Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
quais os argumentos para um regresso aos € 1,50, quando a nível de fundamentais a mota engil apresentou lucros consistentes nos três trimestres de 2024?
é uma queda no preço de mais de 38%, qual a razão técnica, ou fundamental que justifique essa afirmação?
é uma queda no preço de mais de 38%, qual a razão técnica, ou fundamental que justifique essa afirmação?
Há muitos bag holders com preços bem altos, o que acontece normalmente como não houve resultados propriamente brilhantes vai ser um lento aliviar da pressão vendedora de todos esses acionistas que há medida que o tempo passar vão "desistindo", daqui a alguns meses, possivelmente na divulgação dos resultados anuais essa pressão deverá ter aliviado o suficiente para que se possa dar o ressalto, sempre e quando se confirmem bons resultados. Até lá, a EGL dificilmente sairá deste marasmo, julgo que a situação da posição short não ajuda, mas não é ela a principal causa do travão à subida.
Já agora, um fecho abaixo dos 2,40 seria um péssimo sinal.
Já agora, um fecho abaixo dos 2,40 seria um péssimo sinal.
Eu acho até que eles esperaram pelo dia de ontem para voltarem aos “negócios”…intencionalmente para “sinalizar” que os resultados são maus.
Não se pode dizer que a estratégia não esteja bem delineada e bem executada. É só olhar para o dia de hoje…
Não se pode dizer que a estratégia não esteja bem delineada e bem executada. É só olhar para o dia de hoje…
- Registado: 7/9/2024 8:51
Se o CEO já veio para os jornais várias vezes dizer que a cotação já não reflete o valor justo, estará à espera do quê para colocar dinheiro a sério nessa afirmação?
o CEO não pode mandatar terceiros, ou a empresa, para esse efeito, devido a existir uma inutilidade superveniente da lide

hugob0ss Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Está na altura da administração da Mota Engil justificar o salário que ganha.
Sendo o capital disperso em bolsa uma potencial fonte de financiamento para a empresa, há que agir, com mais do que meras palavras proferidas em entrevistas ou eventos públicos.
Em 2016 e 2018 a Mota engil procedeu à compra de ações próprias por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor. Comprando 2 080 070 ações em 2016 e 2 451 769 ações em 2018.
Se o CEO já veio para os jornais várias vezes dizer que a cotação já não reflete o valor justo, estará à espera do quê para colocar dinheiro a sério nessa afirmação?
O mero anúncio de recompra de 2 milhões de ações (+/- o que a Muddy shortou) iria catapultar a cotação, o que em termos técnicos seria a quebra definitiva da tendência descendente que se verifica desde março.
Esse breakout seria identificado em várias plataformas de trading (que detetam esses padrões), o que poderia atrair novos investidores para a Mota, quem shortou a ação nos 3€ iria provavelmente fechar as posições curtas o quanto antes, gerando uma reação em cadeia.
Esta reação em cadeia pode ser aproveitada, a menos que a administração prefira continuar a assobiar para o lado e a achar que consegue vencer a Muddy Waters pelo cansaço.
A fazer recompra é agora, para a semana pode ser tarde demais (na minha modesta opinião).
Acho que a administração não se tem que preocupar com isso, aliás na minha opinião quanto mais falar sobre isso pior. Tem é que se preocupar em ter uma direção correta para a empresa, para os trabalhadores, clientes e fornecedores. O valor da empresa em mercado acaba por ser o resultado do trabalho dessas pessoas e da liderança da companhia.
Tudo isso é verdade…e esses são fundamentais importantes…
Em termos normais também concordo mas as armas usadas pela “Muddys e amigos” são de outra índole e a empresa também tem de defender a sua reputação e os seus acionistas atuais.
Rolling_Trader Escreveu:Está na altura da administração da Mota Engil justificar o salário que ganha.
