Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Boas.
Mas não havia necessidadeeeeeeeee
, de a ação estar a cair mais de 3%, e os direitos a subirem mais de 11%.
Uma coisa devia acompanhar a outra.
enfim á coisas que não são para compreender.
abraços
Mas não havia necessidadeeeeeeeee

Uma coisa devia acompanhar a outra.
enfim á coisas que não são para compreender.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
trend=friend Escreveu:fosgass2020 Escreveu:Definitivamente há aqui um racional qualquer que não bate certo...
Imagino que faria algum sentido forçar o preço da Mota para baixo, de forma a que "descarregassem" os direitos. Mas não penso que algo justifique os cerca de 4,5% de diferença negativa entre a cotação da Mota e o preço teórico das novas acções, com tendência a agravar-se.
Já está a ajustar![]()
Repara que os direitos têm de ter um valor tangível qualquer que justifique à maioria dos pequenos venderem e receberem alguma coisa descontadas as comissões. Se fica muito abaixo de 0,01/0,005 isso deixa de acontecer. Mas acima disso também não interessa pagar, a quem quer os direitos. Há realmente uma aplicação da teoria dos jogos, como aqui alguém já disse, até nas próprias vendas dos pequenos “a olhar por cima do ombro”. Ser acionista da Mota é fazer um MBA ou um LLM![]()
Não acredito em grandes subidas até cerca de 2/3 do tempo do AC, e dependerá do volume acumulado. Aí se verá o verdadeiro interesse nos direitos. Porque se não houver de mais nenhum player, fica tudo para rateio dos 2 e os direitos tenderão para zero
Obrigado pela prespectiva trend=friend.
Isto só dá para fazer, porque o interesse geral na Mota é quase zero e não há nenhum "player" que queira fazer estragos. A Mota, apesar de ser a maior nacional, é uma "caganita" que não conta para nada na cena internacional (talvez para algum angolano endinheirado).
Na verdade a coisa até é fácil de "jogar", para quem tiver as ações:
1. Forçar a cotação para baixo porque há poucos interessados em comprar Mota, logo, com poucas ações consegue-se fazer descer a cotação bastante;
2. Estar lá e ir comprando os direitos: qualquer que seja o preço é sempre bom, comparando com os 3,08€ que a CCC pagou pelas ações;
3. Recomprar no final do dia (ou não) porque para cima a coisa é sempre muito mais vagarosa e, no final do dia, acaba-se com muitas mais ações do que aquelas que se venderam, além dos direitos e o diferencial compensa!
- Registado: 7/12/2020 19:33
fosgass2020 Escreveu:Definitivamente há aqui um racional qualquer que não bate certo...
Imagino que faria algum sentido forçar o preço da Mota para baixo, de forma a que "descarregassem" os direitos. Mas não penso que algo justifique os cerca de 4,5% de diferença negativa entre a cotação da Mota e o preço teórico das novas acções, com tendência a agravar-se.
Já está a ajustar

Repara que os direitos têm de ter um valor tangível qualquer que justifique à maioria dos pequenos venderem e receberem alguma coisa descontadas as comissões. Se fica muito abaixo de 0,01/0,005 isso deixa de acontecer. Mas acima disso também não interessa pagar, a quem quer os direitos. Há realmente uma aplicação da teoria dos jogos, como aqui alguém já disse, até nas próprias vendas dos pequenos “a olhar por cima do ombro”. Ser acionista da Mota é fazer um MBA ou um LLM

Não acredito em grandes subidas até cerca de 2/3 do tempo do AC, e dependerá do volume acumulado. Aí se verá o verdadeiro interesse nos direitos. Porque se não houver de mais nenhum player, fica tudo para rateio dos 2 e os direitos tenderão para zero
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Definitivamente há aqui um racional qualquer que não bate certo...
- Registado: 7/12/2020 19:33
quartel general de Abrantes, tudo como dantes.
- Registado: 31/5/2014 23:07
A Empresa Chinesa que investiu na EDP já recuperou 70% do investimento. Os investimentos são calculados a m´édio/longo prazo e os resultados são visíveis nos investimentos em Portugal.
- Registado: 9/9/2017 21:28
5.7m de volume em dois dias (de um universo de 83m, descontando algum trading de curto prazo) não é revelador nem de muito nem de pouco interesse, parece-me...
Clint Eastwood
Clint Eastwood
no meu banco está a dar-me o valor dos direitos a 0,0103
se fossem os tais 0,06€ que alguém mencionou..
sendo leigo, quanto mais perto dos 1,50€, em teoria mais baratos devem ficar os direitos. faz sentido?
no meu caso estou dentro, tenho vindo a reforçar, estou longuíssimo e com muito que pedalar até aos "meus" 2,75€ (outrora 3,90€) ...
é deixar correr, não há muito a fazer agora para quem não pode entrar com mais.
Venha a bazuca, venham obras... e gasolina para a mota pegar!

sendo leigo, quanto mais perto dos 1,50€, em teoria mais baratos devem ficar os direitos. faz sentido?
no meu caso estou dentro, tenho vindo a reforçar, estou longuíssimo e com muito que pedalar até aos "meus" 2,75€ (outrora 3,90€) ...
é deixar correr, não há muito a fazer agora para quem não pode entrar com mais.
Venha a bazuca, venham obras... e gasolina para a mota pegar!
- Registado: 26/8/2016 16:16
MarcoAntonio Escreveu:Vamos lá ver:
O "custo médio" das acções antigas (a quanto foram adquiridas no passado) é irrelevante.
O custo actual delas (a cotação de "hoje") já poderá ser relevante, se alguém pondera alargar a posição que detém.
Se se detém acções antigas, receber-se-á direitos (são atribuídos) a um direito por cada acção detida.
E por cada um desses direitos pode-se adquirir 0.43212679 acções novas (arredondar à unidade imediatamente abaixo).
Já quanto ao que é preferível, depende de como oscilarem os valores (das acções e dos direitos), da procura e da disponibilidade de acções no mercado. Tipicamente as acções novas a emitir são associadas a um preço que "parece" apelativo (isto é, bem abaixo da cotação actual, não que isto na prática faça grande diferença, é mais cosmética que outra coisa). Mas em anos recentes parece que se vem criando uma nova norma em que as novas acções surgem a preços similares ou até acima das acções antigas. Isto, parece-me, cria um dilema adicional aos investidores. O que eu penso que estes devem decidir, primeiro, é se querem aumentar a posição (se querem investir) e depois estimar qual o método que sai mais barato (cuja diferença tende a não ser muito grande, regra geral). E pronto, a decisão final deverá caber a cada um.
olá, obrigado pela explicação. mas parece-me ser mais económico comprar hoje a 1,47 do que a 1,5 mais direitos. Ou está a escapar-me algum detalhe. aA probabilidade não é pequena, não sou expert na matéria.
cmpts
- Registado: 1/10/2015 12:34
Boas,
Também os bancos/corretoras vão esfregar as mãos de alegria com tanta comissão de corretagem.
Observem o valor médio das operações abaixo dos 100€.
BN
Garfield
Também os bancos/corretoras vão esfregar as mãos de alegria com tanta comissão de corretagem.
Observem o valor médio das operações abaixo dos 100€.
BN
Garfield
A Mota se tivesse feito desde Novembro o que o seu sector e Beta implicavam, estaria provavelmente não muito distante dos tais 3 euros que serviram os chineses. Basta ver o histórico.
Um pequeno exemplo: entre Dez de 2016 e Maio de 2017 foi de 1,50s a 2,80s
Outro: de Nov 2012 a Jan 2013 (!) foi de 1,20s a 2,30s
Ou seja quando os bulls da Mota começam, duplica em poucos meses. Mas agora, agora havia outro enquadramento.
Ainda assim, a pressão compradora começa a fazer-se sentir e se há caso de energia acumulada será este.... passando os 1,55 espero-a nos 1,80 num ápice. A questão é passar os 1,55
Um pequeno exemplo: entre Dez de 2016 e Maio de 2017 foi de 1,50s a 2,80s
Outro: de Nov 2012 a Jan 2013 (!) foi de 1,20s a 2,30s
Ou seja quando os bulls da Mota começam, duplica em poucos meses. Mas agora, agora havia outro enquadramento.
Ainda assim, a pressão compradora começa a fazer-se sentir e se há caso de energia acumulada será este.... passando os 1,55 espero-a nos 1,80 num ápice. A questão é passar os 1,55

Clint Eastwood
Clint Eastwood
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Negócios jng@negocios.pt 07:30
2
...
Chineses já compraram ações da Mota
A MGP - Mota Gestão e Participações, "holding" que agrega as posições da família na Mota-Engil, concretizou o acordo para a venda de 23% do atual capital da construtora à China Communications Construction Company (CCCC). A venda de 55 milhões de ações foi realizada a 3,08 euros por ação, pelo que a MGP realizou um encaixe financeiro de 169,4 milhões de euros. Entretanto a "holding" comprou um total de 16.078.590 ações da Mota-Engil a vários membros da família ao mesmo preço acordado com a CCCC (3,08 euros), pelo que os membros da família fizeram um encaixe direto de 49,5 milhões de euros. Apesar destas vendas, os membros da família ainda ficam com posições diretas na Mota-Engil.
E ainda há quem diga que "o Sol quando nasce é para todos.". Pois, mas alguns só apanham respingos. Eles (Mota's) bem avisaram que não era pequenos (explorados).

CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Boas.
Os Chinocas, vão fazer com a MOTA o mesmo que fizeram com a EDP.
entram na ação cá em baixo, vão arranjar umas obras para a MOTA Megalóminas, a cotação vai subir mais de 50 a 60%, e depois vendem a parte deles na empresa na totalidade ou parte, e arrecandam mais valias que dá para cobrir o investimento inicial e muito mais.
E mais:
são meninos para colocarem a MOTA a darem dividendos ainda.
Tudo jogadas.
Nota: estou dentro, e perdedor neste momento.
abraços
Os Chinocas, vão fazer com a MOTA o mesmo que fizeram com a EDP.
entram na ação cá em baixo, vão arranjar umas obras para a MOTA Megalóminas, a cotação vai subir mais de 50 a 60%, e depois vendem a parte deles na empresa na totalidade ou parte, e arrecandam mais valias que dá para cobrir o investimento inicial e muito mais.
E mais:
são meninos para colocarem a MOTA a darem dividendos ainda.
Tudo jogadas.
Nota: estou dentro, e perdedor neste momento.
abraços
Opcard Escreveu:O grande plano de Biden deve valorizar o sector quem serão as empresas que melhor podem tirar partido desses dinheiros
A minha conclusão é uma empresa da Irlanda a CRH , ao ver as últimas valorizações outros foram mais rápidos.
Como o sector da construção também pode ter atrativo .
Valorização nos últimos 10 ans -21 355.75%
mas as empresas com capital chines duvido que se beneficiem do plano Biden

- Registado: 25/2/2019 17:26
O grande plano de Biden deve valorizar o sector quem serão as empresas que melhor podem tirar partido desses dinheiros
A minha conclusão é uma empresa da Irlanda a CRH , ao ver as últimas valorizações outros foram mais rápidos.
- Registado: 14/3/2009 0:19
Mesmo para os pequenos, está a correr bem. Para já os direitos valorizaram bastante. Mesmo com comissões bancárias, já compensa vender. É melhor do que não fazer nada. Em todo o caso espero vender os meus a preços muito superiores. A minha ordem de venda está nos 0,06€. Utopia?
- Registado: 15/2/2012 12:50
tudo isto me parece um fantastico negocio para a Familia Mota, estao de parabens.
para os pequenos acionistas ainda esta por verse...acredito que sim mas nao somos muitos os que acreditamos pois continua a cotar bem abaixo dos "nossos sonhos"
para os pequenos acionistas ainda esta por verse...acredito que sim mas nao somos muitos os que acreditamos pois continua a cotar bem abaixo dos "nossos sonhos"
- Registado: 25/2/2019 17:26
trend=friend Escreveu:maturidade Escreveu:Boas.
é pena a ação não estar a acompanhar os direitos na subida.
devia estar a cotar acima dos 1.52€.
abraços
E ao mesmo tempo prende a cotação dos direitos, não acredito que vão por ex a 0,02 com ela sem passar os 1,50.
Podemos fazer o raciocínio inverso serão os diretos que estão a segurar a açao
vendo como está hoje o mercado.
maturidade Escreveu:Boas.
abraços
E ao mesmo tempo prende a cotação dos direitos, não acredito que vão por ex a 0,02 com ela sem passar os 1,50.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Boas.
abraços
abraços
Opcard Escreveu:trend=friend Escreveu:Opcard Escreveu:Como explicar ?
Vendo direitos a 0,016 com ações a valerem menos de 1,5 euros , quem compra ?
Um masoquista ?
Quem quer comprar posições à séria e para quem esse diferencial de arbitragem são trocos.
A propósito, não sei se viste, mas no teu ex de ontem eram 150 euros e não 1500
Trend é verdade obrigado , um zero a mais que faz toda a diferença .
Mas para um pequeno investidor penso ser melhor opção vender os diretos e comprar abaixo de 1.5 ganha 2 vezes .
Sempre foram 250 euros único ganho de hoje , e estou a reflectir se reforço a que preço e a tentar perceber quanto artificial é a cotação .
Para pequenos sem dúvida, há um ganho.
Mas atenção que à medida que se desenrola o AC os direitos disponíveis no mercado vão-se esgotando e depois das 2 uma: ou alguém quer realmente incrementar a posição como novo acionista de referência e vai ter de os comprar, valorizando-os, ou então as novas ações sobrarão para os 2 maiores
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Opcard Escreveu:Como explicar ?
Um masoquista ?
Quem quer comprar posições à séria e para quem esse diferencial de arbitragem são trocos.
Trend é verdade obrigado , um zero a mais que faz toda a diferença .
Mas para um pequeno investidor penso ser melhor opção vender os diretos e comprar abaixo de 1.5 ganha 2 vezes .
Sempre foram 250 euros único ganho de hoje , e estou a reflectir se reforço a que preço e a tentar perceber quanto artificial é a cotação .
Opcard Escreveu:Como explicar ?
Um masoquista ?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Como explicar ?
Um masoquista ?
Um masoquista ?
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, yggy e 164 visitantes