Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Entrega do IRS

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por jcms » 2/5/2012 15:41

djovarius Escreveu:Então é possível usar só uma linha com o total mais/menos valia do ano cívil !!??

Sendo assim, obrigado a todos

dj

Já tive a DIT á perna e não disseram nada.

Registado: 29/11/2007 4:08

por canguru » 2/5/2012 14:14

djovarius Escreveu:Então é possível usar só uma linha com o total mais/menos valia do ano cívil !!??

dj

Epa mas lá porque alguns fizeram e nunca tiveram problemas com o Fisco não quer dizer que seja assim que se faça, a menos que já tenham sido auditados.

Eu tinha ideia que não dava para pôr tudo numa linha mas lá que é uma tentação, é 8-)

Registado: 6/4/2008 22:41

por canguru » 2/5/2012 14:12

AutoMech Escreveu:
canguru Escreveu:
zekinha1 Escreveu:O englobamento já não dá para ser feito.

O englobamento pode ser benéfico para tem menos valia, pois assim poderá abater nos rendimentos obtidos em anos seguintes.

passou o prazo para pedir a documentação, é isso?

Se era para juros de depósitos a prazo ou obrigações, por exemplo, era até 31 de Janeiro que tinhas de pedir aos bancos / IF (há por aí uns tópicos sobre isso). Era a isso que te referias ou apenas a menos valias ?

Thanks Mech!

Nunca entendi bem o que é o "englobamento" e pelo que entendo da tua pergunta existem dois tipos de englobamentos (1- juros de DP, OBR; 2- as menos valias através do mercado de acções), é isso?

2011 foi o primeiro ano que tive menos valias marginais (~150€). A minha questão é: será que existe maneira de eu poder ser beneficiado em sede de IRS?

Ontem disseram-me que é possível, uma vez que a taxa liberatória é de 21,5% (se bem que aqui há alguma desinformação, pois julgo que apenas se refere a dividendos...) e como a minha taxa 14% de IRS, posso ser beneficiado com isso- se bem que não estou a ver bem como.

por Automech » 2/5/2012 13:55

canguru Escreveu:

O englobamento pode ser benéfico para tem menos valia, pois assim poderá abater nos rendimentos obtidos em anos seguintes.

Se era para juros de depósitos a prazo ou obrigações, por exemplo, era até 31 de Janeiro que tinhas de pedir aos bancos / IF (há por aí uns tópicos sobre isso). Era a isso que te referias ou apenas a menos valias ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por djovarius » 2/5/2012 13:26

Então é possível usar só uma linha com o total mais/menos valia do ano cívil !!??

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por jcms » 2/5/2012 13:11

canguru Escreveu:
jcms Escreveu:
djovarius Escreveu:Boas,

As mais-valias de outros ativos que não ações, podem ser colocadas no anexo G como total do ano, ou tem de se colocar operação a operação ?

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Colocar no anexo G o total do ano.

Épa, tens a certeza???
Isso dava muito jeito...

Ainda dá para pedir o englobamento (ainda não pedi a documentação aos bancos)?[/b]

Sempre fiz assim,nunca tive problema.

por deucalion81 » 2/5/2012 10:44

LTCM Escreveu:
trillion Escreveu:Uma questão relacionada: qual é o valor máximo de mais-valias q se pode realizar sem pagar impostos? Já me disseram q se fosse menos de 600 ou 500 euros n era preciso declarar, e já me disseram q nem q fosse 2€ por lei tinha q declarar... Alguem me pode esclarecer? Obrigado

Estatuto dos Benefícios Fiscais

Artigo 72.º Pequenos investidores (*)

Fica isento de IRS, até ao valor anual de (euro) 500, o saldo positivo entre as mais-valias e menos-valias resultante da alienação de acções, de obrigações e de outros títulos de dívida, obtido por residentes em território português.

(*) (Artigo aditado pelo artigo 4.º da Lei 15/2010, de 26 de Julho)

No caso das acções que comprei forem provenientes de empresas/indices estrangeiros(Nasdaq, Dow Jones..)e tiver uma mais valia inferior a 500€ esta situação aplica-se ? Estou com dúvida " obtido por residentes em território português."

Registado: 13/4/2011 12:08

por canguru » 2/5/2012 10:04

por zekinha1 » 2/5/2012 10:02

O englobamento já não dá para ser feito.

Registado: 19/10/2010 13:30

por canguru » 2/5/2012 9:57

jcms Escreveu:

As mais-valias de outros ativos que não ações, podem ser colocadas no anexo G como total do ano, ou tem de se colocar operação a operação ?

