Galp - Tópico Geral
Re: Galp - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Já começam a surgir notícias a desmontar a notícia falsa dos ursos e portanto as posições curtas vão ter que pôr-se finas
e que noticias são essas?
ainda não vi ninguém desmontar coisa nenhuma.
já te disse que estou longo 500 ações desde 9.61 euros. não ganho nada em ver a minha posição perder valor mas tapar o sol com a peneira é que não.
- Registado: 31/10/2013 10:19
Goya777 Escreveu:Semimaginação Escreveu:Boa noite,
A situação de derivados refere-se ao negócio de gás natural em que a GALP fez hedge para evitar flutuações na sua margem.
O neg´´ócio da GALP em gás natural exige a compra a outros fornecedores e daí a necessidade de ter uma estratégia de hedging.
Como as normas IFRS obrigam a empresa a reportar mark-to-market os valores dos contratos de derivados houve um perda brutal devido à subida enorme dos valores de gás natural.
Porém, segundo os próprios na conference call de hoje, disseram que é esperado que no decorrer do próximo ano recebam o valor desta perda com as vendas aos clientes mas veremos como isso funcionará.
São questões bastantes complexas que se tornam difíceis de compreender![]()
Os derivados devem ter fixado o preço de venda, ao subir o preço nos mercados, a Galp "deixa de ganhar" com essa subida e o MTM é negativo. Penso eu de que...
Ver se solta as mãos soltas que tem de soltar e começa a recuperar.
Se não houvesse uma posição com risco aberta, não era necessário contabiliza-la. Parece claro que há uma posição de risco aberta. Se tudo correr normalmente bem vão vender o GN a bom preço e com elevadas margens impulsionando os resultados futuros. Se tudo correr mal podem ter que assumir algum prejuízo. É a leitura que faço.
Nada como situações de risco para impulsionar a especulação. Normalmente sempre a favor das mãos mais fortes!!!
- Registado: 4/3/2019 20:39
Já começam a surgir notícias a desmontar a notícia falsa dos ursos e portanto as posições curtas vão ter que pôr-se finas 

- Registado: 31/5/2014 23:07
ALEGRIA40 Escreveu:Tem de existir uma explicação “normal” para esses derivados. Não sou grande conhecedor mas se bem entendi a hipótese seria que teriam investido num instrumento a apostar na descida de preços nos últimos 3 meses? Mas alguém pode acreditar que na Galp tinham a previsão de que os preços do crude e do gás iam descer a partir de julho??? Ainda se fosse no ano passado, que não sabíamos o que ia acontecer… foi mais que veiculado por todos que iam subir.
Não, eu não acredito nisso. Também não acredito que os grandes investidores acreditem. Esta descida é muito estranha.
Nao foi nada disso. A galp compra gás. Se o preço descesse era bom para eles
- Registado: 17/7/2014 22:33
PCO, pode estar a desenhar-se nova armadilha para as posições curtas. Reparam como acreditaram que viria para mais perto de 9 e venderam a descoberto. Agora estã naquela da dúvida. Será que vai direto para cima? Agora que já se percebeu a tanga dos derivados, não sei se não irá direto lá acima outra vez. 

Galp reforça reservas de gás natural para o inverno
Energética tem gastado mais dinheiro com a compra de reservas devido à subida dos preços no mercado internacional.
Galp está a reforçar as suas reservas de gás natural. A energética quer evitar falhas de abastecimento durante o inverno. Como o preço do gás natural tem subido nos mercados internacionais, a empresa está a gastar mais dinheiro com estas aquisições, refere a edição desta terça-feira do Jornal de Negócios.
"Estamos a tentar perceber, junto dos nossos principais fornecedores, se poderá haver desvios nas entregas planeadas, tendo em conta o custo de assegurar abastecimentos alternativos", adiantou o presidente executivo da Galp, Andy Brown, durante a conferência para analistas.
A empresa admite ainda estar a preparar "planos de contingência para mitigar potenciais falhas, que podem vir a ter impacto" nas suas operações e resultados. Perante os elevados preços do gás natural, Andy Brown referiu ainda que "substituir reservas e comprar novas pode ser muito caro", pelo que a empresa está "relutante em comprar novos volumes no mercado spot [mercado financeiro] aos preços de hoje".
Nos primeiros nove meses de 2021, a Galp registou lucros de 327 milhões de euros, por culpa da subida do preço do barril de petróleo. O desempenho compara com os prejuízos de 45 milhões de euros no período homólogo de 2020.
https://www.dinheirovivo.pt/empresas/ga ... 56917.html
Goya777 Escreveu:Semimaginação Escreveu:Boa noite,
A situação de derivados refere-se ao negócio de gás natural em que a GALP fez hedge para evitar flutuações na sua margem.
O neg´´ócio da GALP em gás natural exige a compra a outros fornecedores e daí a necessidade de ter uma estratégia de hedging.
Como as normas IFRS obrigam a empresa a reportar mark-to-market os valores dos contratos de derivados houve um perda brutal devido à subida enorme dos valores de gás natural.
Porém, segundo os próprios na conference call de hoje, disseram que é esperado que no decorrer do próximo ano recebam o valor desta perda com as vendas aos clientes mas veremos como isso funcionará.
Os derivados devem ter fixado o preço de venda, ao subir o preço nos mercados, a Galp "deixa de ganhar" com essa subida e o MTM é negativo. Penso eu de que...
isso na passa no teste do algodão.. se assim fosse o impacto seria neutro em resultados ifrs mas a verdade é que reconheceram uma perda de + 500 milhões. só para terem noção é mais do que o lucros anuais dos ultimos anos. claro que o facto do relatório trimestral ser bastante opaco (poucos indicadores são divulgados) não ajuda a clarificar. é preciso espera pelas contas auditadas para perceber exactamente o que aconteceu.
Tem de existir uma explicação “normal” para esses derivados. Não sou grande conhecedor mas se bem entendi a hipótese seria que teriam investido num instrumento a apostar na descida de preços nos últimos 3 meses? Mas alguém pode acreditar que na Galp tinham a previsão de que os preços do crude e do gás iam descer a partir de julho??? Ainda se fosse no ano passado, que não sabíamos o que ia acontecer… foi mais que veiculado por todos que iam subir.
Não, eu não acredito nisso. Também não acredito que os grandes investidores acreditem. Esta descida é muito estranha.
- Registado: 5/3/2021 14:03
Ora bem, já atestei o depósito. Agora é fazer a viagem. Bons negócios!
Semimaginação Escreveu:Boa noite,
segundo os próprios na conference call de hoje, disseram que é esperado que no decorrer do próximo ano recebam o valor desta perda com as vendas aos clientes mas veremos como isso funcionará.
Obrigado pela explicação Sem Imaginação!
Admito que não tinha ouvido a conf call..

No final isto vai ser um novo déficit tarifário.. ok... Got it..

- Registado: 14/5/2014 11:59
Bom, parece-me plausível e bastante mais credível que um cenário de especulação.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Boa noite,
São questões bastantes complexas que se tornam difíceis de compreender

São questões bastantes complexas que se tornam difíceis de compreender

- Registado: 26/10/2021 0:38
Bubka Escreveu:Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??
Mais do que ser especulativo ou operacional, o que me choca pessoalmente é a GALP registar 375M euros em prejuízos associados a derivados + 175 M euros associado ao descomissionamento de Matosinhos, num total de 545M de special itens que justificam, de forma absolutamente estupefacta um prejuízo de 334M euros no trimestre.
A Galp já vendeu o negócio de gás em Portugal aos japoneses da marubeni. Como se justifica, este prejuízo. É que a Galp não é um banco, que especula com a carteira propria. A Galp é uma produtora de petróleo que apenas devia fazer cobertura de operações do seu produto Core...
Enfim.. fico triste com esta gestão e como é que não existem sistema de controlo de risco para o portfolio de hedges em aberto da carteira da Galp..
Uma tristeza de gestão e falta de controlo operacional...
Se eu estiver a ver mal o cenário, por favor façam o favor de partilhar as vossas ideias..
Obrigado.
Vendeu tudo? E vendeu da comercializadora ou da parte da rede de distribuição do gás natural? São coisas distintas penso eu

CarlosAP Escreveu:porque se fossem derivados de cobertura ( ou seja cumpiem os critérios definidos para serem considerados de cobertura efectiva), de acordo com a ifrs 9, seriam reportados em outro rendimento integral/ capital próprio. se a Galp os reporta nos resultados do exercício é porque não cumprem os critérios e são considerados especulativos (de acordo com as normas de contabilidade). já expliquei isto acima.
Se os derivados foram fechados como pre-cobertura de activos ou passivos futuros, contabilisticamente, são especulativos?
Bubka Escreveu:Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??
Mais do que ser especulativo ou operacional, o que me choca pessoalmente é a GALP registar 375M euros em prejuízos associados a derivados + 175 M euros associado ao descomissionamento de Matosinhos, num total de 545M de special itens que justificam, de forma absolutamente estupefacta um prejuízo de 334M euros no trimestre.
A Galp já vendeu o negócio de gás em Portugal aos japoneses da marubeni. Como se justifica, este prejuízo. É que a Galp não é um banco, que especula com a carteira propria. A Galp é uma produtora de petróleo que apenas devia fazer cobertura de operações do seu produto Core...
Enfim.. fico triste com esta gestão e como é que não existem sistema de controlo de risco para o portfolio de hedges em aberto da carteira da Galp..
Se eu estiver a ver mal o cenário, por favor façam o favor de partilhar as vossas ideias..
Obrigado.
nem mais.
isso é o que eu tenho estado aqui a dizer...mas não está fácil de me fazer entender.
Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 14/5/2014 11:59
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=68520&start=7650#p1692041pepe7 Escreveu:
E agora?
Quebrou triângulo em baixa com target abaixo da zona de suporte pelos 9,58?
Ou estará a Galp a efectuar um retracção normal face ao último movimento ascendente, que poderá ir ou não até à zona de suporte, para depois voltar novamente às subidas?
Penso que será importante aguentar a zona de suporte acima citada.
Gráfico atualizado.
Agora, será melhor aguardar pelo movimento da Galp nos próximos dias.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
umdoistrês Escreveu:Como abriste a posição no dia 6 de agosto a 9,61€ se a cotação máxima nesse dia foi de 8,486 €. Aliás, durante todo o mês de Agosto andou por volta dos 8,50 €. Ah!, já sei. Foi 6 de Agosto do ano passado. Mas também não serve porque nesse dia a cotação máxima foi 9,392 €. Ou é outra situação que não estou a ver?
ja respondi acima.. foi 8 de junho e não 6 de agosto. quando escrevi fui ver a minha carteira mas aquilo lá tem a data em formato americano mm/dd/aaaa. só depois percebi que me tinha enganado
Como abriste a posição no dia 6 de agosto a 9,61€ se a cotação máxima nesse dia foi de 8,486 €. Aliás, durante todo o mês de Agosto andou por volta dos 8,50 €. Ah!, já sei. Foi 6 de Agosto do ano passado. Mas também não serve porque nesse dia a cotação máxima foi 9,392 €. Ou é outra situação que não estou a ver?
- Registado: 25/10/2021 23:32
porque se fossem derivados de cobertura ( ou seja cumpiem os critérios definidos para serem considerados de cobertura efectiva), de acordo com a ifrs 9, seriam reportados em outro rendimento integral/ capital próprio. se a Galp os reporta nos resultados do exercício é porque não cumprem os critérios e são considerados especulativos (de acordo com as normas de contabilidade). já expliquei isto acima.
CarlosAP Escreveu:1º não estou a fazer confusão nenhuma. Os 550 milhões de eventos extraordinários são maioritariamente referentes a perdas em derivados especulativos e não pelo efeito de stock. Está lá dito no relatório trimestral e foi-me confirmado por alguém com conhecimento de causa.
2º não estou short. Estou longo desde 6 de agosto com preço de entrada a 9,61, pelo que também não me agrada nada esta argolada. tinha esperança de bons resultados este trimestre mas infelizmente foi o que se viu. ainda assim não vou vender.. para já.
só tenho mais isto a dizer.. "maior cego é a aquele que não quer ver". Passe bem.
Carlos, a empresa diz que os derivados são para cobrir margem de venda (ou compra ou ambas, não recordo). Porque dizes que são especulativos? Coberturas de gás natural numa empresa que o comercializa não me parece muito especulativo
Correcção.. estou longo desde 8 de Junho e não 6 de Agosto.
1º não estou a fazer confusão nenhuma. Os 550 milhões de eventos extraordinários são maioritariamente referentes a perdas em derivados especulativos e não pelo efeito de stock. Está lá dito no relatório trimestral e foi-me confirmado por alguém com conhecimento de causa.
2º não estou short. Estou longo desde 6 de agosto com preço de entrada a 9,61, pelo que também não me agrada nada esta argolada. tinha esperança de bons resultados este trimestre mas infelizmente foi o que se viu. ainda assim não vou vender.. para já.
só tenho mais isto a dizer.. "maior cego é a aquele que não quer ver". Passe bem.
Àlvaro Escreveu:estás a fazer uma enorme confusão entre resultados recorrentes e não recorrentes e a ignorar a consequente valorização dos stocks. Provavelmente entraste curto e isso faz toda a diferença. daí o nervosismo. Eu estou calmo, se vier ao suporte compro, pois claro que é um saldo, descontado o diviendo intercalar ficará ao preço que está no suporte maior de onde arrancou para 10-30. Portanto, nada de stress.
Alvaro não percebo o comentário aos stocks..o que tem a ver com os derivados?
Para além disso o homem já disse que está longo.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: darkreflection, Google [Bot], Goya777, Jmdm, karaya75, m-m, malakas, MarketGodzilla, mjcsreis, Mr.Warrior, niceboy, O Magriço, OffTheRecord, Olhar Leonino, Phil2014, Shimazaki_2, Simplório, TTM62 e 155 visitantes