódio isolado que refere do pagamento de Angola à Mota-Engil em obrigações soberanas não equivaleu a uma perda financeira nem a um aumento da dívida da Mota Engil (apenas num diferimento temporal no reconhecimento daquelas receitas).

Mais lhe digo, a escolha da Mota Engil de ter a CCCC como acionista de referência (havia outras opções em cima da mesa na altura), prendeu-se precisamente com a facilidade de acesso a soluções crédito, provenientes de instituições financeiras chinesas, que permitem financiar diretamente os clientes para os quais a Mota-Engil trabalha e mitigar assim o risco de falha nos pagamentos, especialmente nos países africanos (de acordo com a entrevista do CEO da Mota ao canal Now).

Por fim, "a dívida controlada" e a comparação de dívida entre empresas, de acordo com a metodologia financeira (e não de acordo com a metodologia do "bitaite à mesa do café") mede-se por rácios financeiros que comparam a solvabilidade das empresas, tal como o que referi "Dívida Líquida / EBITDA" ou se quiser ainda:

    "Dívida Bruta / EBITDA"; ou
    "Dívida Bruta / Capital Próprio"; ou
    "Rácio de Cobertura de Juros" (EBIT / Juros Pagos); ou
    "Autonomia Financeira" (Capital Próprio / Total do Ativo)

Que tal fazer uma demonstração financeira com números concretos para fundamentar o que diz?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por muad'dib » 28/1/2025 23:39

dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).


:arrow: o core do negócio da mota é proveniente de zonas do globo que têm grandes problemas de dívida pública, solvabilidade, podendo até mesmo falhar pagamentos à mota, daqui decorre o risco da operação quando comparado com a vinci e outros pares.
:arrow: basta ver como pagou angola à mota, em notes de dívida pública, no passado.
dito isto, comparar a dívida da mota, com a da vinci, é o mesmo que comparar a capacidade de no longo prazo a dívida pública portuguesa se pagar sem novo acesso ao FMI, com a mesma capacidade da dívida pública dos EUA :-"
quanto à mota, por várias vezes referi que a mota vai subir, quando tiver que subir, contudo, agora é tempo do fundo short cumprir o desígnio de quem emprestou as ações :mrgreen:
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/1/2025 23:04

Opcard33 Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

(...)
E qual é o problema (pergunto eu)?
(...)
a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.
(...)


Bom dia Rolling mais um teu trabalho de leitura útil és uma mais valia indispensável para a Mota se me permite apenas vou fazer 2 ou 3 considerações dobe Mota/Venci

A Mota-Engil está focada em mercados emergentes e é uma referência em África.
A Vinci está mais voltada para mercados maduros como a Europa

A Vinci tem um conjunto de concessões alargadas , na área da rodovia , dos aeroportos, dos transporte público, isso dá-lhe grandes receitas recorrentes.

A Mota não tem uma actividade tão diversa .

O preço conta qual das 2 empresas está “barata “ o PER da Vinci está ligeiramente abaixo de 12 o da Mota tem de ser inferior de 20% vendo os mercados em que cada actua ter aeroportos é ouro nos tempos que correm .

Obs: Mota é a ação portuguesa onde consegui mais lucros , e voltei a acumular nos últimos tempos .

Olá Opcard33,

Antes de mais obrigado pelo elogio.

Sem dúvida que a Mota tem uma elevada percentagem do seu volume de negócios proveniente de mercados emergentes, especialmente de África e da América Latina (mais de 70% das receitas da Mota vieram dessas regiões em 2023) e que, em termos percentuais do volume de negócios, a Vinci está mais concentrada na europa (43% da sua receita vem do mercado doméstico Francês e outros 34,3% do resto da europa excluindo a França) e tem "apenas" 22% da sua receita internacionalizada fora da Europa, porém, mesmo assim, a Vinci não deixa de ser um "Golias", ficando à frente da Mota-Engil mesmo nas regiões de África e na América Latina.

Basta olhar para o relatório da ENR de 2024 e na página 54 verifica-se que a Vinci tem um volume de negócios superior ao da Mota Engil quer em África quer na América Latina, aliás, a Vinci é a construtora internacional com maior receita nessa última região.

