Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
Opcard não entendo o seu comentário, era uma pergunta? Um lamento? Uma deambulação?
No final de 2023, os projetos em África e na América Latina compunham 89% da carteira de encomendas e representavam 77% do volume de negócios.
Se não fossem os projetos fora da Europa a Mota Engil tinha um décimo da sua dimensão (e provavelmente um décimo da sua cotação atual).
Foi a reboque dessas dispersões geográficas, fora do continente europeu, que permitiu à Mota Engil:





A Europa é uma geografia altamente concorrencial onde se encontram gigantes da construção como as francesas Vinci, Bouygues e Eiffage, as espanholas Ferrovial e FCC, a Sueca Skanska AB, a austríaca Porr AG, a alemã Hochtief (do mesmo grupo da ACS) que dominam praticamente 70% do mercado da construção na Europa. Ou seja, a Mota não tem (ainda) grande capacidade e oportunidades de crescimento na Europa para enfrentar este nível de concorrência.
Já em África e na América Latina “dá cartas”, sendo, em Volume de Negócios, a 8ª maior construtora no continente Africano e a 2ª maior construtora na América Latina
É devido à África e à América Latina que as projeções dos resultados para 2024, 2025 e 2026 continuam em valores record, acima dos registados em de toda a história da Mota Engil.
Eu citei os números dos relatórios de contas da Mota Engil e do último relatório da ENR. E a sua fonte qual foi quando afirmou "Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa ."? Qual era o contexto dessas afirmações?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mais um dia típico…rápida subida…chega a subir mais de 3%.
Lenta descida em agonia…resta saber até que valor…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
MarcoAntonio Escreveu:O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...
Interessante a convergência de médias móveis, sendo que o preço está hoje acima da MM 20 e da MM 50.
Se a ME se aguentou desta forma após as más notícias das tarifas de Trump sobre o México e da situação da Duro Felguera, parece-me que o Sr Mercado está a dizer que não desce abaixo de 2,55€.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
O problema nao é ser fora de Europa, é ser em mercados emergentes. Se ganharem obras nos EUA, Canadá, Australia, Japao, ninguem aponta isso como uma fraqueza
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tem sido considerado muito negativo esta empresa ter a maioria dos seus negócios fora da Europa .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
Tenho receio que possa ser uma vantagem no futuro .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Se não estou enganado fez um padrão parecido antes da última grande escalada. Andou ali em redor de 1.5 durante meses. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
O estranho gráfico da Mota. Vamos em mais de dois meses disto...


FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esteve no verde durante o dia.
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
Caiu no final. Sinceramente alguém tem a pontaria no momento certo e foi um volume grande
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois da recuperação…em dia de depressão…ainda fecha negativa, em dia de assinatura de mais um grande contrato!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
Sim senhor/senhora…os meus parabéns a quem de direito!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.
A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?
Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
Parece que afinal gostamos de tiros e misseis .
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
Trend, daí vem o paradoxo de que falava. Aumentar as tarifas interfere no Nearshoring no México sim, concordamos. Porém, se isso afeta as empresas ao ponto de já não se quererem deslocalizar para o México isso vai reduzir a oferta de emprego nesse país, logo incentiva o fluxo migratório do México para os EUA, que é o contrário de que o Trump quer.
A presidente do México já veio dizer que as tarifas não vão evitar o tráfico de drogas nem a imigração. Resta saber qual o "ângulo de Trump", será que ele quer que o México abra os cordões à bolsa e contribua para a construção do famigerado muro?
Enfim, os mercados americanos já desvalorizaram o que Trump disse. E hoje a notícia Rei é o cessar fogo no Líbano, vamos ver como os mercados europeus reagem.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Basta haver reais sinais de controlo da imigração que vem da América Central e penso que os 25% cairão. Em 2016 foi o que se passou.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
É a “garganta” habitual de quem não tem pudor em exibir o seu leverage, que é enorme. Diria que mais uma semana será a NATO e os famosos 2% do pib.
Em produtores de carros de margens líquidas a rondar 10% seria trágico. Em negócios com margens idênticas e muito comoditizados idem. Nestas atividades de nearshoring associadas a construção, energia, transportes, penso que não será muito diferente.
O peso mexicano entretanto levou forte.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.
(...)
25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.
Mas estratégia negocial para que fim? É que segundo esta notícia do jornal de negócios a "justificação" para estas tarifas, que Trump deu nas redes sociais (lol), foi:
- "Como todos sabem, milhares de pessoas estão a entrar através do México e do Canadá, trazendo crimes e drogas em níveis nunca antes vistos", alega.
Adianta ainda que as tarifas "continuarão em vigor até que as drogas, em particular o fentanil, e todos os imigrantes ilegais cessem esta invasão do nosso país".
