Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 7/1/2025 21:41

Para quem segue análise técnica os próximos dias são bastante simples. A Mota tem um suporte forte, quase um cruzamento de duas MA ali pelos 2,69. Se quebrar em baixa esse valor, esqueçam, os ursos dominam. Se esse valor aguentar, os touros continuam no comando. Amanhã será um dia difícil, basta ver como estão as bolsas americanas. Vamos ver como reage nesses valores.

Registado: 20/11/2015 17:22

por SalvaFP » 7/1/2025 21:21

Não entendo o motivo de tanta conversa por causa de uma posição curta de menos de 2M de ações, quando só hoje a Mota negociou 3 vezes esse volume...certamente que não será esse o principal motivo da cotação não estar mais alta!!

Agora acredito que algum motivo o curto teve para abrir essa posição, normalmente analisam muito bem as contas das empresas alvo, e as perspetivas.
Terá sido aberto por causa da possível perda em Espanha, quebra resultados, ou um possível aumento de capital...iremos descobrir lá para a frente
Mas os curtos também falham..

Registado: 3/7/2023 13:03

por trend=friend » 7/1/2025 18:16

MarcoAntonio Escreveu:Panorama da Mota após a sessão de hoje. Virtualmente abertura nos máximos e fecho nos mínimos, partilha grandes semelhanças com a sessão de 5 de dezembro, cerca de um mês atrás.

Imagem

Partilha pois, e com um canal ascendente já em formação, tendo para já aguentado onde tinha de aguentar (suporte onde antes foi infindável resistência + base do “tal canal”).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Goya777 » 7/1/2025 18:04

MarcoAntonio Escreveu:Panorama da Mota após a sessão de hoje. Virtualmente abertura nos máximos e fecho nos mínimos, partilha grandes semelhanças com a sessão de 5 de dezembro, cerca de um mês atrás.

Imagem

O certo é que se repetir o movimento de 5 de dezembro poder-se-ia esperar uma subida decente nas proximas semanas

Registado: 17/7/2014 22:33

por MarcoAntonio » 7/1/2025 17:55

Panorama da Mota após a sessão de hoje. Virtualmente abertura nos máximos e fecho nos mínimos, partilha grandes semelhanças com a sessão de 5 de dezembro, cerca de um mês atrás.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por muad'dib » 7/1/2025 17:30

Em Bolsa só os convencidos que são "Sabões", teem certezas.

por aqui é só sabões :mrgreen:

em tempo coloquei dúvidas, e fui alvo de ameaças com processos judiciais
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 1#p1883779

há falta de coerência da mota na forma como comunica ao mercado, sem certezas, e com afirmações sem suporte
"Presidente da Mota-Engil pede mais regulação contra "manipulação do mercado"

mas, por aqui há quem afirme que a mota têm um batalhão de consultores a estudar o tema, contudo, ao mercado certezas, ZERO, BOLA!

acresce que, ainda ninguém explicou onde foram buscar as ações para emprestar ao short, sendo que esse tema é deveras importante
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1883767
embora tenha continuado a colocar dúvidas e questões, fui ameaçado com mais processos judiciais

não me admiraria nada que a posição short nos próximos dias tornasse a aumentar, pois estamos perante
- sell the news -
Anexos
mota.png

Registado: 15/11/2024 12:20

por BullDuck » 7/1/2025 17:28

O livro de ordens da ME é surreal.

Registado: 28/7/2013 12:28

por Sinedrio » 7/1/2025 16:24

O problema aqui é que os índices americanos viraram para vermelho carregado o que abre a possibilidade de amanhã a Europa ser vermelha e por sinal, também a Mota.

Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 7/1/2025 16:24

trend=friend Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Em Bolsa só os convencidos que são "Sabões", teem certezas.

Os que não percebem nada disto e ao fim de muitos anos continuam a aprender, fazem previsões : para cima e para baixo, quando acompanham o Mercado.
Nestas áreas a" logica é uma batata". è preciso haver coerência e não ir atrás, se bem que quando se vendem paletes e, ou compram, há que ter coragem para acertar o passo, e esperar dois ou três dias para ver o resultado.

Quanto ao que me toca e "sem certezas", farei a rotação do papel por volta de uma Mais Valia de +/_ 1 €uro. :mrgreen:

CumPrim/
Valeaquilino

:clap: :clap:

Em que zona esperavas o retracement que dizias no outro post? Zona à séria para mim são os 3,40 e este parece-me muito “encomendado”.

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA anterior 3 Janeiro.png
tinha ordens de Venda a: 3,88 , e tencionava Rc: a 3,46, mas disponível para Vender a: 3,44 e Rc: a 3,24

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por hugob0ss » 7/1/2025 16:13

Goya777 Escreveu:
PMP69 Escreveu:
afcapitao Escreveu:Se fosse um mau negócio, fazia sentido a ME ter ido ao concurso?

Em alumas condições acontece.

Acho que foram ao primeiro troço, a pensar nos próximos.

Apenas sei o que tem saído na comunicação social, mas mesmo aumentando o valor base em 300 milhões, não apareceu mais ninguém.

No entanto, eles estudaram a obra, e os trabalhos complementares podem ir até 50% do valor do contrato.

Pedro

Duas obras em que so ha uma proposta válida nao é o melhor cenário. Seguramente haverá derrape e o contribuinte pagará uns milhoes extra à ME & socios

Não me parece que isso seja de todo benéfico para ninguem!
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por Goya777 » 7/1/2025 16:11

PMP69 Escreveu:
afcapitao Escreveu:Se fosse um mau negócio, fazia sentido a ME ter ido ao concurso?

