Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
xxx JJ xxx Escreveu:(...)
quem faz apostas deste tipo, short com esta magnitude, faz um acordo com um market maker, e/ou, emprestam-lhes acções, para que possam vender.
assim, as acções em short foram emprestadas por quem as têm, neste caso ou os chinos, ou a família mota, sendo que há sempre um objectivo nestes movimentos.
(...)
:
Grandes corretoras têm milhares de ações dos clientes para emprestar. O freefloat da Mota situa-se nos 25.51% e o short qualificado aberto foi de 0.65% do capital. Até a DeGiro conseguia emprestar os quase 2 milhões de ações que esse short representa.
Acho bizarro alguém achar que os dois principais acionistas, especialmente a família Mota, cuja missão é proteger os interesses e reputação da empresa emprestasse ações para um fundo abutre fazer short selling.
Qual seria o objetivo de tal incoerência xxxJJxxx?
O que acha que aconteceria à Mota, à cotação presente e futura se alguém descobrisse esse alegado esquema?
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:30, num total de 1 vez.
Boa noite,
São os curtos , eles logo se cansam, e vão ter que comprar para entrega!
São os curtos , eles logo se cansam, e vão ter que comprar para entrega!
- Registado: 12/2/2014 14:33
Que alguem as emprestou , sem duvida...
Que tenham sido so chineses, talvez...agora a Familia Mota?
Quem é que vai emprestar alguma coisa, para ser desvalorizada
.
Cada vez , se percebe menos!!
Que tenham sido so chineses, talvez...agora a Familia Mota?
Quem é que vai emprestar alguma coisa, para ser desvalorizada

Cada vez , se percebe menos!!
- Registado: 20/6/2022 9:55
Rolling_Trader Escreveu:Relembro que a saída da Mota Engil África da bolsa de Amesterdão (em 2015) se deveu a uma ação concertada de short selling que delapidou a capitalização bolsista da empresa para valores em que a Mota considerou, e cito: "na opinião do Conselho da Mota-Engil África, a cotação das ações deixou de representar o justo valor".
Essa saída até obrigou a um aumento de capital, o que só prova o investimento da empresa em salvaguardar a credibilidade e o seu justo valor de mercado contra ações especulativas concertadas.
Lembro-me da ME África e não creio que o short selling tenha sido o culpado pelo colapso. Na altura a ação tinha uma fraca liquidez, e estava totalmente exposta a um mercado dependente do petróleo, que entrou num ciclo de quedas. Perdeu-se também uma importante obra nos Camarões, de 2.5 ou 3MM de dólares.
O short selling faz parte do mercado, e a melhor forma de o "combater" é ter um negócio resiliente e com boas perspectivas.
No caso da ME, o VN aumentou substancialmente. Isso é ótimo. Mas compreende-se o cepticismo tendo em conta a dependência dos resultados não recorrentes.
O CEO falar é positivo. Mas melhor mesmo era vermos compras substanciais dele ou da FM divulgadas na CMVM.
Ainda assim, acredito num rebound, e pode ainda ser possível atingir os targets para 2026. Nesse cenário, a ser cumprido, a autonomia financeira estará a 15%, o que implica uma boa redução de dívida.
Editado pela última vez por afcapitao em 5/9/2024 22:29, num total de 1 vez.
- Registado: 8/3/2012 17:31
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:37, num total de 1 vez.
Uma coisa é certa, quebrar o silêncio é positivo e a mim, enquanto pequeno investidor, cai melhor do que citações como "A empresa recusa-se a comentar".
O BCP, por exemplo, recusou-se a comentar as estranhas movimentações do início deste ano (dips de preço, entradas e saídas do Bank of America no capital do BCP) o que não me tranquilizou nada enquanto acionista nessa altura.
