Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
E os direitos?
Deve vender-se já ou esperar para o fim?
Agradeço opinião!
Deve vender-se já ou esperar para o fim?
Agradeço opinião!
- Registado: 12/2/2014 14:33
Mota já a acelarar!
- Registado: 23/9/2020 12:01
Jkr1971 Escreveu:Mota-Engil prevê obras de mil milhões ao ano com CCCC
A empresa portuguesa diz que pela “combinação de recursos e esforços” com o grupo chinês que é já seu acionista há “potencial” para atingir mais de 250 milhões de euros por ano em projetos de construção desde já e elevar esse valor aos mil milhões dentro de cinco anos.
Aí está o que referi no meu post anterior....
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Mota-Engil prevê obras de mil milhões ao ano com CCCC
A empresa portuguesa diz que pela “combinação de recursos e esforços” com o grupo chinês que é já seu acionista há “potencial” para atingir mais de 250 milhões de euros por ano em projetos de construção desde já e elevar esse valor aos mil milhões dentro de cinco anos.
- Registado: 23/9/2020 12:01
XxxTOP GUNxxX Escreveu:trend=friend Escreveu:4 euros foi mais em jeito de brincadeira, mas se seguisse realmente o Bcp no abc que fez no ano pós AC, qualquer coisa à volta dos 3,5 euros na Mota seria uma realidade
com a carteira de encomendas existente;
a margem ebitda existente na ME;
e, o setup exigido pelos chineses no modelo de gestão de gastos pós AC na ME;
€3,50 de preço não ME, face a outros pares na UE e no mundo, parecem-me curtos.
Já toda a gente percebeu que a ação foi manipulada para agradar aos interesses das partes envolvidas. Depois de tudo estar "preto no branco" tem tudo para subir. Os chinocas vão querer reaver todos os euros lá investidos quer seja através do aumento da carteira de obras (que abrirá todo um novo mundo de oportunidades para a mota e dará uma capacidade brutal de execução), quer seja através da subida das ações.
O exemplo do que sucedeu no BCP pode muito em repetir-se aqui.
O BCP foi a 30 centimos num foguete...
Por aqui a mota já nos habituou a subir com força com gasolina 98, imaginem agora com jet fuel...
Estaremos enganados? Acho que descobriremos em breve. Como disse o Trend-Friend, sexta feira negociará "livre". Aguardemos. Paguei para ver.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
trend=friend Escreveu:4 euros foi mais em jeito de brincadeira, mas se seguisse realmente o Bcp no abc que fez no ano pós AC, qualquer coisa à volta dos 3,5 euros na Mota seria uma realidade
com a carteira de encomendas existente;
a margem ebitda existente na ME;
e, o setup exigido pelos chineses no modelo de gestão de gastos pós AC na ME;
€3,50 de preço não ME, face a outros pares na UE e no mundo, parecem-me curtos.
O comentário do RogerR quanto ao Bcp foi de facto foi bastante pertinente. Até agora tenho seguido como referência o anterior AC da Mota, igual em muitos aspectos a este, em especial o facto de ser feito a um preço superior à cotação, ao contrário do que normalmente acontece. E a similitude tem sido enorme.
Mas agora acho que há que olhar para lá de quinta-feira, e o que se passou no Bcp tem semelhanças bastante grandes, não pela nacionalidade do investidor que também fica com cerca de 1/3 do capital, mas pelos interesses que motivaram o desenrolar da cotação pré-AC e que depois passam a estar alinhados com todos os acionistas.
Vamos ver se o ambiente externo dá à Mota alguns meses para recuperar o caminho perdido. 4 euros foi mais em jeito de brincadeira, mas se seguisse realmente o Bcp no abc que fez no ano pós AC, qualquer coisa à volta dos 3,5 euros na Mota seria uma realidade
Mas agora acho que há que olhar para lá de quinta-feira, e o que se passou no Bcp tem semelhanças bastante grandes, não pela nacionalidade do investidor que também fica com cerca de 1/3 do capital, mas pelos interesses que motivaram o desenrolar da cotação pré-AC e que depois passam a estar alinhados com todos os acionistas.
Vamos ver se o ambiente externo dá à Mota alguns meses para recuperar o caminho perdido. 4 euros foi mais em jeito de brincadeira, mas se seguisse realmente o Bcp no abc que fez no ano pós AC, qualquer coisa à volta dos 3,5 euros na Mota seria uma realidade
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Claro que é pereitamente possível, o preço atual só reflete a compra de direitos que, por incrível que possa parecer, estão a negociar tendo como mínimo 0.006. Brincadeiras... vender? vão esperando sentados. Há-de ir lá acima.
