Mota Engil - Tópico Geral
Mota Engil - Tópico Geral
Estão a ver se aproveitam os saldos e as notícias de compras da administração vão continuar.
Não tendo grande significado por serem aquisição pequenas, ainda assim sinalizam que estão atentos e sabem que a cotação actual é apenas fruto de uma manipulação grosseira do mercado.
Enquanto não se conhecer o relatório do fundo que abriu posição short é lamentável que a CMVM não actue. Vindo da CMVM é apenas o costume. Comportamentos lamentáveis.
No mínimo essa posição curta devia ser bloqueada até haver um relatório e ser o mesmo analisado de forma independente. Aí deixavam de brincar...
Não tendo grande significado por serem aquisição pequenas, ainda assim sinalizam que estão atentos e sabem que a cotação actual é apenas fruto de uma manipulação grosseira do mercado.
Enquanto não se conhecer o relatório do fundo que abriu posição short é lamentável que a CMVM não actue. Vindo da CMVM é apenas o costume. Comportamentos lamentáveis.
No mínimo essa posição curta devia ser bloqueada até haver um relatório e ser o mesmo analisado de forma independente. Aí deixavam de brincar...
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re: Mota Engil - Tópico Geral
JN, hoje:
Carlos Mota dos Santos compra 10 mil ações da Mota-Engil por 24,8 mil euros
O presidente da construtora voltou a comprar ações da empresa, desta vez a um preço médio de 2,484 euros cada, totalizando um investimento de quase 25 mil euros. Carlos Mota dos Santos é agora dono de 0,05% da Mota-Engil.
Carlos Mota dos Santos compra 10 mil ações da Mota-Engil por 24,8 mil euros
O presidente da construtora voltou a comprar ações da empresa, desta vez a um preço médio de 2,484 euros cada, totalizando um investimento de quase 25 mil euros. Carlos Mota dos Santos é agora dono de 0,05% da Mota-Engil.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Olá Pmart 1,
As questões que coloca são interessantes para fazer um debate puramente especulativo (pois quem sabe as respostas nunca as irá revelar).
Eu faço a seguinte leitura especulativa da situação:
Várias hipóteses:
Esta questão é colocada várias vezes, o que me choca particularmente.
Um shorter não precisa de "pedir ações emprestadas" (não diretamente pelo menos). Eu, investidor particular, posso fazer um short amanhã simplesmente porque a minha corretora me permite fazê-lo. Quem tem de se preocupar com a cobertura da venda a descoberto é a corretora, eu apenas tenho de ter "fundos" para cobrir as perdas caso a ação comece a subir acima do valor do meu short.
Normalmente são as corretoras as pricipais entidades a emprestar ações para short selling, porém podem exisir outros intermediários como fundos de investimento e bancos de investimento.
Quem emprestou na realidade, devido aos acordos de confidencialidade que estão sempre envolvidos nestas operações, nunca saberemos.
Interessa a quem possa estar a acumular posições longas a preços de saldos.
Se for esse o caso, também é do interesse dos mesmos que a cotação não vá abaixo de um determinado limiar de preço, em que os investidores deixem simplesmente de acreditar no título por estar desalinhado com a lógica financeira de uma cotada em bolsa.
2,4€ já me parece ser esse limiar.
As questões que coloca são interessantes para fazer um debate puramente especulativo (pois quem sabe as respostas nunca as irá revelar).
Eu faço a seguinte leitura especulativa da situação:
Pmart 1 Escreveu:2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
Várias hipóteses:
- 1. Vencer por cansaço os investidores privados mais resilientes e "obrigá-los" a vender, fazendo assim com que uma parte considerável do free-float possa ser absorvido pelos "parceiros no crime" da Muddy Waters;
2. A Muddy estar realmente a apostar num evento económico adverso que ainda faça cair mais as ações da Mota (improvável).
3. Ou, pura e simplesmente estar a existir um equilíbrio de forças compradoras e vendedoras em que os shorters não conseguem levar o preço abaixo dos 2.40€ devido às compras efetuadas por quem ainda sabe avaliar o valor de uma empresa (aposto nesta como sendo a mais provável)
Pmart 1 Escreveu:3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
Esta questão é colocada várias vezes, o que me choca particularmente.