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Épa, tens a certeza???
Isso dava muito jeito...

Ainda dá para pedir o englobamento (ainda não pedi a documentação aos bancos)?[/b]

por futriber » 2/5/2012 9:43

pellux Escreveu:Boas,
Em 2011 tive mais valias inferiores a 500€.
Ontem preenchi o meu IRS, mas ainda não o submeti pois fiz duas simulações,
uma antes e outra após anexo G e na segunda estão me a tributar o montante que deveria estar isento.

Alguém teve a mesma situação?

Eu entreguei ontem pelas 16.
Ajustei as minhas vendas de ações para ter mais valias inferiores a 500€. No meu caso eram de cerca 270€.
Fiz a simulação antes do anexo G, e após declarar as ações e o valor era diferente, para maior no segundo caso.
Sinceramente, nem me vou chatear com isso...

Registado: 29/11/2007 3:31

por pellux » 2/5/2012 9:18

Boas,
Em 2011 tive mais valias inferiores a 500€.
Ontem preenchi o meu IRS, mas ainda não o submeti pois fiz duas simulações,
uma antes e outra após anexo G e na segunda estão me a tributar o montante que deveria estar isento.

Alguém teve a mesma situação?

Registado: 9/1/2009 9:10

por marinhas » 1/5/2012 22:44

paulop2009 Escreveu:

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Eu englobei. Só apresentei 2 linhas: uma para os meus trades em EUR e outro para os trades em USD.

Segui esta sugestão:

Olá,

Podes e deves agrupar os varios trades pelas datas. Se mesmo assim as 18 linhas não forem suficientes, podes juntar todos os trades num único onde a data de compra é a mais antiga. Por exemplo:

Trade1:
Data compra: 2/2008
Data venda: 7/2008
Mais-valia: X

Trade2:
Data compra: 5/2008
Data venda: 11/2008
Mais-valia: Y

Trade3:
Data compra: 6/2008
Data venda: 12/2008
Mais-valia: Z

neste exemplo, poderias declarar uma única linha no quadro do anexo G da seguinte forma:

Mais-valia: X + Y + Z

ps: obviamente somavas tb os encargos da venda dos 3 trades.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

... que encontrei neste link
http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/irs-declaracao-de-mais-valias/msg149775/

Gostaria que me explicassem o seguinte: sempre entreguei o IRS em papel. È o 1ª vez que entrego via portal da net. O extracto de operações de compra e venda que o banco nos envia e para as Finanças aparece no formulário a preencher no Portal de Finanças ou temos que preencher? pois tudo que tenho lido no Forum diz que temos de colocar as operações uma a uma. È assim tão complicado?

Registado: 14/11/2010 22:51

por JTB3 » 1/5/2012 22:24

Olá a todos.

Alguém está a ter problemas com a dedução das despesas com o CH no anexo H?

é que aquilo já me aparece pre preenchido mas depois dá-me um erro a dizer que tenho de mudar o código para lares???!!! WTF...

Alguém me pode confirmar se isto é um problema só meu?

Obrigado

Registado: 17/3/2010 21:52

por zekinha1 » 1/5/2012 20:19

radical_pt Escreveu:
zekinha1 Escreveu:Aqueles que aparece o erro "Anexo B não pode ser entregue na 1º fase" poderá ter a ver com a versão do software.

Comigo resultou.

mas referes-te à actualização do Java?

eu ainda fiz o download do software para o Internet Explorer 64-bits...o que devo fazer mais?

Software do mod 3. Tem que ser a ultima versão.

Já agora para que englobou os rendimentos de capitais, no Anexo E colocou os rendimentos de depósitos a prazo pelo valor total ou por 50%?

Eu tenho quase a certeza que se tem que colocar 50% dos rendimentos mas ele dá-me erro. Nos rendimentos de dividendos colocando 50% já não dá erro.

Edit: Os rendimentos de dividendos engloba-se a 50% e os juros pelo total, conforme notas explicativas da declaração em papel.

Registado: 19/10/2010 13:30

por Mcmad » 1/5/2012 19:36

buli Escreveu:
jcms Escreveu:

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Já aceita o anexo G.

Eu já tentei mais que uma vez ao longo do dia e nada nem B nem G só o rosto A e o H, será que está a acontecer com mais alguém.?????

Eu submeti hoje ás 16h com anexo G sem problemas.
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por buli » 1/5/2012 19:09

jcms Escreveu:

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Já aceita o anexo G.

Eu já tentei mais que uma vez ao longo do dia e nada nem B nem G só o rosto A e o H, será que está a acontecer com mais alguém.?????

Registado: 13/11/2004 11:43

por Valete » 1/5/2012 18:55

AutoMech Escreveu:Eu primeiro fazia como diz o zekinha1. Se tiveres todos os recibos de ordenado de 2011, soma-os e vê se o total da remuneração bruta, IRS e contribuições para a SS bate certo com a declaração da empresa.

Caso bata certo, pode bem acontecer a empresa não ter entregue o valor retido de IRS às finanças (e aí convém veres também no portal da SS se os teus descontos foram entregues).

Não havia condições para somar todos os recibos.
A opção, passou por retirar 1€ ao total do valor da retenção na fonte presente na declaração. Desse modo, já deixou submeter a declaração. Espero que não me venham melgar a cabeça por 1€.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

Re: Englobar os rendimentos ou não?

por Mcmad » 1/5/2012 18:40

sherek_JNEG Escreveu:Boas tardes,
Agradecia uma ajudinha se faz favor ,já fiz o irs e caso faça pelo englobamento das mais valias no simulador das finanças diz que irei receber X se optar por não englobar receberei X+Y ,ou seja se eu optar por não englobar os rendimentos das mais valias fico a ganhar ou depois ainda tenho de pagar mais algum imposto das mais valias ?
Obrigado

Também me aconteceu isso. No meu caso menos valias. Humm
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por paulop2009 » 1/5/2012 18:03

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Eu englobei. Só apresentei 2 linhas: uma para os meus trades em EUR e outro para os trades em USD.

Segui esta sugestão:

Olá,

Podes e deves agrupar os varios trades pelas datas. Se mesmo assim as 18 linhas não forem suficientes, podes juntar todos os trades num único onde a data de compra é a mais antiga. Por exemplo:

Trade1:
Data venda: 7/2008
Mais-valia: X

Trade2:
Data compra: 5/2008
Data venda: 11/2008
Mais-valia: Y

Trade3:
Data compra: 6/2008
Mais-valia: Z

neste exemplo, poderias declarar uma única linha no quadro do anexo G da seguinte forma:

Mais-valia: X + Y + Z

ps: obviamente somavas tb os encargos da venda dos 3 trades.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

... que encontrei neste link
http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/forum-de-bolsa/irs-declaracao-de-mais-valias/msg149775/

Registado: 15/9/2010 15:02

por jcms » 1/5/2012 18:03

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj

Já aceita o anexo G.

por djovarius » 1/5/2012 17:04

Boas,

Obrigado, bom feriado !!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por radical_pt » 1/5/2012 16:54

zekinha1 Escreveu:Aqueles que aparece o erro "Anexo B não pode ser entregue na 1º fase" poderá ter a ver com a versão do software.

Comigo resultou.

mas referes-te à actualização do Java?

eu ainda fiz o download do software para o Internet Explorer 64-bits...o que devo fazer mais?

Registado: 24/8/2009 9:51

Englobar os rendimentos ou não?

por sherek_JNEG » 1/5/2012 16:21

Boas tardes,
Agradecia uma ajudinha se faz favor ,já fiz o irs e caso faça pelo englobamento das mais valias no simulador das finanças diz que irei receber X se optar por não englobar receberei X+Y ,ou seja se eu optar por não englobar os rendimentos das mais valias fico a ganhar ou depois ainda tenho de pagar mais algum imposto das mais valias ?
Obrigado

Registado: 29/11/2007 13:19

por paulop2009 » 1/5/2012 14:57

agany Escreveu:
paulop2009 Escreveu:No quadro 8 do anexo G, onde se declara mais valias de acções, eles pedem o ano e o mês de aquisição e de realização.

Isto significa que tem que se abrir uma linha por cada trade?

Como é que vocês fazem?

No quadro 8 do anexo G, onde se declara mais valias de acções, eles pedem o ano e o mês de aquisição e de realização.

Todos os trading´s do mês X numa só linha!

Eu sei, mas isso dá um número infinito de combinações. Só no caso de acções compradas e vendidas em 2011 dá 78 cobinações diferentes. Se tiveres em conta que podes ter adquirido acções em anos anteriores, tens virtualmente infinitas possibilidades.

O que eu resolvi fazer foi agrupar, colocando a data de aquisição da acção mais antiga, e a data de venda mais recente.

Registado: 15/9/2010 15:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Artur Jorge, carlosdsousa, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, JosePLM, latbal, m-m, malakas, MP65, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006, VALHALLA e 386 visitantes