Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por FGRACIA3 » 9/5/2012 12:06

BPI prevê que BES lucre 26 milhões no primeiro trimestre
09 Maio 2012 | 11:32
Sara Antunes - saraantunes@negocios.pt
Partilhar
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 0 VotosTamanho

O BES deverá apresentar lucros trimestrais de 26 milhões, nos primeiros três meses do ano, num período em que a margem financeira também deverá registar melhorias. Os analistas do BPI realçam que o BES é o banco melhor posicionado para ganhar quota de mercado assim que a economia começar a recuperar.
Os analistas do BPI estimam que o BES registe um lucro de 26 milhões de euros, o que corresponde a uma quebra de 64% face ao mesmo período do ano passado, mas representa uma melhoria quando comparado com os prejuízos de 280 milhões de euros observados no último trimestre do ano passado. Os resultados do banco serão conhecidos a 15 de Maio.

No que respeita à margem financeira, o BPI prevê que esta cresça 12% em termos homólogos, mas que fique 12% abaixo dos números do último trimestre, já que os analistas esperam "uma queda nas operações internacionais".

A margem financeira deverá ser pressionada também pelos custos associados aos depósitos, adiantam. Esta pressão tem afectado as margens dos bancos, já que as instituições começaram a aumentar os juros dos depósitos de forma a atrair mais poupanças das famílias.

O BPI prevê também que a exposição do BES ao Banco Central Europeu (BCE) tenha aumentado em 1,3 mil milhões de euros para um total de 10 mil milhões.

As receitas do banco liderado por Ricardo Salgado deverão cair 3%, com as comissões de negociação a caírem 34%.

Os analistas Carlos Peixoto e Gonçalo Guarda Garcia realçam que a operação de aumento de capital realizada pelo BES, e que retira pressão sobre o banco porque afasta a entrada do Estado no seu capital, "deixa o banco numa posição privilegiada para ganhar quota de mercado assim que a recuperação económica portuguesa começar".

O BPI "mantém uma visão positiva" sobre o BES, com uma recomendação de "comprar" e um preço-alvo de 0,85 euros.

As acções do BES recuam 0,63% para 0,631 euros.

Será por causa desta notícia que hoje as ações do BES começaram a cair tanto? :evil:

Registado: 23/1/2008 5:01

nao é um grande negócio

por bioinvest » 9/5/2012 9:15

nao é um grande negócio... mas espero vir a ser!! eu comprei mais barato 8-) acho que a 0,58 no 25 de abril, mas com as taxas e coisa e tal :evil: , para não ter prejuizo tenho que as vender as 0,61... o meu objectivo foi mais para exprimentar nao espero ter grandes lucros mas tambem nao quero prejuizos :roll: foi mais para ver como isto da bolsa funciona e tentar ganhar uns trocozitos... ja tive a perder mas agora está no bom caminho...

P.S. Mas antes de exprimentar li umas coisitas... não o fiz a toa... :P :mrgreen:

cumprimentos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :P :)

Registado: 29/4/2012 22:46

QUE GRANDE NEGOCIO

por antmansous » 8/5/2012 19:53

bioinvest

429X0,07: espéro que vedas a cima.
BN

Registado: 23/11/2011 10:16

por bioinvest » 8/5/2012 19:36

boa tarde...

Eu comprei 429 acçoes e para nao ter prejuizo tenho que as vender as 0,60 euros... estou a espera que subam até aos 0,67 euros no minimo para vender... que acham... tinha um dinheirinho de lado e decidi exprimentar...

cumprimentos

Registado: 29/4/2012 22:46

por BearManBull » 8/5/2012 18:39

Gogool Escreveu:
FGRACIA3 Escreveu:Ulisses, tem razão, mas tenho tido alguma sorte cada vez que compro duas semanas antes dos resultados....
e acredito que nestes dias vai subir bastante, dependendo é obvio da Eurropa.. :lol:

Será o efeito sell in may and go away?
Pessoalmente, só acho que funciona em bull market...
Em bear market, é possivel, mas não em 'may' do mesmo ano.

Ou se calhar, já ninguem liga a estas velhas maximas e vende-se quanto se acha que se tem de vender...