Se isto não fossem afirmações tristes por parte do futuro presidente dos EUA, davam vontade de rir, só falta dizer que as tarifas são para evitar que os imigrantes deixem de comer cães e gatos (como ele alegou num debate com Kamala Harris), é absurdo.
Quanto à Stellantis e à GM, ambas reagiram a estas tarifas com a comunicação que o seu plano de expansão de produção no méxico poderá ser revisto, sem que tenha ainda sido tomada qualquer decisão final.
Mas uma coisa é abrandar ou pausar a expansão no méxico, outra é desmantelar e perder todo o investimento já feito.
Para além disso a Stellantis e a GM representam apenas o setor da indústria automóvel, não são necessariamente representativos de todo o espectro de setores que conseguem beneficiar do nearshoring no México, para além de que o setor automóvel enfrenta sérios problemas de rentabilidade e competitividade que podem não lhes permitir dar-se ao luxo de aguentar estas decisões impulsivas e erráticas de Trump.
Na minha opinião, o nearshoring no México não está condenado. Diria antes que enfrentará certamente desafios e contrariedades nestes próximos 4 anos. Mas continuo a achar que a Mota Engil terá, mesmo assim, oportunidades relevantes para o desenvolvimento de infraestruturas neste contexto (não tantas como se tivessem ganho os democratas, é certo).
Ninguém consegue prever o que Trump vai fazer "amanhã" (nem o próprio sabe) e assim vai ser durante 4 anos.
Mas uma coisa é garantida, Trump não irá tomar decisões (na maior parte das vezes) que afetem negativamente as empresas americanas, a sua rentabilidade e a sua solvabilidade, bem pelo contrário.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).
Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.
Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.
Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.
Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.
God save us all
Penso que é estratégia negocial, tal como fez em 2016 com as ameaças de incrementos de 5% ao estilo de “cláusula penal” enquanto não cedessem às suas exigências.
Mas o México hoje deu sinais contraditórios, entre ameaças de retaliação e promessas de conversação…
25% seria deal breaker total na minha opinião para estabelecer de raiz o que a Mota pretende, basta ver o comportamento hoje da GM e Stellantis, já estão a pensar desviar supply chains do México. E isto depois de dezenas de biliões de investimentos em fábricas.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
trend=friend Escreveu:Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
Trend, pôr em causa toda a estratégia de nearshoring não diria dado que há vantagens que continuam ser inegáveis na relocalização (parcial) da produção industrial americana para o méxico, como a redução de custos (mão de obra mais barata), redução da dependência da ásia para uma região geográficamente adjacente aos EUA (com custos logísticos e de transporte mais baratos) e conformidade da produção com as regulamentações especificas do mercado norte americano (por força do acordo comercial USMCA).
Porém concordo que o Trump é paradoxal nas suas decisões, por um lado quer mais independência da China, por outro lado continua a escalar as tensões comerciais e diplomáticas com o México com estes aumentos tarifários e a sua crescente retórica anti-imigração.
Em última instância a decisão de investimento no nearshoring no México é das empresas americanas e creio que, no médio/longo prazo os benefícios superam os riscos. É que Trump só tem mais um mandato.
Mas concordo que o potencial do Nearshoring do México não deverá atingir o seu potencial máximo durante a administração Trump, não quer isso dizer que o fenómeno não traga, no curto prazo, algumas oportunidades interessantes para a Mota Engil.
Vai ser navegação à vista com um capitão errático ao leme da maior economia do mundo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação.
A bem da verdade, a boa notícia do contrato para alargamento do aeroporto Humberto Delgado é "anulada" pela má notícia/rumor de ontem sobre a Duro Felguera.
Acresce que, na madrugada do dia de hoje, foi anunciado por Donald Trump a intenção impor tarifas adicionais de 10% sobre os produtos chineses e de 25% sobre todos os bens importados do Canadá e do México, o que marcou as sessões de negociação das principais praças europeias pela negativa, tendo-se verificado uma queda generalizada dos principais índices das ações europeias (e do setor da construção em particular).
Face a tudo isto, a queda da Mota até nem foi expressiva
Em termos de ponderação futura, a cotação atual já desconta todos estes eventos negativos (e bem mais que isso).
Parece que o mercado está disposto a "pagar para ver" (nunca deixando a cotação ir abaixo dos 2.4€), pelo que será questão de tempo até a Muddy fechar o short (na minha opinião) e esse será o maior catalisador que a Mota Engil pode ter no curto prazo.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Esta reação à notícia é sinal dos tempos conturbados na Mota. Os abutres não desistem facilmente e continuam a dominar o jogo, nem dão hipótese de reação. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Aliás, na minha modesta opinião, acho que é precisamente nestes momentos que os abutres fazem questão em lançar lotes de venda para descredibilizar a notícia e a empresa…
É ver o que se passa hoje com esta…
Não é uma noticia que, em condições normais, justificava uma subida (apesar do contexto do dia, devido ao efeito das taxas trump)?
