Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por VirtuaGod » 3/11/2012 2:15

Rick Lusitano Escreveu:O USD é um amaciador de risco. :lol:

Eu resumo :wink:

Fundos de acções ou obrigações de risco, 9%+ de volatilidade na moeda original, o USD amacia as rentabilidades.

Fundos obrigacionistas calmos, como é o caso, não gosto em moeda estrangeira, porque estás mais a comprar a moeda do que o fundo. O fundo não é suficientemente volátil para ter o efeito "amaciador". E este é em AUD nem é em USD, não sei se o efeito se manteria!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 3/11/2012 2:12

Sr_SNiper Escreveu:Esse fundo tem uma comissão de subscrição de 6%???

As comissões da Morningstar são genéricas. Não tem custo como os PIMCO etc. O best e acho que o activo bank não cobram para comissão de subscrição para nenhum fundo estrangeiro.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 3/11/2012 2:17, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Sr_SNiper » 3/11/2012 1:53

Esse fundo tem uma comissão de subscrição de 6%???
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Midas » 3/11/2012 0:34

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:O risco cambial não é + volátil? :-k
Daí a minha questão, câmbio vs. volatilidade de 1 fundo.

Nesta altura ambos estão com rentabilidades de 1 e 3 anos semelhantes, devido ao facto de o Pioneer neste momento estar como o Staples, está a corrigir, está com uma rentabilidade de 3 meses = -4.16%. Em Junho, estava com um retorno a 1 ano de cerca de 26-27%.
Estou em stand-by á espera que termine a sua correcção, para entrar, penso que deverá começar a subir no final do ano/inicio de 2013.

P.S.: Ao investires em fundos de moeda estrangeira, não pagas comissão de câmbio?

O Gráfico acima tem um fundo apenas, um com cobertura cambial e outro sem (o vontobel). Fundos com desvio padrão nos 10+ ganham suavidade se forem em dólares, depois explico pk desse fenómeno (em breve muito em breve).

Não pagas nada extra se o fundo for em dólares lol, é como se fosse um fundo diferente apenas!!

O USD é um amaciador de risco. :lol:

Em AUD, também não paga extras? É que ando com este fundo debaixo de olho... :-k
O que achas dele?

UBS (Lux) Bond Fund - AUD P-acc
Categoría : Obrigações AUD
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04AKI

1 ano....................19.65 %
3 anos anualiz......19.29 %
5 anos anualiz......13.93 %
10 anos anualiz....10.24 %

Desv.Padrão(3a.).................8.61 %
Rentabilidade média..........17.83 %

Rácio de Sharpe..................1.99

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 3/11/2012 0:13

Rick Lusitano Escreveu:O risco cambial não é + volátil? :-k

Nesta altura ambos estão com rentabilidades de 1 e 3 anos semelhantes, devido ao facto de o Pioneer neste momento estar como o Staples, está a corrigir, está com uma rentabilidade de 3 meses = -4.16%. Em Junho, estava com um retorno a 1 ano de cerca de 26-27%.
Estou em stand-by á espera que termine a sua correcção, para entrar, penso que deverá começar a subir no final do ano/inicio de 2013.

P.S.: Ao investires em fundos de moeda estrangeira, não pagas comissão de câmbio?

O Gráfico acima tem um fundo apenas, um com cobertura cambial e outro sem (o vontobel). Fundos com desvio padrão nos 10+ ganham suavidade se forem em dólares, depois explico pk desse fenómeno (em breve muito em breve).

Não pagas nada extra se o fundo for em dólares lol, é como se fosse um fundo diferente apenas!!

por Midas » 3/11/2012 0:05

O risco cambial não é + volátil? :-k

por Reiposto » 3/11/2012 0:00

ptss Escreveu:
Reiposto Escreveu:No iPad nao estou a conseguir copiar a pagina deles não sei pk tenho que tentar no pc mas isso só segunda pois estou de fim de semana grande :lol:

Estas a utilizar a opção "Carteiras Modelo" que existe em "investir > Fundos de Investimento" ?

As carteiras modelo sugeridas consoante o perfil de investimento são as que deixo em anexo (estes casos são para um horizonte temporal: de 2 a 5 anos).

É isso mesmo mas no iPad nao consigo, mas sim sao essa as carteiras modelo.

Registado: 8/2/2012 18:09

por VirtuaGod » 2/11/2012 23:45

O Vontobel :wink:

Os fundos de acções em USD vão ganhar quase sempre a minha preferência pois são mais estáveis 8-)

por Midas » 2/11/2012 23:39

@VirtuaGod
Dos fundos abaixo, qual deles escolherias, apesar de categorias diferentes, ambos tem em comum activos de Capitalização Grande Crescimento, neste caso, americanos, Apple; Philip Morris International; Coca-Cola; MasterCard.
Acrescentando que o fundo da Vontobel tem risco cambial, pois é denominado em USD.
O fundo da Pioneer tem o maior retorno desde foi criado em Dezembro de 2008, mas também é mais volátil.

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND
Categoria: Acções EUA Cap. Grande Crescimento
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000002FBY

Vontobel Global Value Equity C
Categoria: Acções Global Cap. Grande Crescimento
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F000000GP3

por Midas » 2/11/2012 23:01

VirtuaGod Escreveu:Rick a tu opinião sobre se preferias o fundo verde ou azul sff 8-)

O fundo verde é + volátil e aparentemente tem maior retorno, mas é no curto prazo.
Depende do horizonte temporal do investimento em que cada um investe, por exemplo, quem investiu em 2008 e resgatou em 2009, teve maior retorno, mas no longo prazo...

Eu preferia o fundo da cor azul, tem uma evolução constante e estável, em que consolida os ganhos sem grandes volatilidades.

por VirtuaGod » 2/11/2012 22:46

Rick a tu opinião sobre se preferias o fundo verde ou azul sff 8-)

por Midas » 2/11/2012 22:41

Manushe Escreveu:(...)

Pelo meu lado, as coisas estão a avançar: oficializei a abertura no Best hoje e no próximo dia 15 terei +/- 4500€ disponíveis que pensei em aplicar da seguinte forma:

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 1100€
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)- 1050€
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 1050€
F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged - 500€
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 450€
EEF Equity Consumer Staples R Acc - 450€

O que acham? Muito ambiciosa?[/b]

Eu gostei desta carteira, está equilibrada.
O Staples está com rentabilidade a 3 meses = -2.73, este momento poderá ser um bom ponto de entrada, perto do final do ano deve recuperar e disparar. (Com cerca de 1/3 da carteira em tabaco/cerveja/refrigerantes, na passagem-do-ano, o consumo deve subir.) :lol:

por VirtuaGod » 2/11/2012 20:43

vitorigus Escreveu:Estimado Virtuagod

Não tenho experiencia de Fundos. Li algures que os Fundos gostam de fazer uma certa cosmética no final dos trimestres. Confirmas? Se sim, qd é que se começa a notar o "emagrecimento" de correção?
E partindo do principio que se deve entrar numa baixa, há alguma forma de controlar isso, i.é a evolução grafica ou outra forma qualquer, ou isso não importa muito?

Obrigado

Nunca vi tal coisa e duvido um pouco que aconteça senão era uma máquina de fazer dinheiro. Nunca reparei em nada de estranho. Sobre ver se há uma "baixa" ou não comparo a rentabilidade a um ano com a anualizada a 3 anos. Se a de um ano for muito mais baixa que a de 3 anos considero um "baixa" com boa probabilidade de subida!!

por vitorigus » 2/11/2012 20:24

Estimado Virtuagod

Não tenho experiencia de Fundos. Li algures que os Fundos gostam de fazer uma certa cosmética no final dos trimestres. Confirmas? Se sim, qd é que se começa a notar o "emagrecimento" de correção?
E partindo do principio que se deve entrar numa baixa, há alguma forma de controlar isso, i.é a evolução grafica ou outra forma qualquer, ou isso não importa muito?

Obrigado

Registado: 9/8/2005 11:17

por Manushe » 2/11/2012 20:21

VirtuaGod Escreveu:Muito porreira essa carteira, não exageras no risco mas tb não o cortas em demasiado ao ponto de ter impacto negativo na rentabilidade. Fizeste testes não fizeste? Parece-me bom demais para veres só a olho :-)

:lol: VG, eu iniciei-me no mundo dos fundos há uns dias atrás, lendo precisamente este precioso tópico. Foi a olhómetro sim, baseado na memória do essencial que captei por aqui.
Mesmo que quisesse, não saberia como fazer tais testes e se me falas de uns resultados do tipo de gráficos de uns posts atrás, AQUILO é um SUSTO para cardíacos :lol:

