Obrigações II
andre.p Escreveu:Alguem tem opinião sobre estas?
Air Berlin.
http://www.boerse-frankfurt.de/en/bonds ... 000AB100C2
Já se falaram delas à uns 3 meses atrás, por acaso fui eu que vi e pedi a opinião na altura, estiveram quase na falência e as perspetivas também não são amadoras, na altura achei que o risco era demasiado elevado e não comprei
Lose your opinion, not your money
Eu acredito mais num 2º resgate do que numa "tesourada"... Não quero com isto dizer que não possa acontecer...
Mas a acontecer, não será num curto prazo(2 a 3 anos).
É apenas a minha opinião.
Já pensaram se por acaso acontecesse? era o 2º pais num curto espaço de tempo. Poderia ser definitivamente o caus instalado na UE (eu sei que já não anda muito famoso
, mas pode ser muito pior).
Assim sendo acredito que FMI, BCE e afins possam ainda tentar salvar Portugal para não deixarem cair definitivamente o CAUS na UE.
Mas a acontecer, não será num curto prazo(2 a 3 anos).
É apenas a minha opinião.
Já pensaram se por acaso acontecesse? era o 2º pais num curto espaço de tempo. Poderia ser definitivamente o caus instalado na UE (eu sei que já não anda muito famoso

Assim sendo acredito que FMI, BCE e afins possam ainda tentar salvar Portugal para não deixarem cair definitivamente o CAUS na UE.
- Registado: 29/11/2007 3:54
p__a Escreveu:Bom dia,
Sou novo membro (registado hoje depois de finalmente ter percebido que o registo para o forum tem de ser no negocios.pt!) mas acompanho o caldeirão e especialmente este tópico há coisa de 1 ano, desde que comecei a investir em obrigações. Ao longo do último ano já me meti em muita coisa, felizmente sempre com ganhos. Recordo com especial carinho as OT2012, OT2013![]()
Neste momento estou com coisas a mais longo prazo, maioritariamente corporate, tendo fugido completamente das OT. Como alguns users, não acredito que isto vá correr bem tendo em consideração os últimos desenvolvimentos.
Ora, como primeira participação activa gostaria de perguntar precisamente ao mais_um, que já percebi que estudou a lição grega, se no caso de uma restruturação da dívida tuga, a tesoura poderá chegar às obrigações da CGD.
Um bem haja a todos! Agora que estou registado espero poder contribuir para este espaço!
p
Sê bem vindo!
Em relação à tua questão, na Grécia o corte também atingiu emissões de obrigações de empresas publicas.
Em Portugal isso também pode acontecer até porque as empresas publicas tem uma divida enorme.
No entanto a CGD é uma empresa publica "especial" que pode trazer consequências graves para o nosso sistema bancário caso seja abrangida por uma eventual re-estruturação da divida.
Certo, certo só mesmo a morte.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Sr_SNiper Escreveu:p__a Escreveu:Bom dia,
Sou novo membro (registado hoje depois de finalmente ter percebido que o registo para o forum tem de ser no negocios.pt!) mas acompanho o caldeirão e especialmente este tópico há coisa de 1 ano, desde que comecei a investir em obrigações. Ao longo do último ano já me meti em muita coisa, felizmente sempre com ganhos. Recordo com especial carinho as OT2012, OT2013![]()
Neste momento estou com coisas a mais longo prazo, maioritariamente corporate, tendo fugido completamente das OT. Como alguns users, não acredito que isto vá correr bem tendo em consideração os últimos desenvolvimentos.
Ora, como primeira participação activa gostaria de perguntar precisamente ao mais_um, que já percebi que estudou a lição grega, se no caso de uma restruturação da dívida tuga, a tesoura poderá chegar às obrigações da CGD.
Um bem haja a todos! Agora que estou registado espero poder contribuir para este espaço!
p
Que obrigações tens em carteira?
CGD2015(+6.5%), EDP2020(+14%), REN2016 (+0.8%)
Btw, parabéns pelos teus balls!