É ver o que se passa hoje com esta…
Não é uma noticia que, em condições normais, justificava uma subida (apesar do contexto do dia, devido ao efeito das taxas trump)?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Consórcio da Mota-Engil e Vinci ganha obra de expansão do Humberto Delgado - Empresas - Jornal de Negócios
A contratação das obras que vão permitir melhorar a capacidade do atual aeroporto de Lisboa vai ser formalizada esta quarta-feira.
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
afcapitao Escreveu:https://eco.sapo.pt/2024/11/26/consorcio-da-mota-engil-vence-obras-no-humberto-delgado/
Boa notícia…mas sem reação…já saberiam muitos deduzo!
Recuperou da abertura muito negativa mas com o resto do mercado, não devido a esta notícia parece-me.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
como já referi, o operador short até pode ter reduzido, pois aproveitou quem vendeu no cansaço, por um lado, visto terem re-comprado a valores mais baixos, que aqueles onde abriram a posição curta.
por outro lado, geralmente, quem entre short em ações, fá-lo com mais informação / conhecimento, que o investidor normal, pelo que, esse conhecimento / informação, serve para suportar a aposta na queda das ações no prazo do contrato de empréstimo das mesmas.
não me admiraria nada, se a posição curta muito em breve fosse reforçada até aos 1%.
por outro lado, geralmente, quem entre short em ações, fá-lo com mais informação / conhecimento, que o investidor normal, pelo que, esse conhecimento / informação, serve para suportar a aposta na queda das ações no prazo do contrato de empréstimo das mesmas.
não me admiraria nada, se a posição curta muito em breve fosse reforçada até aos 1%.

Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mixed feelings quanto às tarifas do Trump:
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
- por um lado oferece um sinal positivo aos chineses com tarifas muito menores do que se esperava, talvez não retalie CCCC etc;
- por outro lado, se não for só hedging negocial, pode ter acabado com a estratégia de nearshoring da Mota via Mexico…
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Vou dar o meu "contributo" à discussão sobre os price targets, sem responder a ninguém em particular pois já se disseram coisas acertadas e coisas que, à falta de melhor termo, não são demonstráveis por prova factual generalizável.
Primeiro e mais importante, um price target é um valor que pode ser calculado com recurso a vários métodos, complementares, (re)combináveis, mas partem sempre de um denominador comum, o cálculo do valor intrínseco da empresa.
Existem vários modelos de avaliação do valor de uma empresa, sendo o DCF (Discounted Cash Flow) a metodologia mais precisa, inclusivamente usada em processos de fusões e aquisições, para calcular quanto vale uma empresa (ou cada uma das suas ações).
Dentro do modelo DCF ainda podemos usar várias abordagens, como o FCFF (Free Cash Flow to the Firm), que coloca o foco no valor da empresa como um todo, considerando todos os seus fluxos de caixa, ou o FCFE (Free Cash Flow to Equity), que centra a análise nos fluxos de caixa disponíveis para o acionista.
Antes de mais considerações, os price targets dados pelas "casas de investimento" idóneas, deveriam ser isentas de conflitos de interesses, caso contrário essa entidade perde credibilidade junto do mercado e dos seus clientes (mas, como em todos os setores de atividade, existem sempre umas ovelhas ronhosas).
Cada analista financeiro é livre de usar o modelo de avaliação que considera mais adequado para a empresa em apreciação, ou a média do cálculo de entre vários modelos, eventualmente cruzando com outros indicadores fundamentais que levem em conta a saúde financeira da empresa, bem como as perspetivas futuras do setor, projetando assim um valor, ponderado, matemático, financeiro e probabilístico sobre qual o valor a que a cotação poderá chegar nos próximos 12 meses (tipicamente os PT são dados a 12 meses, pese embora existam exceções).
Desmistificado o termo, passemos da teoria à prática:
Eu pessoalmente inclino-me mais para a opinião do mcstreet, os price targets podem ser usados para calcular pontos de entrada e saída, especialmente porque historicamente há uma certa tendência das ações manterem uma "distância percentual" (spread) entre a cotação efetiva e o price target.
Quando o preço se distancia demais do spread médio (como está agora no caso da Mota), costuma significar um bom ponto de entrada, quando vai ao encontro do PT, pode ser altura de sair.
E quando vai acima (ou muito acima) do PT, muitas vezes é um sinal de alerta que vêm aí os "market makers" a "contribuir" para a correta formação dos preços (i.e. vêm aí os shorters).
