Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
é da minha plataforma ou não há transações da mota há mais de 20 minutos?
Triste, só e abandonada...gelada
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A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Re: Mota Engil - Tópico Geral
1. 40 é um forte suporte para a MOTA.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Aberturas de propostas de 2 dias, nunca assisti, 1 dia inteiro, sim.
Calhamaços e calhamaços de papel.
Depois vieram as plataformas e deram cabo do negócio regional.
Uma empresa vai do Norte para o Algarve e vice versa, fazer uma obra a preços mais baratos, que as empresas locais.
Depois não acabam a obra.
O parque escolar até foi uma coisa bem organizada, as obras foram todas muito bem distribuídas pelas empresas grandes, ninguém foi esquecido.
Mostrou muito bem o poder de organização dos nossos governantes, se houvesse globos de ouro nas obras ...
Mas voltando à Mota e à banhada, das banhadas que foi este aumento de capital, até não se tem portado mal e por enquanto lá vai aguentando o 1,40€.
Calhamaços e calhamaços de papel.
Depois vieram as plataformas e deram cabo do negócio regional.
Uma empresa vai do Norte para o Algarve e vice versa, fazer uma obra a preços mais baratos, que as empresas locais.
Depois não acabam a obra.
O parque escolar até foi uma coisa bem organizada, as obras foram todas muito bem distribuídas pelas empresas grandes, ninguém foi esquecido.
Mostrou muito bem o poder de organização dos nossos governantes, se houvesse globos de ouro nas obras ...