Sendo o capital disperso em bolsa uma potencial fonte de financiamento para a empresa, há que agir, com mais do que meras palavras proferidas em entrevistas ou eventos públicos.
Em 2016 e 2018 a Mota engil procedeu à compra de ações próprias por entender que o valor de cotação da ação não refletia o seu justo valor. Comprando 2 080 070 ações em 2016 e 2 451 769 ações em 2018.
O mero anúncio de recompra de 2 milhões de ações (+/- o que a Muddy shortou) iria catapultar a cotação, o que em termos técnicos seria a quebra definitiva da tendência descendente que se verifica desde março.
Esse breakout seria identificado em várias plataformas de trading (que detetam esses padrões), o que poderia atrair novos investidores para a Mota, quem shortou a ação nos 3€ iria provavelmente fechar as posições curtas o quanto antes, gerando uma reação em cadeia.
Esta reação em cadeia pode ser aproveitada, a menos que a administração prefira continuar a assobiar para o lado e a achar que consegue vencer a Muddy Waters pelo cansaço.
A fazer recompra é agora, para a semana pode ser tarde demais (na minha modesta opinião).
Acho que a administração não se tem que preocupar com isso, aliás na minha opinião quanto mais falar sobre isso pior. Tem é que se preocupar em ter uma direção correta para a empresa, para os trabalhadores, clientes e fornecedores. O valor da empresa em mercado acaba por ser o resultado do trabalho dessas pessoas e da liderança da companhia.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Rolling_Trader Escreveu:Está na altura da administração da Mota Engil justificar o salário que ganha.
Concordo…é preciso uma ação enérgica da empresa…está em causa a sua credibilidade e a das suas contas…
Acabou de apresentar um trading update positivo e vejam o que se está a passar com a cotação…
Já está abaixo do mínimo de ontem…
Está na altura da administração da Mota Engil justificar o salário que ganha.
A mim parece-me que a “Muddys e amigos” está a controlar a cotação.
Deixa subir quando quer e fá-la descer quando quer…
Objetivo: descredibilizar a empresa e os seus resultados, vencer os outros accionistas pelo cansaço e fazê-los sair das duas posições, para depois comprar quando quiser fechar as posições curtas…quanto mais baixo estiver o preço mais ganharão…
Deixa subir quando quer e fá-la descer quando quer…
Objetivo: descredibilizar a empresa e os seus resultados, vencer os outros accionistas pelo cansaço e fazê-los sair das duas posições, para depois comprar quando quiser fechar as posições curtas…quanto mais baixo estiver o preço mais ganharão…
Editado pela última vez por Investor Tuga em 20/11/2024 15:19, num total de 1 vez.
afcapitao Escreveu:Isso não foi um problema para subir até aos 5.94, porque há-de ser agora?
Acho que até tem sido interessante verificar que parte da estratégia é essa: concorrer a projetos com construção+concessão. Margens baixas na construção, e aumento da margem com a venda da concessão
A Alves Ribeiro também faz isso?
Não faço a mínima ideia quanto vale a Mota, ou se vai descer ou subir.
Da minha experiência de algumas décadas na área, incluindo algumas empreitadas (poucas) em África, e ter acompanhado uma incursão no mercado Brasileiro, que foi um desastre, acho que o grosso dos mercados em que a Mota opera, são mercados muito difíceis e que consomem muitos recursos financeiros, mas compreendo que é a maneira da Mota crescer, o que no entanto não se traduz nos lucros.
Acho extremamente difícil para uma construtora portuguesa crescer sustentadamente, e acho que é um risco demasiado grande estar tão dependente de mercados que são instáveis (basta olhar para o que se passa em Moçambique).
Se virmos, as empresas francesas, apostaram no Golfo Pérsico, com bons resultados. Claro que têm outros poderes por trás que Portugal não tem.
Gosto da Alves Ribeiro, porque opera quase na totalidade em Portugal, com facturações constantes e rentabilidades de 2 dígitos, que nos últimos anos se conseguem no mercado nacional.