Foi mesmo por isso que comparei a Mota com a Vinci, para falar exclusivamente da dívida comparando propositadamente David e Golias, para explicar que a dívida da Mota está tão controlada como a do gigante Vinci (pelo menos em termos do rácio DL/EBITDA).

Quanto à diversificação setorial da Vinci que referiu, temos de dar também algum crédito à Mota-Engil que também tem tido uma estratégia recente de diversificar, para assim ficar menos dependente dos ciclos económicos que afetam o setor da construção.
A diversificação da Mota-Engil está neste momento distribuída por serviços de engenharia industrial e Ambiente através de serviços de recolha, tratamento e valorização Waste-to-energy e o mais recente segmento denominado "Mota-Engil Mext" com responsabilidade executiva sobre áreas do Imobiliário, produção Agro-Industrial, Produção de energia e Mineração (o segmento Mext teve um crescimento de 82,7% do VN de 2022 para 2023 e um crescimento de 1506% do EBITDA no mesmo período, vamos ver se esta prestação é para manter).

Esta estratégia da Mota é recente e certamente, à medida que estes segmentos forem crescendo em receita, isso irá estabilizar o lucro líquido da empresa em períodos de crise, quando a carteira de encomendas relacionadas com a construção tende a diminuir.

Por fim, quanto ao que referiu sobre o PER da Mota Engil ter de ser "obrigatoriamente" 20% inferior ao da Vinci (o que fazendo as contas pelo EPS de 2023 colocaria o preço justo da Mota, na sua opinião, nos 3,6€), não concordo propriamente e explico-lhe o porquê da minha visão:

    A subida da Mota-Engil aos 5.90€ foi uma reação precipitada do mercado ao guidance para 2026, a cotação corrigiu em queda porque, em 2023, subiu demais e depressa demais. Agora é necessário que a empresa continue a consolidar os resultados de forma a dar confiança ao mercado de que vai efetivamente existir uma taxa de crescimento anual do lucro operacional e líquido, alinhado com todos os restantes objetivos expressos no plano estratégico "Mota-Engil 2022-2026"

Este post já vai longo e não queria escrever outro logo a seguir para falar da queda de hoje, por isso vou aproveitar o embalo, contextualizando de certa forma com o que escrevi atrás e vou ser sucinto:

    :arrow: De 2021 para 2022 a Mota Engil teve um crescimento do volume de negócios no méxico de 194,9% (de 397M€ para 1 170M€)
    :arrow: De 2022 para 2023 a Mota Engil teve um crescimento do volume de negócios no méxico de 91,6% (de 1170M€ para 2 242M€)
    :arrow: Segundo o CEO da Mota-Engil, o nearshoring no México continua a ser uma das geografias com maior probabilidade de crescimento nos próximos anos
    :arrow: Tarifas adicionais da administração Trump sobre o méxico vão interferir no crescimento esperado nesta geografia
    :arrow: Segundo esta notícia do Jornal de Negócios as tarifas sobre o México vão ser aplicadas a partir de dia 1 de Fevereiro
    :arrow: Os mercados poderão ficar "nervosos" relativamente à Mota-Engil se não existirem novidades sobre este tema até dia 1 de fevereiro, por isso preparem-se para alguma volatilidade esta semana
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 28/1/2025 21:04

Update após a sessão de hoje, volume razoável, volatilidade a subir, momentum em queda (em torno de valores semelhantes a outros movimentos do passado recente).

Imagem
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mcstreet » 28/1/2025 17:26

bem, para já sempre foi testar a zona dos 2,90, daí não ter reentrando com tudo, vamos ver como reage nos próximos dias
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 28/1/2025 17:13

yggy Escreveu:De repente toca a descer com estrondo!


Será que é o fundo short a vender?
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yggy » 28/1/2025 17:12

De repente toca a descer com estrondo!
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 10:35

Eu penso o contrário em África falta tudo ou falta o essencial e começo a duvidar que alguma vez tenham o que precisam .

A China podia ser a solução mas os chineses veem África como uma vaca leiteira onde querem apenas tirar leite sem alimentaram o bicho .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 28/1/2025 10:26

África tem tudo para o ser, mas acima de tudo tem muita instabilidade, e muitas vezes vinda de fora.

