BCP - Gráfico Actualizado e breve comentário
Hoje a sessão foi bastante estranha com diversas subidas intempestivas... Mas talvez o título onde esta sessão mais sobressaía seja o BCP.
Não pelo valor da subida em si, mas pelo facto de se tratar de um dos títulos com maior inércia e por se encontrar praticamente estagnado há várias sessões.
A vela de hoje coloca o BCP em cima da zona de resistência (1.82-1.85). O volume foi bastante razoável...
Se a resistência vier a ser quebrada de forma clara e credível, o BCP ficará em excelente situação técnica.
Não pelo valor da subida em si, mas pelo facto de se tratar de um dos títulos com maior inércia e por se encontrar praticamente estagnado há várias sessões.
A vela de hoje coloca o BCP em cima da zona de resistência (1.82-1.85). O volume foi bastante razoável...
Se a resistência vier a ser quebrada de forma clara e credível, o BCP ficará em excelente situação técnica.
- Anexos
-
- bcp-20040102a.png (23.46 KiB) Visualizado 1482 vezes
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O meu sentimento no BCP continua muito moderado e cada vez mais neutro. O cenário que ponderei no dia 27 (neste tópico) do BCP estar a entrar num período desinteressante semelhante ao que dominou a EDP nos últimos meses vai fazendo cada vez mais sentido: a volatilidade e o volume na BCP são cada vez mais fracos e o momentum está ausente do título...
- Anexos
-
- bcp-20031210a.png (18.95 KiB) Visualizado 1558 vezes
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A brincar, a brincar...
Já vamos com 5 velinhas brancas.
Re: .....
sol Escreveu:Cheira a amargo de boca, JAS com esse pessimismo todo até parece teres despachado algumas!
A ver vamos, vai uma tripla.
Referes-te ao "moderadamente"? Quem disse isso foi o Marco...
2 cêntimos num dia de queda do PSI é bem bom.
Não sei onde foste ver "pessimismo" ou "amargo de boca"... Não vendi nenhumas.
JAS
Discretamente, o BCP quebrou o range de consolidação e acelerou (ainda que ligeiramente).
A análise continua moderadamente bullish...
A análise continua moderadamente bullish...
- Anexos
-
- bcp-20031204a.png (19.23 KiB) Visualizado 1848 vezes
Já houve quem o tivesse assinalado (o Cook, por exemplo) mas cá fica um gráfico do BCP que hoje fechou sobre a sua resistência de curtíssimo-prazo. Na quebra deste valor pode ganhar <i>momentum</i> e partir para os máximos relativos de novo. O volume recuperou nas duas últimas sessões...
- Anexos
-
- bcp-20031201a.png (18.84 KiB) Visualizado 1969 vezes
Falta-lhe a força e começa a faltar-lhe o volume também. A minha análise ao BCP é cada vez mais reservada, o título parece-me em consolidação entre o suporte horizontal e uma pequena resistência nos 1.71/1.73€...
Perda de <i>momentum</i>, perda de volume... e sinais adiados. Ainda assim, na dúvida, inclino-me mais para um cenário <i>bullish</i> enquanto o BCP se mantiver acima dos importantes suportes horizontais.
Esta situação apresenta algumas semelhanças com o que sucedeu com a EDP nos últimos meses e poderá também aqui ocorrer, depois de uma fase tecnicamente muito interessante, um período assinalável em que o BCP se apresente tecnicamente desinteressante...
Aliás, em termos de médio/longo-prazo, o BCP só voltará a dar um importante sinal na quebra da grande referência nos 1.82€!
Perda de <i>momentum</i>, perda de volume... e sinais adiados. Ainda assim, na dúvida, inclino-me mais para um cenário <i>bullish</i> enquanto o BCP se mantiver acima dos importantes suportes horizontais.
Esta situação apresenta algumas semelhanças com o que sucedeu com a EDP nos últimos meses e poderá também aqui ocorrer, depois de uma fase tecnicamente muito interessante, um período assinalável em que o BCP se apresente tecnicamente desinteressante...
