Obrigações II
O cupão é o que a obrigação te paga regularmente. A yield tem em conta que vais ter um ganho em preço no fim (depois pegas nesse ganho e divides pelo tempo que falta, para te dar um valor que apresentas "anualizado" e que corresponde ao teu ganho por ano, se fosse distribuído ao longo dos anos que faltam para o fim. Uma boa tradução para yield é "rendimento". A yield é o rendimento total que a tua obrigação te pagará e que é a soma do cupão (o juro que a empresa te prometeu pagar) e o ganho (ou perda) que terás no preço.
AutoMech Escreveu:Que contas fizeste Sniper ? O cupão real é a yield ? Se é a yield já incorpora a mais valia.
O cupão real é o cupão que recebes, se o cupão é de 10% como compraste a 50% então o cupão real é de 20%.
Em minha opinião as OT´s de 2023 ainda são um bom investimento para o longo prazo
Lose your opinion, not your money
luissm Escreveu:A REN anunciou o aumento da emissão obrigacionista em curso, dos 200M para os 300M.
Fonte: Gobulling
REN sobe para 300 milhões emissão de dívida para particulares
Económico com Lusa
10/09/12 18:25
A REN vai aumentar em 100 milhões de euros o valor da emissão de dívida destinada a particulares, para 300 milhões de euros.
Uma semana após o início da subscrição da dívida, a REN decidiu aumentar em 100 milhões de euros o valor da emissão de dívida destinada a particulares com um juro de 6,25% ao ano, anunciou hoje em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
Segundo o prospecto deste empréstimo obrigacionista, o valor de cada uma das obrigações que serão emitidas será de 1.000 euros, pagando a empresa liderada por Rui Cartaxo uma Taxa Anual Nominal Bruta (TANB) de 6,25%.
As obrigações têm um prazo de quatro anos, fazendo a REN o reembolso do capital investido a 21 de Setembro de 2016. Quanto ao pagamento de juros, será semestral, a 21 de Março e a 21 de Setembro de cada ano.
A subscrição da dívida emitida pela REN decorre entre 3 e 18 de Setembro. A sessão de apuramento de resultados está marcada para 19 de Setembro, numa sessão na Euronext Lisbon, em Lisboa.
Com esta emissão obrigacionista destinada ao retalho, a REN segue o exemplo de outras empresas que têm visto nestas operações uma fonte alternativa de financiamento, como a Zon e a EDP.
- Registado: 5/11/2002 12:21
luissm Escreveu:
Edit: Nota que o simulador deles dá uma TIR de 3.93% ainda não sei de onde vem os 0.03% se são os meus calculos ou os deles que estão errados.
pode ser pelo facto de estar a usar uma base anual, e o BEST estar a utilizar o período de 6 meses em que é pago o juro. Como "exercício" não tem relevância material.
Já vi que aprendeu rápido.

Com o regresso à vida "activa" passei novamente apenas a leitor.
Também subscrevi REN, isto da bolsa é muito cansativo e stressante, enquanto for conseguindo ganhar dinheiro na minha actividade, pelo menos é mais "controlável"
Abraço
majomo Escreveu:luissm Escreveu:Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.
Tem a versão com e sem custos de Guarda de Títulos.
O montante utilizado foi 5000€ pois é o mais provável, dada a procura.
Esses cálculos és tu que os fazes no excel ou há algum simulador na net?
E os custos de subscrição? São apenas 5€?
Não são 100€?
É Excel. Deixo a folha.
Os dados são do simulador do BEST. Mas este simulador não está disponível.
Os custos de subscrição são apenas 5,2€
Edit: Nota que o simulador deles dá uma TIR de 3.93% ainda não sei de onde vem os 0.03% se são os meus calculos ou os deles que estão errados.
- Anexos
-
Obrigações REN 2012.xlsx
- (10.96 KiB) Transferido 196 Vezes
Bons Ventos,
SW
SW
luissm Escreveu:Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.
Esses cálculos és tu que os fazes no excel ou há algum simulador na net?
E os custos de subscrição? São apenas 5€?
Não são 100€?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
Deixo uma atualização dos valores reais da rentabilidade das obrigações da REN no BEST.
- Anexos
-
- REN1.PNG (27.8 KiB) Visualizado 7555 vezes
-
- REN11.PNG (8.6 KiB) Visualizado 7550 vezes
-
- REN2.PNG (27.55 KiB) Visualizado 7542 vezes
-
- REN22.PNG (8.58 KiB) Visualizado 7539 vezes
Bons Ventos,
SW
SW
No site do BPI diz que os resultados são a 19 e a liquidação é a 21.
http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&f=3683&opt=f
http://www.bancobpi.pt/pagina.asp?s=1&f=3683&opt=f
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Koreano Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Os grandes ganhos nas obrigações já foram. Quando na dívida a 10 anos portuguesa passámos de quase 20% no mercado secundário para abaixo de 9%, acho que diz tudo. Esperemos que a tendência continue. A bem da nação.
Um abraço,
Ulisses
Concordo com esta análise no que respeita às OT portuguesas.
No entanto, acredito que no curto/médio prazo possam ainda existir janelas de oportunidade para especulação obrigacionista:
- Lá fora (Dívida soberana de Espanha e Itália)
Dado que estes 2 países não solicitaram ainda formalmente um resgate/apoio ao FEEF/MEE, na eventualidade de sofrerem uma escorregadela orçamental e em simultâneo a Grécia abandonar o euro, poderá haver uma subida repentina das yields que, em caso de lentidão política em solicitar ajuda ao FEEF/MEE, não será imediatamente corrigida pelo BCE.
- Cá dentro (Emissões corporativas)
A torneira do crédito continua fechada e algumas empresas têm recorrido às emissões obrigacionistas (com algum sucesso) para se financiarem. Não estranharia ver ainda durante este ano e no próximo mais algumas emissões.
Na eventualidade da contração económica se acentuar, algumas dessas empresas poderão sentir a pressão do mercado (e das agencias de rating...), criando oportunidades especulativas de curto prazo.
Poderá fazer sentido a banca demorar em apoiar empresas que tenham emitido para o retalho. Afinal, foi para aí que foi o capital de muitos ex-depositantes, e nada como um "susto" para os fazer regressar aos (mais seguros) depósitos a prazo. Com comissões incluídas.
Eu vejo as OT´s "quase" como um DP, neste momento em que o risco diminuiu significativamente, as de 2019 e 2023, estão longe da paridade e podem até ao funal de 2013 chegar aos 100% ou muito perto disso, é uma valia muito muito relevante, ainda por cima se considerarmos que além dela recebemos o cupão.
Comprar OT´s com elevada maturidade não quer dizer que se fique com elas até à maturidade. Por isso quem comprar agora OT´s não deve ligar à YTM porque as valias não vão resultar disso
- Anexos
-
- OT´s.png (12.99 KiB) Visualizado 7955 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Os grandes ganhos nas obrigações já foram. Quando na dívida a 10 anos portuguesa passámos de quase 20% no mercado secundário para abaixo de 9%, acho que diz tudo. Esperemos que a tendência continue. A bem da nação.
Um abraço,
Ulisses
Concordo com esta análise no que respeita às OT portuguesas.
No entanto, acredito que no curto/médio prazo possam ainda existir janelas de oportunidade para especulação obrigacionista:
- Lá fora (Dívida soberana de Espanha e Itália)
Dado que estes 2 países não solicitaram ainda formalmente um resgate/apoio ao FEEF/MEE, na eventualidade de sofrerem uma escorregadela orçamental e em simultâneo a Grécia abandonar o euro, poderá haver uma subida repentina das yields que, em caso de lentidão política em solicitar ajuda ao FEEF/MEE, não será imediatamente corrigida pelo BCE.
- Cá dentro (Emissões corporativas)
A torneira do crédito continua fechada e algumas empresas têm recorrido às emissões obrigacionistas (com algum sucesso) para se financiarem. Não estranharia ver ainda durante este ano e no próximo mais algumas emissões.
Na eventualidade da contração económica se acentuar, algumas dessas empresas poderão sentir a pressão do mercado (e das agencias de rating...), criando oportunidades especulativas de curto prazo.
Poderá fazer sentido a banca demorar em apoiar empresas que tenham emitido para o retalho. Afinal, foi para aí que foi o capital de muitos ex-depositantes, e nada como um "susto" para os fazer regressar aos (mais seguros) depósitos a prazo. Com comissões incluídas

Sr_SNiper Escreveu:Já foi tantas vezes discutido aqui os preçários.
Hoje em dia já não se paga custódia de títulos... por amor de Deus, se querem deitar dinheiro fora deiam-me a mim os 10EUR por trimestres.
Eu sei qeu toda a gente diz que o mundo vai acabar em Portugal, e que o abismo está aí e que só um louco compra obrigações nacionais, pois bem, não é o que o mercado pensa, e nisto, nada como ir ao sabor do mercado. Já tive OT´s 2012, 2013, tenho Parpublica, OT´s 2019 e OT´s 2021 e dormo tranquilo, os gráficos dizem que as cutações são para cima e como não são as vozes do apocalipse que me dão a guita, prefiro ignorar. Para rendibilidades de 6% meto no PrivantBank que depois das comissões de compra e venda e cupão das obrigações, o Privat dâ-me a mesmna rendibilidade
As Ot's 2021 por exemplo, simulando com a cotação de ontem, ainda dão cerca de 7,3% liquidos (presumindo mais-valias a 25%)
Esses 6% no Privat serão brutos, o que dará 4,5% líquidos
Não é bem a mesma coisa.....
- Registado: 29/11/2007 11:30
majomo Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Tem que se concordar.... a fase do pânico nas OT´s já passou, mas ganhar 10% ao ano com as OT´s de maior maturidade parece-me uma coisa muito simples de acontecer, e falo só em 10%.
Claro que se pode ganhar mais um dia no BPI.
Ao dia de hoje, nem 9% consegues...
Não estou a falar de YTM, estou a falar de comprares as de 2012, a 80% com cupão de 4,9% e daqui a um ano elas estarem a 86%, mais o cupão de 4,9% ainda ganhas mais de 10% ao ano.
majomo Escreveu:Ao dia de hoje, nem 9% consegues...
Nem 9%? Dizes isso com fosse fosse pouco. O pessoal tá maluco? Viciaram-se nas tx. altas foi? Agora é que elas começam a ter um risco aceitável para mim. Umas 2023 ou assim.

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Sr_SNiper Escreveu:Tem que se concordar.... a fase do pânico nas OT´s já passou, mas ganhar 10% ao ano com as OT´s de maior maturidade parece-me uma coisa muito simples de acontecer, e falo só em 10%.
Claro que se pode ganhar mais um dia no BPI.
Ao dia de hoje, nem 9% consegues...
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-Devo usar STOP's