Analisando os comentários por aqui vejo que dão uma no cravo e outra na ferradura, se falas enterras-te, se te calas é porque és conivente, decidam-se
A citação constante no ECO “A gestão tem a responsabilidade de continuar a proteger o valor das ações e dos acionistas, vamos continuar a fazê-lo para através da performance do grupo e recuperar o valor da ação de forma a repor o verdadeiro valor do grupo“, faz-me crer que há uma elevada probabilidade da holding da família Mota poder atuar para normalizar o preço (ou é isso ou é realmente aquela má construção gramatical que me está a induzir em erro) e isso só pode significar (a meu ver) recompra de ações.
Relembro que a saída da Mota Engil África da bolsa de Amesterdão (em 2015) se deveu a uma ação concertada de short selling que delapidou a capitalização bolsista da empresa para valores em que a Mota considerou, e cito: "na opinião do Conselho da Mota-Engil África, a cotação das ações deixou de representar o justo valor".
Essa saída até obrigou a um aumento de capital, o que só prova o investimento da empresa em salvaguardar a credibilidade e o seu justo valor de mercado contra ações especulativas concertadas.
Não me parece que vão tirar a Mota Engil da Euronext Lisbon, por isso estou convicto que pode mesmo vir aí um programa de recompra de ações. Creio que só o simples anúncio de um programa de recompra de ações despoletava imediatamente um short squeeze e a reentrada de milhares de investidores que têm sido afugentados nestes últimos dias.
Aplaudo a comunicação do CEO e aplaudo ainda mais que a Mota esteja investida em manter a sua credibilidade enquanto cotada, afastando preventivamente qualquer suspeição sobre falseamento de resultados.
O BCP, por exemplo, recusou-se a comentar as estranhas movimentações do início deste ano (dips de preço, entradas e saídas do Bank of America no capital do BCP) o que não me tranquilizou nada enquanto acionista nessa altura.
Analisando os comentários por aqui vejo que dão uma no cravo e outra na ferradura, se falas enterras-te, se te calas é porque és conivente, decidam-se
A citação constante no ECO “A gestão tem a responsabilidade de continuar a proteger o valor das ações e dos acionistas, vamos continuar a fazê-lo para através da performance do grupo e recuperar o valor da ação de forma a repor o verdadeiro valor do grupo“, faz-me crer que há uma elevada probabilidade da holding da família Mota poder atuar para normalizar o preço (ou é isso ou é realmente aquela má construção gramatical que me está a induzir em erro) e isso só pode significar (a meu ver) recompra de ações.
Relembro que a saída da Mota Engil África da bolsa de Amesterdão (em 2015) se deveu a uma ação concertada de short selling que delapidou a capitalização bolsista da empresa para valores em que a Mota considerou, e cito: "na opinião do Conselho da Mota-Engil África, a cotação das ações deixou de representar o justo valor".
Não me parece que vão tirar a Mota Engil da Euronext Lisbon, por isso estou convicto que pode mesmo vir aí um programa de recompra de ações. Creio que só o simples anúncio de um programa de recompra de ações despoletava imediatamente um short squeeze e a reentrada de milhares de investidores que têm sido afugentados nestes últimos dias.
Aplaudo a comunicação do CEO e aplaudo ainda mais que a Mota esteja investida em manter a sua credibilidade enquanto cotada, afastando preventivamente qualquer suspeição sobre falseamento de resultados.
Está posição curta tem bem mais que 0.65%. Este valor é muito baixo..
Qualquer acção americana tem entre 3 a 10% de posição curta e não mexe como esta.
Será que vão escrever algum relatório? É que para ganharem alguma coisa de jeito têm que a levafrpara menos de 1€.
Qualquer acção americana tem entre 3 a 10% de posição curta e não mexe como esta.
Será que vão escrever algum relatório? É que para ganharem alguma coisa de jeito têm que a levafrpara menos de 1€.
- Registado: 14/12/2023 10:14
Queda das ações da Mota são movimento “especulativo que não reflete a atividade operacional”, diz CEO
https://eco.sapo.pt/2024/09/05/queda-da ... l-diz-ceo/
Vamos ver se estas declarações não dão razão à velha máxima de quanto mais falas, mais te enterras. Não tenho ideia do Soares dos Santos ou algum outro CEO ter comentado as cotações. Nem mesmo quando a JMT caiu para nove euros, e bem carregada que estava de posições curtas.
https://eco.sapo.pt/2024/09/05/queda-da ... l-diz-ceo/
Vamos ver se estas declarações não dão razão à velha máxima de quanto mais falas, mais te enterras. Não tenho ideia do Soares dos Santos ou algum outro CEO ter comentado as cotações. Nem mesmo quando a JMT caiu para nove euros, e bem carregada que estava de posições curtas.
- Registado: 10/8/2011 14:26
- Registado: 8/3/2012 17:31
Têm 2 milhões de ações envolvidas, ainda nem 1 euro de descida (entraram algures a 3,50 /3,40), logo estarão a ganhar algo que nem chega a 2 milhões de euros. Vêm cá para isto? Penso que ainda estarão a "acumular", ontem e hoje... e podem existir mais três ou quatro LLPs envolvidas sem passarem o threshold da comunicação.
Percebo uma posição curta na NOS ou no BCP com 1% do capital. Aí já há alguma dimensão mesmo para um fundo americano chafarica como este. Mas 0,65% na Mota? Para ganhar 2 milhões justifica-se o trabalho e a possibilidade de levarem com um squeeze? Ou é para os juniores praticarem, ou algo aqui não bate certo...
Percebo uma posição curta na NOS ou no BCP com 1% do capital. Aí já há alguma dimensão mesmo para um fundo americano chafarica como este. Mas 0,65% na Mota? Para ganhar 2 milhões justifica-se o trabalho e a possibilidade de levarem com um squeeze? Ou é para os juniores praticarem, ou algo aqui não bate certo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
WofG Escreveu:Sinceramente, pelos fundamentais (é o que me interessa), está a um preço mais correto.
Quem se admira pela descida, não se admirou pela subida?
Ainda assim, pelos fundamentais há bem melhores.
Viva. Quais é que em sua opinião têm melhores fundamentais?
A paciência é a chave do negocio
- Registado: 5/11/2002 13:18
Sinceramente, pelos fundamentais (é o que me interessa), está a um preço mais correto.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."
WingsofGold
Entrada a 2,62. Dedo no gatilho amanhã na abertura...
- Registado: 15/12/2004 16:02
Em 22/08/2024:
Apesar da descida vertiginosa (a subida também foi vertiginosa) a mota ainda está longe do sopé da montanha ... Durante a descida poderá haver ressaltos ...
Lusitanus Escreveu:É simples: a mota subiu uma montanha, agora está a descê-la mas sem demasiada velocidade, para não sofrer acidente ...
Apesar da descida vertiginosa (a subida também foi vertiginosa) a mota ainda está longe do sopé da montanha ... Durante a descida poderá haver ressaltos ...
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:59, num total de 1 vez.
Aqui_Vale Escreveu:Não deixo de me interrogar, qual o interesse da MOTA neste assalto à desvalorização, e calados...caladinhos.
CumPrim/
ValeAquilino
Vale e ainda estamos em banho maria , imagina quando for conhecido o research .. isto está um pouco como diz o outro "prognósticos só no fim do jogo" e as cartas ainda não foram marcadas , pensa assim se não houver relatário andamos uns dias assim e sobe , se o relatório enuncia alguma marosca mesmo que não confirmada tem tudo para ser uma FIRESALE e quais linhas qual carapuça , se o que vier escrito for peanuts , aí meu amigo vamos recuperar tudo rapidamente.
Agora talvez a empresa esteja a comprar , como diz o outro nada só sei que nada sei
- Registado: 13/7/2011 20:38
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:37, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Não deixo de me interrogar, qual o interesse da MOTA neste assalto à desvalorização, e calados...caladinhos.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA coff 5Setembro.png (20.66 KiB) Visualizado 8062 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:HSJC Escreveu:Alguem consegue confirmar quantas accoes sao os 0.65%?
Acredito, que a administracao , encontre uma solucao, para rebater esta situacao criada por estes Camaradas.
Vamos ver!!
De acordo com o Investing.com há em circulação : 300,7 M de ações, assim sendo, pelas minha contas 0,65% corresponde a:1.954.550 ações.
Grande trombulhão dia 17/ 7 - 3,517 M.
e continuação.......... dia 28/ 8 - 7,586 M
---------------------------- dia 4/ 9 - 7,159 M
................................. dia 5/ 9 - 3,702 M
e hoje já vamos com ------------ 3,765 M
CumPrim/
ValeAquilino
Este números tem interesse penso que haverá outros fundos a aportar na queda ,
0,65% das ações disponíveis não terão um efeito desta dimensão, os stops fizeram ampliar o efeito mas são poucas ações para uma queda desta dimensão e já temos mais de 23 milhões de ações transacionadas nos últimos dias .
- Registado: 9/9/2013 15:13
HSJC Escreveu:Alguem consegue confirmar quantas accoes sao os 0.65%?
Acredito, que a administracao , encontre uma solucao, para rebater esta situacao criada por estes Camaradas.
Vamos ver!!
De acordo com o Investing.com há em circulação : 300,7 M de ações, assim sendo, pelas minha contas 0,65% corresponde a:1.954.550 ações.
Grande trombulhão dia 17/ 7 - 3,517 M.
e continuação.......... dia 28/ 8 - 7,586 M
---------------------------- dia 4/ 9 - 7,159 M
................................. dia 5/ 9 - 3,702 M
e hoje já vamos com ------------ 3,765 M
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Aqui_Vale Escreveu:trend=friend Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:A quem encontrar um comportamento idêntico, ofereço um Chupa Chupa.
CumPrim/
ValeAquilino
A própria Mota em 20184,20 para 1,50, queda de 64% e sempre a cair num único canal.
Mas nos outros grandes ciclos de facto teve recuperações de 30 ou 40% a meio da queda.
Aqui a mesma percentagem de 64% significaria... 2,15-2,20... curioso, face ao que escrevi de manhã.
Tens razão, passou-me essa queda. Como estás atento, e sou homem de palavra, tens direito ao tal "Chupa Chupa" Mas preciso de entrar no Verde (e estou longe disso) para fazer essa despesa
CumPrim/
ValeAquilino

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
a NOS tem uma posição semelhante curta aberta faz anos, e isso não impede a cotação de subir..
ainda ninguém me conseguiu explicar os reais motivos para uma subida de 1,3 para perto de 6, uma construtora que não inventou nada!!
e teve um ac a 1,5 não integralmente subscrito !!
talvez o valor não seja 1 mas tb não será 6..lembro que a cotação por momentos até negociou abaixo do euro...não faz muito tempo!
ainda ninguém me conseguiu explicar os reais motivos para uma subida de 1,3 para perto de 6, uma construtora que não inventou nada!!
e teve um ac a 1,5 não integralmente subscrito !!
talvez o valor não seja 1 mas tb não será 6..lembro que a cotação por momentos até negociou abaixo do euro...não faz muito tempo!
- Registado: 3/7/2023 13:03
Alguem consegue confirmar quantas accoes sao os 0.65%?
Vamos ver!!
Vamos ver!!
- Registado: 20/6/2022 9:55
trend=friend Escreveu:Aqui_Vale Escreveu:A quem encontrar um comportamento idêntico, ofereço um Chupa Chupa.
CumPrim/
ValeAquilino
A própria Mota em 20184,20 para 1,50, queda de 64% e sempre a cair num único canal.
Mas nos outros grandes ciclos de facto teve recuperações de 30 ou 40% a meio da queda.
Aqui a mesma percentagem de 64% significaria... 2,15-2,20... curioso, face ao que escrevi de manhã.
Tens razão, passou-me essa queda. Como estás atento, e sou homem de palavra, tens direito ao tal "Chupa Chupa" Mas preciso de entrar no Verde (e estou longe disso) para fazer essa despesa
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Denário, Google [Bot], LMMV, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 122 visitantes