Apenas sei o que tem saído na comunicação social, mas mesmo aumentando o valor base em 300 milhões, não apareceu mais ninguém.

No entanto, eles estudaram a obra, e os trabalhos complementares podem ir até 50% do valor do contrato.

Pedro

Duas obras em que so ha uma proposta válida nao é o melhor cenário. Seguramente haverá derrape e o contribuinte pagará uns milhoes extra à ME & socios

Registado: 17/7/2014 22:33

por trend=friend » 7/1/2025 16:07

Aqui_Vale Escreveu:Em Bolsa só os convencidos que são "Sabões", teem certezas.

Os que não percebem nada disto e ao fim de muitos anos continuam a aprender, fazem previsões : para cima e para baixo, quando acompanham o Mercado.
Nestas áreas a" logica é uma batata". è preciso haver coerência e não ir atrás, se bem que quando se vendem paletes e, ou compram, há que ter coragem para acertar o passo, e esperar dois ou três dias para ver o resultado.

Quanto ao que me toca e "sem certezas", farei a rotação do papel por volta de uma Mais Valia de +/_ 1 €uro. :mrgreen:

CumPrim/
Valeaquilino

:clap: :clap:

Em que zona esperavas o retracement que dizias no outro post? Zona à séria para mim são os 3,40 e este parece-me muito “encomendado”.
Clint Eastwood

por Aqui_Vale » 7/1/2025 16:04

Em Bolsa só os convencidos que são "Sabões", teem certezas.

CumPrim/
Valeaquilino

José Ortega Y Gasset

por trend=friend » 7/1/2025 15:59

E já lá foi aos 2,75/2,80 de que falava de manhã… Belo retracement, com as vendas completamente em despejo em perfil idêntico às dos shorts.
Business as usual na Mota.
Target 3,40
Clint Eastwood

por PMP69 » 7/1/2025 15:54

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por Crissssx » 7/1/2025 15:50

tantas certezas que por aqui andavam ainda á 24H , numa questão de horas desapareceram .
Mas bastará subir 3/4% para aparecerem os trades perfeitos 8-)

Registado: 22/2/2019 14:19

por Aqui_Vale » 7/1/2025 15:46

Sem querer confundir, antes alertar, deixo aqui um "boneco" :-" Talvez sirva para alguma coisa.

Esperava uma correção técnica mas mais lá para cima. E é por lá que tenciono fazer a rotação (parcial) do papel :-"

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA correção técnica Reforçar.png
MOTA rotação.png

José Ortega Y Gasset

por afcapitao » 7/1/2025 15:43

PMP69 Escreveu:
afcapitao Escreveu:O TGV para a ME é uma ótima notícia, tendo em conta não só a obra em sim, mas a concessão futura.

Será que esta queda não tem a ver com essa notícia, pois é assumido que as bases dos dois primeiros troços eram muito baixas.

Pedro

Penso que eles até preferiam este segundo concurso, uma vez que tinha sido aumentado o valor base para atrair mais concorrentes.
Se fosse um mau negócio, fazia sentido a ME ter ido ao concurso?
Em resumo, penso que foi boa notícia. Mas o movimento dos títulos parece ser uma brincadeira apenas de alguns.

Registado: 8/3/2012 17:31

por J.f.vieira » 7/1/2025 15:38

Investimento total feito na Mota-Engil!...agora é esperar até inicio de 2026.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por SalvaFP » 7/1/2025 15:33

vende na noticia !!

por PMP69 » 7/1/2025 15:32

afcapitao Escreveu:O TGV para a ME é uma ótima notícia, tendo em conta não só a obra em sim, mas a concessão futura.

Será que esta queda não tem a ver com essa notícia, pois é assumido que as bases dos dois primeiros troços eram muito baixas.

Pedro

Registado: 11/2/2021 17:05

por afcapitao » 7/1/2025 15:27

SalvaFP Escreveu:se Mota reconhecer a menos valia , e ficamos pelos 40M em Espanha, como ficam os resultados de 2024 ?!

Certo. Mas ontem, nos 3,09€, isso não estava já incorporado no preço? Houve alguma novidade de ontem para hoje acerca desse assunto?

por J.f.vieira » 7/1/2025 15:26

Mais umas quantas a 2.78€ mas a queda pode ir a 2.72€

Registado: 29/11/2007 3:59

por SalvaFP » 7/1/2025 15:22

se Mota reconhecer a menos valia , e ficamos pelos 40M em Espanha, como ficam os resultados de 2024 ?!

por afcapitao » 7/1/2025 15:17

SalvaFP Escreveu:os resultados no 3 trimestre não foram grande coisa..com a perda em Espanha 2024 não deve ser bonito !
com a noticia da obra comboio conhecida e a reagir assim, penso que podemos ver valores bem mais baixos

Diria que isso não é novidade.
Temos sido habituados a estes movimentos nos últimos tempos (muitas vendas após boas notícias).

Para quem acredita no título, penso que o melhor é manter-se sossegado e não tentar adivinhar os movimentos de curto prazo.
Se as perspetivas do CEO para o ano 2026 se concretizarem, os resultados tenderão a melhorar, e há dividendos pelo meio que não são maus.
O TGV para a ME é uma ótima notícia, tendo em conta não só a obra em sim, mas a concessão futura.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Aqui_Vale, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Investbem, jcpequeno, latbal, macau5m, malakas, MR32, OverDose, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 93 visitantes