Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por minibull » 3/6/2021 14:04

Caros Vale Aquino e Noah, efectivamente é muito pertinente o assunto que põe e dá que pensar.
No entanto, existem factores que me dão muitissima confiança :
1 - Tal acto a verificar-se seria um subterfugio, haveria quem dissesse "desonesto" e lesaria sériamente os pequenos accionistas.
2 - A família Mota, ao longo de 75 anos em que as suas empresas são conhecidas portaram-se sempre com lisura, não recorrendo a esquemas destes para enganarem outrem, sendo gente séria e honesta.
3 - Tal acto que alguém classificaria de "vil" seria mais uma machadada brutal no mercado de capitais em Portugal.
4 - Tal acto, a verificar-se seria a "machadada final" nas empresas do grupo Mota em Portugal.
Se não vejamos :
O pequeno accionista pode ter desde escassas centenas até a alguns milhares ou dezenas de milhar de acções. São efectivamente dezenas de milhar de accionistas.
E onde estão esses accionistas ?
Talvez na função pública, nos vários ministérios, desde o topo até à base.
Nas centenas de Câmaras Municipais, desde o presidente, aos vereadores, do urbanismo, ambiente, aos fiscais, até aos administrativos, nas inumeras juntas de freguesia, desde o presidente, ao manobrador de máquinas e cantoneiros. E se não forem eles, serão seus familiares, sogros, primos, amigos e conhecidos.
Nas empresas privadas e nos mais variados estratos sociais, sairiam todos "queimados" e uma empresa dessas seria de outra forma "queimada" na maneira de pensar de cada um e de todos eles.
4 - Que ambiente e que boa vontade teriam estas pessoas espalhadas por todo o território Nacional, sempre que lhes chegasse aos ouvidos, ao conhecimento ou à secretária de trabalho o nome Mota Engil ?
Não faço ideia, mas os "lesados" fariam concerteza. Normalmente, em termos de boa vontade e de celeridade de processos para tudo o que envolvesse o nome de tal empresa.
Valeria a pena tal risco, provavelmente não, pois nesse cenário hipot´etico, e tudo contabilizado, uma tal empresa sairia seguramente a perder.

Ah, mas a empresa trabalha em 60 países...
é verdade, mas não seria Portugal a porta de entrada da CCCC na Europa ?
Valeria o risco ?
Desafiando os instintos mais primários e altamente reprováveis do ser humano, como a vingança, que como digo ´e um sentimento feio e altamenre reprovável, mas que refletiria o sentimento do ser humano contra aqueles que no seu intimo culpariam por os terem feito perder as poupanças do seu trabalho árduo e honesto.
Mas como digo este cenário nunca se porá, porque a família Mota já mostrou ao longo de décadas que são gente séria e honesta,e são aquilo a que o povo classifica como pessoas de bem.
Cumprimentos e abraços a todos os caros foristas.

Registado: 17/5/2021 15:59

por ZéManuel » 3/6/2021 13:22

Parece-me simples.
Quem está a vender ainda tem lucros e não acredita na empresa, ou não acredita em subidas nos próximos tempos e quer alocar o capital em algo mais proveitoso.
Os 2 principais acionistas não me parece estejam a acumular, para o que quer que seja.
Só pode.

Registado: 7/8/2014 18:53

por trend=friend » 3/6/2021 13:10

Sim, o preço médio dos últimos 6 meses deve andar por aqui, 1,45/1,50. Mesmo com um prémio de 20%, penso que até inferior ao que subiu a Semapa (e mesmo assim não vão conseguir tirá-la de bolsa...) atirá-la-ia para os 1,80 euros.

Ora 1,80 x uns 27% de free float (uns 83m de ações) implicaria um investimento de 150 milhões a repartir pelos 2 grandes. Não me parece...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por XxxTOP GUNxxX » 3/6/2021 12:36

com free float acima dos 25%

com muitos institucionais dentro com posições acima dos €2/acção

com chinos a comprarem a €3,08, e reforçarem no AC a €1,50

como é que vão tirar a ME fora de bolsa a estes preços :lol: ?

Registado: 16/3/2021 21:17

por Diacono » 3/6/2021 10:06

Àlvaro Escreveu:Gastam? Isse verbo não se aplica. Até pode haver saldo positivo. Quem compra a a.36 e vende a 1,40 ganha, não gasta.

Continuo sem perceber o interess nisso. Quem comprou a 1,36 ganha mais quanto mais a cotação subir.
Não quer isto dizer que não duvide que hajam interesses por detrás, mas não consigo perceber bem quais a não ser aquele que já foi aqui mencionado. Lançar uma OPA pelo restante capital ao mais baixo preço e retirar a empresa de bolsa.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Àlvaro » 3/6/2021 10:02

Gastam? Isse verbo não se aplica. Até pode haver saldo positivo. Quem compra a a.36 e vende a 1,40 ganha, não gasta.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Diacono » 3/6/2021 9:38

Àlvaro Escreveu:Diacono, a partir de certa altura começou a parecer-me exagero e comecei a desconfiar de fundos americanos a travar o sucesso da entrada dos chineses. Com estes volumes e este comportamento mesmo após o aumento não deverei estar enganado. E vão pressionar para baixo, talvez consigam levá-la abaixo de 1.40.

E qual o interesse que possam ter nisso? Quanto gastam para a levar mais abaixo? Compensará?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

por Àlvaro » 3/6/2021 9:32

Diacono, a partir de certa altura começou a parecer-me exagero e comecei a desconfiar de fundos americanos a travar o sucesso da entrada dos chineses. Com estes volumes e este comportamento mesmo após o aumento não deverei estar enganado. E vão pressionar para baixo, talvez consigam levá-la abaixo de 1.40.

por Diacono » 3/6/2021 8:43

Àlvaro Escreveu:Hoje ainda deu um arzinho de querer partir para cima, voltou atrás, mas falta saber se não foi para tomar balanço :-k

Parece que afinal foi só respirar para voltar a mergulhar. Arre...

por Goya777 » 3/6/2021 7:50

Diacono Escreveu:
RuiGerente Escreveu:
Diacono Escreveu:Desculpem-me, mas sou só eu que não consigo ver os gráficos na totalidade no tlm?

No investing.com estão normais

Os que colocam aqui no forun

Eu abro como imagem separada para poder ver o gráfico inteiro

Registado: 17/7/2014 22:33

por Optimiza » 3/6/2021 0:10

Não vou cair da MOTA.gif
Não vou cair da MOTA.gif (421.52 KiB) Visualizado 7361 vezes
Àlvaro, a pressão vendedora (caveat vendor) pós-AC era expectável (não só por reajustes de carteira como por falta de capital de alguns investidores). Mas agora, chegamos a uma fase em que já não é fácil recriar uma forte tese vendedora que mantenha a ação deprimida.

Como sempre, posso estar completamente errado, mas entrei hoje com pequena posição de 4% (position trading), e especulo num novo primado do comprador (caveat emptor) - desde que o mercado se mantenha neutro a positivo, e que não vou cair da Mota (stop loss 1.28€), movimento de rutura no CP, rompendo a super RF1 1.52 (e topo do canal 5 meses), e rompendo também a LTD 9 meses nos 1.48 / target do movimento RF4 1,916.
não vou cair da MOTA  especulo movimento de rutura no CP rompendo super RF1 1.52 e a LTD 9 meses 1.48  target RF4 1,916.gif
não vou cair da MOTA especulo movimento de rutura no CP rompendo super RF1 1.52 e a LTD 9 meses 1.48 target RF4 1,916.gif (29.36 KiB) Visualizado 7361 vezes

Registado: 1/11/2012 23:18

por Àlvaro » 2/6/2021 23:25

Hoje ainda deu um arzinho de querer partir para cima, voltou atrás, mas falta saber se não foi para tomar balanço :-k

por Diacono » 2/6/2021 18:25

RuiGerente Escreveu:
Diacono Escreveu:Desculpem-me, mas sou só eu que não consigo ver os gráficos na totalidade no tlm?