OTs
mmper Escreveu:mais_um Escreveu:Não interpreto malmas não quero que pelo facto de eu ter sérias duvidas sobre a possibilidade de passarmos sem um perdão parcial da divida tu tomes decisões de investimento.
A minha realidade financeira seguramente que será diferente da tua por isso esquece o facto de eu ter vendido as obrigações.
Perguntei-te a ti porque aproveitei o teu post (e do que vejo das tuas intervenções pareces-me uma pessoa esclarecida, e poderia estar a escapar-me algo óbvio). De qualquer forma essa é uma opinião cada vez mais generalizada (e os números mostram-no).
Mas não te preocupes que não deixo ninguém decidir por mim.
Entretanto enquanto esperava pela resposta e pensava sobre o assunto fez-se luz sobre o que devo fazer
Ontem no fórum da banca, Ricardo Salgado falou nas OTs e deu uma explicação algo simplista do que se tem passado, dizendo que com o aproximar do fim do ano, nota-se alguma pressão sobre as OTs com os investidores a querer realizar mais-valias (não sei se foram estas as palavras exactas e também não estou a afirmar se é válida ou não).
Ontem também, Vitor Gaspar disse que a dívida é sustentável, desde que Portugal se consiga financiar nos mercados de maneira a pagar juros e reembolsos.
Portanto, a incerteza em relação ao acesso aos mercados persiste, e aí julgo que estamos no mesmo ponto de há meses atrás. No entanto, olhando para os números, a cotação das OTs continua longe dos valores registados no início do ano, o que pode querer dizer que até estamos melhor, e quiçá, a emissão do BES possa vir a dar um "empurrão". Julgo que é este ruído em torno da dívda, alguma especulação internacional, a grande valorização dos ultimos meses, e a insistência política na renegociação que tem prejudicado no curto prazo as OTs.
Espero ter acrescentado algo de novo à discussão

- Registado: 8/3/2012 17:31
p__a Escreveu:Bom dia,
p
Que obrigações tens em carteira?
Bom dia,
Sou novo membro (registado hoje depois de finalmente ter percebido que o registo para o forum tem de ser no negocios.pt!) mas acompanho o caldeirão e especialmente este tópico há coisa de 1 ano, desde que comecei a investir em obrigações. Ao longo do último ano já me meti em muita coisa, felizmente sempre com ganhos. Recordo com especial carinho as OT2012, OT2013
p
Sou novo membro (registado hoje depois de finalmente ter percebido que o registo para o forum tem de ser no negocios.pt!) mas acompanho o caldeirão e especialmente este tópico há coisa de 1 ano, desde que comecei a investir em obrigações. Ao longo do último ano já me meti em muita coisa, felizmente sempre com ganhos. Recordo com especial carinho as OT2012, OT2013

p
mais_um Escreveu:Não interpreto malmas não quero que pelo facto de eu ter sérias duvidas sobre a possibilidade de passarmos sem um perdão parcial da divida tu tomes decisões de investimento.
A minha realidade financeira seguramente que será diferente da tua por isso esquece o facto de eu ter vendido as obrigações.
Perguntei-te a ti porque aproveitei o teu post (e do que vejo das tuas intervenções pareces-me uma pessoa esclarecida, e poderia estar a escapar-me algo óbvio). De qualquer forma essa é uma opinião cada vez mais generalizada (e os números mostram-no).
Mas não te preocupes que não deixo ninguém decidir por mim.
Entretanto enquanto esperava pela resposta e pensava sobre o assunto fez-se luz sobre o que devo fazer

mmper Escreveu:
Não estarás a reagir de forma emotiva ao circo do ultimo mes e meio? até à cena da TSU parece-me que era consensual que estavamos no caminho para o paraíso, e a execução orçamental era a mesma..
No fim de Agosto os nº conhecidos não eram maus ou se eram eu não me apercebi deles.
mmper Escreveu:Não interpretes a mal a pergunta, mas tenho de decidir vender ou não as obrigações que tenho e preciso de opiniões (tenho OT23 com ligeiro prejuizo e ou vendo agora ou aguento a coisa sem medos).
Não interpreto mal

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Sr_SNiper Escreveu:Pagas sobre tudo não há dúvida eu tive pouco mais desse valor e paguei sobre tudo e não sobre a diferença.
Obg sniper, pelas más notícias