Mas voltando à Mota e à banhada, das banhadas que foi este aumento de capital, até não se tem portado mal e por enquanto lá vai aguentando o 1,40€.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Apanhei o 235/82, o 405/93, o 55/99 e por último o vulgo CCP, e acredito que o problema não está na legislação, mas sim em nós.
Lembro do pré Expo, em que uma abertura de propostas durava no mínimo 2 dias, mas o trabalho era tanto que dava para todos e a ganhar dinheiro.
Depois, veio a governação Socrates, que ganhavam sempre os mesmos, e se hoje formos ver quem foram os empreiteiros do Parque Escolar, das Scuts, das Barragens.... poucos sobraram.
O poder político destruiu parte da indústria da Construção, e permitiu o enriquecimento de outra parte.
Pedro
Lembro do pré Expo, em que uma abertura de propostas durava no mínimo 2 dias, mas o trabalho era tanto que dava para todos e a ganhar dinheiro.
Depois, veio a governação Socrates, que ganhavam sempre os mesmos, e se hoje formos ver quem foram os empreiteiros do Parque Escolar, das Scuts, das Barragens.... poucos sobraram.
O poder político destruiu parte da indústria da Construção, e permitiu o enriquecimento de outra parte.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Equilibram, desde que sejam identificados a tempo, senão, só pagam metade.
O problema é mesmo esse, quando os projectos eram feitos pelos técnicos das entidades adjudicantes, não haviam tantos problemas, depois havia trabalhos-a-mais, trabalhos-a-menos, trabalhos não previstos, trabalhos imprevistos e no fim fazia-se uma obra como deve ser, nunca passando os 20% sobre o valor contratual.
Hoje, é tabú passar do valor contratual, mas se for preciso, faz- se uma estrada, é identificada a necessidade de passagens hidraúlicas e lançam um procedimento para as fazer mais tarde. Depois estragam o que já está feito e gastam mais dinheiro, do que no antigo código dos contratos públicos. Ou então, o empreiteiro faz logo e aguenta o tempo do procedimento.
Estes lapsos de projecto acontecem porque o autor do projecto, que é um entidade exterior à entidade adjudicante e nunca foi ao local, esqueceu-se de as colocar.
No fim disto tudo, sobra sempre para o mesmo.
O problema é mesmo esse, quando os projectos eram feitos pelos técnicos das entidades adjudicantes, não haviam tantos problemas, depois havia trabalhos-a-mais, trabalhos-a-menos, trabalhos não previstos, trabalhos imprevistos e no fim fazia-se uma obra como deve ser, nunca passando os 20% sobre o valor contratual.
Hoje, é tabú passar do valor contratual, mas se for preciso, faz- se uma estrada, é identificada a necessidade de passagens hidraúlicas e lançam um procedimento para as fazer mais tarde. Depois estragam o que já está feito e gastam mais dinheiro, do que no antigo código dos contratos públicos. Ou então, o empreiteiro faz logo e aguenta o tempo do procedimento.
Estes lapsos de projecto acontecem porque o autor do projecto, que é um entidade exterior à entidade adjudicante e nunca foi ao local, esqueceu-se de as colocar.
No fim disto tudo, sobra sempre para o mesmo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
RFPB Escreveu:PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.
Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.
Pedro
Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.
Os concursos públicos têm bases muito baixas, a "sorte" é que devido à qualidade dos projectos, muitos deles elaborados pela entidades adjudicantes, os trabalhos de suprimento de erros e omissões, equilibram as contas.
Onde a Mota e a TD especialmente, ganham dinheiro é no imobiliário. Para se ter uma noção, no concelho de Oeiras uma parte significante da construção de habitação é da TD, em terrenos que têm aos anos e que conseguem urbanizar.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.
Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.
Pedro
Nem mais, eu todos os dias vejo os resultados dos concursos públicos e se fosse pelas obras ganhas em Portugal, já tinham fechado as portas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.
É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau).![]()
Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.
Pedro
É obrigatória há muitos, muitos anos, mas muitas entidades não queriam fazer revisão de preços.
De há uns 10 anos para cá, é que se faz mais revisões de preços.
As entidades públicas só faziam revisão de preços, quando a mesma era a seu favor, o que é lógico.
O empreiteiro por norma quer é fazer a obra, bem feita, sem ter que fazer reparações, ganhar dinheiro e passar para a próxima.
Por isso, a revisão devia ser feita pelo dono-de-obra, que tem muito mais tempo para isso.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Estava a referir-me a Portugal. E em Portugal, parece-me que nem a Mota, nem a TD ..... ganham dinheiro, pois o "Eldorado" da construção dos anos 80, 90 e 2000, já não existe.
Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.
Pedro
Em África a revisão de preços é feita de outra maneira.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Então mas os donos da obra na Nigéria, em Angola, etc, vão aceitar pagar nalguns casos o dobro (?) do valor que a obra foi adjudicada assim sem mais? Ou tomam a iniciativa de cancelar/renegociar whatever? Ou outra coisa que sejam comum nas grandes obras?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A revisão de preços é obrigatória em qualquer obra pública, mas claro que há empreiteiros que não a fazem, quando o cálculo é da sua responsabilidade, pois se for do DO tem que o fazer e mencionar na Conta Final.
É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau).
Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.
Pedro
É feita quando houverem índices, que à data andam com 5 meses de atraso (nem é muito mau).

Mas também há casos que o empreiteiro tem que devolver dinheiro.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:RFPB Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.
O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.
Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.
Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?
Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.
A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.
Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....
A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.
Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.
Pedro
Ou seja, é feita até à data do último auto, ou da recepção provisória.
Obras de grande envergadura tem revisão de preços, obras pequenas, mesmo sendo públicas é raro haver revisão de preços.
Quem orçamentou obra a obra no final do ano, em que 50% do valor ou mais, é misturas betuminosas, assinou contrato no principio do ano e está a fazé-la agora, acho que o preço do betume, reflete o aumento do petróleo.
Dos agregados é igual, do ferro é igual, dos materiais em geral é igual.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
As margens? Quando a carrinha ia com os pedreiros apareceu o arrumador e disse: destroce, destroce! 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
RFPB Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.
O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.
Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.
Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?
Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.
A Revisão de Preços é obrigatória nas obras públicas. Os donos de obra privados, raramente as aceitam.
Uma pequena correcção, a revisão de preços é feita sobre o valor total da obra, não tem a ver com o prazo de garantia. O que se faz basicamente, é rever o preços da mão-de-obra, materiais e equipamentos considerados na fórmula, tendo por base o mês anterior à data limite para entrega da proposta, e o mês de execução dos mesmos. Isto é um explicação muito simplista, depois acrescem outras variáveis, como adiantamentos, desvios de prazos, trabalhos a menos e mais ....
A maior parte dos donos de obra utiliza as fórmulas-tipo, que muitas vezes não reflectem o tipo e peso de materiais a aplicar, o que é um pau de dois bicos.
Preocupante, vai ser querer aprovisionar materiais e eles não existirem no mercado e os prazos começarem a derrapar, o que vai levar a que os empreiteiros tenha sobre custos não considerados.
Pedro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
os fundos americanos continuam a ratar a cotação. O gráfico do Vale deverá estar certo. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
E mais um dia a fazer o inverso do SP500... parece ridículo, mas em dias de queda deste tem subido...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
fizeram um aumento de capital a € 1,50?
todos os dias se podem comprar acções abaixo dos € 1,50
vão comprando todos os dias abaixo dos € 1,50, e abaixo dos € 3,08, que aqueles patos que constituem o free float vão vendendo
depois, fazem mais um negócio da china... e vendem acima dos € 3,08 a outros chinos..... que os patos agradecem....
Todavia, a malta não dorme.... mas, que papeis trocam de mãos todos os dias.... ai esse mercado
se a malta do reedit se lembra a dar uma bicadazinha na ME, ai é que a família mota se torce toda

todos os dias se podem comprar acções abaixo dos € 1,50

vão comprando todos os dias abaixo dos € 1,50, e abaixo dos € 3,08, que aqueles patos que constituem o free float vão vendendo

depois, fazem mais um negócio da china... e vendem acima dos € 3,08 a outros chinos..... que os patos agradecem....
Todavia, a malta não dorme.... mas, que papeis trocam de mãos todos os dias.... ai esse mercado

se a malta do reedit se lembra a dar uma bicadazinha na ME, ai é que a família mota se torce toda

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim...![]()
Talvez isto te ajude.![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Ajuda sim Sr!

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tem 2 gaps mais abaixo para fechar, não se safa deles pelo menos aí vaí.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
É isso Vale e por isso deixou de ser interessante, só uma notícia a poderá tirar desse marasmo. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Celsius-reloaded Escreveu:Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.
O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.
Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.
Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?
Isso não tem problema nenhum, é por isso que existe a revisão de preços, que é a actualização de preços dos materiais, podendo ser feita mensalmente em cada auto, até ao final do prazo de garantia.
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
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Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Muito embora não sendo "especialista", por agora é assim...
Talvez isto te ajude.
CumPrim/
ValeAquilino

Talvez isto te ajude.

CumPrim/
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José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard Escreveu:Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :
« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.
O mesmo vale para o cobre: o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »
E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….
Pelos vistos é. Eu quero é saber a opinião sobre o caminho da mota.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Não é preciso ser especialista é só necessário ver as importações da China , ainda recentemente li :
« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.
O mesmo vale para o cobre: o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »
E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….
« Entre abril e dezembro de 2020, apesar da crise histórica que atinge todo o planeta, o preço da tonelada de ferro duplicou devido à crescente procura chinesa. E em 2020, as siderúrgicas chinesas quebraram um recorde histórico pela primeira vez, ultrapassando a marca simbólica de um bilhão de toneladas de produção.
O mesmo vale para o cobre: o preço por tonelada duplicou de US $ 4 mil para US $ 8 mil entre maio e dezembro. Ao longo do ano de 2020 como um todo, a China, que sozinha consome metade do cobre mundial, aumentou suas importações em 34%….. »
E continua em tudo … 3 x mais importação de trigo …eles comem tudo ….
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Gostava de ouvir os especialistas sobre outra temática que é o brutal disparo do custo das matérias-primas.
O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.
Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.
Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?
O ferro duplicou, o transporte de contentores está carissimo, resinas e madeiras para carpintaria, enfim tudo.
Mas minha questão é como é que acham que as grandes construtoras, nomeadamente claro a EGL se vai comportar.
Um dos problemas mais prementes são as margens curtas de boa parte das obras em carteira. Como é que eles vão fazer?
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