Pedro
2024 trará um resultado maior que em 2023 à mota engil, palavras do CEO, proferidas diversas vezes na comunicação social
Logo o resultado anual de 2023 (113M), será ultrapassado em 2024, e o lucro do 4T ficará próximo dos 50M.
2024
1T 20M
2T 29M
3T 28M
Para igualar o resultado anual de 2023 (113M) o lucro no 4T teria de ser 36M
Para igualar o resultado do 2S 2023 (83M) o lucro no 4T teria de ser 55M
1T 20M
2T 29M
3T 28M
Para igualar o resultado anual de 2023 (113M) o lucro no 4T teria de ser 36M
Para igualar o resultado do 2S 2023 (83M) o lucro no 4T teria de ser 55M
Lucky_Luke Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:A margem de lucro médio da Mota Engil, desde 2003, situa-se nos 1,8%, portanto uma margem de 2% concordamos que é razoável.
(...)
Que empresas considera bons benchmarkings de comparação com a Mota Engil?
Cuidado e dizer que 1.8% é uma margem de 2%, porque não é. Nestes níveis os 0,2% são 10% de diferença o que é muito.
A ME teve uma margem de 2% ou mais pela última vez em 2016. Daí até agora foi sempre de 1% ou menos. Em 2023 foi a primeira vez que voltou aos 2%, uma boa progressão mas que este ano parece ameaçada porque os três trimestres foram abaixo dos 2% e ainda há ali mais valias de alienações, ou seja, a margem que vem das operações parece muito curta.
É difícil estabelecer empresas que possam ser comparáveis em dimensão e contexto de igualdade. A construção já não é puramente construção, por isso comparam-se empresas do setor. Mas independentemente disso a rentabilidade da ME é pequena, são poucas as empresas na Europa que andam com margens de 1,8 - 2 - 2,1%.
Bem Lucky, para um user que foi registado hoje e que só tem 2 mensagens no fórum do caldeirão, escolheu a pessoa errada para "implicar". A minha reputação precede-me, nos fóruns do investing.com, de não levar "desaforos" para casa e está na altura dessa reputação ser reforçada aqui também.
Vou-lhe responder, à letra, por partes:
- Na sua primeira mensagem citou-me a colocar palavras "na minha boca" que eu não escrevi (primeira entrada a pés juntos da sua parte, logo na primeira mensagem do seu user). Eu não disse que os resultados da Mota foram bons, disse que não foram maus. Neste caso usei a negação para descrever o "copo meio cheio, em vez de meio vazio". Ontem fiz um post a dizer as minhas expetativas referentes aos resultados, e estes ficaram aquém no resultado líquido (embora dentro da expetativa no EBITDA). Significa que eu esperava mais, mas não posso considerar que os resultados foram maus. Neste ponto até concordo consigo quando escreveu que os resultados foram "razoáveis". Lá está, é o "copo meio cheio" (o erro interpretativo foi seu).
Na sua segunda mensagem, ao decidir implicar novamente comigo por eu dizer que estes resultados intercalares correspondem a 2% de margem líquida, digo-lhe que esse é o valor que consta no PDF da Mota Engil. Se calhar ia embirrar com eles primeiro, não?
Mas dou-lhe razão (agora que tive tempo para fazer contas porque durante o dia estive a trabalhar). Na realidade a margem líquida do 3T2024 não foi de 2%, mas sim 1.86%. Porém, se estivermos a contabilizar imprecisões, vamos contabilizar as suas "imprecisões":
- 1. Escreveu que "A ME teve uma margem de 2% ou mais pela última vez em 2016"
Olhe que não foi bem assim, na realidade o ano de 2016 foi desastroso para a Mota Engil, os 2,27% de margem líquida deveram-se a um ganho não recorrente de 105M€, caso contrário o RL teria sido negativo (não tente comparar isso com 2024), em 2015 a margem foi de 0.74% e só em 2014 sim a margem foi de 2.12% (sem impactos de ganhos não recorrentes). Porém há 10 anos atrás os interesses minoritários só levaram 25,7% dos lucros enquanto que em 2023 levaram 57.4% (ou seja, novamente os períodos não são comparáveis).