mais_um Escreveu:mmper Escreveu:
O que te leva a pensar que nao nos safamos sem tesourada, mais_um. Parece que essa ideia está a tornar-se epidémica..
A execução orçamental deste ano e o OE para 2013.
O meu contacto com a economia real diz-me que -1% do PIB em 2013 é irreal, espero estar enganado mas não meto dinheiro nisso.
Não estarás a reagir de forma emotiva ao circo do ultimo mes e meio? até à cena da TSU parece-me que era consensual que estavamos no caminho para o paraíso, e a execução orçamental era a mesma..
Não interpretes a mal a pergunta, mas tenho de decidir vender ou não as obrigações que tenho e preciso de opiniões (tenho OT23 com ligeiro prejuizo e ou vendo agora ou aguento a coisa sem medos).
mmper Escreveu:
O que te leva a pensar que nao nos safamos sem tesourada, mais_um. Parece que essa ideia está a tornar-se epidémica..
A execução orçamental deste ano e o OE para 2013.
O meu contacto com a economia real diz-me que -1% do PIB em 2013 é irreal, espero estar enganado mas não meto dinheiro nisso.
Reiposto Escreveu:Be Cool Escreveu:mmper Escreveu:leigo Escreveu:mmper Escreveu:Se eu tiver por exemplo 600EUR de mais valias este ano, pago mais valias sobre 100 (600-500) ou sobre 600?
Pagas sobre os 600 este ano. Para o ano, com o Gasparzinho a sugar-nos até ao tutano, pagas sobre os 600 e mais as potenciais mais-valias se tivesses vendido a melhor preço![]()
Não percebi. Eu estava a falar exactamente de mais valias (diferença entre preços de venda e de compra), e não de cupão.
Supostamente até 500EUR estamos isentos, a minha pergunta é para quem tiver um pouco mais...
Pois estavam isentas, é bem verdade. Mas isso já era!!
Mais-valias inferiores a 500 euros perdem isenção
15/10/2012 | 20:37 | Dinheiro Vivo
A partir do próximo ano todas as mais-valias realizadas em bolsa e instrumentos de valores mobiliários passam a pagar IRS. Até agora, as mais-valias até ao valor de 500 euros estavam isentas mas vão deixar de o estar.
De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para 2013, revela que passa a ser eliminada a isenção do estatuto de benefícios fiscais que previa essa isenção. Desta forma, fica assim expressa a intenção que já constava no Orçamento preliminar conhecido na semana passada.
De acordo com o documento, estas mais-valias mobiliárias vão passar a pagar uma taxa de 28%, podendo também ser englobadas no resto do rendimento, a pedido do contribuinte, refere o Orçamento do Estado.
E temos que declarar no irs ou esses 28% é o banco que desconta logo e prontos está feito?
Temos de declarar! Quanto à pergunta original, continua por esclarecer. No próximos ano paga-se mais valias a partir de 1 cêntimo, mas e neste ano para quem estiver pouco acima dos 500EUR?
mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Boa noite!
Ontem vendi as obrigações da Parpublica 10/2014. O motivo é o mesmo que me levou a vender as OT2017, não acreditar que Portugal se safe sem um perdão parcial da divida.
Como o perdão da Grécia também atingiu as obrigações de empresas publicas e considerando que a margem para valorizar era reduzida (estavam cotadas a 96%) desfiz-me da ultima posição que possuía de obrigações
Vou continuar a acompanhar o mercado obrigacionista mas de fora.
A quanto vendes-te?
96,09
Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Boa noite!
Ontem vendi as obrigações da Parpublica 10/2014. O motivo é o mesmo que me levou a vender as OT2017, não acreditar que Portugal se safe sem um perdão parcial da divida.
Como o perdão da Grécia também atingiu as obrigações de empresas publicas e considerando que a margem para valorizar era reduzida (estavam cotadas a 96%) desfiz-me da ultima posição que possuía de obrigações
A quanto vendes-te?
96,09
mais_um Escreveu:Boa noite!
A quanto vendes-te?
Boa noite!
Também tenho BCP FLOAT 05/2014 em que a taxa de juro é indexada á Euribor logo muito baixa, assim sendo quando atingir um ganho de 20% entre o preço de compra e o preço de possível venda não será mais rentável vender nessa altura que deixar chegar á maturidade uma vez que em termos de cupão aquilo não vale nada?
É que quando se deixa chegar á maturidade o valor normalmente esta nos 100% então se esse valor for atingido antes da maturidade e vender não ganho mais uma vez que cheguei mais cedo aos 100% ou existe mais algum ganho quando se chega á maturidade?
É que quando se deixa chegar á maturidade o valor normalmente esta nos 100% então se esse valor for atingido antes da maturidade e vender não ganho mais uma vez que cheguei mais cedo aos 100% ou existe mais algum ganho quando se chega á maturidade?
Reiposto Escreveu:Digam.me os entendidos o seguinte que vantagem tenho em deixar chegar á maturidade as obrigações brisa 2013 se as mesmas já estão a cotar a 102% ? Uma vez que levando até á maturidade tenho que pagar mais valias na mesma que vantagem tenho eu entao de as deixar chegar lá?
Agradecia a vossa ajuda
Para mim se me perguntares qual a vantagem de manter até à maturidade em alternativa a vender a 102% e colocar o guito num DP a 5,15% ( Privatbank ) eu digo-te que não tens nenhuma vantagem.
Reiposto Escreveu:Digam.me os entendidos o seguinte que vantagem tenho em deixar chegar á maturidade as obrigações brisa 2013 se as mesmas já estão a cotar a 102% ? Uma vez que levando até á maturidade tenho que pagar mais valias na mesma que vantagem tenho eu entao de as deixar chegar lá?
Agradecia a vossa ajuda
Julgo eu que até à maturidade ainda tens um juro a receber. Se juro corrido actual + rembolso 102% > juro na maturidade + reembolso 100%, então compensará vender agora.
Espero não me estar a enganar

- Registado: 8/3/2012 17:31
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 314 visitantes