Conheço a realidade de fazer "pequenas" obras na Tunísia, Cabo Verde e Senegal, e foi muito complicado, mas claro, que a Mota tem outra estrutrura.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 10:18

PMP69 Escreveu:Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.

Pedro


Muitos juram que África é o continente do futuro é o que me dizem,

Ao ouvir isto fico a pensar no General Charles de Gaulle quando disse :

“O Brasil é o país do futuro, e sempre será.”
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PMP69 » 28/1/2025 10:12

Parece-me que o risco da Mota, vem do facto de 75% do seu volume de negócios vir de paises Africanos e da América Latina, com a agravante que alguns estão instáveis, como, Moçambique, Ruanda, Guiné-Conacri, Costa do Marfim e Nigéria.

Pedro
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 28/1/2025 9:56

Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.


Bom dia Rolling mais um teu trabalho de leitura útil és uma mais valia indispensável para a Mota se me permite apenas vou fazer 2 ou 3 considerações dobe Mota/Venci

A Mota-Engil está focada em mercados emergentes e é uma referência em África.
A Vinci está mais voltada para mercados maduros como a Europa

A Vinci tem um conjunto de concessões alargadas , na área da rodovia , dos aeroportos, dos transporte público, isso dá-lhe grandes receitas recorrentes.

A Mota não tem uma actividade tão diversa .

O preço conta qual das 2 empresas está “barata “ o PER da Vinci está ligeiramente abaixo de 12 o da Mota tem de ser inferior de 20% vendo os mercados em que cada actua ter aeroportos é ouro nos tempos que correm .

Obs: Mota é a ação portuguesa onde consegui mais lucros , e voltei a acumular nos últimos tempos .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 28/1/2025 9:36

Bom dia :clap: gostei :idea: :!:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Massao1 » 28/1/2025 8:38

Rolling_Trader Escreveu:
SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.


Excelente analise
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/1/2025 0:16

SalvaFP Escreveu:não esquecer a divida que tem....julgo acima de 1B

Correto SalvaFP, a dívida líquida da Mota-Engil, segundo os resultados oficiais de 2023, ascendia a 1 175M€ (acima de 1B€ portanto).

E qual é o problema (pergunto eu)?

Se reparar, nas contas da Vinci, a maior construtora europeia, esta reportou, em 2023, uma dívida líquida de 16 126M€, que é quase 14 vezes maior que a da Mota... em termos absolutos.
Porém temos de relativizar as coisas.
Se alguém que ganhe o salário mínimo, em Portugal, dever 1M€ ao banco, vai andar aflito a pagar a dívida uma vida inteira, já o Cristiano Ronaldo, se dever a mesma importância, paga "esses trocos" quando quiser.

Existe um rácio importante que a maioria dos investidores amadores descura, que relaciona a dívida com a receita.
Esse rácio faz a tal "relativização" que referi na analogia "CR7" .
Ao dividirmos a dívida pela receita (EBITDA no caso das empresas), na analogia anterior, o Cristiano Ronaldo, que ganha 200M€ por ano demoraria 1M€ / 200M€ = 0.005 anos a pagar 1M€, ou seja qualquer coisa como 1,825 dias :shock: .
O coitado que ganha o salário mínimo (12 180€ ano, ou seja 0,01218M€) demoraria 1 000 000€ / 12 180€ = 82 anos a pagar uma dívida de 1M€ :roll: .

Vamos então "relativizar" a dívida da Mota-Engil com a da Vinci em 2023. Ou seja, temos de levar em conta a receita operacional EBITDA, de cada empresa, nesse ano (equivalente ao "ordenado" na minha analogia):

    :arrow: Mota-Engil = 837 M€
    :arrow: Vinci = 11 964M€
Ao dividir a dívida líquida pelo EBITDA, vamos ter a noção de quantos anos estas duas empresas demorariam a pagá-la, recorrendo apenas ao lucro operacional EBITDA (assumindo que esse EBITDA se mantém constante ano após ano):

    :arrow: Mota Engil = 1 175M€ / 837M€ = 1,4 anos
    :arrow: Vinci = 16 126M€ / 11 964M€ = 1,34 anos
Pois ao que parece a dívida da Mota está tão "controlada" como a da Vinci, ou seja, ambas as empresas conseguiriam pagar a sua dívida mais ou menos no mesmo número de anos, só com a sua receita operacional EBITDA.