Um shorter não precisa de "pedir ações emprestadas" (não diretamente pelo menos). Eu, investidor particular, posso fazer um short amanhã simplesmente porque a minha corretora me permite fazê-lo. Quem tem de se preocupar com a cobertura da venda a descoberto é a corretora, eu apenas tenho de ter "fundos" para cobrir as perdas caso a ação comece a subir acima do valor do meu short.
Normalmente são as corretoras as pricipais entidades a emprestar ações para short selling, porém podem exisir outros intermediários como fundos de investimento e bancos de investimento.
Quem emprestou na realidade, devido aos acordos de confidencialidade que estão sempre envolvidos nestas operações, nunca saberemos.
Pmart 1 Escreveu:4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Interessa a quem possa estar a acumular posições longas a preços de saldos.
Se for esse o caso, também é do interesse dos mesmos que a cotação não vá abaixo de um determinado limiar de preço, em que os investidores deixem simplesmente de acreditar no título por estar desalinhado com a lógica financeira de uma cotada em bolsa.
2,4€ já me parece ser esse limiar.
Bem , após 45 dias volto a escrever umas palavrinhas neste post que ultimamente tem andado animado com a geração Trader !!!
Aquando da abertura deste movimento da Muddys escrevi que sem relatório isto acabaria por esfumar-se , o que o tempo nos vem mostrando é que não é bem assim o que levanta outras questões,
1 - Como certamente já muitos de vós perceberam a posição Short é muito superior aos poucos mais de 0,5% declarados , seja por outros fundos replicarem o movimento seja por força da "maré" certamente estaremos a falar de algo entre 3 a 5 %.
2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Bem talvez algum dos Trader Female or Male , ou qualquer outro forista queira escrever algo sobre as questões que levantei...
Melhor seria amanhã subir 10%

Aquando da abertura deste movimento da Muddys escrevi que sem relatório isto acabaria por esfumar-se , o que o tempo nos vem mostrando é que não é bem assim o que levanta outras questões,
1 - Como certamente já muitos de vós perceberam a posição Short é muito superior aos poucos mais de 0,5% declarados , seja por outros fundos replicarem o movimento seja por força da "maré" certamente estaremos a falar de algo entre 3 a 5 %.
2 - A manutenção da posição por tanto tempo , cerca de 30 sessões neste momento , com a baixa volatilidade desde o movimento inicial é com que intuito ?
3 - Quem terá disponibilizado, emprestado "whatever" entre 10 a 15 milhões de ações durante todo este tempo ?
4 - Talvez a mais interessante e talvez até polémica A QUEM INTERRESSA ESTE MOVIMENTO? ,ou de outra forma a sua pouca volatilidade após o movimento inicial, sim eles tem de ter algum objectivo se já tivesse sido alcançado ...iam para outro poiso ..
Bem talvez algum dos Trader Female or Male , ou qualquer outro forista queira escrever algo sobre as questões que levantei...

Melhor seria amanhã subir 10%

- Registado: 13/7/2011 20:38
hugob0ss Escreveu:1,08x não é um sucesso estrondoso, mas é um grande sucesso.
Na realidade hugob0ss, a procura cifrou-se nos 86M€ e a emissão inicial era de 50M€, portanto, tendo em conta a procura inicial, o rácio procura/oferta foi mais alto, na ordem de 1,72x.
Relembro que o aumento da oferta para os 80M€ só foi decidido a dois dias do fim do prazo de subscrição.
hugob0ss Escreveu:Uma das finalidades da oferta era substituir a dívida com vencimento em 2024 por dívida com reembolso em 2029. Seria interessante saber em que proporção essa troca foi efetivada.