Eu sei é o que o mês de Agosto no ano passado foi um verdadeiro calvário o pessoal vai de férias quando vaia a dar por ela está em queda livre...

Já a entrada que fiz na última semana de 2011 acabou por me trazer os melhores tradings que já fiz.

Isto tem alguma lógica e está "verificado" estatisticamente. Claro que não se pode levar á letra mas se os indicadores derem sinal de compra ou venda nessas alturas é mais um elemento a ter em conta.

Já agora gráficos! Que é disso que o fórum vive! Resistência nos 0,622 a tornar-se suporte! Bom sinal! Volume a decrescer, enfim... O cenário de Reverse Island continua válido (teoricamente possível mas parece-me complicado fazer um gap up nas próximas sessões...)
Anexos
B.ESPIRITO SANTO big.png
B.ESPIRITO SANTO big.png (17.05 KiB) Visualizado 4214 vezes
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (14.63 KiB) Visualizado 4232 vezes

Registado: 15/2/2011 11:59

por Gogool » 8/5/2012 16:38

FGRACIA3 Escreveu:Ulisses, tem razão, mas tenho tido alguma sorte cada vez que compro duas semanas antes dos resultados....
e acredito que nestes dias vai subir bastante, dependendo é obvio da Eurropa.. :lol:

Será o efeito sell in may and go away?
Pessoalmente, só acho que funciona em bull market...
Em bear market, é possivel, mas não em 'may' do mesmo ano.

Ou se calhar, já ninguem liga a estas velhas maximas e vende-se quanto se acha que se tem de vender...

Registado: 29/11/2007 3:38

por FGRACIA3 » 8/5/2012 12:29

Obrigado pela tua opinião ulisses.

por Ulisses Pereira » 8/5/2012 12:24

Mas acredita que é sorte porque não há nenhuma correlação comprovada entre esses dois acontecimentos. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por FGRACIA3 » 8/5/2012 12:19

Ulisses, tem razão, mas tenho tido alguma sorte cada vez que compro duas semanas antes dos resultados....

por Ulisses Pereira » 8/5/2012 12:12

fgarcia, se isso fosse assim, era fácil ganhar dinheiro na Bolsa portuguesa. E não é.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por FGRACIA3 » 8/5/2012 12:01

porque normalmente quando estamos perto de resultados, as açoes sobem bastante. :lol:

por empirestate » 8/5/2012 11:57

FGRACIA3 Escreveu:Bom dia. O que se passa com o BES que não quer arrancar para norte? :evil:

Quais são as razões que te levam a dizer que devia arrancar para norte (e não para sul)?
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por FGRACIA3 » 8/5/2012 11:27

Bom dia. O que se passa com o BES que não quer arrancar para norte? :evil:

por BlitzFerr » 6/5/2012 15:14

Pelo que tenho aqui:

11 de Maio - Data da liquidação financeira do exercício de direitos e data da liquidação financeira das novas acções, no âmbito de pedidos adicionais dos accionistas

11 de Maio - Data prevista para o registo do aumento do capital social no registo comercial

11 de Maio - Data prevista para a emissão das novas acções

14 de Maio - Data prevista para o início da negociação das novas acções em Bolsa

Registado: 9/6/2011 12:20

por MatildeSerrano » 6/5/2012 11:56

Quando se recebem as acções referente ao AC ?

Eu ainda não tenho as minhas.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Storgoff » 5/5/2012 16:42

FGRACIA3 Escreveu:Sinceramente, não acredito que o disparo do BES hoje, tenha a ver com o AC, pois se fosse por causa disso, já teria subido ontem. :shock:

Com toda a incerteza relativamente aos resultados das eleições em França e na Grécia, em principio foi apenas short cover de final de semana.

Pelo que me é dado ver neste momento o BES está a ser alvo de muito short selling na base do daytrading.
Muitos destes investidores não gostam de manter posições abertas durante os fds.

No entanto, na minha perspectiva a tendência no curto prazo será muito provavelmente de queda pelo menos até aos mínimos atingidos após o anuncio do AC

Registado: 21/5/2009 18:43

por FGRACIA3 » 4/5/2012 23:58

Sinceramente, não acredito que o disparo do BES hoje, tenha a ver com o AC, pois se fosse por causa disso, já teria subido ontem. :shock:

por MarcoAntonio » 4/5/2012 17:38

Sim, é isso. Em princípio o valor está correcto (o valor é tão insignificante que não me apetecia estar a fazer as contas... lol).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Re: Rateio

por futriber » 4/5/2012 17:32

MarcoAntonio Escreveu:
futriber1 Escreveu:
futriber1 Escreveu:Li algures, que a procura no AC exedeu a oferta em 30%. Isso quer dizer o quê?
-Pedi 1000 ações no rateio e vou ter 700.
-Pedi 1000 ações no rateio e vou ter 300.
-Nenhum está correta.

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp ... ews=179860

Conforme podes ler na notícia, o exercício dos direitos representa 99.3% das acções subscritas.

O rateio opera sobre os 0.7% restantes e é dividido por todos os que mostraram interesse no rateio, na directa proporção das acções pedidas (ou pelo menos é normalmente essa a regra).

Não contes com nenhuma acção no rateio, não te deve ser atribuida nenhuma (ou então recebes uma, não sei, tinha de estar a ver... seja como for o rateio é irrelevante).

Já fiz as contas e por cada 1000 ações devo ter 21. Isto se a minha matemática não falhou.

Registado: 29/11/2007 3:31

por MarcoAntonio » 4/5/2012 17:27

futriber1 Escreveu:
futriber1 Escreveu:Li algures, que a procura no AC exedeu a oferta em 30%. Isso quer dizer o quê?
-Nenhum está correta.

Conforme podes ler na notícia, o exercício dos direitos representa 99.3% das acções subscritas.

O rateio opera sobre os 0.7% restantes e é dividido por todos os que mostraram interesse no rateio, na directa proporção das acções pedidas (ou pelo menos é normalmente essa a regra).

Não contes com nenhuma acção no rateio, não te deve ser atribuida nenhuma (ou então recebes uma, não sei, tinha de estar a ver... seja como for o rateio é irrelevante).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por futriber » 4/5/2012 17:22

-Nenhum está correta.

Registado: 29/11/2007 3:31

por MarcoAntonio » 4/5/2012 17:21

lfhm Escreveu:
Porquê a admiração se consegues obter títulos com um valor inferior ao de mercado e ao das cotações anteriores? Não achas que isso é contraditório?

Pode ficar ligeiramente mais barato adquirir direitos mas é insignificante (num título como o BES que ainda tem bastante liquidez dificilmente a diferença passa dos 2%).

Para todos os efeitos alguém interessado pode comprar acções ordinárias do BES praticamente ao mesmo preço conforme disse no outro post.

lfhm Escreveu:
A não ser que esses direitos sejam vendidos por accionistas :idea: pois nem me lembrei dessa opção,
(...)

São estes os direitos que vão a negociação, não há mais nenhuns.

lfhm Escreveu:a questão é saber como ter acesso a esses direitos sem ser accionista e que no fim acabam por ser investidores privilegiados.

Não há privilégio nenhum conforme já expliquei e não tem qualquer dificuldade adquirir direitos durante aqueles 5 dias em que estão em negociação, eles aparecem nas plataformas de negociação das corretoras e compram-se como se se estivesse a comprar acções. Qualquer um pode fazê-lo e é no interesse do antigo accionista (precisamente ao contrário do que estás a advogar) que qualquer um possa fazer, obviamente!

Pois se são os antigos accionistas que os estão a vender, tu agora vais e dizes "epá, mas isto agora não pode ser comprado por qualquer um"... o resultado é que o direito ainda vale menos (e por arrasto puxa não só o direito para baixo mas também as acções antigas que o accionista detém).

Vulgo tiro no pé!

:wink:
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 4/5/2012 17:23, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 4/5/2012 17:14

lfhm Escreveu:Isso de se poder adquirir direitos sem ter títulos vai assim um bocado contra as regras do jogo quem fez essa aquisição tem privilégios especiais relativamente aos demais accionistas...

O direito é atribuido porque o antigo accionista tem o direito de manter a sua posição (se um accionista tem 1.5% antes do AC, tem o direito de manter os 1.5% da empresa após o AC).

Mas trata-se de um direito e não de uma obrigação e se o accionista não quer, não é obrigado. Nesse caso, pode simplesmente vender o direito e no caso de querer vender é no seu interesse que qualquer accionista o possa comprar. Se apenas os antigos accionistas o podessem comprar, a procura era então muito mais baixa e o resultado era um duplo prejuízo para o antigo accionista pois desvalorizaria o direito e por arrasto desvalorizariam também as antigas acções que detinha.

Portanto, é precisamente o inverso: é no interesse do antigo accionista que qualquer um tenha acesso aos direitos que os antigos accionistas não querem exercer.

Não existe um privilégio para o "novo" accionista, tanto mais que o "novo" accionista nem precisa de comprar direitos, pode comprar acções ordinárias praticamente ao mesmo preço. Antes o que existe é um ónus para o antigo mas é um ónus que o antigo adquiriu exactamente por ter adquirido um título que o mercado está a desvalorizar. Que culpa têm os novos accionistas dos preços a que adquiriram os antigos, sendo que esses mesmos antigos accionistas não estão agora interessados em exercer os direitos aos tais preços mais baixos de compra (por acção)?
Imagem

Administrador Fórum

por Storgoff » 4/5/2012 17:13

lfhm Escreveu:Grato pelo esclarecimento MarcoAntonio!

Storgoff Escreveu:
lfhm Escreveu:

Isso de se poder adquirir direitos sem ter títulos vai assim um bocado contra as regras do jogo quem fez essa aquisição tem privilégios especiais relativamente aos demais accionistas...

:shock: :shock: :shock: :shock:

Porquê a admiração se consegues obter títulos com um valor inferior ao de mercado e ao das cotações anteriores? Não achas que isso é contraditório?

:shock: :shock: :shock:

Então e o valor que pagou pelos direitos no mercado, não contam?

Se aqueles que não tinham acções do BES compraram direitos foi porque os que tinham acções do BES antes do AC os quiseram vender.
Eram os únicos detentores iniciais dos direitos.
Portanto o mercado funcionou.
Não vejo essa contradição

por Storgoff » 4/5/2012 17:05

MarcoAntonio Escreveu:
lfhm Escreveu:Pois mas vocês estão-se a esquecer de um pormenor. Para terem direito aos direitos (...) tiveram que comprar acções a mais de 1 euro se fizerem o preço médio acabam com um valor superior ao actual de mercado.

Além do que já referiram (sobre deter ou não acções anteriores) convém notar que o valor de 1 euro não é directamente comparável com a cotação actual.

Para o caso do accionista que tinha acções anteriormente, não podes contabilizar o custo duas vezes (isto é, uma vez na compra, a tal acima de um euro... nessa altura - muito embora o desconhecessem à data estavam já a comprar o direito - e uma outra vez na aquisição das novas).

Em boa verdade, existem várias formas correctas de fazer os cálculos mas o mais simples é talvez considerar que todos os direitos (de antigos accionistas) custaram 41.6 centimos e subtrair esse valor ao valor de aquisição das antigas (e somar 41.6/1.75 às novas do aumento de capital).

Este é o processo mais simples e claro e resulta nisto:

> As novas ficam a 0.633 para "antigos accionsitas";

> As antigas a x-0.416 e depende da data/valor de aquisição (alguém que comprou a 1.26 por exemplo, poderá e deverá considerar portanto 0.844 euros).

Note-se que haverá ainda casos em que se detinham acções, se mantiveram os direitos e ainda se adquiriram mais alguns (esses a um custo mais baixo) durante o período de negociação.

Para aqueles que detinham acções antes do anuncio do AC e exerceram a totalidade dos direitos que lhe foram atribuídos, basicamente é apenas fazer a media ponderada pelas quantidades., sendo que as novas são contabilizadas ao preço de subscrição 39,5 cts e as antigas ao preço médio de aquisição que já tinham antes do AC.

Todos os outros cenários que implicam venda parcial ou total de direitos
Ou compra de mais direitos já dá é preciso fazer mais umas contas para incorporar a receita ou a despesa com direitos

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, OCTAMA, Pmart 1 e 317 visitantes