Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CTT - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 17:54

Para eu apresentar informação positiva e resultados positivos e lucros a crescer dos CTT , é fácil , é a administração mudar isto e começar a apresentar crescimento dos lucros e pagar os dividendos no máximo um payout de 100% dos lucros .

O que temos visto nos últimos dois anos e os números estão espelhados em cima é os resultados sempre a cair , sendo que em 2017 as quedas são brutais .
E dizem que vão pagar quase o mesmo dividendo, como quando tinham lucros gigantes o que não faz sentido com esta queda brutal dos lucros .

O mercado olha para isto e já não acredita na inversão disto sem mais informação concreta e fidedigna ( Já deu 2 anos de relaxe)

Aposto quando apresentarem todos os trimestre os lucros a crescer , os curtos fecham as posições todas num instante.

Ninguem consegue ver sequer como estes números vão mudar, nem como se vai pagar um dividendo de 0.38 com neste momento somente Lucros gerado no ano de 0.13 e numa visão otimista um potencial máximos de 0.20

Assim não há esperança que ajude na subida .

Registado: 4/3/2008 9:17

por Flavc » 10/11/2017 17:42

Agora meio a sério meio a brincar para o Eagle de quem gosto bastante de ler os postes. Realmente pelo seu trabalho de divulgação de muita informação (sobretudo menos positiva, lol) dos CTT, merecia que a Administração dos CTT lhe dispensasse um volume razoável de "stock options". Talvez assim, com elas na sua carteira tb se preocupasse em procurar e divulgar informação mais positiva sobre os CTT, lol. Mas repito, nada contra esta forma de estar do Eagle nos mercados.

Registado: 9/3/2017 16:10

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 17:40

ctt fecho 1011.PNG

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 17:31

O que é um preço de referencia para a acção ?
Só podemos fazer as contas com os valores e resultados que conhecemos -

Em termos fundamentais só podemos fazer as contas com os valores seguros que conhecemos .
Qualquer um pode ser otimista , mas o que nos diz a capacidade da empresa gerar lucro é o historial recente .
E no banco a empresa ainda não provou sequer que é capaz de gerar elevados lucros , os atuais não convencem , nem a evolução até agora .

E o historial dos últimos anos não abona em favor do crescimento dos lucros .
Eu prefiro fazer as contas com os valores demonstrados pela empresas.
Ter ESPERANÇA e FÉ a transacionar no mercado não faz parte da minha estratégia

Olhando para a evolução dos Resultados líquidos consecutivamente nos 3 trimestres de 2017, demonstra bem as dificuldade que estão a ser sentidas na atividade e estratégia desenvolvida :

2016 1º tri aumenta 20 milhões
2 tri aumenta 11 milhões
3 tri aumenta 14 milhões
4 tri aumenta 16 milhões

2017 1º tri aumenta 10 milhões
2 tri aumenta 8 milhões
3 tri aumenta 1 milhões
4 tri
Para chegar aos 35 milhões tinham aumentar neste ciclo de 2017 , 16 milhões , o que vai completamente contra esta sequencia de resultados , em que os números do negocio parecem estar desfavoráveis.

RESULTADOS
2015 1 TRI 22 M
2016 1 TRI 20 M
2017 1 TRI 10 M ( -50%)
2015 1 SEM 39 M
2016 1 SEM 31 M
2017 1 SEM 18 M ( -44%)

2015 3 TRI 50 M
2016 3 TRI 46 M
2017 3 TRI 19 M ( -57%)
2015 ANUAL 72 M
2016 ANUAL 62 M
2017 ANUAL ??????????

2017

1º TRI LUCROS 10 M ( Menos 27% que em 2016 )
1º SEM LUCROS 18 M ( Menos 44% que em 2016) ( E acresce só 8 milhões lucros neste trimestre )
3º TRI LUCROS 19 M ( MENOS 57% que em 2016 ) ( E acresce somente 1 milhão lucros neste trimestre )

ANUAL ( Com esta evolução até tenho receio dos resultados que possam vir no final do ano )

por Àlvaro » 10/11/2017 17:23

Pedromfg, anda por aqui alguma desinformação e muita tentativa de criar pânico. Para mim a questão fundamental também é perceber o valor, mas concordo que sem se perceber o futuro seja difícil, porque uma parte substancial da queda vem dessa indefinição que os ursos aproveitaram muito bem.