Essa proporção está na comunicação à CMVM que partilhei:
- 26 861 750€ na oferta de troca (34% dos 80M€)
53 138 250 na oferta de subscrição (66% dos 80M€)
Deixo aqui o gráfico que mostra, não só a proporção das duas ofertas, mas também a sua progressão nos dias em que a subscrição esteve em vigor.
hugob0ss Escreveu:Será que isso se deve a um desconhecimento por parte dos credores/investidores? A garantia de ser reembolsado em primeiro lugar em caso de falência não parece ser um critério suficiente para optar por essa dívida. Recentemente, o CEO reafirmou sua convicção de que a empresa vale o dobro em termos de mercado.
A oferta de subscrição era dirigida a investidores particulares. Nem toda a gente tem o perfil de risco adequado, conhecimentos, paciência ou vontade de investir em ações. Foram esses que maioritariamente terão subscrito as obrigações, especialmente porque estavam comissionados 16 bancos colocadores que começaram, desde o dia 1, a telefonar aos clientes com perfil de risco mais conservador, a "vender" o produto das obrigações Mota-Engil.
Quanto ao que o CEO reafirmou, creio que a frase com que costuma assinar os seus posts hugob0ss, diz tudo "O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado."

Rolling_Trader Escreveu:O resultado das ofertas públicas das Obrigações Mota Engil 2029 já foram comunicadas à CMVM.
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfVierAllCommunication?Input=6FBA00AB290A2125FA87D0B45CD0A8C08E5EFBA733FD4742C9FFC84C9993E532
Os 80M€ foram subscritos na íntegra!
A procura superou a oferta em 1,08x.
Curioso ver que no 3º dia da oferta (2 de outubro) os 50M€ iniciais já estavam subscritos e dia 10 de outubro já tinha atingido os 80M€.
1,08x não é um sucesso estrondoso, mas é um grande sucesso.
Durante o período de subscrição, não houve grande volatilidade nas ações, e o volume também manteve-se constante.
Uma das finalidades da oferta era substituir a dívida com vencimento em 2024 por dívida com reembolso em 2029. Seria interessante saber em que proporção essa troca foi efetivada. Se as projeções para os próximos anos se materializarem e considerando a cotação atual, o rendimento do dividendo será praticamente idêntico.
Será que isso se deve a um desconhecimento por parte dos credores/investidores? A garantia de ser reembolsado em primeiro lugar em caso de falência não parece ser um critério suficiente para optar por essa dívida. Recentemente, o CEO reafirmou sua convicção de que a empresa vale o dobro em termos de mercado.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
Mais um dia de travões. Tem sido costume.
O teste aos 2,65 continua em standby. É aguardar que o volume regresse.
O teste aos 2,65 continua em standby. É aguardar que o volume regresse.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
minibull Escreveu:Caro Aquilino S. V.
Aqui agradeço as palavras da tua mensagem do dia 16 deste mês, à qual não pude responder, por me encontrar num local remoto, e só à noite no hotel, tinha internet, mas que mesmo assim não me permitia postar através do telemóvel.
Actualmente, agora de manhã, e estando "mais perto da civilização", já me é possível, pelo que apresento as minhas desculpas.
Dizeres que de A.T. não percebes nada, é modéstia a mais..., pois quem elabora os excelentes gráficos com que nos presenteias, e que é um regalo olhar para eles, só poderiam vir de quem percebe, e bem, de A.T. (. . . )
Um abraço.
Não me apercebi deste post.
Os meus bonecos, vão carregados de informação (é uma demonstração que não pesco grande coisa disto), para assim dar oportunidade mais alargada para que cada um possa fazer uma ginástica mais diversificada.
O meu propósito é dar algum contributo, positivo, para este Forum a fim de que se possa tirar vantagens.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
[quote Já com o dedo no gatilho para vender Semapa?[/quote]
Para negociar Semapa, não é necessário ter "o dedo no gatilho" é necessário sim, ter paciência.
Quando me referi à Semapa, foi com a possibilidade de a vender e reforçar na Mota. A velocidade se subida é rápida, mas o mesmo também serve para o inverso.
Numa perspetiva de subida, dá para comprar a Mota e vender para depois recomprar a Semapa.
No fim de contas é rodar o papel.
CumPrim/
ValeAquilino
Para negociar Semapa, não é necessário ter "o dedo no gatilho" é necessário sim, ter paciência.
Quando me referi à Semapa, foi com a possibilidade de a vender e reforçar na Mota. A velocidade se subida é rápida, mas o mesmo também serve para o inverso.
Numa perspetiva de subida, dá para comprar a Mota e vender para depois recomprar a Semapa.
No fim de contas é rodar o papel.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:Obrigado Woman_Trader (Sandra), tanto elogio que até fico sem jeito
E Aqui_Vale não levo nada a mal, mas espero que tenha percebido, pelos meus smileys (e
), nas minhas "previsões da maya", que não eram certezas (nem sequer eram projeções).. ..
Meu caro, Já ando nestas voltas, desde o seculo passado, tempo suficiente para saber que em Bolsa a lógica é uma batata e nada é garantido a não ser o passado. Não vou por isso assumir o post como um dado adquirido. Espero realmente que o papel ultrapasse os 6€urecus. aliás , já esperava valores superiores aos 5,94. Enganei-me, paciência, vamos esperar por melhores dias.
O passado ajuda-nos a viver o presente e perspetivar o futuro, não passa disso.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
O resultado das ofertas públicas das Obrigações Mota Engil 2029 já foram comunicadas à CMVM.
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfVierAllCommunication?Input=6FBA00AB290A2125FA87D0B45CD0A8C08E5EFBA733FD4742C9FFC84C9993E532
Curioso ver que no 3º dia da oferta (2 de outubro) os 50M€ iniciais já estavam subscritos e dia 10 de outubro já tinha atingido os 80M€.
volvista Escreveu:Pois-toda-a-emissão-de-divida-colocada-MASserve-para-pagar-divida-antiga-a-vencer-e-pouco-mais.....................
Com-tanta-boa-notícia-e-a-cotação-desce?!
Bons Negócios, mesmo com, os " Tubarões", à solta

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Obrigado Woman_Trader (Sandra), tanto elogio que até fico sem jeito 
E Aqui_Vale não levo nada a mal, mas espero que tenha percebido, pelos meus smileys (
e
), nas minhas "previsões da maya", que não eram certezas (nem sequer eram projeções).
Porém, a Woman_Trader, que acompanhou centenas dos meus posts nos fóruns do investing.com, sabe que mesmo os meus "bitaites" têm sempre alguma fundamentação por trás.
6.20€ não sou eu que digo, foi a JB Capital que deu esse target em fevereiro deste ano (antes da apresentação de resultados) e reforçou-o novamente em maio, já após a apresentação dos resultados consolidados de 2023 (e tanto quanto sei ainda não o alterou).
Como o price target é a 12 meses e foi dado em fevereiro, eu até estou a ser mais pessimista que a JB Capital a achar que só depois da apresentação de resultados consolidados de 2024 (lá para abril de 2025) é que a cotação volta aos 6.20€
A minha "previsão maya" parte de alguns pressupostos nos eventos que vão ocorrer nas datas que elenquei, nomeadamente, a aprovação do orçamento de estado português, a continuidade do partido democrata no governo dos EUA e um equilíbrio de tensões no médio oriente que não destabilize as rotas comerciais e provoque novos efeitos inflacionistas a nível mundial (não são assim tantos "se").
O crescimento da Mota nestes últimos dois anos, as contas já apresentadas referentes ao primeiro semestre e a confiança do CEO em dizer que o que será contabilizado até ao final do ano trará à Mota-Engil resultados ainda melhores, justifica a cotação e a capitalização bolsista que bem calculou vale.
A Nota de Research da JB Capital mais recente foi divulgada no jornal de negócios no dia 10 de maio, neste link https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... jb-capital.

E Aqui_Vale não levo nada a mal, mas espero que tenha percebido, pelos meus smileys (

Porém, a Woman_Trader, que acompanhou centenas dos meus posts nos fóruns do investing.com, sabe que mesmo os meus "bitaites" têm sempre alguma fundamentação por trás.
6.20€ não sou eu que digo, foi a JB Capital que deu esse target em fevereiro deste ano (antes da apresentação de resultados) e reforçou-o novamente em maio, já após a apresentação dos resultados consolidados de 2023 (e tanto quanto sei ainda não o alterou).
Como o price target é a 12 meses e foi dado em fevereiro, eu até estou a ser mais pessimista que a JB Capital a achar que só depois da apresentação de resultados consolidados de 2024 (lá para abril de 2025) é que a cotação volta aos 6.20€
A minha "previsão maya" parte de alguns pressupostos nos eventos que vão ocorrer nas datas que elenquei, nomeadamente, a aprovação do orçamento de estado português, a continuidade do partido democrata no governo dos EUA e um equilíbrio de tensões no médio oriente que não destabilize as rotas comerciais e provoque novos efeitos inflacionistas a nível mundial (não são assim tantos "se").
O crescimento da Mota nestes últimos dois anos, as contas já apresentadas referentes ao primeiro semestre e a confiança do CEO em dizer que o que será contabilizado até ao final do ano trará à Mota-Engil resultados ainda melhores, justifica a cotação e a capitalização bolsista que bem calculou vale.
A Nota de Research da JB Capital mais recente foi divulgada no jornal de negócios no dia 10 de maio, neste link https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... jb-capital.
- Subimos as vendas e o EBITDA [lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações] esperados para o período 2024 a 2026 1% e 7%, respetivamente. Este aumento é impulsionado pelo aumento das vendas em 2023 e por uma visão mais otimista das margens após uma forte execução do plano estratégico.
No entanto, deixamos o preço-alvo inalterado em 6,20 euros por ação porque os ajustes mais altos do que o previsto para a dívida líquida reportada compensam o aumento nos dados operacionais
Esperamos que 2024 seja um ano de transição após um forte crescimento e vemos uma evolução achatada das vendas, mas uma expansão da margem EBITDA de 20 pontos base
Acreditamos que a Mota-Engil está no caminho certo para cumprir o seu ‘guidance’ de vendas de cerca de seis mil milhões de euros em 2026, mantendo o rácio da dívida sob controlo abaixo de duas vezes o EBITDA durante o período. Além disso, acreditamos que novas adjudicações de contratos e entregas na rotação de ativos em concessões podem atuar como catalisadores para a ação
O meu boneco não apresenta nada de novo. Mais do mesmo.
Pareceu-me interessante recheá-lo com um pouco de bom sumo do Rolling_ trade, espero que: não me leve a mal.
Obrigado pelo Post
CumPrim/
ValeAquilino
Pareceu-me interessante recheá-lo com um pouco de bom sumo do Rolling_ trade, espero que: não me leve a mal.
Obrigado pelo Post
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Rolling_Trader Escreveu:volvista Escreveu:Roling Trade
Já mudei de teclado.
![]()
![]()
Boa, agora faça como a Srª Engenheira e compre umas ações da Mota-Engil, dizem que estão em promoção compre 1 leve 2.
A promoção acaba antes do fim do ano e em 2025 voltamos ao tradicional pague 2 leve 1.
Aproveito para elencar aqui as datas que podem servir de catalisador à cotação da Mota-Engil:14 / Out - Anúncio (previsto) do resultado da emissão obrigacionista da Mota-Engil
17 / Out - Anúncio, pelo BCE, do destino das taxas de juro europeias (previsível corte de outros 0.25pp)
17 / Out - Início da earning season das grandes construtoras europeias, começando pelas contas do 3T2024 da francesa Eiffage
24 / Out - Resultados 3T2024 da francesa Vinci (a maior construtora europeia)
29 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola Ferrovial
30 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola FCC
31 / Out - Encerramento da apreciação do Orçamento de Estado Português na generalidade (já ficaremos com uma ideia se passa)
4 / Nov - Início da Apreciação do Orçamento de Estado Português na especialidade
5 / Nov - Resultados 3T2024 da francesa Bouygues
5 / Nov - Eleições dos EUA
7 / Nov - Resultados 3T2024 das espanholas ACS e Sacyr
7 / Nov - Anúncio, pela FED, do destino das taxas de juro americanas (novo corte? não me parece, mas era bom)
15 / Nov - Prazo para propostas de alteração ao Orçamento de Estado Português na especialidade
19 / Nov - Trading Update do 3T2024 da Mota-Engil
20 / Nov - Fecho do short da Muddy WatersCotação da Mota-Engil nos 3,2€
![]()
26 / Nov - Início dos plenários de debate do Orçamento de Estado Português na assembleia
29 / Nov - Votação final (e aprovação?) do Orçamento de Estado Português
12 / Dez - Última decisão das taxas de juro europeias pelo BCE em 2024 (mais um corte de 0.25pp?)
18 / Dez - Última decisão das taxas de juro americanas pela FED em 2024 (aqui talvez ocorra um corte)
6 / Jan 2025 - Prazo de entrega para as propostas do 2º troço do TGV
Mar 2025 - Apresentação dos resultados consolidados de 2024 da Mota Engil. Cotação de volta aos 5.90€
Abril 2025 - Máximos históricos (de capitalização bolsista) da Mota Engil.
Cotação vai acima dos 6.20€
Muito Bom!!!
Adoro os comentários do Rolling, por serem reveladores de uma enorme capacidade de estudo, fundamento, correlação, intimamente reveladores de tão nobre inteligência.
Parabéns por reunir tão bonitas qualidades, juntamente com a da partilha e, uma vez mais, imensamente grata!
Woman_Trader
- Registado: 10/9/2024 22:53
volvista Escreveu:Roling Trade
Já mudei de teclado.

Boa, agora faça como a Srª Engenheira e compre umas ações da Mota-Engil, dizem que estão em promoção compre 1 leve 2.
A promoção acaba antes do fim do ano e em 2025 voltamos ao tradicional pague 2 leve 1.
Aproveito para elencar aqui as datas que podem servir de catalisador à cotação da Mota-Engil:
- 14 / Out - Anúncio (previsto) do resultado da emissão obrigacionista da Mota-Engil
17 / Out - Anúncio, pelo BCE, do destino das taxas de juro europeias (previsível corte de outros 0.25pp)
17 / Out - Início da earning season das grandes construtoras europeias, começando pelas contas do 3T2024 da francesa Eiffage
24 / Out - Resultados 3T2024 da francesa Vinci (a maior construtora europeia)
29 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola Ferrovial
30 / Out - Resultados 3T2024 da espanhola FCC
31 / Out - Encerramento da apreciação do Orçamento de Estado Português na generalidade (já ficaremos com uma ideia se passa)
4 / Nov - Início da Apreciação do Orçamento de Estado Português na especialidade
5 / Nov - Resultados 3T2024 da francesa Bouygues
5 / Nov - Eleições dos EUA
7 / Nov - Resultados 3T2024 das espanholas ACS e Sacyr
7 / Nov - Anúncio, pela FED, do destino das taxas de juro americanas (novo corte? não me parece, mas era bom)
15 / Nov - Prazo para propostas de alteração ao Orçamento de Estado Português na especialidade
19 / Nov - Trading Update do 3T2024 da Mota-Engil
20 / Nov - Fecho do short da Muddy Waters

26 / Nov - Início dos plenários de debate do Orçamento de Estado Português na assembleia
29 / Nov - Votação final (e aprovação?) do Orçamento de Estado Português
12 / Dez - Última decisão das taxas de juro europeias pelo BCE em 2024 (mais um corte de 0.25pp?)
18 / Dez - Última decisão das taxas de juro americanas pela FED em 2024 (aqui talvez ocorra um corte)
6 / Jan 2025 - Prazo de entrega para as propostas do 2º troço do TGV

Roling Trade
Já mudei de teclado.
Já mudei de teclado.
- Registado: 9/9/2017 21:28
Esta magana hoje está a trabalhar bem, mas só trabalha dia sim dia não do meu agrado.... 

- Registado: 1/4/2019 10:52
volvista Escreveu:ASrªEngªcomprou- a-2,472 quando? Sóhojeaparece a notícia?!
Bem visto volvista, apesar de estar a precisar de trocar o seu teclado (ou aprender a carregar em todas as teclas), até levanta uma questão interessante.
Segundo o artigo 19.º do Regulamento (EU) n.º 596/2014, que rege os procedimentos referentes às operações de dirigentes, mais especificamente o seu n.º3, refere o seguinte:
- 3. O emitente ou o participante no mercado de licenças de emissão deve assegurar que a informação notificada de acordo com o n.º 1 é divulgada prontamente e, o mais tardar, três dias úteis após a operação de forma a permitir o acesso rápido a esta informação de forma não discriminatória, em conformidade com as normas técnicas de execução referidas no artigo 17.º, n.º 10, alínea a).
De acordo com o comunicado da Mota-Engil (in https://www.mota-engil.com/wp-content/u ... 0_2024.pdf) a operação de compra foi efetuada na quarta feira passada, dia 2 de outubro. Logo, o 3º dia útil posterior, calharia, na pior das boas fés, na passada terça feira dia 8.
Porem (há sempre um porém), como deve saber, a transação de ações no mercado regular tem duas datas relevantes, a data de operação e a data valor.
Sendo a data valor, a data em que a propriedade das ações é transferida para o nome do comprador e o valor da negociação é debitado ou creditado na sua conta, ou seja é o dia em que a operação se torna efetiva em termos financeiros.
Como a data valor costuma distar 2 dias úteis da data da operação, parece-me juridicamente correto afirmar que a comunicação foi feita dentro do prazo máximo legal admissível (de 3 dias úteis) a contar da data valor.
Mas isto digo eu que não sou jurista.
Indemnização à vista?
O COVID-19 e as consequentes medidas decretadas pelo Governo em 2020 e 2021 para travar a sua propagação tiveram impacto nas receitas das concessionárias das autoestradas portuguesas.
Em março deste ano, conforme noticiado pelo Jornal de Negócios (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/so-a-douro-litoral-pediu-ate-agora-compensacao-pela-covid-19) a Douro Litoral foi a primeira concessionária a pedir um pedido de reposição do equilíbrio financeiro (REF) para compensar as perdas que alegou ter sofrido decorrentes dessas medidas.
Em maio deste ano, foi a vez da concessionária Douro Interior, controlada pela Mota-Engil através da Líneas, a apresentar um pedido de REF, para o período 2020-2022, em cerca de 3,4 milhões de euros e um prazo de prorrogação do contrato de 79 dias de forma a assegurar a reposição. (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/concessionarias-ja-reclamam-mais-prazo-aos-contratos-devido-a-covid)
Hoje o Jornal de Negócios avançou que "a subconcessionária do Douro Interior instaurou uma ação arbitral com vista a obter a condenação no pagamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, das denominadas compensações contingentes vencidas e vincendas, peticionando o valor de 232,6 milhões de euros." (in https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pedidos-de-compensacao-das-concessionarias-disparam-para-1240-milhoes)
Este artigo adianta ainda que a proposta de orçamento de estado para 2025, apresentado esta quinta feira, regista um "um acréscimo na ordem dos 711,1 milhões de euros, comparando com o valor global de riscos e contingências indicado no relatório do Orçamento do Estado para 2024".
Para a Mota-Engil, 232 milhões de euros (deduzidos dos inevitáveis interesses minoritários) representava um encaixe interessante.
Era justiça poética a "Infraestruturas de Portugal" pagar, através dessa indemnização, a avareza do preço máximo absurdo que colocou no concurso do primeiro troço do TGV (que a Mota ganhou como sabem).
Como costumo dizer, o mau Karma volta sempre em dobro
O COVID-19 e as consequentes medidas decretadas pelo Governo em 2020 e 2021 para travar a sua propagação tiveram impacto nas receitas das concessionárias das autoestradas portuguesas.
