Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações II

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 11/9/2012 7:15

O cupão é o que a obrigação te paga regularmente. A yield tem em conta que vais ter um ganho em preço no fim (depois pegas nesse ganho e divides pelo tempo que falta, para te dar um valor que apresentas "anualizado" e que corresponde ao teu ganho por ano, se fosse distribuído ao longo dos anos que faltam para o fim. Uma boa tradução para yield é "rendimento". A yield é o rendimento total que a tua obrigação te pagará e que é a soma do cupão (o juro que a empresa te prometeu pagar) e o ganho (ou perda) que terás no preço.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 11/9/2012 2:20

AutoMech Escreveu:Que contas fizeste Sniper ? O cupão real é a yield ? Se é a yield já incorpora a mais valia.

O cupão real é o cupão que recebes, se o cupão é de 10% como compraste a 50% então o cupão real é de 20%.
Em minha opinião as OT´s de 2023 ainda são um bom investimento para o longo prazo
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Automech » 11/9/2012 2:17

Que contas fizeste Sniper ? O cupão real é a yield ? Se é a yield já incorpora a mais valia.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Sr_SNiper » 11/9/2012 1:50

Não vejo um interesse por aí além na REN.
Partindo do principio que não haverá um haircut das OT´s. quase todas dão um "cupão" superior às da REN, além de uma possível mais valia.
Anexos
OT´s.jpg
OT´s.jpg (26.1 KiB) Visualizado 7337 vezes

por Elias » 10/9/2012 22:31

luissm Escreveu:A REN anunciou o aumento da emissão obrigacionista em curso, dos 200M para os 300M.

Fonte: Gobulling

REN sobe para 300 milhões emissão de dívida para particulares
Económico com Lusa
10/09/12 18:25

A REN vai aumentar em 100 milhões de euros o valor da emissão de dívida destinada a particulares, para 300 milhões de euros.

Uma semana após o início da subscrição da dívida, a REN decidiu aumentar em 100 milhões de euros o valor da emissão de dívida destinada a particulares com um juro de 6,25% ao ano, anunciou hoje em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo o prospecto deste empréstimo obrigacionista, o valor de cada uma das obrigações que serão emitidas será de 1.000 euros, pagando a empresa liderada por Rui Cartaxo uma Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) de 6,25%.

As obrigações têm um prazo de quatro anos, fazendo a REN o reembolso do capital investido a 21 de Setembro de 2016. Quanto ao pagamento de juros, será semestral, a 21 de Março e a 21 de Setembro de cada ano.

A subscrição da dívida emitida pela REN decorre entre 3 e 18 de Setembro. A sessão de apuramento de resultados está marcada para 19 de Setembro, numa sessão na Euronext Lisbon, em Lisboa.

Com esta emissão obrigacionista destinada ao retalho, a REN segue o exemplo de outras empresas que têm visto nestas operações uma fonte alternativa de financiamento, como a Zon e a EDP.

Registado: 5/11/2002 12:21

por SergioS12 » 10/9/2012 21:35

luissm Escreveu:
Edit: Nota que o simulador deles dá uma TIR de 3.93% ainda não sei de onde vem os 0.03% se são os meus calculos ou os deles que estão errados.

pode ser pelo facto de estar a usar uma base anual, e o BEST estar a utilizar o período de 6 meses em que é pago o juro. Como "exercício" não tem relevância material.

Já vi que aprendeu rápido. :lol:

Com o regresso à vida "activa" passei novamente apenas a leitor.

Também subscrevi REN, isto da bolsa é muito cansativo e stressante, enquanto for conseguindo ganhar dinheiro na minha actividade, pelo menos é mais "controlável"

Abraço

Registado: 10/8/2011 1:14

por LUISSM3 » 10/9/2012 19:45

majomo Escreveu:
luissm Escreveu:Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.

Tem a versão com e sem custos de Guarda de Títulos.

O montante utilizado foi 5000€ pois é o mais provável, dada a procura.

Esses cálculos és tu que os fazes no excel ou há algum simulador na net?

E os custos de subscrição? São apenas 5€?
Não são 100€?

É Excel. Deixo a folha.

Os dados são do simulador do BEST. Mas este simulador não está disponível.

Os custos de subscrição são apenas 5,2€

Edit: Nota que o simulador deles dá uma TIR de 3.93% ainda não sei de onde vem os 0.03% se são os meus calculos ou os deles que estão errados.
Anexos
Obrigações REN 2012.xlsx
(10.96 KiB) Transferido 196 Vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por LUISSM3 » 10/9/2012 19:40

A REN anunciou o aumento da emissão obrigacionista em curso, dos 200M para os 300M.

Fonte: Gobulling
Bons Ventos,
SW

por majomo » 10/9/2012 19:30

luissm Escreveu:Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.

Esses cálculos és tu que os fazes no excel ou há algum simulador na net?

E os custos de subscrição? São apenas 5€?
Não são 100€?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por LUISSM3 » 10/9/2012 18:59

Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.

Anexos
REN1.PNG
REN1.PNG (27.8 KiB) Visualizado 7564 vezes
REN11.PNG
REN11.PNG (8.6 KiB) Visualizado 7559 vezes
REN2.PNG
REN2.PNG (27.55 KiB) Visualizado 7551 vezes
REN22.PNG
REN22.PNG (8.58 KiB) Visualizado 7548 vezes
Bons Ventos,
SW

por Pata-Hari » 10/9/2012 14:48

Foi sim. Não sei se houve info oficial relativamente ao montante colocado no segundo dia e não sei se há info relativamente ao aumento do montante da emissão.
Administrador Fórum

por Rural1 » 10/9/2012 14:10

A notícia do JN, trancrita para este forum pela "Pata", dizendo foi subscrita a totalidade das obrigações da Ren no 1º dia da oferta foi confirmada por outras entidades?

Desde já agradeço a resposta de quem tenha conhecimento disso

Registado: 16/11/2009 1:46

por Automech » 9/9/2012 12:14

No site do BPI diz que os resultados são a 19 e a liquidação é a 21.
http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&f=3683&opt=f
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MatildeSerrano » 9/9/2012 10:27

Alguém sabe dizer-me a data da liquidação financeira das obrigações REN 6,25%, ou seja até quando deverei ter o capital à ordem ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por Sr_SNiper » 7/9/2012 18:01

Koreano Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Os grandes ganhos nas obrigações já foram. Quando na dívida a 10 anos portuguesa passámos de quase 20% no mercado secundário para abaixo de 9%, acho que diz tudo. Esperemos que a tendência continue. A bem da nação. :)

Um abraço,
Ulisses

Concordo com esta análise no que respeita às OT portuguesas.

No entanto, acredito que no curto/médio prazo possam ainda existir janelas de oportunidade para especulação obrigacionista:

- Lá fora (Dívida soberana de Espanha e Itália)
Dado que estes 2 países não solicitaram ainda formalmente um resgate/apoio ao FEEF/MEE, na eventualidade de sofrerem uma escorregadela orçamental e em simultâneo a Grécia abandonar o euro, poderá haver uma subida repentina das yields que, em caso de lentidão política em solicitar ajuda ao FEEF/MEE, não será imediatamente corrigida pelo BCE.

- Cá dentro (Emissões corporativas)
A torneira do crédito continua fechada e algumas empresas têm recorrido às emissões obrigacionistas (com algum sucesso) para se financiarem. Não estranharia ver ainda durante este ano e no próximo mais algumas emissões.
Na eventualidade da contração económica se acentuar, algumas dessas empresas poderão sentir a pressão do mercado (e das agencias de rating...), criando oportunidades especulativas de curto prazo.
Poderá fazer sentido a banca demorar em apoiar empresas que tenham emitido para o retalho. Afinal, foi para aí que foi o capital de muitos ex-depositantes, e nada como um "susto" para os fazer regressar aos (mais seguros) depósitos a prazo. Com comissões incluídas :lol: .

Eu vejo as OT´s "quase" como um DP, neste momento em que o risco diminuiu significativamente, as de 2019 e 2023, estão longe da paridade e podem até ao funal de 2013 chegar aos 100% ou muito perto disso, é uma valia muito muito relevante, ainda por cima se considerarmos que além dela recebemos o cupão.
Comprar OT´s com elevada maturidade não quer dizer que se fique com elas até à maturidade. Por isso quem comprar agora OT´s não deve ligar à YTM porque as valias não vão resultar disso
Anexos
OT´s.png
OT´s.png (12.99 KiB) Visualizado 7964 vezes

por Koreano » 7/9/2012 14:47

Ulisses Pereira Escreveu:Os grandes ganhos nas obrigações já foram. Quando na dívida a 10 anos portuguesa passámos de quase 20% no mercado secundário para abaixo de 9%, acho que diz tudo. Esperemos que a tendência continue. A bem da nação. :)

Um abraço,
Ulisses

Concordo com esta análise no que respeita às OT portuguesas.

No entanto, acredito que no curto/médio prazo possam ainda existir janelas de oportunidade para especulação obrigacionista:

- Lá fora (Dívida soberana de Espanha e Itália)
Dado que estes 2 países não solicitaram ainda formalmente um resgate/apoio ao FEEF/MEE, na eventualidade de sofrerem uma escorregadela orçamental e em simultâneo a Grécia abandonar o euro, poderá haver uma subida repentina das yields que, em caso de lentidão política em solicitar ajuda ao FEEF/MEE, não será imediatamente corrigida pelo BCE.

