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Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 25/7/2012 14:11

joaoventura Escreveu:
artista Escreveu:Chiça, mais um pouco e atingia o target que apontei em menos de uma hora! :shock:


Entraste curto, pois.. 8-)


Infelizmente nunca me meti nisso! :|

Jerónimo Martins assumiu perda de 10 milhões com descontos do 1º de Maio


Não sei como é que isto é possível sem terem feito dumping?! :roll: :roll:
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por epinay » 25/7/2012 10:58

já recuperou bem!
 
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por richardj » 25/7/2012 10:55

bah...

olhando melhor, o cambio não ajudou nada, comeu quase 50% dos crescimentos em quase toda a linha

volume 7,5% 12,3%

EBITDA 5,0% 10,6%

resultado liquido 5,6% 13,2%
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por nook » 25/7/2012 10:40

Jerónimo Martins cai quase 10% após cortar previsões para as vendas na Polónia
25 Julho 2012 | 09:51
Hugo Paula - hugopaula@negocios.pt


As acções da Jerónimo Martins estão a negociar em forte queda depois de a retalhista ter divulgados os resultados do primeiro semestre e de ter anunciado uma redução da estimativa de crescimento das vendas na Polónia.

Os títulos da dona do Pingo Doce seguem a desvalorizar 6,78% para 11,61 euros por acção e chegaram mesmo a desvalorizar 9,63% para 11,255 euros por acção. Uma desvalorização que é a maior desde Abril de 2010, segundo a Bloomberg.

A pressionar as acções da retalhista liderada por Pedro Soares dos Santos estão as vendas da Biedronka. A unidade polaca do grupo viu o crescimento comparável das vendas abrandar para 4,7% no segundo trimestre, o que compara com um avanço de 9,5% no primeiro trimestre do ano.

No primeiro semestre as vendas totais da Biedronka ficaram 18% acima das registadas no período homólogo mas a cotada disse que deverá falhar a meta de crescimento das vendas comparáveis na Polónia acima de 10% em 2012. A margem do EBITDA deverá estabilizar em linha ou logo abaixo da registada no ano passado.

Além disso, o resultado líquido de 151,9 milhões de euros do primeiro semestre (crescimento homólogo de 5,6%) fica aquém do consenso dos analistas consultados pela Bloomberg, que apontavam para lucros de 158,6 milhões de euros. O BPI Equity Research e o BES Investimento consideraram “fracos” os resultados dos três meses que terminaram a 30 de Junho, com a maioria dos analistas a citar pela negativa o abrandamento das vendas na Polónia.

O BPI estima uma revisão em baixa das previsões de resultados para a Jerónimo Martins, quantificando já entre 3 a 5% ao nível dos lucros por acção.
As vendas totais subiram 7,5% para 5,108 mil milhões de euros, um valor que representa um aumento de 12,3% excluindo as flutuações cambiais. O EBITDA aumentou de forma menos forte, subindo em 5% para 326,5 milhões de euros, o que conduziu a margem EBITDA a cair 0,1 pontos percentuais, para 6,4%.

No comunicado com a apresentação de resultados, a Jerónimo Martins admite que “o recente abrandamento do crescimento da economia polaca levou também a um desacelerar das vendas de retalho alimentar no mercado polaco", o que teve "impacto no desempenho da Biedronka no trimestre”.

Nas perspectivas para este ano, onde admite que vai falhar as metas para o ano na Polónia, a Jerónimo Martins mantém a confiança que "a capacidade de execução da Biedronka, com forte controlo sobre os custos e melhorias dos níveis de eficiência levará a que um ligeiro abrandamento do crescimento das vendas não tenha um impacto material ao nível dos resultados e do cash flow esperados para o ano".

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=570065






Jerónimo Martins assumiu perda de 10 milhões com descontos do 1º de Maio
25 Julho 2012 | 09:30
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt


Campanha permitiu ao Pingo Doce aumentar as vendas mas teve forte impacto no EBITDA da cadeia de supermercados.

A Jerónimo Martins apresentou hoje os resultados do primeiro semestre, onde pela primeira vez revela o impacto nas contas do desconto realizado no dia 1 de Maio, quando vendeu os produtos a 50% do preço habitual.

No comunicado com a apresentação de resultados, enviado à CMVM, a Jerónimo Martins diz que esta campanha representou um custo extraordinário de cerca de 10 milhões de euros, que teve como objectivo o “objectivo de reforçar a sua marca e posição competitiva no mercado”.

Em vez de custo, a Jerónimo Martins prefere classificar a iniciativa como investimento. “Este investimento levou a um aumento significativo de notoriedade da marca e, em conjunto com as campanhas promocionais em implementação, espera-se que leve as vendas a crescer acima do mercado”, refere o comunicado.

Os números do segundo trimestre mostram que o Pingo Doce conseguiu inverter a tendência de queda das vendas. Na cadeia de supermercados as vendas cresceram 6,1% no total e 2,4% em termos comparáveis, “o que, num mercado que registou uma queda de 2,4% em Abril e Maio, reflecte um crescimento da quota de mercado”, assinala o Pingo Doce. No conjunto do semestre as vendas do Pingo Doce subiram 4,7%.

Se o impacto nas vendas foi positivo, nos indicadores de rentabilidade operacional o efeito foi o inverso. O EBIDTA do grupo aumentou 5% (devido ao crescimento da unidade polaca Biedronka), mas a margem EBITDA recuou 0,1 pontos percentuais para 6,4%.

Tendo em conta apenas o Pingo Doce, o EBITDA caiu 14,2% para 64 milhões de euros, uma queda que a empresa atribui directamente aos descontos no 1º de Maio. Já a margem EBITDA da cadeia de supermercados caiu de 5,3% no primeiro semestre de 2011 para 4,4% nos primeiros seis meses deste ano.

Apesar deste impacto negativo nas contas, a Jerónimo Martins manter “o reforço do seu posicionamento de preço e da sua posição competitiva no mercado”, esperando que “a estratégia continue a suportar o desempenho de vendas com o LFL [variação das vendas comparáveis] em terreno positivo”.


Marca própria ganha peso

No comunicado distribuído à imprensa, a Jerónimo Martins reforça o posicionamento de aumento das vendas, mesmo assumindo a perda de rentabilidade. O objectivo passa por manter o “foco em estimular o crescimento das vendas e o fortalecimento da marca Pingo Doce, mesmo admitindo que este esforço tenha impacto negativo na margem EBITDA da Companhia, no ano”.

A empresa assinala que no primeiro semestre, “assistiu-se ao ajustamento do consumidor a uma situação de diminuição do seu rendimento disponível em resultado de cortes nos salários, redução dos apoios sociais, aumento dos impostos directos e indirectos e da taxa de desemprego”, concluindo-se que “os portugueses passaram a incluir mais produtos de marca própria no seu cabaz e reduziram as suas compras nas categorias que sofreram aumento do IVA.”

Segundo os números do Pingo Doce, o peso da Marca Própria no total das vendas aumentou de 41,4%, no final de 2011, para 43,1% no primeiro semestre do ano.

Ainda em relação à campanha de descontos do 1º de Maio, o Pingo Doce destaca que este teve uma “vasta cobertura mediática”, com a publicação de mais de duas mil notícias em 30 dias, e “mereceu grande aceitação por parte dos consumidores, comprovada pelos estudos de mercado realizados por diversas empresas”.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=570061
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por joaoventura » 25/7/2012 10:01

artista Escreveu:Chiça, mais um pouco e atingia o target que apontei em menos de uma hora! :shock:


Entraste curto, pois.. 8-)
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por artista_ » 25/7/2012 9:41

artista Escreveu:... a tendência dominante mantêm-se de alta mas a quebra deste "fundo" colocou o título em "alerta laranja". Uma vinda ao suporte dos 10.70 não surpreenderá...


Chiça, mais um pouco e atingia o target que apontei em menos de uma hora! :shock:
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por JPinela » 25/7/2012 9:08

rfm73 Escreveu:
JPinela Escreveu:bem, era motivo para este drama todo?
alguém me pode tentar dar uma explicação?

isto é impressionante...


O RL até saiu acima do previsto...

"O lucro da retalhista nacional Jerónimo Martins, dona da cadeia Pingo Doce, deverá ter subido 3,4% para 90 milhões de euros, segundo a média das estimativas dos analistas consultados na ‘poll' da Reuters."


Todavia a quebra do suporte e entrada numa zona vazia... quase que foi ao famigerado 10,90...

deixo o gráfico:


hum.... ok. :\ pronto. a quebra do suporte por numeros abaixo do esperado e talvez o abrandar do crescimento na polonia, parece uma boa (minima suposta) razão.

thanks rfm.
abr,
pinela
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por nook » 25/7/2012 8:29

Lucros da Jerónimo Martins aumentam 5,6% no semestre (act)
25 Julho 2012 | 07:51
Nuno Carregueiro - nc@negocios.pt
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O crescimento na Polónia está a abrandar, enquanto a campanha de descontos no Pingo Doce penalizou a margem EBITDA.

A Jerónimo Martins anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre aumentaram em 5,6% para 151,9 milhões de euros, com a empresa a beneficiar com o crescimento verificado na Polónia, onde as vendas e o EBITDA continuam a crescer a dois dígitos.

As vendas totais subiram 7,5% para 5,108 mil milhões de euros, um valor que representa um aumento de 12,3% excluindo as flutuações cambiais. O EBITDA aumentou de forma menos forte, subindo em 5% para 326,5 milhões de euros.

A margem EBITDA desceu 0,1 pontos percentuais, para 6,4%, uma queda que a empresa atribui ao “forte investimento em campanhas promocionais” no Pingo Doce. A cadeia de supermercados portuguesa, que pesa menos de 30% vendas da Jerónimo Martins, efectuou uma desconto de 50% em todos os produtos no dia 1 de Maio, repetindo depois campanhas menos agressivas, o que penalizou as margens da empresa.

Polónia abranda

Tal como nos anos anterior, a Biedronka continua a ser o principal motor de crescimento da Jerónimo Martins. As vendas da Jerónimo Martins em território polcado aumentaram 18% e o EBITDA subiu 25%.

Apesar de a Polónia continuar a crescer a dois dígitos nas vendas e EBITDA, os números da Biedronka mostra um abrandamento.

Olhando apenas para o segundo trimestre, o crescimento comparável das vendas da Biedronka foi de 4,7%, o que compara com um aumento de 20% no período homólogo

“O recente abrandamento do crescimento da economia polaca levou também a um desacelerar das vendas de retalho alimentar no mercado polaco cujo crescimento passou de 9.5%, acumulado a Março, para 6.5% no fim de Maio, também com impacto no desempenho da Biedronka no trimestre”, admite a empresa no comunicado.

“Mesmo num contexto de desaceleração do crescimento económico, a força do modelo de negócio da Biedronka, na Polónia, e a sua clara posição de liderança no mercado justificam a minha confiança na capacidade da companhia para continuar a entregar uma sólida evolução de vendas e resultados”, diz o CEO da Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos, acrescentando que o “forte desempenho” da empresa na Polónia, “permite-nos confirmar a perspectiva positiva para o ano de 2012, em termos de crescimento de vendas e de resultados”.

Pingo Doce penaliza margens

Quanto à actividade em Portugal, Pedro Soares dos Santos diz em comunicado que “fizemos, no segundo trimestre, um importante investimento com o objectivo de reforçar a nossa competitividade de longo prazo”, sendo que “o crescimento de vendas e de quota de mercado, que já se está a verificar, mantem-se como importante prioridade estratégica”.

Nas lojas Pingo Doce as vendas aumentaram 4,2% no semestre, para 1,46 mil milhões de euros, sendo que em termos comparáveis (o mesmo número de lojas do ano passado e sem combustíveis) as vendas subiram 0,5%.

O crescimento das vendas do Pingo Doce é mais visível no segundo trimestre, período em que iniciou a campanha de descontos. De Abril a Junho as receitas subiram 6,1% no total e 2,4% em termos comparáveis, o que leva a empresa a afirmar que a sua quota de mercado aumentou.

Contudo esta campanha teve um impacto negativo no EBITDA gerado pelo Pingo Doce, que desceu 14,2% no semestre, atingindo 64 milhões de euros.

No primeiro semestre a Jerónimo Martins investiu 197 milhões de euros, tendo alocado 87% deste total à Polónia.

A dívida líquida consolidada reduziu-se em 152 milhões de euros para 352 milhões de euros.

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por nook » 25/7/2012 8:23

JPinela Escreveu:bem, era motivo para este drama todo?
alguém me pode tentar dar uma explicação?

isto é impressionante...


O RL até saiu acima do previsto...

"O lucro da retalhista nacional Jerónimo Martins, dona da cadeia Pingo Doce, deverá ter subido 3,4% para 90 milhões de euros, segundo a média das estimativas dos analistas consultados na ‘poll' da Reuters."


Todavia a quebra do suporte e entrada numa zona vazia... quase que foi ao famigerado 10,90...

deixo o gráfico:
Anexos
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Editado pela última vez por Visitante em 25/7/2012 8:31, num total de 1 vez.
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por JPinela » 25/7/2012 8:11

bem, era motivo para este drama todo?
alguém me pode tentar dar uma explicação?

isto é impressionante...
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por JPinela » 25/7/2012 8:05

JPinela Escreveu:Lucros da Jerónimo Martins aumentam 5,6% no semestre
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=570053

entretanto, está a fazer o favor de cair quase 4% logo na abertura.......
eu diria que o bull-mode está finito. :(

abr,
pinela.


correcção........ + de 5% :shock: :shock: :shock: :shock:

correcção outra vez.... 7% :cry: :cry: :cry:

fonics...

novamente..... quase 10% :roll: :roll: :roll:
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por JPinela » 25/7/2012 8:04

Lucros da Jerónimo Martins aumentam 5,6% no semestre
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=570053

entretanto, está a fazer o favor de cair quase 4% logo na abertura.......
eu diria que o bull-mode está finito. :(

abr,
pinela.
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por artista_ » 25/7/2012 0:40

Por acaso estive hoje a dar uma vista de olhos nos gráficos do Psi (ultimamente só o tenho feito de vez em quando) e reparei que a situação da JMT ficou algo preocupante com a quebra dos 13.30... a tendência dominante mantêm de alta mas a quebra deste "fundo" colocou o título em "alerta laranja". Uma vinda ao suporte dos 10.70 não surpreenderá...

No fundo concordo com a análise do Elias! :)
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por Elias » 25/7/2012 0:21

rsacramento Escreveu:vejo as linhas, mas falta-me perceber onde nasceram, por assim dizer...


são suportes de mais curto prazo.

rsacramento Escreveu:100 semanas é plurianual (50 não)

é usual na indústria ir-se buscar uma mm de 200 dias para determinar o estado bull/bear de um papel; ora ir buscar uma mm de 500 sessões para definir uma tendência que pode existir por pouco mais de 6 meses...


ok já percebi o teu ponto.

A questão para mim é esta: a JMT está em tendência ascendente desde 2003 (longo prazo) e a quebra da MM de 50 ou até de 100 semanas não pôs em causa a tendência de longo prazo. Eu escrevi que estava bear de médio prazo na medida em que fez o seu último máximo relativo há 3 meses, adicionalmente a MACD semanal está negativa. Mas admito que os conceitos de 'médio prazo' e 'longo prazo' sejam algo subjectivos.

De qualquer forma, tu não pediste que especificasse o prazo por isso fiz a meu belprazer :P
 
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por rsacramento » 25/7/2012 0:10

Elias Escreveu:vê por favor o gráfico anexo


vejo as linhas, mas falta-me perceber onde nasceram, por assim dizer...

Elias Escreveu:plurianuais? como assim? isto são médias semanais


100 semanas é plurianual (50 não)

é usual na indústria ir-se buscar uma mm de 200 dias para determinar o estado bull/bear de um papel; ora ir buscar uma mm de 500 sessões para definir uma tendência que pode existir por pouco mais de 6 meses...
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por Elias » 25/7/2012 0:03

rsacramento Escreveu:onde é que vais buscar os 13.3 e os 14.2?


vê por favor o gráfico anexo

rsacramento Escreveu:uma nota: é com MMs plurianuais que avalias o médio prazo? :shock:


plurianuais? como assim? isto são médias semanais
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por rsacramento » 24/7/2012 23:35

Elias Escreveu:a pedido do rsacramento aqui ficam umas notas sobre a JMT.

Em termos de longo prazo, o título está bull - apesar da recente correcção a tendência primária é ascendente. Um fecho abaixo semanal de 10,70 poderá levar-me a considerar que a tendência de longo prazo se inverteu.

No médio prazo a situação é claramente bearish, com quebra das médias de 50 e 100 semanas e a cotação praticamente em mínimos do ano. Com um fecho semanal acima de 13,30 ficarei neutro e com um fecho semanal acima de 14,20 ficarei bull de médio prazo.

Não tenho qualquer posição neste título e não tenho qualquer intenção de vir a ter nos próximos tempos. Considerarei longos acima dos 14,20.

em primeiro lugar obrigado :)

onde é que vais buscar os 13.3 e os 14.2?

uma nota: é com MMs plurianuais que avalias o médio prazo? :shock: (já sei, já te estou a ouvir: se todos pensassem da mesma maneira, bla bla :wink:)
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por Elias » 24/7/2012 18:14

a pedido do rsacramento aqui ficam umas notas sobre a JMT.

Em termos de longo prazo, o título está bull - apesar da recente correcção a tendência primária é ascendente. Um fecho abaixo semanal de 10,70 poderá levar-me a considerar que a tendência de longo prazo se inverteu.

No médio prazo a situação é claramente bearish, com quebra das médias de 50 e 100 semanas e a cotação praticamente em mínimos do ano. Com um fecho semanal acima de 13,30 ficarei neutro e com um fecho semanal acima de 14,20 ficarei bull de médio prazo.

Não tenho qualquer posição neste título e não tenho qualquer intenção de vir a ter nos próximos tempos. Considerarei longos acima dos 14,20.
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por Figueiraa1 » 24/7/2012 17:53

rsacramento Escreveu:andre_ferreira: tens de editar a imagem, retirando-lhe a vírgula do nome, de modo a que assim todos a possam visualizar

quem tem chrome, tal como está, não a vê


Obrigado Rsacramento, utilizo o chrome.
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por rsacramento » 24/7/2012 17:48

andre_ferreira: tens de editar a imagem, retirando-lhe a vírgula do nome, de modo a que assim todos a possam visualizar

quem tem chrome, tal como está, não a vê
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por andre_ferreira » 24/7/2012 17:28

richardj Escreveu:alguém pode por um gráfico actualizado com o RSI?
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por richardj » 24/7/2012 14:53

alguém pode por um gráfico actualizado com o RSI?
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por serpim1 » 24/7/2012 14:37

tncm Escreveu:Meus amigos, face à possibilidade de resultados positivos, bons fundamentais e dívida controlada, porque é que não há interesse comprador hoje??? É que a verificarem-se esses pressupostos, a acção está no "ponto" para comprar/reforçar.
Para mim há gato!


Acho que o pessoal está espectante com o que irá acontecer nos proximos dias, ou seja até onde vão as quedas, o volume está +/- normal para o meio da sessão, mas tambem influenciado pela indefinição
 
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por serpim1 » 24/7/2012 14:34

Em relação á AT, consigo ver uma linha que serviu varias vezes de suporte e resistencia por volta dos 12.40, acredito que vá servir novamente de suporte se os resultados forem interessantes, a queda momentania de hoje julgo que se prendeu mais com o disparar de Stops
 
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por tncm » 24/7/2012 14:29

Meus amigos, face à possibilidade de resultados positivos, bons fundamentais e dívida controlada, porque é que não há interesse comprador hoje??? É que a verificarem-se esses pressupostos, a acção está no "ponto" para comprar/reforçar.
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