Já agora acrescento que a média DL / EBITDA do setor em 2023 foi de 1,6x, portanto, a dívida da Mota está mais "bem controlada" do que a média dos seus congéneres.

Já agora preparem o espírito, o consenso dos analistas, para as contas de 2024 (segundo os dados disponíveis no marketscreener.com), é que ocorra um aumento de 30% da dívida líquida da Mota Engil, e que esta passe para 1 534M€, com um EBITDA projetado de 869 M€, o que daria um rácio DL / EBITDA de 1,8x, que está perfeitamente alinhado com o guidance até 2026 que prevê que este rácio não ultrapasse as 2x.

Vamos ver qual será a média desse rácio do setor em 2024 e ver se os analistas acertaram nas projeções.
Para já, o mercado parece estar "tranquilo" com estas projeções e a cotação da Mota-Engil "teima" em não ceder, mesmo com uma viragem a sul dos índices americanos e um disparo do VIX.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 28/1/2025 0:04

Opcard33 Escreveu:Hoje os filhos da fartura não mais querem nem precisam de trabalhar nas obras, se na Europa houve primeiro italianos depois espanhóis e portugueses , hoje há polacos , a imigração vinda de muito longe não tem vontade ou talento para as obras .

Ha mesmo um grupo que está impedido de o fazer e mesmo de andar de mota , as leis europeias que obrigam a proteção da cabeça .

Países como a Austrália ou Canadá tem a chamada imigração escolhida , se precisam de pedreiros é a pedreiro que dão cartas de chamada .

Calma Opcard33,

Esta notícia tranquiliza-me um pouco que se possa, em breve, resolver os problemas da falta de mão de obra da Mota-Engil (e do setor na generalidade) em Portugal.

Vamos confiar nos nossos governantes (mas tomem atenção às vossas malas no aeroporto, pelo sim pelo não :lol: ).
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard33 » 27/1/2025 23:54

Hoje os filhos da fartura não mais querem nem precisam de trabalhar nas obras, se na Europa houve primeiro italianos depois espanhóis e portugueses , hoje há polacos , a imigração vinda de muito longe não tem vontade ou talento para as obras .

Ha mesmo um grupo que está impedido de o fazer e mesmo de andar de mota , as leis europeias que obrigam a proteção da cabeça .

Países como a Austrália ou Canadá tem a chamada imigração escolhida , se precisam de pedreiros é a pedreiro que dão cartas de chamada .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 27/1/2025 23:24

iniciado1 Escreveu:Se calhar tou a ver mal a coisa .....mas se mandarem pessoal para o mexico , este não fica com mais mão de obra? Por consequência mais barata?

Não necessariamente iniciado1. Fica com mais mão de obra sim (resta saber se adequada à construção), mas mais barata nem por isso, é que tal como em Portugal, o México também tem o conceito jurídico de salário mínimo e empresas como a Mota Engil têm objetivos ESG que não se coadunam com pagamento de salários abaixo do mínimo estipulado por lei (a menos que sejam contratos parciais de trabalho).

Ainda não encontrei referências a falta de mão de obra, no setor da construção, no México, por isso, na melhor das hipóteses, mais mão de obra no México, a trabalhar para a Mota-Engil, quanto muito vai acelerar a conclusão das obras em curso nesse país, o que não seria mau de todo dado que anteciparia receita líquida.

Cá em portugal sim, o setor da construção debate-se com sérios problemas de falta de mão de obra, que inclusivamente podem por em causa os fundos atribuídos ao abrigo do PRR segundo esta notícia do Jornal de Negócios.

Mas a bem dos nosso emigrantes, esperemos que Trump não se ponha a deportar portugueses.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 27/1/2025 17:43

Indicador de volume em novo máximo após sessão de hoje.

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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 27/1/2025 17:08

:-k pois é :oh: :!: Negócios, fala em perca, no El Dia, de 40milhões, no México :-" não deve ser uma gota no oceano :idea:

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 22-milhoes
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
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