Aliás, em termos de médio/longo-prazo, o BCP só voltará a dar um importante sinal na quebra da grande referência nos 1.82€!
- Anexos
-
- bcp-20031127a.png (17.95 KiB) Visualizado 2107 vezes
-
- bcp-20031127b.png (21.5 KiB) Visualizado 2076 vezes
A minha opinião relativamente ao BCP mantém-se moderadamente <i>bullish</i> apesar da quebra da LTa, dado que o título se manteve sempre acima do suporte horizontal.
O sentimento reforça-se acima dos 1,73€...
O sentimento reforça-se acima dos 1,73€...
- Anexos
-
- bcp-20031125a.png (18.19 KiB) Visualizado 2244 vezes
MarcoAntonio Escreveu:...
Voltando a quebrar em baixa os 1.71€ porém, o <i>upswing</i> será então facilmente anulado e o BCP voltaria certamente aos suportes.
Como vinha defendendo, era importante que o BCP não quebrasse aquele pequeno suporte durante a consolidação. Quebrou e facilmente anulou o <i>upswing</i>...
Hoje acresceu uma má notícia: quebrou também a LT ascendente de médio-prazo.
Agora as boas notícias: o BCP não teve uma quebra acompanhada de volume (pelo que quebra de tão importante referência se torna duvidosa) e além deste ainda tem bem perto dois outros suportes de relevo - os 1.64€ (suporte horizontal de curto-prazo) e os 1.60€ (importante suporte horizontal com forte carga psicológica).
Em termos de curto/médio-prazo, a minha opinião embora agora mais reservada ainda é optimista. Na quebra dos suportes horizontais o cenário terá de ser revisto e o panorama técnico do BCP muda quase radicalmente...
- Anexos
-
- bcp-20031118a.png (19.43 KiB) Visualizado 2349 vezes
Mantém-se o comentário, fica o gráfico actualizado...
- Anexos
-
- bcp-20031111a.png (19.29 KiB) Visualizado 2418 vezes
E o BCP que não avança...
Bem, as considerações que faço no BCP são as seguintes: o movimento de alta de curtíssimo-prazo não foi invalidado embora esteja em perigo. Mas note-se o seguinte: o movimento é a favor de <i>trend</i> de medio-prazo e a queda é ligeiríssima e sem <i>momentum</i>, o que contrasta com as duas ou três sessões de alta anteriores.
Dependerá da perspectiva de <i>trading</i> de cada um, mas nestas circunstâncias, a deter/manter alguma posição, será longa, na minha opinião (ou então, nenhuma). No curtíssimo-prazo estou portanto moderadamente <i>bullish</i>. No médio-prazo estou <i>bullish</i> até ver (com atenção aos suportes ascendente e horizontais)...
Bem, as considerações que faço no BCP são as seguintes: o movimento de alta de curtíssimo-prazo não foi invalidado embora esteja em perigo. Mas note-se o seguinte: o movimento é a favor de <i>trend</i> de medio-prazo e a queda é ligeiríssima e sem <i>momentum</i>, o que contrasta com as duas ou três sessões de alta anteriores.
Dependerá da perspectiva de <i>trading</i> de cada um, mas nestas circunstâncias, a deter/manter alguma posição, será longa, na minha opinião (ou então, nenhuma). No curtíssimo-prazo estou portanto moderadamente <i>bullish</i>. No médio-prazo estou <i>bullish</i> até ver (com atenção aos suportes ascendente e horizontais)...
- Anexos
-
- bcp-20031110a.png (19.14 KiB) Visualizado 2544 vezes
A sessão de hoje no BCP, uma pequena <i>doji</i>, não invalida o <i>upswing</i> e poderá não passar de uma pequena consolidação ao longa da subida.
Voltando a quebrar em baixa os 1.71€ porém, o <i>upswing</i> será então facilmente anulado e o BCP voltaria certamente aos suportes.
- Anexos
-
- bcp-20031107a.png (23.87 KiB) Visualizado 2684 vezes
BCP
Na minha modesta opinião o BCP testará os 1.74, 50% de retracement da última descida verificada (1.84-1.64). Logicamente que o futuro ninguem adivinha, mas era este o objectivo da minha entrada e será por estes valores que estarei vendedor. Mais que isso tb não me parece que no curto prazo seja atingível...
Cumprimentos,
Emanuel Santos
Cumprimentos,
Emanuel Santos
-
Emanuel Santos2
BCP
Independentemente do bom momento que o BCP atravessa haverá 2 factores a ter em conta que o poderão levar a quebrar facilmente a próxima resistêncai do 1,75.
- teremos amanhá a integração na bolsa europeia (ou numa amostra de bolsa europeia...). Se houver algum título beneficiado com esse facto ele pertencerá certamente ao lote das nossas 3 blue chips. Serão essas que poderão registar alguma procura por parte de investidores estrangeiros.
- dado que tanto a EDP como a PTC estão a gerar mais sinais de saída do que de entrada poderá haver uma migração de investidores dessas 2 para o BCP.
JAS
P.S. - Como é sabido a minha Carteira tem uma forte posição longa no BCP.
- teremos amanhá a integração na bolsa europeia (ou numa amostra de bolsa europeia...). Se houver algum título beneficiado com esse facto ele pertencerá certamente ao lote das nossas 3 blue chips. Serão essas que poderão registar alguma procura por parte de investidores estrangeiros.
- dado que tanto a EDP como a PTC estão a gerar mais sinais de saída do que de entrada poderá haver uma migração de investidores dessas 2 para o BCP.
JAS
P.S. - Como é sabido a minha Carteira tem uma forte posição longa no BCP.
O BPC teve hoje uma sessão algo discreta, sem volatilidade ou volume. Ainda assim realizou e fechou em novo máximo...
De resto, não há muito a acrescentar ao que já foi dito.
De resto, não há muito a acrescentar ao que já foi dito.
- Anexos
-
- bcp-20031106a.png (21.64 KiB) Visualizado 2874 vezes
ok Marco...
.... aceito a tua opinião como válida. De qq modo vou achar piada ao psi em contraciclo arrastado pelo bcp e outros títulos, aqui é uma questão de feeling.
Entendo como possível o teu cenário se recuar rápido, se passar 1,75 acho que faz duplo topo mas nos 2.20+-.
abração
Entendo como possível o teu cenário se recuar rápido, se passar 1,75 acho que faz duplo topo mas nos 2.20+-.
abração
scuba
Fear blind us the opportunity, greed blind us the danger!
- Registado: 10/11/2002 1:03
Mas Scuba, ninguém falou em Fé...
Quanto ao padrão, sinceramente não concordo. Repara por exemplo nos movimento de Maio/Junho e nos de Junho/Julho...
No primeiro caso tivemos duas <i>legs</i> ascendentes identicas intercalas por uma pequena consolidação/retracção...
No segundo caso tivemos uma grande correcção que praticamente anulou o <i>leg</i> ascendente anterior (tal como ocorreu agora). Resultado... o BCP subiu bem até Setembro, onde entrou em consolidação muito pouco acima do máximo anterior.
Precisamente o que eu penso que mais provavelmente ocorrerá agora. Volto a dizer: para curtíssimo-prazo, os <i>targets</i> que apontaste são, em minha opinião, demasiado optimistas e não condizem com a dimensão dos <i>upswings</i> que o BCP tem vindo a realizar.
Quanto ao padrão, sinceramente não concordo. Repara por exemplo nos movimento de Maio/Junho e nos de Junho/Julho...
No primeiro caso tivemos duas <i>legs</i> ascendentes identicas intercalas por uma pequena consolidação/retracção...
No segundo caso tivemos uma grande correcção que praticamente anulou o <i>leg</i> ascendente anterior (tal como ocorreu agora). Resultado... o BCP subiu bem até Setembro, onde entrou em consolidação muito pouco acima do máximo anterior.
Precisamente o que eu penso que mais provavelmente ocorrerá agora. Volto a dizer: para curtíssimo-prazo, os <i>targets</i> que apontaste são, em minha opinião, demasiado optimistas e não condizem com a dimensão dos <i>upswings</i> que o BCP tem vindo a realizar.
Marco não é uma questão de fé....
....é o padrão desenvolvido que está mais do que válido até prova em contrário.
Mais, esta consolidação terá porventura sido a mais consistente em todo o rally(pela forma como colou e saiu da lta.)
Acrescento que algum optimismo nesta altura até é compreensivel dado o forte suporte técnico que o volume nas subidas tem imprimido em todo o movimento desenhado desde os mínimos.
Agora terei que ficar por aqui, mas mais se pode dizer quanto ao momento de bcp, se tiver tempo tentarei fundamentar melhor a minha opinião.
Amanha tudo pode voltar a ser mentira but so far so good....e antes de qq outro cenário é preciso invalidar este.
abraço
Mais, esta consolidação terá porventura sido a mais consistente em todo o rally(pela forma como colou e saiu da lta.)
Acrescento que algum optimismo nesta altura até é compreensivel dado o forte suporte técnico que o volume nas subidas tem imprimido em todo o movimento desenhado desde os mínimos.
Agora terei que ficar por aqui, mas mais se pode dizer quanto ao momento de bcp, se tiver tempo tentarei fundamentar melhor a minha opinião.
Amanha tudo pode voltar a ser mentira but so far so good....e antes de qq outro cenário é preciso invalidar este.
abraço
scuba
Não creio que o BCP seja capaz de desenvolver um movimento tão prolongado sem antes efectuar uma correcção ou uma consolidação. Nota que o último <i>upswing</i> foi praticamente todo anulado com a correcção que se lhe seguiu tendo o BCP voltado à «estaca zero» (ou seja, ao nível de suporte/resistência anterior).
Daí eu não considerar para já os valores que estás a enumerar pois parecem-me demasiado optimistas para o curtíssimo-prazo.
Mas vamos indo e vamos vendo...

Daí eu não considerar para já os valores que estás a enumerar pois parecem-me demasiado optimistas para o curtíssimo-prazo.
Mas vamos indo e vamos vendo...

marco tenho de discordar do target...
....o mais lógico será um movimento com amplitude igual aos anteriores momentos de retração em plano ascendente. isto se conseguir sustentar este arranque desta consolidação recente.
O máximo relativo será a próxima resistência a ultrapassar sem dúvida Marco, mas o target deverá agora situra-se em valores entre os 2 e os 2.20 em minha opinião e seguindo o padrão desenvolvido..
cumps
O máximo relativo será a próxima resistência a ultrapassar sem dúvida Marco, mas o target deverá agora situra-se em valores entre os 2 e os 2.20 em minha opinião e seguindo o padrão desenvolvido..
cumps
scuba
BCP - Gráfico Actualizado e breve comentário
O BCP venceu os 1.68€ (resistência de curtíssimo prazo) e ganhou <i>momentum</i> atingindo rapidamente a zona dos 1.71€ (outra resistência de curtíssimo-prazo). Estas são contudo resistências de segundo plano...
Se o BCP vencer ainda esta barreira o <i>target</i> passará a ser então os máximos relativos atingidos em Outubro.
Entretanto, com esta reacção, quer a zona de suporte quer a LTa mantêm-se intactas. A tendência do BCP é ainda ascendente no médio-prazo...
Se o BCP vencer ainda esta barreira o <i>target</i> passará a ser então os máximos relativos atingidos em Outubro.
Entretanto, com esta reacção, quer a zona de suporte quer a LTa mantêm-se intactas. A tendência do BCP é ainda ascendente no médio-prazo...
- Anexos
-
- bcp-20031105a.png (19.79 KiB) Visualizado 3103 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Ano nimus, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], lito, m-m, malakas, Manchini888, maturidade, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Shimazaki_2, trilhos2006, ze couves e 375 visitantes