Os que colocam aqui no forun

por RuiGerente » 2/6/2021 18:13

Registado: 13/1/2020 7:43

por Diacono » 2/6/2021 18:04

Desculpem-me, mas sou só eu que não consigo ver os gráficos na totalidade no tlm?

por RuiGerente » 2/6/2021 17:55

A diferença é que no dia de hoje o preço de abertura da ação no seu grafico é 1.473 e no meu é 1.453
logo no seu a vela é negativa 1.473/1.454 ( abertura/fecho) e no meu e ligeiramente positiva (1.453/1.454).

Mas o que importa é o preço a que fechou e que a variação de ontem foi praticamente nula (0.07%)

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 2/6/2021 17:33

RuiGerente Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Vale, o horário diz isso, mas o horário pode ser pouco fiável, aqui a imprevisibildade é muita, sendo que uma tentativa mais ousada dos ursos poderá levá-los a perder a mão. E se a perderem lá vem o touro. Talvez esteja a ser demasiado teimoso, mas voltei a recomprar. E entre compras e vendas o saldo não está famoso, preciso que fique verde para recuperar desta desgraçada mota.

Ainda estou dentro, pouca coisa, mas a Verde,... :mrgreen: =;

Creio que a MOTA foi afectada pela "febre amarela" :wall: :-k

Talvez este boneco seja mais expressivo, diário.... :oh:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não percebo muito disto mas á aqui qualquer coisa que me está a escapar:
o meu grafico do investing aparece com uma abertura a 1.453 enquanto que no seu aparece a 1.473 o que faz com que as velas sejam diferentes. Se me quiser ajudar. Obrigado
https://invst.ly/v02iu

Poderei estar a ver mal, não vejo qualquer "abertura" :oh: .
Faz um "boneco" e assinala as aberturas a que te referes. :shock:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por RuiGerente » 2/6/2021 17:09

Aqui_Vale Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Vale, o horário diz isso, mas o horário pode ser pouco fiável, aqui a imprevisibildade é muita, sendo que uma tentativa mais ousada dos ursos poderá levá-los a perder a mão. E se a perderem lá vem o touro. Talvez esteja a ser demasiado teimoso, mas voltei a recomprar. E entre compras e vendas o saldo não está famoso, preciso que fique verde para recuperar desta desgraçada mota.

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não percebo muito disto mas á aqui qualquer coisa que me está a escapar:
o meu grafico do investing aparece com uma abertura a 1.453 enquanto que no seu aparece a 1.473 o que faz com que as velas sejam diferentes. Se me quiser ajudar. Obrigado
https://invst.ly/v02iu

por Aqui_Vale » 2/6/2021 16:54

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA 02Junho.jpg
MOTA 02Junho.jpg (139.68 KiB) Visualizado 7708 vezes

José Ortega Y Gasset

por RuiGerente » 2/6/2021 16:12

ainda pensei que com aquela compra engraçada(236362 a 1.6) a coisa fosse animar \:D/
mas há forças que não querem :wall:

por UliZick » 2/6/2021 14:50

É provável que "marine" até à apresentação dos resultados do 1º semestre (algures em Julho?). Aí, as "notícias" aparecerão...

Registado: 14/12/2020 16:54

por J.C.P. » 2/6/2021 12:33

Esta ME não "desenburra". Parece que está a marinar.

Registado: 12/2/2008 9:50

por Àlvaro » 2/6/2021 11:15

Vale, o horário diz isso, mas o horário pode ser pouco fiável, aqui a imprevisibildade é muita, sendo que uma tentativa mais ousada dos ursos poderá levá-los a perder a mão. E se a perderem lá vem o touro. Talvez esteja a ser demasiado teimoso, mas voltei a recomprar. E entre compras e vendas o saldo não está famoso, preciso que fique verde para recuperar desta desgraçada mota.

por Aqui_Vale » 2/6/2021 10:11

Balanço?! Para onde?

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA hora.jpg
MOTA hora.jpg (120.55 KiB) Visualizado 8081 vezes

José Ortega Y Gasset

por RuiGerente » 2/6/2021 9:48

É verdade :wall:

Pode ser que esteja a ganhar balanço para os 1.5 \:D/

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, Ferreiratrade, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 144 visitantes