2. Escreveu também que "Em 2023 foi a primeira vez que voltou aos 2%, uma boa progressão mas que este ano parece ameaçada porque os três trimestres foram abaixo dos 2% e ainda há ali mais valias de alienações, ou seja, a margem que vem das operações parece muito curta.", esta "imprecisão" é tão grande que a vou decompor em duas partes:
- 2.1 "Em 2023 foi a primeira vez que voltou aos 2%, uma boa progressão mas que este ano parece ameaçada porque os três trimestres foram abaixo dos 2%"
Erro crasso seu caro Lucky, você está a anualizar os resultados trimestrais e comparar "a sua projeção" dos resultados anuais de 2024 com os de 2023. O que devia estar a fazer era a comparar os períodos homólogos do 3º trimestre, ou seja 3T2023 com 3T2024. Fique a saber que a margem líquida de Mota Engil no terceiro trimestre do ano passado se situou nos 1.79% e este ano foi superior, tendo-se situado nos 1.86%.
2.2 "e ainda há ali mais valias de alienações, ou seja, a margem que vem das operações parece muito curta."
Pois fique a saber Lucky, que no 4º trimestre de 2023 a Mota-Engil "tirou um coelho da cartola" e totalizou uma mais valia anual de 55.6M€. A margem EBT, excluíndo mais valias não recorrentes, está muito próxima da de 2023 e dada a complexidade de fatores que interferem na margem líquida da Mota Engil, ninguém tem capacidade para a estimar com exatidão (nem a própria Mota).
Já agora, habitue-se ao facto da Mota Engil passar a ter anualmente ganhos não recorrentes, oriundos de vendas de concessões. É uma estratégia de rotação de ativos com o objetivo de geração de caixa e financiamento de novas oportunidades greenfield na área da concessão. Está inscrito no guidance da empresa até 2026 e é uma estratégia muito bem vinda que não deve ser diabolizada (como tem vindo a ser hábito).
Por fim, você queixa-se das minhas "imprecisões" mas continua a insistir na sua imprecisão de "atirar para o ar" um valor de referência para a margem do "setor" recusando-se a "revelar" a sua fonte de dados e dá a desculpa esfarrapada: "É difícil estabelecer empresas que possam ser comparáveis em dimensão e contexto de igualdade".
Pois difícil é, mas não é impossível, é informação pública que pode procurar. Deixo-lhe uma sugestão, procure a publicação da ENR (Engineering New Record) de 2024 referente às construtoras que obtêm maior volume de negócio internacional (comparativamente ao doméstico) (o caso da Mota), dessas selecione apenas as europeias (para compararmos apenas construtoras com sede fiscal dentro do mesmo espaço económico).
Depois pode ir ver os relatórios de contas de cada uma para perceber as margens.
Se fizer isto vai ficar mais ou menos com o seguinte universo: Vinci, ACS, Hochtief, Boygues, Strabag SE, Saipem, Ferrovial, Eiffage, Webuild, Acciona, FCC, Maire, Porr AG e Sacyr, cuja margem líquida média em 2023 foi de 3.39%
Se quiser ainda pode melhorar o universo selecionando apenas as empresas que operam nas mesmas geografias, embora se fizer isto tudo acaba só com 4 empresas, nomeadamente Bouygues (1.86% de margem), FCC (6.4% de margem), Sacyr (3.32% de margem) e Saipem (1.51% de margem), com uma margem média combinada de 3,57%. Nesta amostragem mais pequena pode-se ver que a "armada espanhola" estraga as médias pois tendem a ser irritantemente eficientes em geração de margem líquida, mesmo assim a Mota conseguiu ser mais eficiente que a gigante Bouygues (a 3ª maior construtora europeia segundo o tal ranking da ENR) e a Saipem (a 9ª do ranking).