- Registado: 31/5/2014 23:07
trend=friend Escreveu:
Aqui na Mota iria a cerca de 4 euros lá para Abril do ano que vem
sinceramente,
é um cenário bastante plausível, face ao setup do papel.
Alguém sabe se as ações que a MGP vendeu aos chineses, traziam também os direitos? Pelo comunicado, os direitos foram cedidos à parte das ações... Se assim for, os chineses para chegarem aos 30%, têm ainda de comprar muitos direitos...
- Registado: 22/2/2017 15:28
Diacono, está encalhada em 1.37, terá de passar para validar o teu cenário. Mas...
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Aqui_Vale Escreveu:NirSup Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Há uma diferença entre acreditar em teorias da conspiração e acreditar em conspirações.
Marco António,
Criamos teorias para explicar o inexplicável. E depois encontramos explicações que se encaixam naquilo que acreditamos. Mesmo o desmentido fatual, paradoxalmente, é tomado por nós como confirmação da teoria desmentida literalmente.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Bolsa, a lógica é uma batata.... E vale tudo, pois não há fiados a não ser os dos bancos aos amigos.
Sim, também acredito que se não há bruxas não faltam bruxarias & outras que tais...![]()
Aqui vai um boneco daquilo em que acredito, estou dentro a: 1,43, estava à espera que tivesse subido um pouco mais para vender, "cagou-me o cão no caminho).
Agora, é esperar com calma para ir novamente ao stand...![]()
![]()
CumPrim/
ValeAquilino
Agora vai ao topo do canal de lateralização que andou a formar nestes ultimos tempos. De regresso aos 1,50, pra já?? Ou mais um pouco acima, aos pincaros nos 1,55?
Se quebra o canal é que é pior. Pra já reagiu ascendente
RogerR Escreveu:Boas, é preciso ter paciência e aguardar pelo fim do AC. Recordem-se do que se passou com o AC no BCP quando entraram os chineses.
A evolução da cotação do título e dos direitos também teve quedas mas no final do período do AC subiram fortemente (principalmente os direitos).
É verdade... e foi dos 13 a cerca de 34 cêntimos em aproximadamente 1 ano
Aqui na Mota iria a cerca de 4 euros lá para Abril do ano que vem

Clint Eastwood
Clint Eastwood
Boas, é preciso ter paciência e aguardar pelo fim do AC. Recordem-se do que se passou com o AC no BCP quando entraram os chineses.
A evolução da cotação do título e dos direitos também teve quedas mas no final do período do AC subiram fortemente (principalmente os direitos).
- Registado: 9/5/2016 10:18
Não estou mesmo nada preocupado com as manobras de diversão, até dia 20 vai lá ao preço concerteza.
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
NirSup Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Há uma diferença entre acreditar em teorias da conspiração e acreditar em conspirações.
Marco António,
Criamos teorias para explicar o inexplicável. E depois encontramos explicações que se encaixam naquilo que acreditamos. Mesmo o desmentido fatual, paradoxalmente, é tomado por nós como confirmação da teoria desmentida literalmente.
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em Bolsa, a lógica é uma batata.... E vale tudo, pois não há fiados a não ser os dos bancos aos amigos

Sim, também acredito que se não há bruxas não faltam bruxarias & outras que tais...

Aqui vai um boneco daquilo em que acredito, estou dentro a: 1,43, estava à espera que tivesse subido um pouco mais para vender, "cagou-me o cão no caminho).
Agora, é esperar com calma para ir novamente ao stand...

CumPrim/
ValeAquilino
- Anexos
-
- MOTA 14Maio.jpg (138.14 KiB) Visualizado 6656 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Goya777 Escreveu:
Mas os AC geralmente sao feitos a desconto. logo a cotaçao desce e ajusta. aqui foi feito com premium...logo o ajustar nao tenho claro porque deveria ser
O lógico, em qualquer aumento de capital, é haver uma tendência de ajuste ao preço do aumento de capital:
Se uma empresa tem 10 ações a valer 1 € e emites mais 10 acções por entrada de cash a 0,5€ converge em direcção aos 0,5 (em teoria daria 0,75, mas com frequência assume-se que para estarem a emitir é porque a ação não valia o tal 1€ antes).
Se pelo contrário emitires 10 acções a 2€, em teoria o valor deveria subir até aos 1,5€. Nesse caso poderia até haver uma convergência maior por se assumir que há interessados em comprar a um preço superior.
No entanto, uma coisa é certa, reduz sempre quer o upside quer o downside da acção.
edit: por isso é que os minoritários se tramam. Os pequenos acionistas normalmente estão À procura de um maior ganho percentual e os grandes de um maior absoluto. Os grandes acionistas quando vêm uma oportunidade querem colocar o máximo de dinheiro possível, o que muitas vezes só é possível com um aumento de capital. Assim, têm interesse em fazer aumentos de capital a preços em que os pequenos investidores não vejam retorno suficiente para justificar o investimento mas preços a que os grandes investidores ficam com o upside abdoluto que seria previamente dos pequenos (os pequenos recebem em contraponto um menor downside, mas se o downside era baixo e o upside alto já de base...)
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Diacono Escreveu:Goya777 Escreveu:Diacono Escreveu:Será que nos está aqui a escapar alguma coisa?
Como é que a cotação não está colada nos 1,5?
Que interesse terão em baixar a ação?
Tu preferes comprar acçoes caras ou baratas? Aí tens a resposta... E se tivesses de comprar direitos? Preferias pagar 1 centimo ou pagar 0.0000001?
Claro que toda a gente prefere comprar mais barato, mas não me recordo de nenhum outro AC em que a cotação não ficou praticamente "colada" ao valor proposto pelo mesmo.
Quanto aos direitos não tenho dúvidas
Mas os AC geralmente sao feitos a desconto. logo a cotaçao desce e ajusta. aqui foi feito com premium...logo o ajustar nao tenho claro porque deveria ser
- Registado: 17/7/2014 22:33
Goya777 Escreveu:Diacono Escreveu:Será que nos está aqui a escapar alguma coisa?
Tu preferes comprar acçoes caras ou baratas? Aí tens a resposta... E se tivesses de comprar direitos? Preferias pagar 1 centimo ou pagar 0.0000001?
Se nos dois primeiros dias (10m) ficou a dúvida sobre o interesse da operacão para terceiros, os únicos com capacidade para fazer subir os direitos, a dúvida desvaneceu-se... 2 ou 3m de direitos por dia são peanuts e já dá para perceber que até quinta-feira não se atingirá um volume correspondente ao bolo de direitos no mercado. Provavelmente nem 1/3. E os 2 acionistas principais agradecem, pelo rateio subsequente.
Sexta-feira sim, será o primeiro dia sem qualquer condicionamento na Mota em quase um ano...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Goya777 Escreveu:Diacono Escreveu:Será que nos está aqui a escapar alguma coisa?
Claro que toda a gente prefere comprar mais barato, mas não me recordo de nenhum outro AC em que a cotação não ficou praticamente "colada" ao valor proposto pelo mesmo.
Quanto aos direitos não tenho dúvidas
Diacono Escreveu:Será que nos está aqui a escapar alguma coisa?
Só vejo 3 explicações para isto:
1) Ou se está a passar qualquer coisa extra que nenhum de nós faz ideia;
2) Ou quem vende é tolo;
3) Ou quem vende quer recomprar ainda mais baixo.
Eu vou mais para esta última...
1) Ou se está a passar qualquer coisa extra que nenhum de nós faz ideia;
2) Ou quem vende é tolo;
3) Ou quem vende quer recomprar ainda mais baixo.
Eu vou mais para esta última...
- Registado: 12/10/2020 16:11
Será que nos está aqui a escapar alguma coisa?
maturidade Escreveu:Boas.
os direitos estão quase a valerem zero.
tudo a correr como eles queriam.
cotação da ação 0.15€, abaixo do preço do aumento de capital, para provocar o pânico entre o pequenos.
eu espero.
ela irá para o seu valor justo a seu tempo.
com as minhas ações não vão brincar.
abraços
mas os direitos estao a valer algo? Comprar direitos, para poder comprar ac´çoes a 1.5, quando posso comprar já a 1.33 tem pouco sentido.
Daqui a pouco até eu meto algum dinheirito meu na Mota. Seria uma estreia...
maturidade Escreveu:Boas.
os direitos estão quase a valerem zero.
tudo a correr como eles queriam.
cotação da ação 0.15€, abaixo do preço do aumento de capital, para provocar o pânico entre o pequenos.
eu espero.
ela irá para o seu valor justo a seu tempo.
com as minhas ações não vão brincar.
abraços
Mas quem é que está a vender?
Está tudo doido?
- Registado: 16/6/2016 10:21
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, acintra, Akinfiev, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], Goya777, itisi1000, OCTAMA, paul_invest, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 117 visitantes