Mas como diz o muad'dib, cada um usa as ferramentas que bem entender para "minerar ações".
Eu uso todas as que consigo encontrar para chegar mais depressa "ao ouro".
Corolário metafórico: Não saber usar um martelo pneumático não significa que ele não seja eficaz para perfurar betão armado
Primeiro e mais importante, um price target é um valor que pode ser calculado com recurso a vários métodos, complementares, (re)combináveis, mas partem sempre de um denominador comum, o cálculo do valor intrínseco da empresa.
Existem vários modelos de avaliação do valor de uma empresa, sendo o DCF (Discounted Cash Flow) a metodologia mais precisa, inclusivamente usada em processos de fusões e aquisições, para calcular quanto vale uma empresa (ou cada uma das suas ações).
Dentro do modelo DCF ainda podemos usar várias abordagens, como o FCFF (Free Cash Flow to the Firm), que coloca o foco no valor da empresa como um todo, considerando todos os seus fluxos de caixa, ou o FCFE (Free Cash Flow to Equity), que centra a análise nos fluxos de caixa disponíveis para o acionista.
Antes de mais considerações, os price targets dados pelas "casas de investimento" idóneas, deveriam ser isentas de conflitos de interesses, caso contrário essa entidade perde credibilidade junto do mercado e dos seus clientes (mas, como em todos os setores de atividade, existem sempre umas ovelhas ronhosas).
Cada analista financeiro é livre de usar o modelo de avaliação que considera mais adequado para a empresa em apreciação, ou a média do cálculo de entre vários modelos, eventualmente cruzando com outros indicadores fundamentais que levem em conta a saúde financeira da empresa, bem como as perspetivas futuras do setor, projetando assim um valor, ponderado, matemático, financeiro e probabilístico sobre qual o valor a que a cotação poderá chegar nos próximos 12 meses (tipicamente os PT são dados a 12 meses, pese embora existam exceções).
Desmistificado o termo, passemos da teoria à prática:
- - Price targets não são valores consensuais entre diferentes analistas (mesmo usando só o modelo DCF-FCFF, cada analista pode considerar diferentes projeções de crescimento, com impacto direto nos fluxos de caixa). Eu pessoalmente gosto de me guiar pelo price target médio;
- Price targets não são garantias, são projeções de preço com base numa previsão que leva em conta um determinado cenário macro económico. Eventos extraordinários (ex: COVID, guerras) que mudem radicalmente o panorama macro económico podem facilmente levar à mudança de opinião radical dos analistas, levando um price target do céu ao inferno em menos de nada;
- Os price targets costumam estar mais aproximados ao valor que a empresa vale, mas isso não quer dizer que seja igual ao valor que o mercado está disposto a pagar por ela;
- Cada price target costuma ser acompanhado por uma nota de research que fundamenta o preço. 90% das vezes os jornais só publicam o PT e não as notas de research. E quando as publicam, a maioria dos investidores amadores não as leem ou não as sabem interpretar.
Eu pessoalmente inclino-me mais para a opinião do mcstreet, os price targets podem ser usados para calcular pontos de entrada e saída, especialmente porque historicamente há uma certa tendência das ações manterem uma "distância percentual" (spread) entre a cotação efetiva e o price target.
Quando o preço se distancia demais do spread médio (como está agora no caso da Mota), costuma significar um bom ponto de entrada, quando vai ao encontro do PT, pode ser altura de sair.
E quando vai acima (ou muito acima) do PT, muitas vezes é um sinal de alerta que vêm aí os "market makers" a "contribuir" para a correta formação dos preços (i.e. vêm aí os shorters).
Mas como diz o muad'dib, cada um usa as ferramentas que bem entender para "minerar ações".
Eu uso todas as que consigo encontrar para chegar mais depressa "ao ouro".

Corolário metafórico: Não saber usar um martelo pneumático não significa que ele não seja eficaz para perfurar betão armado
Re: Mota Engil - Tópico Geral
quer convencer, não sei quem, que o Preço Alvo da MOTA "vale bola".
a experiência indica, e revela, que price targets valem zero, por conseguinte, “bola”, na generalidade.
na mota engil um ativo cíclico, essa argumento é insofismável, ou seja, apenas por um mero acaso é que os price targets oferecidos para a mota engil, andam de braço dado com o preço.
esta é uma afirmação que vale para os últimos 30 anos de histórico na mota engil, para não ir mais atrás.
não tenho nenhuma ambição em convencer quem quer que seja, pois o que me fez aqui vir comentar, foi poder obter opiniões divergentes da minha, até porque, nos mercados aquilo que é verdade agora, em segundos deixa de ser.
Quem está ligado: