Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Gráfico Actualizado e breve comentário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 2/1/2004 22:10

Hoje a sessão foi bastante estranha com diversas subidas intempestivas... Mas talvez o título onde esta sessão mais sobressaía seja o BCP.

Não pelo valor da subida em si, mas pelo facto de se tratar de um dos títulos com maior inércia e por se encontrar praticamente estagnado há várias sessões.

A vela de hoje coloca o BCP em cima da zona de resistência (1.82-1.85). O volume foi bastante razoável...

Se a resistência vier a ser quebrada de forma clara e credível, o BCP ficará em excelente situação técnica.
Anexos
bcp-20040102a.png
bcp-20040102a.png (23.46 KiB) Visualizado 1492 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 10/12/2003 15:03

O meu sentimento no BCP continua muito moderado e cada vez mais neutro. O cenário que ponderei no dia 27 (neste tópico) do BCP estar a entrar num período desinteressante semelhante ao que dominou a EDP nos últimos meses vai fazendo cada vez mais sentido: a volatilidade e o volume na BCP são cada vez mais fracos e o momentum está ausente do título...
Anexos
bcp-20031210a.png
bcp-20031210a.png (18.95 KiB) Visualizado 1568 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

A brincar, a brincar...

por Emanuel Santos » 4/12/2003 22:44

Já vamos com 5 velinhas brancas.
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

Re: .....

por JAS » 4/12/2003 21:06

sol Escreveu:Cheira a amargo de boca, JAS com esse pessimismo todo até parece teres despachado algumas!
A ver vamos, vai uma tripla.

Referes-te ao "moderadamente"? Quem disse isso foi o Marco...
2 cêntimos num dia de queda do PSI é bem bom.

Não sei onde foste ver "pessimismo" ou "amargo de boca"... Não vendi nenhumas.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

.....

por sol » 4/12/2003 19:50

Cheira a amargo de boca, JAS com esse pessimismo todo até parece teres despachado algumas!
A ver vamos, vai uma tripla.

Sol

Registado: 17/12/2002 10:41

BCP

por JAS » 4/12/2003 16:22

moderadamente... OK, vamos ver.
Num dia em que a EDP e a PTC caiem vai-se mudar muita gente para este cavalinho...

JAS

por MarcoAntonio » 4/12/2003 16:16

Discretamente, o BCP quebrou o range de consolidação e acelerou (ainda que ligeiramente).

A análise continua moderadamente bullish...
Anexos
bcp-20031204a.png
bcp-20031204a.png (19.23 KiB) Visualizado 1858 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 2/12/2003 1:46

Já houve quem o tivesse assinalado (o Cook, por exemplo) mas cá fica um gráfico do BCP que hoje fechou sobre a sua resistência de curtíssimo-prazo. Na quebra deste valor pode ganhar <i>momentum</i> e partir para os máximos relativos de novo. O volume recuperou nas duas últimas sessões...
Anexos
bcp-20031201a.png
bcp-20031201a.png (18.84 KiB) Visualizado 1979 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 27/11/2003 16:06

Falta-lhe a força e começa a faltar-lhe o volume também. A minha análise ao BCP é cada vez mais reservada, o título parece-me em consolidação entre o suporte horizontal e uma pequena resistência nos 1.71/1.73€...

Perda de <i>momentum</i>, perda de volume... e sinais adiados. Ainda assim, na dúvida, inclino-me mais para um cenário <i>bullish</i> enquanto o BCP se mantiver acima dos importantes suportes horizontais.

Esta situação apresenta algumas semelhanças com o que sucedeu com a EDP nos últimos meses e poderá também aqui ocorrer, depois de uma fase tecnicamente muito interessante, um período assinalável em que o BCP se apresente tecnicamente desinteressante...

Aliás, em termos de médio/longo-prazo, o BCP só voltará a dar um importante sinal na quebra da grande referência nos 1.82€!
Anexos
bcp-20031127a.png
bcp-20031127a.png (17.95 KiB) Visualizado 2117 vezes
bcp-20031127b.png
bcp-20031127b.png (21.5 KiB) Visualizado 2086 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 25/11/2003 15:25

A minha opinião relativamente ao BCP mantém-se moderadamente <i>bullish</i> apesar da quebra da LTa, dado que o título se manteve sempre acima do suporte horizontal.

O sentimento reforça-se acima dos 1,73€...
Anexos
bcp-20031125a.png
bcp-20031125a.png (18.19 KiB) Visualizado 2254 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/11/2003 2:00

MarcoAntonio Escreveu:...
Voltando a quebrar em baixa os 1.71€ porém, o <i>upswing</i> será então facilmente anulado e o BCP voltaria certamente aos suportes.

Como vinha defendendo, era importante que o BCP não quebrasse aquele pequeno suporte durante a consolidação. Quebrou e facilmente anulou o <i>upswing</i>...

Hoje acresceu uma má notícia: quebrou também a LT ascendente de médio-prazo.

Agora as boas notícias: o BCP não teve uma quebra acompanhada de volume (pelo que quebra de tão importante referência se torna duvidosa) e além deste ainda tem bem perto dois outros suportes de relevo - os 1.64€ (suporte horizontal de curto-prazo) e os 1.60€ (importante suporte horizontal com forte carga psicológica).

Em termos de curto/médio-prazo, a minha opinião embora agora mais reservada ainda é optimista. Na quebra dos suportes horizontais o cenário terá de ser revisto e o panorama técnico do BCP muda quase radicalmente...
Anexos
bcp-20031118a.png
bcp-20031118a.png (19.43 KiB) Visualizado 2359 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/11/2003 17:42

Mantém-se o comentário, fica o gráfico actualizado...
Anexos
bcp-20031111a.png
bcp-20031111a.png (19.29 KiB) Visualizado 2428 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 11/11/2003 2:25

E o BCP que não avança...

Bem, as considerações que faço no BCP são as seguintes: o movimento de alta de curtíssimo-prazo não foi invalidado embora esteja em perigo. Mas note-se o seguinte: o movimento é a favor de <i>trend</i> de medio-prazo e a queda é ligeiríssima e sem <i>momentum</i>, o que contrasta com as duas ou três sessões de alta anteriores.

Dependerá da perspectiva de <i>trading</i> de cada um, mas nestas circunstâncias, a deter/manter alguma posição, será longa, na minha opinião (ou então, nenhuma). No curtíssimo-prazo estou portanto moderadamente <i>bullish</i>. No médio-prazo estou <i>bullish</i> até ver (com atenção aos suportes ascendente e horizontais)...
Anexos
bcp-20031110a.png
bcp-20031110a.png (19.14 KiB) Visualizado 2554 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/11/2003 18:35

A sessão de hoje no BCP, uma pequena <i>doji</i>, não invalida o <i>upswing</i> e poderá não passar de uma pequena consolidação ao longa da subida.

Voltando a quebrar em baixa os 1.71€ porém, o <i>upswing</i> será então facilmente anulado e o BCP voltaria certamente aos suportes.
Anexos
bcp-20031107a.png
bcp-20031107a.png (23.87 KiB) Visualizado 2694 vezes
Imagem

Administrador Fórum

amigo

por Visitante » 6/11/2003 18:29

amigo esta a falar em 1.74??será??
isso e perfeitamente atingivel mesmo num dia normal
nem falando do dia especial que poderá acontecer amanha e no futuro, penso eu.
para mim agora so falo nos 1.84, ai esta uma prova de fogo.
Visitante

BCP

por Emanuel Santos2 » 6/11/2003 18:17

Na minha modesta opinião o BCP testará os 1.74, 50% de retracement da última descida verificada (1.84-1.64). Logicamente que o futuro ninguem adivinha, mas era este o objectivo da minha entrada e será por estes valores que estarei vendedor. Mais que isso tb não me parece que no curto prazo seja atingível...

Cumprimentos,

Emanuel Santos
Emanuel Santos2

BCP

por JAS » 6/11/2003 18:01

Independentemente do bom momento que o BCP atravessa haverá 2 factores a ter em conta que o poderão levar a quebrar facilmente a próxima resistêncai do 1,75.
- teremos amanhá a integração na bolsa europeia (ou numa amostra de bolsa europeia...). Se houver algum título beneficiado com esse facto ele pertencerá certamente ao lote das nossas 3 blue chips. Serão essas que poderão registar alguma procura por parte de investidores estrangeiros.
- dado que tanto a EDP como a PTC estão a gerar mais sinais de saída do que de entrada poderá haver uma migração de investidores dessas 2 para o BCP.

JAS

P.S. - Como é sabido a minha Carteira tem uma forte posição longa no BCP.

por Visitante » 6/11/2003 17:20

é bcp ganhou folego e voo ate1,80
boa viajem a todos
Visitante

por MarcoAntonio » 6/11/2003 17:05

O BPC teve hoje uma sessão algo discreta, sem volatilidade ou volume. Ainda assim realizou e fechou em novo máximo...

De resto, não há muito a acrescentar ao que já foi dito.
Anexos
bcp-20031106a.png
bcp-20031106a.png (21.64 KiB) Visualizado 2884 vezes
Imagem

Administrador Fórum

ok Marco...

por Scubawarrior » 5/11/2003 16:12

.... aceito a tua opinião como válida. De qq modo vou achar piada ao psi em contraciclo arrastado pelo bcp e outros títulos, aqui é uma questão de feeling.

Entendo como possível o teu cenário se recuar rápido, se passar 1,75 acho que faz duplo topo mas nos 2.20+-.

abração
scuba

Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!

Registado: 10/11/2002 1:03

por MarcoAntonio » 5/11/2003 15:50

Mas Scuba, ninguém falou em Fé...

Quanto ao padrão, sinceramente não concordo. Repara por exemplo nos movimento de Maio/Junho e nos de Junho/Julho...

No primeiro caso tivemos duas <i>legs</i> ascendentes identicas intercalas por uma pequena consolidação/retracção...

No segundo caso tivemos uma grande correcção que praticamente anulou o <i>leg</i> ascendente anterior (tal como ocorreu agora). Resultado... o BCP subiu bem até Setembro, onde entrou em consolidação muito pouco acima do máximo anterior.

Precisamente o que eu penso que mais provavelmente ocorrerá agora. Volto a dizer: para curtíssimo-prazo, os <i>targets</i> que apontaste são, em minha opinião, demasiado optimistas e não condizem com a dimensão dos <i>upswings</i> que o BCP tem vindo a realizar.
Imagem

Administrador Fórum

Marco não é uma questão de fé....

por Scubawarrior » 5/11/2003 15:37

....é o padrão desenvolvido que está mais do que válido até prova em contrário.
Mais, esta consolidação terá porventura sido a mais consistente em todo o rally(pela forma como colou e saiu da lta.)

Acrescento que algum optimismo nesta altura até é compreensivel dado o forte suporte técnico que o volume nas subidas tem imprimido em todo o movimento desenhado desde os mínimos.

Agora terei que ficar por aqui, mas mais se pode dizer quanto ao momento de bcp, se tiver tempo tentarei fundamentar melhor a minha opinião.

Amanha tudo pode voltar a ser mentira but so far so good....e antes de qq outro cenário é preciso invalidar este.

abraço
scuba

por MarcoAntonio » 5/11/2003 15:14

Não creio que o BCP seja capaz de desenvolver um movimento tão prolongado sem antes efectuar uma correcção ou uma consolidação. Nota que o último <i>upswing</i> foi praticamente todo anulado com a correcção que se lhe seguiu tendo o BCP voltado à «estaca zero» (ou seja, ao nível de suporte/resistência anterior).

Daí eu não considerar para já os valores que estás a enumerar pois parecem-me demasiado optimistas para o curtíssimo-prazo.

Mas vamos indo e vamos vendo...
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

marco tenho de discordar do target...

por Scubawarrior » 5/11/2003 15:06

....o mais lógico será um movimento com amplitude igual aos anteriores momentos de retração em plano ascendente. isto se conseguir sustentar este arranque desta consolidação recente.

O máximo relativo será a próxima resistência a ultrapassar sem dúvida Marco, mas o target deverá agora situra-se em valores entre os 2 e os 2.20 em minha opinião e seguindo o padrão desenvolvido..

cumps
scuba

BCP - Gráfico Actualizado e breve comentário

por MarcoAntonio » 5/11/2003 14:51

O BCP venceu os 1.68€ (resistência de curtíssimo prazo) e ganhou <i>momentum</i> atingindo rapidamente a zona dos 1.71€ (outra resistência de curtíssimo-prazo). Estas são contudo resistências de segundo plano...

Se o BCP vencer ainda esta barreira o <i>target</i> passará a ser então os máximos relativos atingidos em Outubro.

Entretanto, com esta reacção, quer a zona de suporte quer a LTa mantêm-se intactas. A tendência do BCP é ainda ascendente no médio-prazo...
Anexos
bcp-20031105a.png
bcp-20031105a.png (19.79 KiB) Visualizado 3113 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Anterior

Quem está ligado: