Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Só me admira é que não haja uma única medida para combater isto
estamos a falar duma empresa #TOP, não há que existir admiração

não acredito que o management tenha interesse na queda como já foi sugerido, mas percebo o questionamento por parte de quem o faz, pois a inação é surpreendente.
está tudo a ser tratado no batalhão de processos civis em curso

Se há momento em que um board tem de reagir de forma musculada é o daquelas semanas de Agosto/Setembro, pois não tem a ver com o negócio, mas pode comprometê-lo. Ou é ignorância sobre o que/como fazer, não sei…

eu não diria melhor, ademais, há muito que aguardava este tipo de dúvidasnão dá para o board ser tão mansinho

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
trend=friend Escreveu:Pode ser obviamente o mercado, mas se te puseres no lugar de um Board que vê a cotação da sua empresa cair 30% num espaço de dias, e sem fundamentos, relatórios etc, aquilo que se tem de fazer é montar um gabinete de crise porque o objectivo dos shorts não é menos do que levá-la a cair outro tanto, pelo menos.
E para além do instrumento comunicacional garantindo que não há motivos para o short (até aí a reação foi pífia com um par de comentários em Setembro sem grande substância), têm o instrumento das ações próprias, o que numa ação ilíquida como esta pode levar a um squeeze quase instantâneo de 20 ou 30% de subida (sem contar com panic buying dos shorts), para além do sinal aos mercados (confiança + estão prontos para actuar novamente e a qualquer momento).
Não é alocando alguns ordenados por parte de membros desgarrados do Board ou da família.
Numa perspetiva mais pragmática, para o pequeno acionista que quisesse reforçar na Mota, tudo isto até nem foi mau. Mas numa óptica de mercado maduro não dá para o board ser tão mansinho. E eu até reconheço competência ao CEO para o negócio e, mais do que isso, visão estratégica e chamemos-lhe periférica (não sabe só de construção/engenharia).
Eu também faço parte dos que não entendem a passividade dos "Moteiros" e a não aquisição de ações próprias, continuando-se assim a brincadeira.
Se em 2024, não as adquiriram, por eventuais engenharias contabilísticas, porque não o fazem agora?
Até entendo que não queiram retirar as ações do Mercado, mas isso seria uma situação temporária porque poderiam entrega-las em Dividendo.
O não tomarem medidas preventivas, e irem comprando (porque já sabem quais os resultados de 2024, e o potencial da empresa), sou livre de pensar que estão a proceder no seu próprio interesse, e os pequenos acionistas que se catem.
Porque eu também acredito (que o papel poderá chegar aos 6 €uros, ainda este ano) vou reforçando. Mas bem vistas as coisas o Moteiro Mor ainda terá que comprar muitas ações para me acompanhar.
Só uma curiosidade, já lá vão muitos anos que por conveniência minha, os meus filhos e esposa tinham ações. Mas atenção, nunca comprei em nome de primos e ou motorista.
Não estou a insinuar nada, estou apenas e só a recordar e a pensar alto.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Pode ser obviamente o mercado, mas se te puseres no lugar de um Board que vê a cotação da sua empresa cair 30% num espaço de dias, e sem fundamentos, relatórios etc, aquilo que se tem de fazer é montar um gabinete de crise porque o objectivo dos shorts não é menos do que levá-la a cair outro tanto, pelo menos.
E para além do instrumento comunicacional garantindo que não há motivos para o short (até aí a reação foi pífia com um par de comentários em Setembro sem grande substância), têm o instrumento das ações próprias, o que numa ação ilíquida como esta pode levar a um squeeze quase instantâneo de 20 ou 30% de subida (sem contar com panic buying dos shorts), para além do sinal aos mercados (confiança + estão prontos para actuar novamente e a qualquer momento).
Não é alocando alguns ordenados por parte de membros desgarrados do Board ou da família.
Numa perspetiva mais pragmática, para o pequeno acionista que quisesse reforçar na Mota, tudo isto até nem foi mau. Mas numa óptica de mercado maduro não dá para o board ser tão mansinho. E eu até reconheço competência ao CEO para o negócio e, mais do que isso, visão estratégica e chamemos-lhe periférica (não sabe só de construção/engenharia).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
trend=friend Escreveu:Opcard33 Escreveu:Penso que o caso Mota merece análise , este movimento que já aconteceu por várias , saber quando vai acontecer o próximo é o meu objectivo .
Não encontro um gráfico que me mostre o que quero ver na Mota , temos a noção que a empresa faz estas quedas cada vez a uma cotação mais elevada , acontece após quantos dias? ou quando atinge % de valorização?
Depois de hoje todos acreditamos que vai voltar a subir e depois repetir este movimento a que valor o próximo movimento a 3,15 , 3,20 , alguém detetou um padrão ?
Haverá um algoritmo a comandar estas intervenções na Mota ,
O melhor padrão que tens podes ter é no gráfico do Marco, onde está a lateralização vários meses, o breakout e a formação de um canal ascendente com pumps lentos e dumps violentos. Agora é segui-lo. Faz sentido para poderem comprar o que precisam calmamente, depois despejam para passar ao fundo seguinte que tem de fechar… se eram 14% do free float como dizia o CEO! Só me admira é que não haja uma única medida para combater isto, nem precisavam de alocar mais de 10m… não acredito que o management tenha interesse na queda como já foi sugerido, mas percebo o questionamento por parte de quem o faz, pois a inação é surpreendente.
Se há momento em que um board tem de reagir de forma musculada é o daquelas semanas de Agosto/Setembro, pois não tem a ver com o negócio, mas pode comprometê-lo. Ou é ignorância sobre o que/como fazer, não sei…
Mas porque tem de ser a empresa a fazê-lo podemos ser nós o mercado , isto pode ter tudo para correr mal a quem tem posições a descoberto assim ó espero .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Opcard33 Escreveu:Penso que o caso Mota merece análise , este movimento que já aconteceu por várias , saber quando vai acontecer o próximo é o meu objectivo .
Não encontro um gráfico que me mostre o que quero ver na Mota , temos a noção que a empresa faz estas quedas cada vez a uma cotação mais elevada , acontece após quantos dias? ou quando atinge % de valorização?
Depois de hoje todos acreditamos que vai voltar a subir e depois repetir este movimento a que valor o próximo movimento a 3,15 , 3,20 , alguém detetou um padrão ?
O melhor padrão que tens podes ter é no gráfico do Marco, onde está a lateralização vários meses, o breakout e a formação de um canal ascendente com pumps lentos e dumps violentos. Agora é segui-lo. Faz sentido para poderem comprar o que precisam calmamente, depois despejam para passar ao fundo seguinte que tem de fechar… se eram 14% do free float como dizia o CEO! Só me admira é que não haja uma única medida para combater isto, nem precisavam de alocar mais de 10m… não acredito que o management tenha interesse na queda como já foi sugerido, mas percebo o questionamento por parte de quem o faz, pois a inação é surpreendente.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem acredita reforça, mais umas quantas a: 2,948
CumPrim/
ValeAquilino

CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Penso que o caso Mota merece análise , este movimento que já aconteceu por várias , saber quando vai acontecer o próximo é o meu objectivo .
trend=friend Escreveu:
Para ser parecido aos anteriores nas proporções, teríamos o anterior máximo dos 3,10 depois 2,95 depois 3,45, lá para inícios de Fevereiro
Recuperando o que aqui escrevi há uns dias, gosto desta correção matinal robusta depois de ir a 3,07, agora 2,95, veremos se já limpou tudo o que queria ou se precisa de mais uns a vender.
Isto nem deve dar muita luta aos shorts de tão fácil que é… em 5 meses nem um squeeze para se terem de defender. O management com 2 ou 3 milhões de ações próprias fazia isto subir de repente 30% num dia com o mísero volume que há e nunca mais se viam shorts na ME pelo sinal que também davam. Mas de tão macios que são, os outros fazem o que querem. Pumps dumps pumps, o que lhes apetece.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
É preciso saber e compreender o que foi Trump toda a sua vida talvez ajude ler o seu livro não lhe dará o Nobel mas ficamos a saber que para ele tudo é negócio ‘
Muito do que diz , o caso das tarifas é apenas mais uma posição para negociar numa posição de força , ele ao logo da vida já foi por e contra em muita coisa, basta lembrar as suas posições das criptomoedas ao Tik-tok

Muito do que diz , o caso das tarifas é apenas mais uma posição para negociar numa posição de força , ele ao logo da vida já foi por e contra em muita coisa, basta lembrar as suas posições das criptomoedas ao Tik-tok

macau5m Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:Segundo o The Wall Street Journal a nova administração Trump não vai avançar para já com o agravamento de tarifas (...)
Do Trump nunca se sabe o que faz, toma as decisões consoante o acordar, se acorda com os pés de fora ou não. (...)
Verdade, mas o aumento das tarifas, de acordo com esta notícia, coloca um sério risco em penalizar mais os EUA que a Europa.
Na notícia, as estimativas apontam que o aumento das tarifas terá um impacto negativo na economia norte-americana que pode chegar até 1,5% do seu PIB.
É adiantado ainda que o impacto pode ser ainda maior no caso de retaliação por parte dos países afetados, projetando uma perda potencial que pode chegar até 3,61% do PIB norte-americano ao fim de três anos, segundo as projeções da agência de notação financeira Moody's.
Se há coisa que Trump não costuma fazer é prejudicar as empresas americanas e o crescimento dos EUA... vamos ver, é como dizes macau5m, um dia de cada vez.
Até agora os mercados estão a reagir bem e é isso que interessa para a Mota-Engil, confiança do mercado, porque o resto, i.e. os fundamentais, estão lá.
Rolling_Trader Escreveu:Segundo o The Wall Street Journal a nova administração Trump não vai avançar para já com o agravamento de tarifas:
Boas notícias portanto, é que o contrário seria péssimo para a Mota-Engil e podia precipitar o preço novamente para baixo).
Do Trump nunca se sabe o que faz, toma as decisões consoante o acordar, se acorda com os pés de fora ou não.
Recordo a montanha russa das bolsas aquando da sua primeira vez como presidente. Quase sempre por causa das tarifas com a China.
Que nunca por vencidos se conheçam
Segundo o The Wall Street Journal a nova administração Trump não vai avançar para já com o agravamento de tarifas:
Boas notícias portanto, é que o contrário seria péssimo para a Mota-Engil e podia precipitar o preço novamente para baixo).
In Jornal de Negócios
Donald Trump não vai avançar no imediato com as novas tarifas, avança esta segunda-feira o The Wall Street Journal citando um memorando interno do Presidente dos EUA. Segundo o jornal, no documento Trump pede a vários organismos federais uma avaliação das relações comerciais com a China, México e Canadá, bem como uma investigação aos défices comerciais dos EUA e a práticas comerciais "injustas".
(...)
O memorando fica, portanto, aquém daquilo que muitos países temiam: que Trump avançasse logo no seu primeiro dia como Presidente com a imposição de tarifas adicionais.
(...)
Novos máximos (relativos) no volume e momentum.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
J.f.vieira Escreveu:E agora?
Comprar ou vender?
Não vejo nenhuma grande resistência antes dos 3,40 sinceramente (e eu acho que vai bem mais acima disso). Os 3,09 não me parecem obstáculo, basta até olhar para o livro de ordens (embora isso mereça reservas).
- Registado: 20/11/2015 17:22
Grande Mota, para hoje não precissa de mais nenhum disparo, o dia de hoje com o respectivo volume e ceretamente a fechar perto ou em máximos dita que amanhã a subida continua, parece o alpinista do preço certo

- Registado: 1/4/2019 10:52
Mas porquê vender e ou colocar Stop's antes dos 3,40?
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Eu neste momento, só não compro mais porque não posso.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Hoje estou frustrado com a Mota Engil.
Tenho colocado stop losses no dia anterior para prevenir daqueles cataclismos que já vimos.
Stop loss de hoje era 2.92 para vender a 2.918.
Qual o mínimo de hoje? 2.918 exatamente naquele mergulho a pique seguido de um disparo de igual magnitude para voltar ao preço que estava.
Não era apanhado numa coisa destas há muito tempo....

Tenho colocado stop losses no dia anterior para prevenir daqueles cataclismos que já vimos.
Stop loss de hoje era 2.92 para vender a 2.918.
Qual o mínimo de hoje? 2.918 exatamente naquele mergulho a pique seguido de um disparo de igual magnitude para voltar ao preço que estava.
Não era apanhado numa coisa destas há muito tempo....

Definitivamente a acção está a bullish. Logo a Mota. É comprar e não mexer, a acção faz o resto.
- Registado: 20/11/2015 17:22
Sim, se há ação do Psi em que acredito é na Mota, há fundamentais de sobra e o setor da construção estará brevemente em alta, assim que os canhões se calarem veremos isso. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Voltei a reforçar a: 2,932, uma ordem introduzida na sexta feira. E se reforço é porque acredito na subida.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
Há em 3..06/3.09 uma pequena resistência, mas se os índices ajudarem e o spx for tentar 6100 pontos aí a Mota poderá mesmo disparar, o tal movimento para 3.40. Para além disso há funsamentos vários na Mota, um deles a evidência de que a China vai dar cartas. Vejam-se pequenos e significativos exemplos como o Tik-Tok ou os carros elétricos da Xiomi cugas encomendas surpreenderam os analistas, a começar pela Goldman Sachs. Veremos, por agora o mercado não parece muito animado com Trump. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Não cometeria a temeridade de sugerir uma relação de causalidade…
Mas não me parece que seja meramente circunstancial.
Os ativos de maior risco beneficiam com Trump, e apenas apresentei alguns onde tal se verificou com vários níveis de sucesso (mesmo o EURUSD, trade de maior risco em Forex do que o inverso ou coisas que envolvam JPY ou CHF, teve um desempenho espantoso).
A China creio que já começou, basta ver sexta e hoje. E a Mota parece-me que repetirá a graça ao longo do ano. Não sei se o equivalente a ir dos 1,50s a 3,80s, pois seria revisitar os últimos máximos perto dos 6. Mas talvez venha a ser um trade bastante positivo (tudo se mantendo, claro), sabendo dos simpáticos ciclos da Mota.
Mas não me parece que seja meramente circunstancial.
Os ativos de maior risco beneficiam com Trump, e apenas apresentei alguns onde tal se verificou com vários níveis de sucesso (mesmo o EURUSD, trade de maior risco em Forex do que o inverso ou coisas que envolvam JPY ou CHF, teve um desempenho espantoso).
A China creio que já começou, basta ver sexta e hoje. E a Mota parece-me que repetirá a graça ao longo do ano. Não sei se o equivalente a ir dos 1,50s a 3,80s, pois seria revisitar os últimos máximos perto dos 6. Mas talvez venha a ser um trade bastante positivo (tudo se mantendo, claro), sabendo dos simpáticos ciclos da Mota.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ano nimus, Bing [Bot], darkreflection, Esquinas3, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, Masterchief, MP65, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, PMP69, Shimazaki_2, silva_39, Tiago2006, trilhos2006, yggy e 118 visitantes