Registado: 31/5/2014 23:07

por Pedromfg » 10/11/2017 17:14

EAGLETRADER20 Escreveu:"Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo."

Isto estava nas paginas atrás , é só um QUOTE :

"E na analise fundamental é claro que não faz sentido distribuir mais dividendos que os lucros gerados e estar constantemente a diminuir aos capitais próprios .

Por isso quem olha para analise fundamental , não considera de todo barata aqui e apontam quase todos para target de 2,50 euros .

Em 9 meses a cotada teve lucros de 19.5 milhões para 150 Milhões de acçoes cotadas o que dá um EPS sensivelmente de 0.13
Vamos ser otimistas e dizer que vai lucrar no ano todo vai lucrar 30 Milhões ( que acho difícil ) , dá um EPS de 0.20
Se aplicarmos um PER 10 que poderá ser adequado para carateristicas atuais da cotada , daria um valor de 2 euros por acção .
Ao ser dado um valor de 2,50 já é estar a reconhecer potencial futuro.
Se adotado um PER de 15 daria uma valor da acção de 3 euros ( Mas considero Um PER de 15 muito otimista para crescimento futuro dos lucros )
Se administração vai obter mais de 30 MIlhoes lucros penso que só com vendas extraordinárias ate final ano e ai terá de comunicar qual a estratégia .
Neste momento mercado só pode fazer contas com os dados e lucros de que dispõe.

Agora não faz sentido lucrar numa projecção otimista 0.20 EPS e distribuir 0.38 em dividendos afetando os capitais próprios .

Basta ver a analise Borja que está relativamente completa e bem fundamentada e que acho coerente e que aponta para UM PER de 10 e target de avaliação a medio prazo de 2,4 euros ( ELe considera um EPS de 0.24, e este ano deve ser mais baixo ) , tendo em conta a diminuição de resultados esperados da atividade e nível distribuídos de dividendos . E ainda não conhecia esta queda de 57% nos lucros .

É mais ou menos consensual que com estes lucros gerados , para um payout de 100% , os dividendos provavelmente deviam ser na ordem dos 0.20 - 0.25 euros .
E os fundos também sabem fazer estes cálculos e ninguém está a ver com esta estratégia e com bancoCTT a continuar a consumir recursos e faturação e resultados a baixar , como vão crescer os resultados líquidos para pagar 0.38 de dividendos."

Obrigado pelo comentário, se não estou em erro julgo que já tinhas colocado esta informação no forum.

O que eu estava à procura é de um preço de referência para o valor da ação, preferencialmente de uma forma que eu perceba como se chega lá, pois gosto de fazer as minhas continhas e poder mudar os parâmetros para projetar cenários potenciais. Através da AF sei que existem formas de ter uma projeção desse valor, com a devida nota que é uma referência pois existem sempre outras variáveis que essas formulas não colocam em consideração.

Ao que parece obvio agora, pelo menos para mim, é que esta não será de todo a altura para entrar na cotada (com base na AT), mas e porque acho que poderá haver potencial nos CTT, queria ter um valor de referência. Eventualmente haverá um ressalto, mas estou como a maioria, acho que a tendência é clara. Para já.

Tanto o EPS, como O PER numa empresa que está em restruturação com o core business em queda, mas com a possibilidade de se tornar referencia noutro mercado em clara expansão, não me parece que sejam indicadores muito seguros, a não ser claro que possa fazer as minhas projeções.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.

Registado: 11/3/2008 9:50

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 16:53

"Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo."

Isto estava nas paginas atrás , é só um QUOTE :

"E na analise fundamental é claro que não faz sentido distribuir mais dividendos que os lucros gerados e estar constantemente a diminuir aos capitais próprios .

Por isso quem olha para analise fundamental , não considera de todo barata aqui e apontam quase todos para target de 2,50 euros .

Em 9 meses a cotada teve lucros de 19.5 milhões para 150 Milhões de acçoes cotadas o que dá um EPS sensivelmente de 0.13
Vamos ser otimistas e dizer que vai lucrar no ano todo vai lucrar 30 Milhões ( que acho difícil ) , dá um EPS de 0.20
Se aplicarmos um PER 10 que poderá ser adequado para carateristicas atuais da cotada , daria um valor de 2 euros por acção .
Ao ser dado um valor de 2,50 já é estar a reconhecer potencial futuro.
Se adotado um PER de 15 daria uma valor da acção de 3 euros ( Mas considero Um PER de 15 muito otimista para crescimento futuro dos lucros )
Se administração vai obter mais de 30 MIlhoes lucros penso que só com vendas extraordinárias ate final ano e ai terá de comunicar qual a estratégia .
Neste momento mercado só pode fazer contas com os dados e lucros de que dispõe.

Agora não faz sentido lucrar numa projecção otimista 0.20 EPS e distribuir 0.38 em dividendos afetando os capitais próprios .

Basta ver a analise Borja que está relativamente completa e bem fundamentada e que acho coerente e que aponta para UM PER de 10 e target de avaliação a medio prazo de 2,4 euros ( ELe considera um EPS de 0.24, e este ano deve ser mais baixo ) , tendo em conta a diminuição de resultados esperados da atividade e nível distribuídos de dividendos . E ainda não conhecia esta queda de 57% nos lucros .

É mais ou menos consensual que com estes lucros gerados , para um payout de 100% , os dividendos provavelmente deviam ser na ordem dos 0.20 - 0.25 euros .
E os fundos também sabem fazer estes cálculos e ninguém está a ver com esta estratégia e com bancoCTT a continuar a consumir recursos e faturação e resultados a baixar , como vão crescer os resultados líquidos para pagar 0.38 de dividendos."

por Pedromfg » 10/11/2017 16:51

Dr Tretas Escreveu:
Pedromfg Escreveu:
Primeiro ponto acho que é inegável que os resultados foram muito abaixo das expectativas. De qualquer forma, na minha opinião parece-me que a reação do mercado foi excessiva e nesse contexto ando a pensar num investimento longo. Queria por isso deixar algumas perguntas no ar para quem tiver interesse:
1) Será que a reação do mercado foi excessiva?
2) Estará os CTT a chegar a um ponto que vale a pena olhar como investimento interessante a longo prazo?
3) Qual é o valor pela AT que acham que a acção pode cair? ou para não levar com a resposta tipo zero, qual é o próximo/s suportes?

1) Não, se fores ver para trás no tópico encontrarás referências a análises por AF que apontam para 2,5€ como um valor justo (há até quem ache optimista).
2) Não. Tendo em conta a aparente incompetência da gestão, eu só entraria nos CTT a um preço a desconto, ou seja, bem abaixo dos 2€.
3) Está a fazer mínimos históricos por isso não há suporte digno desse nome.

Obrigado pelas respostas, fui andar bastante para trás e não encontrei referência a um valor para a ação com base na AF que me satisfaça.

Existem várias referências a 2,5€ e 3€, contudo não apanhei como é que lá chegam, e com os meus investimentos não costumo ir ao bruxo.

Também vi uma referencia por _Noah » 6/11/2017 22:56
2. Ideia - No imediato os € 3,447 são valores perfeitamente book to value, pelo que, mesmo que o dividendo se venha a situar nos € 0,10 líquidos, poderá não ser muito atractivo, mas, também não é para se jogar fora.

Em suma alguma sugestão para se chegar ao "book to Value", por exemplo este: Book Value Of Equity Per Share - BVPS
https://www.investopedia.com/terms/b/bvps.asp

2 - A leitura de post anteriores ajudou a perceber melhor algumas desgovernações desta gestão, efetivamente mudei um bocado de perspectiva quanto da eficiência desta direção. Sobretudo na gestão do património que têm, e na falta de qualidade no serviço correio universal, que os levará a terem de baixar o preço.

Contudo acho que o valore que referiste de 1€ poderá estar um bocado fora de horizonte, pelo menos para já. Vamos ver. Não sabendo o que são os custos não recorrentes, e que outros custos poderão estar no horizonte, aliado a que o ultimo trimestre costuma ser o mais forte, julgo que na próxima apresentação dos resultados poderá haver notícas que empolguem os investidores. Já não sei se será suficiente para quebrar esta tendência que já dura à 2 anos.

3 - Ok, é aguardar.
Alerta, novato a comentar! Não percebo nada disto.

Registado: 11/3/2008 9:50

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 16:22

Aumento posições curtas qualificadas . Também vai sendo e pode continuar a ser habitual.

Para quem diz que por estes dias os curtos vão a correr fechar posições , a mim parece me que podem continuar a aumentar.

Estou em crer que o valor deles de fecho poderá andar mais perto dos valores apontados pela malta da analise fundamental

É que os curtos também sabem analise fundamental e fazer contas e costumam ter a lição de casa mais bem estudada que eu .

Alem de que como arriscam o dinheiro deles, tiveram que fazer as contas em AF bem feitas
Anexos
ctt curtos 1011.PNG
ctt curtos 1011.PNG (79.75 KiB) Visualizado 7304 vezes

por SERRA LAPA » 10/11/2017 16:17

Ainda não terminou o dia , mas na minha opinião a vela que está a fazer é uma vela ainda pior que uma vela simples de descida.
As quedas parecem prolongarem-se...

Registado: 17/3/2008 4:57

por Àlvaro » 10/11/2017 15:56

Bateu na resistência e provavelmente volta a mínimos. Dentro do esperável. Se passar a resistência aí é que o sinal de partida estará dado.

por DIXIE2020 » 10/11/2017 15:44

Parece-me que o gatinho se vai esborrachar todo no chão...kakaka
Se voltar a fechar em mínimos abaixo dos 3,20 e n existir nenhuma noticia favorável no próximo FDS, para a semana, existem fortes possibilidades desta cotada continuar a sua caminhada rumo aos €2,50-€3. :oh:

Registado: 29/11/2007 10:53

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 15:35

O GATO parece estar a ficar sem energia , o que é normal.

Mas para quem quer correr riscos sempre que cotada faz novos mínimos o GATO pula e avança, dando dinheiro a quem correr riscos e tentar apanhar mínimos .

Salta GATINHO , salta GATINHO
Anexos
CTT 1011.PNG
CTT 1011.PNG (19.42 KiB) Visualizado 7424 vezes

por Àlvaro » 10/11/2017 14:13

Se o gato pula... até o buraco da Impresa fica tapado!
Um pouco mais a sério: concordo, uma parte é de medo pois sabem que a fizeram escorregar demais e que uma notícia bull no fim de semana num jornal de referência daria para alguma preocupação.

Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa "uma opin

por Aqui_Vale » 10/11/2017 13:37

Àlvaro Escreveu:Talvez os curtos comecem a pensar que se estão a esticar demais e tentem comprar até 3.36/3.39. Não creio que vão além disso. Para o coisa ficar feia para os ursos teria de transpor os 3.46 com muito volume.

Claro que nos fins de semana (últimos dias de negociação) os pequenos investidores tendem a fechar posições (inversamente aos Grandes Investidores) independentemente do lado que estão, mas também é comum fecharem posições todos os dias, depende da tolerância ao risco vs. lucros.Grande parte, senão a maioria não gosta de ficar com papel de um dia para o outro. :shame:

Olhando para o boneco a 15 minutos, parece estar a formar um padrão, penso eu, gostaria de dar um "tirinho" mas ainda não me deu hipóteses. :mrgreen: .

Já ultrapassou a linha vermelha de tendência, mas não me parece ter pedalada para passar a resistência horizontal, veremos como vai correr o resto do dia. Para mim, só vou fazer outras contas depois de tocar o sino para a saída. :-"

Não me levem a mal, e desculpem lá o meu "açorianês", principalmente o " EAGLETRADER20" ainda não percebi se o teu gato está a saltar ou se se está a m**ar -se,... :shock:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
CTTs. almoço.png
CTTs. almoço.png (76.79 KiB) Visualizado 7648 vezes
gato mijão.png
gato mijão.png (6.93 KiB) Visualizado 7648 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por maceirafernandesjose » 10/11/2017 12:54

Indicadores praticamente a zero durante toda a semana,sera que o gato morreu. :)

Registado: 17/12/2013 1:15

por _x_ » 10/11/2017 12:40

Vocemessezes só olham pra maldade, até já falam em saltos de gatos mortos :-s

Eu já tinha escrito algures atrás, que onde os CTT estão a ter bom resultados é nos pacotes. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

https://eco.pt/2017/11/10/entrega-de-en ... ra-os-ctt/
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Àlvaro » 10/11/2017 12:04

Talvez os curtos comecem a pensar que se estão a esticar demais e tentem comprar até 3.36/3.39. Não creio que vão além disso. Para o coisa ficar feia para os ursos teria de transpor os 3.46 com muito volume.

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 12:02

graf 15 min  ctt.PNG
graf 15 min ctt.PNG (15.85 KiB) Visualizado 6696 vezes

por Flavc » 10/11/2017 11:54

Zeanzol na minha opinião os CTT não precisam, nem provavelmente tem capacidades e recursos sufientes para grandes especializações e desenvolvimento na sua atividade bancária. Mas têem tudo o que é essencial para desenvolver a parte "elementar", para não ferir honras, lol, da atividade bancária. Enorme variedade de instalações e pessoal minimamente qualificado para junto com outras atividades captar pequenas poupanças e propor algumas aplicações com rentabilidade competitiva no mercado.
No meu caso se mantiver as ações (ao preço médio que comprei) até à data dos dividendos, ainda terei um saldo bem positivo. Não podem é baixar abaixo dos 3,20 euros.

Registado: 9/3/2017 16:10

por Omura » 10/11/2017 11:54

Muitas posições a serem fechadas..

Último dia da semana, alguns "curtos" não vão querer ficar com posições abertas e portanto é hora de fazer mais-valias.
Carpe Diem

Registado: 4/11/2004 12:27

por EAGLETRADER20 » 10/11/2017 11:52

DEAD CAT BOUNCE.png
DEAD CAT BOUNCE.png (6.93 KiB) Visualizado 6753 vezes

por trend=friend » 10/11/2017 11:48

zeanzol Escreveu:Não sou accionista dos CTT no entanto é uma empresa que acompanho desde que entrou em bolsa...

Assim que soube que era o Goldman Sachs a colocar os CTT em bolsa... e que ficariam com 5% do capital e o estado manteria 30%...

fiquei com uma ideia que infelizmente veio a concretizar-se ... nao vale a pena estar a falar de coisas que já passaram... situaçoes essas que não permitiriam que leituras de graficos e ou analises de quaisquer especie permitissem aos investidores evitar passar pela actual situacao... muito sofisticada a forma como tudo foi feito... é apenas o meu ponto de vista... :-k

vamos olhar para o futuro...

no meu entender ... estão a criar-se as condiçoes ideais para a entrada de um grande investidor via aumento de capital para de uma vez por todas os CTT arrancarem com o negócio do banco ... negócio este que como a maioria ja percebeu está a consumir recursos que a empresa nao gera... pelo que será inveitavel a entrada de capital !

apenas a minha leitura...

bons negocios a todos

O curioso é que nem precisam de aumentar capital: :shock:

- sentados (ainda) em mais de 100m próprios e sem qualquer dívida

- carteira de imóveis que podia ser optimizada como na Sonae com um sale & lease back, ou mesmo venda direta a fundos dos edifícios com mais potencial.

Depois se o Banco corre bem sem cobrarem comissões ou enquanto os juros não aumentam, isso é outra história, mas os CTT são de facto um case study... A análise fundamental é essencial, mas a análise técnica nem sei que lhe diga. Aquela LTD de que se ia aqui falando não enganava e preveniu muitas muitas entradas precipitadas.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Zeanzol » 10/11/2017 11:35

Não sou accionista dos CTT no entanto é uma empresa que acompanho desde que entrou em bolsa...

Assim que soube que era o Goldman Sachs a colocar os CTT em bolsa... e que ficariam com 5% do capital e o estado manteria 30%...

fiquei com uma ideia que infelizmente veio a concretizar-se ... nao vale a pena estar a falar de coisas que já passaram... situaçoes essas que não permitiriam que leituras de graficos e ou analises de quaisquer especie permitissem aos investidores evitar passar pela actual situacao... muito sofisticada a forma como tudo foi feito... é apenas o meu ponto de vista... :-k

vamos olhar para o futuro...

no meu entender ... estão a criar-se as condiçoes ideais para a entrada de um grande investidor via aumento de capital para de uma vez por todas os CTT arrancarem com o negócio do banco ... negócio este que como a maioria ja percebeu está a consumir recursos que a empresa nao gera... pelo que será inveitavel a entrada de capital !

apenas a minha leitura...

bons negocios a todos

Registado: 19/11/2015 16:21

por Dr Tretas » 10/11/2017 11:07

Àlvaro Escreveu:Tretas, veremos com reage a 3 euros. Para ser mais preciso: 3,03

É capaz, sei lá. O curto prazo não me interessa muito. O que eu sei, é que se as coisas não atinam daqui a um ano vamos estar bem abaixo dos 3€ e com novos cortes de dividendo.

Registado: 29/10/2013 12:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, nbms2012, niceboy e 147 visitantes