- Cá dentro (Emissões corporativas)
A torneira do crédito continua fechada e algumas empresas têm recorrido às emissões obrigacionistas (com algum sucesso) para se financiarem. Não estranharia ver ainda durante este ano e no próximo mais algumas emissões.
Na eventualidade da contração económica se acentuar, algumas dessas empresas poderão sentir a pressão do mercado (e das agencias de rating...), criando oportunidades especulativas de curto prazo.
Poderá fazer sentido a banca demorar em apoiar empresas que tenham emitido para o retalho. Afinal, foi para aí que foi o capital de muitos ex-depositantes, e nada como um "susto" para os fazer regressar aos (mais seguros) depósitos a prazo. Com comissões incluídas :lol: .

Registado: 25/5/2012 9:54

por andre.p » 7/9/2012 14:45

Tavam a falar nos 10 %, as de 2023, na consola do bpi ja leva uma stickada de 7% pa cima

Registado: 9/11/2008 23:27

por Pastel » 7/9/2012 9:34

Sr_SNiper Escreveu:Já foi tantas vezes discutido aqui os preçários.
Hoje em dia já não se paga custódia de títulos... por amor de Deus, se querem deitar dinheiro fora deiam-me a mim os 10EUR por trimestres.
Eu sei qeu toda a gente diz que o mundo vai acabar em Portugal, e que o abismo está aí e que só um louco compra obrigações nacionais, pois bem, não é o que o mercado pensa, e nisto, nada como ir ao sabor do mercado. Já tive OT´s 2012, 2013, tenho Parpublica, OT´s 2019 e OT´s 2021 e dormo tranquilo, os gráficos dizem que as cutações são para cima e como não são as vozes do apocalipse que me dão a guita, prefiro ignorar. Para rendibilidades de 6% meto no PrivantBank que depois das comissões de compra e venda e cupão das obrigações, o Privat dâ-me a mesmna rendibilidade

As Ot's 2021 por exemplo, simulando com a cotação de ontem, ainda dão cerca de 7,3% liquidos (presumindo mais-valias a 25%)
Esses 6% no Privat serão brutos, o que dará 4,5% líquidos

Não é bem a mesma coisa.....

Registado: 29/11/2007 11:30

por Sr_SNiper » 7/9/2012 7:19

majomo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Tem que se concordar.... a fase do pânico nas OT´s já passou, mas ganhar 10% ao ano com as OT´s de maior maturidade parece-me uma coisa muito simples de acontecer, e falo só em 10%.
Claro que se pode ganhar mais um dia no BPI.

Ao dia de hoje, nem 9% consegues...

Não estou a falar de YTM, estou a falar de comprares as de 2012, a 80% com cupão de 4,9% e daqui a um ano elas estarem a 86%, mais o cupão de 4,9% ainda ganhas mais de 10% ao ano.

por Texano Bill » 7/9/2012 0:10

Para quem faz trading de obrigações, a yield anual não faz muito sentido. Ainda temos OTs a cotar abaixo de 80 % que em 2 ou 3 meses podem atingir uma valorização de 20 % (+ cupão acumulado). E com menos volatilidade que as acções. ;)

Registado: 20/8/2011 12:52

por VirtuaGod » 7/9/2012 0:01

majomo Escreveu:Ao dia de hoje, nem 9% consegues...

Nem 9%? Dizes isso com fosse fosse pouco. O pessoal tá maluco? Viciaram-se nas tx. altas foi? Agora é que elas começam a ter um risco aceitável para mim. Umas 2023 ou assim. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por majomo » 6/9/2012 23:58

Sr_SNiper Escreveu:Tem que se concordar.... a fase do pânico nas OT´s já passou, mas ganhar 10% ao ano com as OT´s de maior maturidade parece-me uma coisa muito simples de acontecer, e falo só em 10%.

Ao dia de hoje, nem 9% consegues...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Sr_SNiper » 6/9/2012 23:20

Tem que se concordar.... a fase do pânico nas OT´s já passou, mas ganhar 10% ao ano com as OT´s de maior maturidade parece-me uma coisa muito simples de acontecer, e falo só em 10%.

por Pata-Hari » 6/9/2012 22:50

Concordo, Ulisses. E que permaneça assim.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 6/9/2012 22:41

Os grandes ganhos nas obrigações já foram. Quando na dívida a 10 anos portuguesa passámos de quase 20% no mercado secundário para abaixo de 9%, acho que diz tudo. Esperemos que a tendência continue. A bem da nação. :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Aqui_Vale, Bing [Bot], Dc team, Google [Bot], latbal, m-m, Massao1, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Pmart 1 e 153 visitantes