Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Lusitanus Escreveu:Se a taxa média de juro sobre a divida da Mota Engil for 8 %, ou mesmo 7,7 %, é um balúrdio, é um encargo financeiro enorme! Enfim ...
Qual será, por exemplo, a taxa média de juro da dívida da EDP ou da REN?
Consegue sustentar o que diz?
Perguntando de outra maneira, tem ideia qual é a taxa média de divida (de qualquer boa ou muito boa empresa nacional ou internacional) aplicada aos ultimos 6/12 meses?
Se conseguir fazer ese exercicio para uma boa empresa nacional (ou internacional) e comparar com a divida da ME (que no contexto da area de negócio em que atua e do montante significativo que tem, sofre algum agravamento), provavelmente vai perceber que a taxa não está nada desajustada.
Provavelmente vai achar que afinal até é boa?!
Abraço
- Registado: 13/4/2024 0:05
HSJC Escreveu:Muito obrigado!!
Podia me facultar onde , tem acesso a essa info?
Obrigado
https://marketviewer.equiduct.com/
- Registado: 25/10/2019 10:15
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:afcapitao Escreveu:.
A melhor coisa que podia acontecer era mesmo um relatório de research desse fundo, para clarificar a posição. Mas enfim, como já foi dito, não é garantido.
A melhor coisa que podia acontecer era a MOTA adquirir ações próprias e os Administradores, individualmente fazerem o mesmo. Isso sim, seria uma postura de confiança aos pequenos investidores.
A MOTA está a ser assaltada, enquanto eles impávidos e serenos assistem a uma destruição de valor.
Este "abutre" não está só. Há aqui uma ação consertada com mais alguém que se está a sentir incomodada com a prestação da MOTA.
CumPrim/
ValeAquilino
Vale, concordo que isso sim, seria ainda um melhor sinal.
Lamentavelmente, não está a acontecer, e o motivo, presumo, é porque nem eles querem perder dinheiro.
Por exemplo, porque foram "enterrar" quase 600 mil euros em Junho, após saberem do negócio de fertilizantes com a Pemex, quando isso não serviu de nada?
Nem sempre os insiders tomam as melhores decisões, e desconfio que não queiram "enterrar" mais dinheiro agora.
- Registado: 8/3/2012 17:31
Se a taxa média de juro sobre a divida da Mota Engil for 8 %, ou mesmo 7,7 %, é um balúrdio, é um encargo financeiro enorme! Enfim ...
PMP69 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:A bases pode ser apertada mas nenhuma empresa (e aqui era um consórcio de várias) apresenta proposta se for para ter prejuízo…sobretudo com uma carteira tão extensa de obras.
Podem ter ido com o fito de ficar com os restantes lotes.
Um concurso de dois mil milhões de euros e aparecem 2 consórcio?
Resta aguardar pelo relatório final de análise de propostas.
Pedro
Pode ser uma questão de critério, a MOTA pode ter concorrido com uma margem mais baixa, na expectativa de ter sinergias nos outros lotes, não acredito que fossem com prejuizo.
- Registado: 7/9/2024 8:51
Muito obrigado!!
Obrigado
Obrigado
- Registado: 20/6/2022 9:55
HSJC Escreveu:Alguem consegue confirmar a quantidade de acções transaccionadas no fecho?
Foi uma quantidade importante, onde , mesmo fechando em minimo, talvez nao tenha feito a mossa que queriam.
458.333
- Registado: 25/10/2019 10:15
HSJC Escreveu:Alguem consegue confirmar a quantidade de acções transaccionadas no fecho?
Foi uma quantidade importante, onde , mesmo fechando em minimo, talvez nao tenha feito a mossa que queriam.
458.333
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Investor Tuga Escreveu:A bases pode ser apertada mas nenhuma empresa (e aqui era um consórcio de várias) apresenta proposta se for para ter prejuízo…sobretudo com uma carteira tão extensa de obras.
Podem ter ido com o fito de ficar com os restantes lotes.
Um concurso de dois mil milhões de euros e aparecem 2 consórcio?
Resta aguardar pelo relatório final de análise de propostas.
Pedro
Alguem consegue confirmar a quantidade de acções transaccionadas no fecho?
- Registado: 20/6/2022 9:55
PMP69 Escreveu:RFPB Escreveu:"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".
O que em caso de adjudicação é uma mais valia para a ME, é um potencial lucro. Se será ou não, é outra história.
Já vi centenas de relatórios de análise de propostas e nunca vi o termo "sem alternativa", mas pode existir.
Não me parece que exista lucro, e o próprio CEO comentou que espereva não ficar com os ossos e os espanhóis com a carne.
O que aconteceu com este concurso, acontece com tantos outros, que ficam desertos devido à base ser muito baixa.
Pedro
A bases pode ser apertada mas nenhuma empresa (e aqui era um consórcio de várias) apresenta proposta se for para ter prejuízo…sobretudo com uma carteira tão extensa de obras.
trend=friend Escreveu:A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…
Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação…
Pois…mantêm o carrossel…à espera de que ainda caiam mais pequenos investidores com medo…e depois fecham os milhões de lucro e seguem para a próxima…
RFPB Escreveu:"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".
O que em caso de adjudicação é uma mais valia para a ME, é um potencial lucro. Se será ou não, é outra história.
Já vi centenas de relatórios de análise de propostas e nunca vi o termo "sem alternativa", mas pode existir.
Não me parece que exista lucro, e o próprio CEO comentou que espereva não ficar com os ossos e os espanhóis com a carne.
O que aconteceu com este concurso, acontece com tantos outros, que ficam desertos devido à base ser muito baixa.
Pedro
A verdade é que ninguém a acusou ainda de nada. Há um fundo short como outros 10 que ainda ontem vinham no Expresso em várias ações do PSI…
Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação… assim nem faria sentido dizer muito mais do que já disseram, há uma investida de um fundo short e pouco sério, com problemas de alegada fraude nos EUA. E já percebemos hoje que não estarão a dormir, pela resposta enviada ao afcapitao sobre a dívida.
Faz 2 semanas amanhã sobre os resultados e o short e nada, nem uma acusação… assim nem faria sentido dizer muito mais do que já disseram, há uma investida de um fundo short e pouco sério, com problemas de alegada fraude nos EUA. E já percebemos hoje que não estarão a dormir, pela resposta enviada ao afcapitao sobre a dívida.
Editado pela última vez por trend=friend em 10/9/2024 16:30, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:afcapitao Escreveu:.
A melhor coisa que podia acontecer era mesmo um relatório de research desse fundo, para clarificar a posição. Mas enfim, como já foi dito, não é garantido.
A melhor coisa que podia acontecer era a MOTA adquirir ações próprias e os Administradores, individualmente fazerem o mesmo. Isso sim, seria uma postura de confiança aos pequenos investidores.
A MOTA está a ser assaltada, enquanto eles impávidos e serenos assistem a uma destruição de valor.
Este "abutre" não está só. Há aqui uma ação consertada com mais alguém que se está a sentir incomodada com a prestação da MOTA.
CumPrim/
ValeAquilino
Neste momento já se identifica muito interesse comprador, com vários lotes de centenas de milhares ao longo do dia. E a verdade é que nos últimos dois dias a cotação pouco mexeu (2,55/2,41), a caminho dos 10 milhões transacionados.
Ora se o volume médio é pouco mais de 1 milhão diário e passámos para cerca de 5 milhões, das duas uma: ou já está a existir um esforço para aguentar a cotação (discreto e ainda não comunicável) ou… os shorts estão a começar a fechar posições de uma forma que preservem o seu ganho, comprando centenas de milhares e logo depois despejando (menores quantidades) com alguma força para que não haja excessivo entusiasmo…
O volume comprador tem estado sempre lá, e das duas uma…
Também me parece, mas continuo a estranhar o comportamento dos MOTEIROS. Na prática foram acusados de ludibriar o Mercado/ Investidores, e não reagem.
A MOTA nunca esteve exposta a uma situação destas.
Eu continuo dentro
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA coff.png (22.28 KiB) Visualizado 3868 vezes
José Ortega Y Gasset
Isto não tem muito assunto, é um fundo ou mais fundos a tentar ganhar dinheiro com a queda do valor da ME, ao inverso de que aconteceu anteriormente. Resta saber, qual é % de ganho entre o 1€ e os 6€.
Para mim, parece-me mais um grande bluff desse fundo, algo insignificante perante a posição que tomaram, mas se não fôr, nada a salva de regressar à casa da partida.
O certo é que está mais perto do 1€ do que dos 6€.
E também já tem algum distanciamento dos " novos 1,00/1,50€ (que eram os 3,00/3,50€), como alguns peritos por aqui avançavam"
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 25-milhoes
Para mim, parece-me mais um grande bluff desse fundo, algo insignificante perante a posição que tomaram, mas se não fôr, nada a salva de regressar à casa da partida.
O certo é que está mais perto do 1€ do que dos 6€.
E também já tem algum distanciamento dos " novos 1,00/1,50€ (que eram os 3,00/3,50€), como alguns peritos por aqui avançavam"

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... 25-milhoes
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28

-MOTA.LS 2,4420
Comprar
Compradores Vendedores
nc qtd. preço preço qtd. nv
1 1.958 2,4420 2,4460 4.822 3
10 108.534 2,4400 2,4480 8.982 4
7 21.923 2,4380 2,4500 14.564 5
7 17.224 2,4360 2,4520 15.453 4
2 10.114 2,4340 2,4540 35.613 5
7 31.938 2,4320 2,4560 12.751 2
19 272.219 2,4300 2,4580 24.359 5
4 19.423 2,4280 2,4600 14.679 4
4 45.823 2,4260 2,4620 16.389 4
7 21.402 2,4240 2,4640 16.076 3
Últimos Negócios
qtd. preço hora
25 2,4420 16:08:16
2.026 2,4420 16:08:10
4.800 2,4440 16:08:10
1.510 2,4440 16:08:10
1.416 2,4440
Claro mesmo entalado Reforçei-as ! Dizem ser um Risco, mas os Tubarões e ou Abutres, estão comprando !!!

Bons negócios !!!
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
PMP69 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil
Penso que foram entregues 2 proposta, sendo que não sei se uma delas não foi acima da base, e nesse caso é excluída, ou se foi apenas entregue uma declaração.
Segundo consta a base era muito baixa, daí a falta de interessados.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade
Pedro
"O júri recomenda" é termo que se usa, após a análise das propostas, neste caso seria, "sem alternativa o júri recomenda".
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
- Registado: 26/5/2016 13:28
Aqui_Vale Escreveu:afcapitao Escreveu:.
CumPrim/
ValeAquilino
Neste momento já se identifica muito interesse comprador, com vários lotes de centenas de milhares ao longo do dia. E a verdade é que nos últimos dois dias a cotação pouco mexeu (2,55/2,41), a caminho dos 10 milhões transacionados.
Ora se o volume médio é pouco mais de 1 milhão diário e passámos para cerca de 5 milhões, das duas uma: ou já está a existir um esforço para aguentar a cotação (discreto e ainda não comunicável) ou… os shorts estão a começar a fechar posições de uma forma que preservem o seu ganho, comprando centenas de milhares e logo depois despejando (menores quantidades) com alguma força para que não haja excessivo entusiasmo…
O volume comprador tem estado sempre lá, e das duas uma…
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Investor Tuga Escreveu:Noticia ECO, 11:26h: Júri recomenda adjudicar primeiro troço da Alta Velocidade a consórcio da Mota-Engil
Penso que foram entregues 2 proposta, sendo que não sei se uma delas não foi acima da base, e nesse caso é excluída, ou se foi apenas entregue uma declaração.
Segundo consta a base era muito baixa, daí a falta de interessados.
https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/ceo-da-mota-engil-espero-nao-ser-discriminado-no-lote-2-da-alta-velocidade
Pedro
afcapitao Escreveu:.
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
afcapitao Escreveu:Investor Tuga Escreveu:O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.
Não consigo ter essas certezas. É uma possibilidade, mas também podem ser mesmo só investidores a desfazer-se da sua posição. Não sabemos.
A incerteza é a maior inimiga dos investimentos. As características deste fundo trazem ainda mais dúvidas para quem estava exposto à ME.
Para este volume diário não podem ser investidores ou pequenos accionistas, é carrossel de vendas e compras concertadas!
Transcrevo um post de outro forum para informação:
“Andei a atualizar a minha lista de institucionais da Mota para perceber quem está a sair e a entrar: Norges Bank vendeu - 1.204.202, Mellon - 241.232 e pronto... quem reforçou: Vanguard + 702.726, Dimentional Fund +303.340, BlackRock +199.354, IM Fund +200.000, State Street + 39.378... A Mota tem 73% do capital entre a familia e os chineses, 6% em institucionais, 2% insiders (diretores e outros) e 19% estão entre o publico em geral! São cerca de 59M de títulos em pequenos investidores! Continuo com a mesma avaliação! Enquanto não forem institucionais a abandonar em manada, ou os resultados a preocuparem, estou dentro! “
Investor Tuga Escreveu:O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.
Não consigo ter essas certezas. É uma possibilidade, mas também podem ser mesmo só investidores a desfazer-se da sua posição. Não sabemos.
A incerteza é a maior inimiga dos investimentos. As características deste fundo trazem ainda mais dúvidas para quem estava exposto à ME.
O fundo está claramente a fazer intervenções programadas e concertadas em várias frentes, para fazer descer a cotação em momentos de recuperação e assim levantar a dúvida e o medo de quem está dentro.
Mais 4 milhoes de ações negociadas e continua em queda. Não está fácil
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, brunoktm, Google [Bot], Goya777, HFCA, iniciado1, latbal, malakas, Manchini888, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, Phil2014, sempreamesma, Shimazaki_2, Sinedrio, zulu404 e 163 visitantes