Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Substitui o Boneco acima.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:Como disse, vale o que vale. A ideia era tentar perceber as motivações deste fundo.
A questão do leasing que foi referido atrás também está incluído no gross debt (página 10 do relatório). Mas na página 38, nota 4, estão 153M de juros pagos em 6 meses, para uma dívida de 2.7B (sem discriminar o leasing). Se alguém mais entendido conseguir explicar, talvez se justifique de outra forma.
De qualquer forma, isto foi só uma partilha de informação.
Todas as partilhas de informação são bem vindas afcapitao, mas acho que agora se lançou uma tentativa de interpretar o relatório de contas vindo de quem não está abalizado para o fazer.
Não me interpretem mal, eu também não estou abalizado para isso, mas fui ler as notas da página 10 do RC, que discrimina a composição da dívida bruta:
4) A dívida bruta corresponde à soma algébrica da dívida líquida com os saldos das seguintes rubricas da demonstração consolidada da posição financeira: “Caixa e seus equivalentes sem recurso à vista”, “Caixa e seus equivalentes com recurso à vista”, “Outras aplicações financeiras” e “Outros investimentos financeiros registados ao custo amortizado”.
Ou seja a dívida bruta engloba a dívida líquida, que por sua vez, conforme a nota 1 da mesma página, é composta por:
1) A dívida líquida corresponde à soma algébrica das seguintes rubricas da demonstração consolidada da posição financeira: “Caixa e seus equivalentes sem recurso à vista”, “Caixa e seus equivalentes com recurso à vista”, “Outras aplicações financeiras”, “Outros investimentos financeiros registados ao custo amortizado”, “Empréstimos sem recurso” e “Empréstimos com recurso”. De salientar que as operações de locação, de factoring e de gestão de pagamentos a fornecedores contratadas pelo Grupo não se encontram contabilizadas nas rubricas atrás referidas.
Nem todas estas rúbricas pagam juros portanto as extrapolações que estão a ser feitas partem de um pressuposto errado é só servem para lançar mais dúvida e confusão sobre os foristas que nos leem.
Não sou expert mas parece-me que, com os valores apresentados, não é possível calcular o valor de juros descrito na página 38 do RC. Creio que isso só poderá ser feito analisando, ao pormenor, a contabilidade da empresa (que obviamente não é discriminada nos RC).
Não obstante, passo o repto do afcapitao: se existir alguém efetivamente abalizado que possa indicar alguma incoerência nestas contas (sem inventar) eu também ficaria agradecido pois estou bastante curioso.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Barão de Soestrova Escreveu:Atentem ao ano 2018. De seguida vai o BCP. As crises, sejam elas porque motivo forem são cíclicas, de sete em sete anos, aproximadamente. Já vem do Antigo Testamento.
Comparando...BCP vs. MOTA.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
afcapitao Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:afcapitao Escreveu:Vale o que vale, mas no X, em resposta à muddywaters alguém referiu que a Mota Engil estaria a esconder a verdadeira dimensão da dívida. E que se compararmos os gastos financeiros com a gross debt, obtemos um valor muito superior aos 7 ou 8% de interest rate. Alguém consegue verificar estes números?
Antes de mais saúdo a sua iniciativa afcapitão.
Quanto à resposta que lhe deram que, pelo anexo foi "Divide their interest expense by their gross liabilities. You will arrive at a number that is much larger than either 7 or 8%", acho uma resposta estranha e não me parece que o problema (a existir) seja esse.
Um escamoteamento da verdadeira taxa de juro que a Mota está a pagar refletiria-se já nos juros pagos no final do exercício de 2024 e a Mota não teria grande interesse em esconder isso apenas por mais 6 meses.
Esconder a verdadeira taxa de juro também não seria esconder a dívida presente, especialmente porque quem lhe deu essa resposta está a usar rúbricas constantes no relatório de contas. E se com essas rúbricas conseguimos derivar os outros valores era gato escondido com rabo de fora (se eu fosse falsificar contas garantidamente não ia cometer a azelhice de ser descoberto facilmente com uma calculadora)
Como disse, vale o que vale. A ideia era tentar perceber as motivações deste fundo.
A questão do leasing que foi referido atrás também está incluído no gross debt (página 10 do relatório). Mas na página 38, nota 4, estão 153M de juros pagos em 6 meses, para uma dívida de 2.7B (sem discriminar o leasing). Se alguém mais entendido conseguir explicar, talvez se justifique de outra forma.
306M de juros (anualizados) para 2,7B de dívida não são 8% de facto... é bastante mais...
E passaram de 101M para 153M comparando com o 1S 2023. Mais de 50% de crescimento num ano.