Em março deste ano, conforme noticiado pelo Jornal de Negócios (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/so-a-douro-litoral-pediu-ate-agora-compensacao-pela-covid-19) a Douro Litoral foi a primeira concessionária a pedir um pedido de reposição do equilíbrio financeiro (REF) para compensar as perdas que alegou ter sofrido decorrentes dessas medidas.
Em maio deste ano, foi a vez da concessionária Douro Interior, controlada pela Mota-Engil através da Líneas, a apresentar um pedido de REF, para o período 2020-2022, em cerca de 3,4 milhões de euros e um prazo de prorrogação do contrato de 79 dias de forma a assegurar a reposição. (in https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/concessionarias-ja-reclamam-mais-prazo-aos-contratos-devido-a-covid)
Hoje o Jornal de Negócios avançou que "a subconcessionária do Douro Interior instaurou uma ação arbitral com vista a obter a condenação no pagamento, por parte da Infraestruturas de Portugal, das denominadas compensações contingentes vencidas e vincendas, peticionando o valor de 232,6 milhões de euros." (in https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/pedidos-de-compensacao-das-concessionarias-disparam-para-1240-milhoes)
Este artigo adianta ainda que a proposta de orçamento de estado para 2025, apresentado esta quinta feira, regista um "um acréscimo na ordem dos 711,1 milhões de euros, comparando com o valor global de riscos e contingências indicado no relatório do Orçamento do Estado para 2024".
Para a Mota-Engil, 232 milhões de euros (deduzidos dos inevitáveis interesses minoritários) representava um encaixe interessante.
Era justiça poética a "Infraestruturas de Portugal" pagar, através dessa indemnização, a avareza do preço máximo absurdo que colocou no concurso do primeiro troço do TGV (que a Mota ganhou como sabem).
Como costumo dizer, o mau Karma volta sempre em dobro

Dia02.10.2024-e-a-notícia-aparece-hoje!
ASrªEngªcomprou- a-2,472 quando? Sóhojeaparece a notícia?!
Sra Eng Maria Mota comprou a 2,472 euros , 4114 ações
“MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE TRANSAÇÕES DE DIRIGENTES
Nos termos e para os efeitos da legislação aplicável, informamos que recebemos da Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos
Mota, considerada dirigente da Mota-Engil, SGPS, S.A. ao abrigo do Artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários, a seguinte
comunicação de transação de ações:
Após a transação acima, a Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos Mota passou a ser titular de 191.175 ações representativas
do capital social da Mota-Engil, SGPS, S.A., correspondentes a 0,06% do seu capital social.
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento de Execução (EU) n.º 2016/523 da Comissão de 10 de março de 2016,
“MOTA-ENGIL INFORMA SOBRE TRANSAÇÕES DE DIRIGENTES
Nos termos e para os efeitos da legislação aplicável, informamos que recebemos da Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos
Mota, considerada dirigente da Mota-Engil, SGPS, S.A. ao abrigo do Artigo 248.º-B do Código dos Valores Mobiliários, a seguinte
comunicação de transação de ações:
Após a transação acima, a Sra. Engª Maria Sílvia Fonseca Vasconcelos Mota passou a ser titular de 191.175 ações representativas
do capital social da Mota-Engil, SGPS, S.A., correspondentes a 0,06% do seu capital social.
Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento de Execução (EU) n.º 2016/523 da Comissão de 10 de março de 2016,
- Registado: 9/9/2013 15:13
Pois-toda-a-emissão-de-divida-colocada-MASserve-para-pagar-divida-antiga-a-vencer-e-pouco-mais.....................
https://www.cmvm.pt/PInstitucional/PdfV ... E89F865EA9
Sim, é um valor residual, mas não deixa de ser um insider a comprar.
Sim, é um valor residual, mas não deixa de ser um insider a comprar.
- Registado: 28/12/2015 16:15
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, andraderui, cali010201, Dragon56, Google [Bot], iniciado1, J.f.vieira, jls1, latbal, LMMV, OCTAMA, PAULOJOAO, Rafael Abreu, silva_39 e 108 visitantes