O grande problema da geração de margem para os acionistas da Mota é, como já referi, o que se perde para os interesses minoritários. A empresa Mota-Engil, em termos de margem líquida, em 2023 gerou 265.8M€, o que representa uma margem de 4.79%, que é superior à médida das margens líquidas do setor.
Infelizmente para os acionistas, como a Mota não detém a 100% todas as suas subsidiárias e participadas, destes 265.8M€ só sobraram 113M€ para os acionistas, ou seja 2.04% de margem.
O que você está a fazer é a confundir a rentabilidade/eficiência da empresa com o valor que sobra para o acionista, são coisas diferentes.
Por fim, concordo em absoluto com o afcapitao. Não foi pelo facto da margem de 2023 ser de 2.04% ou a de 2022 ser de 1.38% que fez com que a Mota não deixasse de subir dos 1.226€ de janeiro de 2023 a 5.94€ em março de 2024, uma subida de 384%.
Quem as vendeu terá oportunidade de perceber que talvez tenha vendido barato. O modo como recuperou do pessimismo com os resultados sugere que talvez esteja mesmo barata. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
afcapitao: de acordo. E se olharmos para o passado estas vendas têm ocorrido noutras concessões.
Mas li em várias opiniões que os resultados do semestre e este trading update estão “feridos” por estes resultados intitulados não recorrentes, o que não tem fundamento face ao exposto e à empresa e negócio em questão!
Entendo o que explicou sobre os dividendos e a sua limitação aos resultados “recorrentes” mas se a empresa utiliza estes encaixes seja para novos negócios seja para reforço da autonomia financeira a longo prazo isso terá reflexo em mais resultados “recorrentes”…
Mas li em várias opiniões que os resultados do semestre e este trading update estão “feridos” por estes resultados intitulados não recorrentes, o que não tem fundamento face ao exposto e à empresa e negócio em questão!
Entendo o que explicou sobre os dividendos e a sua limitação aos resultados “recorrentes” mas se a empresa utiliza estes encaixes seja para novos negócios seja para reforço da autonomia financeira a longo prazo isso terá reflexo em mais resultados “recorrentes”…
Investor, percebo o teu ponto de vista. E faz-me sentido. Mas diria que com o backlog de obras conseguem apurar uma margem com uma certa segurança. Já a venda à posteriori é mais incerta (dependendo das autorizações, interesse comprador e condições de mercado).
Mas concordo que essa soma da venda de ativos faz parte do negócio deles (ou que pelo menos é esse o objetivo).
Penso que com a dívida que têm, estes encaixes vão servir para a amortização (esperam ter uma autonomia financeira de 15% em 2026)
Edit: sobre os resultados de 2023, sim, a empresa disse que ia distribuir 0,127€, 50% do resultado recorrente, quando o resultado total for de 0,37€/ação
Mas concordo que essa soma da venda de ativos faz parte do negócio deles (ou que pelo menos é esse o objetivo).
Penso que com a dívida que têm, estes encaixes vão servir para a amortização (esperam ter uma autonomia financeira de 15% em 2026)
Edit: sobre os resultados de 2023, sim, a empresa disse que ia distribuir 0,127€, 50% do resultado recorrente, quando o resultado total for de 0,37€/ação
Editado pela última vez por afcapitao em 20/11/2024 0:48, num total de 1 vez.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Isso não foi um problema para subir até aos 5.94, porque há-de ser agora?
Acho que até tem sido interessante verificar que parte da estratégia é essa: concorrer a projetos com construção+concessão. Margens baixas na construção, e aumento da margem com a venda da concessão
A Alves Ribeiro também faz isso?[/quote]
E ,assim sendo, qual o problema com os chamados resultados não recorrentes?