Ora se fossem 202M anualizados seria mais consistente com o volume de dívida à taxa de 8%. Acima de 150M - e portanto acima de 300M anualizados - é outra coisa.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Rolling_Trader Escreveu:afcapitao Escreveu:Vale o que vale, mas no X, em resposta à muddywaters alguém referiu que a Mota Engil estaria a esconder a verdadeira dimensão da dívida. E que se compararmos os gastos financeiros com a gross debt, obtemos um valor muito superior aos 7 ou 8% de interest rate. Alguém consegue verificar estes números?
Quanto à resposta que lhe deram que, pelo anexo foi "Divide their interest expense by their gross liabilities. You will arrive at a number that is much larger than either 7 or 8%", acho uma resposta estranha e não me parece que o problema (a existir) seja esse.
Um escamoteamento da verdadeira taxa de juro que a Mota está a pagar refletiria-se já nos juros pagos no final do exercício de 2024 e a Mota não teria grande interesse em esconder isso apenas por mais 6 meses.
Esconder a verdadeira taxa de juro também não seria esconder a dívida presente, especialmente porque quem lhe deu essa resposta está a usar rúbricas constantes no relatório de contas. E se com essas rúbricas conseguimos derivar os outros valores era gato escondido com rabo de fora (se eu fosse falsificar contas garantidamente não ia cometer a azelhice de ser descoberto facilmente com uma calculadora)
Como disse, vale o que vale. A ideia era tentar perceber as motivações deste fundo.
- Registado: 8/3/2012 17:31
afcapitao Escreveu:Vale o que vale, mas no X, em resposta à muddywaters alguém referiu que a Mota Engil estaria a esconder a verdadeira dimensão da dívida. E que se compararmos os gastos financeiros com a gross debt, obtemos um valor muito superior aos 7 ou 8% de interest rate. Alguém consegue verificar estes números?
O Ulisses dizia muitas vezes que a Mota era uma acção com um beta elevado.
Quem negoceia nela deve ter isso em mente.
Quem negoceia nela deve ter isso em mente.
- Registado: 21/10/2010 13:08
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:31, num total de 1 vez.
afcapitao Escreveu:Vale o que vale, mas no X, em resposta à muddywaters alguém referiu que a Mota Engil estaria a esconder a verdadeira dimensão da dívida. E que se compararmos os gastos financeiros com a gross debt, obtemos um valor muito superior aos 7 ou 8% de interest rate. Alguém consegue verificar estes números?
https://x.com/savagerat5427/status/1831 ... B0Ogw&s=19
Os gasto financeiros refletem também o valor dos leasings e não só a dívida financeira reflectida no balanço. No caso de uma construtora é perfeitamente normal que parte muito substancial dos equipamentos sejam adquiridos em leasings.
Em ultima análise a questão é se os resultados por acção justificam a cotação. Com a cotação a 6€ era perfeitamente óbvio que não. Foi um exagero especulativo brutal.
Agora a 2,5 começa a existir alguma aderência dos resultados à cotação. O que não quer dizer que não exagere para baixo como exagerou para cima e não caia mais uns 20%.
- Registado: 4/3/2019 20:39
Vale o que vale, mas no X, em resposta à muddywaters alguém referiu que a Mota Engil estaria a esconder a verdadeira dimensão da dívida. E que se compararmos os gastos financeiros com a gross debt, obtemos um valor muito superior aos 7 ou 8% de interest rate. Alguém consegue verificar estes números?
- Registado: 8/3/2012 17:31
Silvaz77 Escreveu:A correção continua, e so irá parar nos suporte dos 2.1€,,,
E mais se o suporte dos 2.1, não aguentar, esperem todos pelos 1 5€....
Esta correção vai ser longa, porventura também com a influência da incerteza do desfecho das eleições nos Estados Unidos.
Qual é a fundamentação para esses targets? Sabe qual é a nota de research da Muddy e já calculou o impacto na cotação?
Qual é o impacto que calcula nas contas da Mota Engil caso os EUA mudem a governação para o partido republicano com a liderança de Trump?
xxx JJ xxx Escreveu:
a zona dos € 2,30 | € 2,40, sim, são um grande suporte.
E a zona mais negociada ao longo das últimas décadas, se ponderarmos o volume pelo preço. Dito de outro modo, a banda de preço onde mais ações foram negociadas.
Um indicador muitas vezes pouco observado mas a meu ver muito relevante. Às 13h30 já veremos o que acontece.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
.
Editado pela última vez por xxx JJ xxx em 9/9/2024 16:31, num total de 1 vez.
A correção continua, e so irá parar nos suporte dos 2.1€,,,
Esta correção vai ser longa, porventura também com a influência da incerteza do desfecho das eleições nos Estados Unidos.
- Registado: 15/9/2015 21:52
SalvaFP Escreveu:a mota tem algumas ações próprias, julgo que mais de 1% do capital..
Mas não compraram nada a 1,2 nem venderam acima de 5 ..!!!
Dizia comprá-las fazendo parte de uma estratégia de defesa contra o fundo. Nem digo que essa alocação de valores caia fora do objeto social (na forma que teria de ser feita, esmagadora), mas duvido que haja cash para isso.
Demonstrem o valor real das participações, pelo menos…! Números…. Só com conversa como a de ontem não sei se se safam.
Os 2,70 parecem perdidos. Resta ainda a zona 2,20/2,40.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
a mota tem algumas ações próprias, julgo que mais de 1% do capital..
- Registado: 3/7/2023 13:03
Para já deram sinal de vida na Mota o que já não é mau. Espantoso foi estarem calados uma semana…
Ações próprias…? A Mota não está forrada como a Navigator/Semapa ou NOS que literalmente não sabem o que fazer ao cash que geram. Na Mota não é fácil “desviar” fundos da operação para comprar ações próprias….
Mas falar não custa nada. E então se falarem demonstrando porque é que operacionalmente estão bem - com números e horizontes temporais e book values bem calculados - melhor.
Ações próprias…? A Mota não está forrada como a Navigator/Semapa ou NOS que literalmente não sabem o que fazer ao cash que geram. Na Mota não é fácil “desviar” fundos da operação para comprar ações próprias….
Mas falar não custa nada. E então se falarem demonstrando porque é que operacionalmente estão bem - com números e horizontes temporais e book values bem calculados - melhor.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
alguem leu o relatorio (se existe) da Muddy? no site nao encontrei.
Relativamente á MOTA....se cumprirem o plano de 2026 (NI - 180mEUR), os papeis vao seguramente acompanhar.
On top e como margem de seguranca temos um DY de 4.5%, o que para mim, foi suficiente para entrar.
A meu ver a este nivel da para tudo: seguramente um ressalto esta para breve e +10-20% ganho facil, ou, quem for investidor de LP, segura-as e recebe o dividendo enquanto espera a concretizacao do plano estrategico.
boa sorte
Relativamente á MOTA....se cumprirem o plano de 2026 (NI - 180mEUR), os papeis vao seguramente acompanhar.
On top e como margem de seguranca temos um DY de 4.5%, o que para mim, foi suficiente para entrar.
A meu ver a este nivel da para tudo: seguramente um ressalto esta para breve e +10-20% ganho facil, ou, quem for investidor de LP, segura-as e recebe o dividendo enquanto espera a concretizacao do plano estrategico.
boa sorte
- Registado: 10/11/2011 10:05
afcapitao Escreveu:Lembro-me da ME África e não creio que o short selling tenha sido o culpado pelo colapso. Na altura a ação tinha uma fraca liquidez, e estava totalmente exposta a um mercado dependente do petróleo, que entrou num ciclo de quedas. Perdeu-se também uma importante obra nos Camarões, de 2.5 ou 3MM de dólares.
O short selling faz parte do mercado, e a melhor forma de o "combater" é ter um negócio resiliente e com boas perspectivas.
A narrativa da Mota para a retirada da ME África da bolsa foi essa sim afcapitão, mas repescando o gráfico da ME África no período que cotou na Euronext Amesterdam, é difícil de acreditar que não houvesse shorters a aproveitarem-se da má conjuntura, aliada à fraca liquidez, para fazer uns shorts avultados. Especialmente no último dip, perto da retirada da ação em bolsa.
https://live.euronext.com/en/product/equities/NL0010969408-XAMS
E estou completamente de acordo com a sua última frase, mas como pode uma empresa proteger a sua credibilidade e os seus acionistas quando se vê confrontada com um short de um fundo abutre, que põe em causa a integridade dos resultados intercalares apresentados e provoca uma derrocada de 14% do valor da cotação em 3 dias?
Certo que os resultados não foram fantásticos (RL 3M€ abaixo dos do período homólogo, se excluirmos as mais valias e resultados operacionais ligeiramente abaixo das expetativas, mas não obstante com crescimento assinalável face ao período homólogo, no EBITDA, EBIT, redução da dívida líquida e melhoria do rácio DL/EBITDA) mas a cotação já tinha corrigido 47.5% desde março para absorver esta "deceção".
Este short da Muddy não foi "corretivo" de uma subida desenfreada. O anterior short da "GMT Capital Corp." sim. Esse foi brilhante (em todos os aspetos, menos para os acionistas que compraram acima de 4€ e não venderam).
Já o short da Muddy foi puramente especulativo, na minha modesta opinião, os resultados apresentados não justificam uma correção adicional de 14% à cotação da Mota e o CEO aparentemente também concorda com isso ao ponto de se ter vindo pronunciar sobre o assunto.
Durante toda a correção verificada durante a vigência do short da "GMT Capital Corp." a administração da Mota não se pronunciou, limitando-se a fazer compras no mercado, quer por intermédio dos seus dirigentes quer por intermédio da holding da FM (tendo esta última conseguido travar a progressão da queda perto da capitalização bolsista dos 1000M€, portanto a compra de ações próprias resultou nessa altura para travar maiores quedas e até proporcionou uma ligeira recuperação dos 3.26€ aos 3.50€).
Não tomar agora uma ação mais musculada, na minha opinião, não vai resultar em absolutamente nada a não ser na continuação da queda. Reparem que os próprios fundos que estão longos vêem-se também "obrigados" a vender ou a abrir posições curtas para se protegerem de maiores quedas. Para não falar dos "pequenos investidores" que também shortam para surfar a crista da onda. Isto só vai fazer ativar mais stop losses e despoletar mais vendas de quem ainda possa ter posições em lucro ou já esteja farto de perder dinheiro.
Queda das ações da Mota são movimento “especulativo que não reflete a atividade operacional”, diz CEO
https://eco.sapo.pt/2024/09/05/queda-da ... l-diz-ceo/
E quando foi dos 1 aos 6 não foi um movimento especulativo?
A ME já teve no passado um semestre com lucro maior do que este e nessa altura tinha um volume de negócios bastante inferior.
Por isso não me parece que haja movimento especulativo. Espectativas elevadas que não corresponderam.
E convém não esquecer a queda do petróleo.
Mas pode ser que no próximo semestre os lucros retomem o caminho ascendente para se ver se há LTA. Para o ano saber-se-á.
https://eco.sapo.pt/2024/09/05/queda-da ... l-diz-ceo/
E quando foi dos 1 aos 6 não foi um movimento especulativo?
A ME já teve no passado um semestre com lucro maior do que este e nessa altura tinha um volume de negócios bastante inferior.
Por isso não me parece que haja movimento especulativo. Espectativas elevadas que não corresponderam.
E convém não esquecer a queda do petróleo.
Mas pode ser que no próximo semestre os lucros retomem o caminho ascendente para se ver se há LTA. Para o ano saber-se-á.
Sr_SNiper Escreveu:“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”.
Parece que o fundo abutre descobriu que a Mota tem rodas de barro !!! E está a por a carne no assador, e bem !!
eu queria era ver o CEO a discutir o Altman z score da mota engil....

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Atentem ao ano 2018. De seguida vai o BCP. As crises, sejam elas porque motivo forem são cíclicas, de sete em sete anos, aproximadamente. Já vem do Antigo Testamento.
- Registado: 10/8/2011 14:26
“Orgulhamo-nos de avaliar o verdadeiro valor de uma empresa e de sermos capazes de ver através da opacidade e da propaganda que algumas administrações criam”.
Parece que o fundo abutre descobriu que a Mota tem rodas de barro !!! E está a por a carne no assador, e bem !!
Lose your opinion, not your money
Se isto não foi bolha não sei o que chamar de bolha. As prendas do PSI.
- Registado: 29/11/2007 1:36
Quando saiu o anuncio do aumento de capital, recebi uma chamada do meu banco (BEST) a informar desse aumento de capital e a tentar seduzir para o mesmo.
Respondi que não desejava ter o capital "amarrado" tanto tempo, e que conseguia melhores resultados em muito menos tempo, com a compra de ações da empresa.
A cotação estava a 1.086€, meti uma ordem de compra de 5500 ações a 1.08€, a ação não foi mais aos 1.08€, nunca alterei a ordem e por consequente não entrei na Mota.
Será que as vou apanhar ainda a esse preço?
Vá lá façam aí umas orações para que me saia o Euromilhões, que tento dar cabo desse fundo. Reservo 70 a 80M para o efeito.
Respondi que não desejava ter o capital "amarrado" tanto tempo, e que conseguia melhores resultados em muito menos tempo, com a compra de ações da empresa.
A cotação estava a 1.086€, meti uma ordem de compra de 5500 ações a 1.08€, a ação não foi mais aos 1.08€, nunca alterei a ordem e por consequente não entrei na Mota.
Será que as vou apanhar ainda a esse preço?
Vá lá façam aí umas orações para que me saia o Euromilhões, que tento dar cabo desse fundo. Reservo 70 a 80M para o efeito.
Que nunca por vencidos se conheçam
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, Phil2014, Shimazaki_2, tami, zulu404 e 134 visitantes