Relativamente à tua pergunta, aqui vai a resposta de uma leiga muito leiga mesmo :oops: :
a minha primeira reação era escolher o graf verde por estar quase sempre "mais acima" em crescimento do que o graf azul.
No entanto, apesar das grandes subidas, o verde também tem umas descidas a pique - o que não acontece no azul, cujo crescimento é mais suave, equilibrado e assertivo.
Conclusão: preferia investir no azul. Porque me dá mais confiança.
Editado pela última vez por Manushe em 2/11/2012 20:40, num total de 1 vez.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 2/11/2012 19:47

Muito porreira essa carteira, não exageras no risco mas tb não o cortas em demasiado ao ponto de ter impacto negativo na rentabilidade. Fizeste testes não fizeste? Parece-me bom demais para veres só a olho :-)

Sobre os fundos. Sim essa é a versão em euros. Sem me descoser ainda muito sobre o post "Fundos com desvio padrão alto em euros vs em dólares" como dizem que uma imagem vale mil palavras decidi postar aqui uma imagem e questionar sobre qual o fundo que preferiam e porquê?
Anexos
Vontobel Comparação.JPG
Vontobel Comparação.JPG (48.04 KiB) Visualizado 8961 vezes

por Manushe » 2/11/2012 19:12

Finalmente, dia 16 de novembro, dou início ao meu primeiro dossier de fundos \:D/

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - 24,5%
PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)- 23,3%
PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc - 22,2%
F&C Emerging Markets Bond C-Euro Hedged - 11,1%
Templeton Glbl Total Return N Acc € - 10%
EEF Equity Consumer Staples R Acc - 8,9%

Acho que o batismo está bom porque estão todos (com exceção de um) no vermelho :lol:

As percentagens estão meias esquisitas por causa dos montantes mínimos e da quantia limitada que eu tinha disponível.
Para reforço sugerem outra distribuição do bolo dos 100%?
Ou, alguma nova adição?

Um bom fim de semana para todos!
Editado pela última vez por Manushe em 16/11/2012 16:02, num total de 2 vezes.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por eagleman » 2/11/2012 18:52

VirtuaGod Escreveu:
eagleman Escreveu:Achas que vale a pena adicionar este risco à minha carteira de fundos ou existirá outro fundo melhor neste momento?

è um pouco complicado falar de risco sem saber bem o nível de risco com que te sentes confortável+o teu Horizonte Temporal de Investimento.

Pessoalmente penso que o Eurizon está num excelente ponto de entrada. Tens é que analisar qual a queda extra que aguentarias. Uma queda de 5% preocupar-te-ia??

33% no Eurizon é um bocadinho demais para quem está a começar. Não arriscaria mais de 10%. Se vais continuar a reforçar a carteira esses 1000 euros não fazem grande mossa mas tens de diminuir o peso relativo do Eurizon.

Que tal fazeres 1250+1250+500?

De início a minha intenção é não reforçar os fundos regularmente, embora daqui a 6 meses penso eventualmente fazer um reforço. Uma desvalorização de 5% para um novato como eu, pode perturbar um pouco o meu sono...lol

Vou seguir o teu conselho e destribuir os 3000€ da seguinte forma:

1250€ - PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
1250€ - PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg
500€ - EEF Equity Consumer Staples R Acc

Obrigado pela ajuda!

Registado: 4/7/2012 13:33

por VirtuaGod » 2/11/2012 17:17

Já vi qual era o fundo da UBS. Não gosto muito. Sofre do problema da maioria dos outros fundos mistos. Tem performances muito piores PIMCO+Fundo de acções (nem que seja um ETF do S&P) ou PIMCO+Templeton que tenho aqui no tópico alguns posts (encontram os links na primeira página).

Não percebo aquela rentabilidade de 2006, está completamente fora do contexto. O fundo não é mau mas não é difícil fazer melhor com uma junção dos fundos da primeira página ou da carteira "básica" 66% PIMCO T.R.+34% Templeton G.B. e não é complicado até fazer melhor que a carteira "básica"!! Bastaria mudar o Pimco T.R. para o PIMCO D.I. e o Templeton G.B. para o Templeton T.R.!

P.S. Reparei agora que o desvio padrão é super baixo pelo que só mesmo os PIMCOS a acompanham nestes desvios padrões quase. De qualquer das formas uma carteira PIMCO T.R. 85% e Eurizon/templeton 15% teria muito melhores performances e manteria uma posição pequena correlacionada com a bolsa para não nos sentirmos completamente de fora quando os mercados bolsistas sobem!!

por ptigass » 2/11/2012 17:01

Reiposto Escreveu:No iPad nao estou a conseguir copiar a pagina deles não sei pk tenho que tentar no pc mas isso só segunda pois estou de fim de semana grande :lol:

Estas a utilizar a opção "Carteiras Modelo" que existe em "investir > Fundos de Investimento" ?

As carteiras modelo sugeridas consoante o perfil de investimento são as que deixo em anexo (estes casos são para um horizonte temporal: de 2 a 5 anos).
Anexos
Conservadora.pdf
(169.06 KiB) Transferido 268 Vezes
Prudente.pdf
(169.06 KiB) Transferido 257 Vezes
Equilibrada.pdf
(170.27 KiB) Transferido 243 Vezes
Dinamica.pdf
(170.88 KiB) Transferido 241 Vezes
Agressiva.pdf
(174.75 KiB) Transferido 262 Vezes

Registado: 24/9/2012 22:51

por Reiposto » 2/11/2012 16:26

No iPad nao estou a conseguir copiar a pagina deles não sei pk tenho que tentar no pc mas isso só segunda pois estou de fim de semana grande :lol:

por VirtuaGod » 2/11/2012 16:03

Reiposto Escreveu:No Activobank quando fazemos uma simulação de investimento em fundos e depois de dizer.mos o nosso perfil de risco e tempo de duracao do investimento é apresentada uma carteira de fundos com investimento de 10k sempre com maior investimento em UBS tens alguma opiniao sobre estas propostas?

Põe aqui um print screen da proposta sff. A UBS tem dezenas de fundos. Tenho de saber quais os que são recomendados!

por Reiposto » 2/11/2012 12:50

No Activobank quando fazemos uma simulação de investimento em fundos e depois de dizer.mos o nosso perfil de risco e tempo de duracao do investimento é apresentada uma carteira de fundos com investimento de 10k sempre com maior investimento em UBS tens alguma opiniao sobre estas propostas?

por VirtuaGod » 2/11/2012 12:11

eagleman Escreveu:Achas que vale a pena adicionar este risco à minha carteira de fundos ou existirá outro fundo melhor neste momento?

è um pouco complicado falar de risco sem saber bem o nível de risco com que te sentes confortável+o teu Horizonte Temporal de Investimento.

Pessoalmente penso que o Eurizon está num excelente ponto de entrada. Tens é que analisar qual a queda extra que aguentarias. Uma queda de 5% preocupar-te-ia??

33% no Eurizon é um bocadinho demais para quem está a começar. Não arriscaria mais de 10%. Se vais continuar a reforçar a carteira esses 1000 euros não fazem grande mossa mas tens de diminuir o peso relativo do Eurizon.

Que tal fazeres 1250+1250+500?

por eagleman » 2/11/2012 11:44

VirtuaGod Escreveu:
eagleman Escreveu:1000€ - PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc
1000€ - PIMCO GIS Total Ret Bd E EUR Hdg

O que é que acham?

Será redundante responder-te mas como não queria que achasses que não liguei. Claro que acho boa ideia. Vai dando uma vista de olhos aqui no tópico para te aperceberes onde o resto do pessoal tb investe ;-)

O F&C é muito muito bom e sistematicamente onde temos obtido maior rentabilidade sem grandes preocupações mas neste momento deve estar um bocadinho sobreaquecido. Não deixaria de reforçar uma posição existente mas para primeira vez e sem "almofada" neste fundo recomendo que vás espreitando de vez em quando ;-)

Obrigado pela resposta! Vou avançar já com 1000€ para cada um destes 2 fundos.

Já agora, eu tenho aqui mais 1000€ que estava a pensar investir num depósito a prazo, mas como os outros 2 fundos são de risco mais reduzido, pensei em adicionar um pouco mais de risco e pôr esses 1000€ no EEF Equity Consumer Staples R Acc.

Achas que vale a pena adicionar este risco à minha carteira de fundos ou existirá outro fundo melhor neste momento?

Registado: 4/7/2012 13:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Massao1 e 97 visitantes