Não entendo…
Acrescento outra pergunta: quando no passado a Mota atingiu este nível de VN e resultados?
E com uma carteira de encomendas recorde para potenciar no futuro…[/quote]
O problema dos não recorrentes tem a ver com os dividendos. À luz do que a empresa fez em 2023, quem espera por dividendos deve olhar para os resultados recorrentes.[/quote]
afcapitao: na estratégia que descreveu (concorrer a projetos com construção+concessão, com Margens baixas na construção, e aumento da margem com a venda da concessão) esses resultados são no fundo recorrentes pois a empresa faz disso um dos seus modelos de negócio, correto?
A empresa indicou na definição do dividendo de 2023 que estava a “deduzir” esses resultados?
A Alves Ribeiro também faz isso?[/quote]
Não entendo…
Acrescento outra pergunta: quando no passado a Mota atingiu este nível de VN e resultados?
E com uma carteira de encomendas recorde para potenciar no futuro…[/quote]
O problema dos não recorrentes tem a ver com os dividendos. À luz do que a empresa fez em 2023, quem espera por dividendos deve olhar para os resultados recorrentes.[/quote]
afcapitao: na estratégia que descreveu (concorrer a projetos com construção+concessão, com Margens baixas na construção, e aumento da margem com a venda da concessão) esses resultados são no fundo recorrentes pois a empresa faz disso um dos seus modelos de negócio, correto?
A empresa indicou na definição do dividendo de 2023 que estava a “deduzir” esses resultados?
Investor Tuga Escreveu:afcapitao Escreveu:PMP69 Escreveu:Nos mercados onde opera e de onde vem o grosso da facturacão, dificilmente terá margens muito diferentes.
Comparem a Mota com a Alves Ribeiro.
Pedro
Não entendo…
E com uma carteira de encomendas recorde para potenciar no futuro…
O problema dos não recorrentes tem a ver com os dividendos. À luz do que a empresa fez em 2023, quem espera por dividendos deve olhar para os resultados recorrentes.
afcapitao Escreveu:PMP69 Escreveu:Nos mercados onde opera e de onde vem o grosso da facturacão, dificilmente terá margens muito diferentes.
Pedro
Não entendo…
E com uma carteira de encomendas recorde para potenciar no futuro…
Edit: aliás, pensando bem, sobretudo na área da construção, todos os resultados são não recorrentes!!
Não há obras iguais, mesmo 2 barragens por exemplo podem ter especificidades de construção diferentes!
Mais mérito tem a empresa neste contexto…
Editado pela última vez por Investor Tuga em 19/11/2024 22:38, num total de 1 vez.
PMP69 Escreveu:Nos mercados onde opera e de onde vem o grosso da facturacão, dificilmente terá margens muito diferentes.
Pedro
Nos mercados onde opera e de onde vem o grosso da facturacão, dificilmente terá margens muito diferentes.
Pedro
Pedro
Rolling_Trader Escreveu:Lucky_Luke Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:A margem de lucro médio da Mota Engil, desde 2003, situa-se nos 1,8%, portanto uma margem de 2% concordamos que é razoável.
(...)
Que empresas considera bons benchmarkings de comparação com a Mota Engil?
Cuidado e dizer que 1.8% é uma margem de 2%, porque não é. Nestes níveis os 0,2% são 10% de diferença o que é muito.
A ME teve uma margem de 2% ou mais pela última vez em 2016. Daí até agora foi sempre de 1% ou menos. Em 2023 foi a primeira vez que voltou aos 2%, uma boa progressão mas que este ano parece ameaçada porque os três trimestres foram abaixo dos 2% e ainda há ali mais valias de alienações, ou seja, a margem que vem das operações parece muito curta.
É difícil estabelecer empresas que possam ser comparáveis em dimensão e contexto de igualdade. A construção já não é puramente construção, por isso comparam-se empresas do setor. Mas independentemente disso a rentabilidade da ME é pequena, são poucas as empresas na Europa que andam com margens de 1,8 - 2 - 2,1%.
machadosoares31 Escreveu:Correçao , do mexico virao 16 M ( exclui interesses minor. ) resumo ;77 + 23+ 16=116 M€
Obrigado machado,
As estimativas constantes no marketscreener para 2024, que no início do ano apontavam para 114M€ de lucro, foram recentemente revistas para um lucro de 109M€.
Mas, para todos os efeitos, espero que as suas contas estejam mais certas

116M€ já está mais em linha com o que visiono.
como referi, penso que serão mais uns milhões, mas mantenho os € 0,15 de distribuição para 2025.
acresce, a empresa tem uma conduta pouco clara, e ambígua, sendo certo que, esse comportamento não é do agrado dos investidores.
antes de fazer trading updates, apenas apresentava resultados ao semestre, como se revela possível pala CMVM, mas, qualquer empresa deverá fazer a divulgação de desempenho e performance, de forma diferente, isto é, caso ambicione mais.
daí ter voltado a fazer este tipo de divulgação, aos trimestres! desta vez, de claro tem muito pouco.
a empresa irá subir quando o mercado o permitir, isto é, quando houver volume / interesse, no título, não é o caso no presente.
no imediato, não se revela assim, daí decorre o oportunismo do short feito.
as perguntas que devem ser feitas, são:
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
porquê que a empresa não faz mais, para além de dar notícias, que o preço da empresa está subavaliado?
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 024-v2.pdf
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 5_2024.pdf
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 6_2024.pdf
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 0_2024.pdf
como referi, penso que serão mais uns milhões, mas mantenho os € 0,15 de distribuição para 2025.
acresce, a empresa tem uma conduta pouco clara, e ambígua, sendo certo que, esse comportamento não é do agrado dos investidores.
antes de fazer trading updates, apenas apresentava resultados ao semestre, como se revela possível pala CMVM, mas, qualquer empresa deverá fazer a divulgação de desempenho e performance, de forma diferente, isto é, caso ambicione mais.
daí ter voltado a fazer este tipo de divulgação, aos trimestres! desta vez, de claro tem muito pouco.
a empresa irá subir quando o mercado o permitir, isto é, quando houver volume / interesse, no título, não é o caso no presente.
no imediato, não se revela assim, daí decorre o oportunismo do short feito.
as perguntas que devem ser feitas, são:
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
porquê que a empresa não faz mais, para além de dar notícias, que o preço da empresa está subavaliado?
MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE TRANSAÇÕES DE DIRIGENTES
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 024-v2.pdf
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 5_2024.pdf
https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 0_2024.pdf
mais será comprar para além daquilo que já comprou
Rolling_Trader Escreveu:machadosoares31 Escreveu:Boa tarde,
para registo considerem como mais valia na Polônia cerca de 8 M , mas também não esquecer a contabilização dos prejuízos da Duro Felguera, que estimo tenham sido 3 M. Significa um lucro trim. expurgado de não recorrentes , de cerca de 23 €.
Extrapolando para o ano de 2024 podemos apontar para um lucro de 77 + 23 + 30 (concessão México) = 130€
Isto na folha de excel
Boa tarde machadosoares,
Fiquei com algumas dúvidas nas suas contas.
Os 77M€ são as contas para os resultados do 3T2024 já com a mais valia de 8M da polónia e o prejuízo de 3M da Duro Felguera, é isso?
correcto
Os 23M€ corresponderiam ao lucro para o exercício do último trimestre (sem recorrentes) e os 30M€ a mais valia da concessão do méxico, é isso?
correcto
Estima então 130M€ de lucro líquido para 2024? Para o acionista? (i.e. já excluíndo os interesses minoritários?)
Correçao , do mexico virao 16 M ( exclui interesses minor. ) resumo ;77 + 23+ 16=116 M€
- Registado: 7/9/2015 16:18
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 35 visitantes