Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AS_terix » 23/4/2012 16:39

:shock:
pergunto.
não serão melhores as acç~es BES do que essa guerra de direitos ?!
Com Taxas, e etc... alem do stress , compram-se ???
Que pensam a ideia são 2500 BES... a longo versus 5 anos. :idea: :?:
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Massao1 » 23/4/2012 13:57

ee03146 Escreveu:
LedZeplin Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ee, eu estou pessimista em toda a Banca há muitos anos e só mudarei a posição quando as acções derem claros sinais de força (e não bastarão umas semanas).

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, o professor MAMBU é você?

eiii onde a conversa ja vai!! esse nao era aquele bruxo que teve problemas com a justiça?

Temos que descontrair.

Temos que manter humor e boa disposição sem ofender ninguem

Registado: 5/10/2009 12:35

por ee03146 » 23/4/2012 13:54

LedZeplin Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ee, eu estou pessimista em toda a Banca há muitos anos e só mudarei a posição quando as acções derem claros sinais de força (e não bastarão umas semanas).

Um abraço,
Ulisses

eiii onde a conversa ja vai!! esse nao era aquele bruxo que teve problemas com a justiça?

Registado: 7/4/2011 15:21

Re: ee03146

por mcarvalho » 23/4/2012 13:51

LedZeplin Escreveu:
ee03146 Escreveu:
mcarvalho Escreveu:Isso não se pergunta ao Ulisses

è uma questão a colocar aooooo

professor MAMBU

:mrgreen: :)

cada um é livre de perguntar opinião quem quiser, é tudo uma questão de confiança das analises.
PS: nao quero de maneira nenhuma depreciar a qualidade das analises do professor Mambo. eu nem sabia que ele se tinha dedicado a bolsa

Quem é o Prof. MAMBU :( :twisted:

não conheço e garanto que não é o small :)

....

edito

MANBU foi inventado por mim para não problemas com o prof Mambo... mau olhado , amores , dinheiro, doenças, ..... e depois ser EXPULSO DO CALDEIRÃO :mrgreen:
Editado pela última vez por mcarvalho em 23/4/2012 13:59, num total de 1 vez.
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Massao1 » 23/4/2012 13:51

Um abraço,
Ulisses

por SMALL1969 » 23/4/2012 13:46

São da opinião que a acção está a cotar cerca de 1,5% acima do valor correspondente aos direitos, apenas porque se está a incorporar o "risco temporal"?

Quero dizer, quem está a comprar direitos, vai passar por um período em que não os pode vender, mesmo que a cotação da acção caia muito, e esse risco tem um custo.

Parece-me que o BES vai testar os 0,50€ devido a esta pressão de venda.

disclosure: não detenho títulos nem direitos BES, nem pretendo influenciar decisões de investimento.

Registado: 3/2/2009 12:21

por Ulisses Pereira » 23/4/2012 13:41

ee, eu estou pessimista em toda a Banca há muitos anos e só mudarei a posição quando as acções derem claros sinais de força (e não bastarão umas semanas).

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Massao1 » 23/4/2012 13:33

ee03146 Escreveu:

professor MAMBU

cada um é livre de perguntar opinião quem quiser, é tudo uma questão de confiança das analises.
PS: nao quero de maneira nenhuma depreciar a qualidade das analises do professor Mambo. eu nem sabia que ele se tinha dedicado a bolsa

Quem é o Prof. MAMBU :( :twisted:

por ee03146 » 23/4/2012 13:27

professor MAMBU

ee03146

por mcarvalho » 23/4/2012 13:20

Isso não se pergunta ao Ulisses

professor MAMBU

mcarvalho

por Massao1 » 23/4/2012 13:19

Ulisses Pereira Escreveu:Teria sido melhor se os tivessem vendido. ;)

Um abraço,
Ulisses

Concordo plenamente.

Mas de acordo com o n.º ações detidas as comissões eram superiores à venda.

È o problema dos pequenos subscritores, que não conseguem diluir os custos
Editado pela última vez por Visitante em 23/4/2012 13:21, num total de 1 vez.

por ee03146 » 23/4/2012 13:16

ulisses, acha o mesmo em relaçao aos do BES?
Ulisses Pereira Escreveu:Teria sido melhor se os tivessem vendido. ;)

Um abraço,
Ulisses

por Ulisses Pereira » 23/4/2012 13:12

Teria sido melhor se os tivessem vendido. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Massao1 » 23/4/2012 13:09

empirestate Escreveu:
EBF Escreveu:
empirestate Escreveu:Os direitos estão hoje a perder 15,89% para os 0,2540€. As previsões iniciais confirmaram-se.
Qual é a vossa opinião em relação ao sucesso desta operação?

Boas,

A operação está condenada ao sucesso "sempre" porque quem tem os direitos tem 3 Hipóteses:

- Subscreve as acções a que tem direito, entrando com o capital
- Vende os direitos, e quem os comprou vai subscrever as respectivas acções.
- Não vende e não subscreve, os direitos valem 0 e o BES agradece, porque ou o próprio banco ou alguma das sua empresas associadas subscreve mas com direitos que custaram 0.

cumprimentos

Se estivermos apenas a falar em relação à subscrição das novas acções, é normal chegarmos a essa conclusão, mas o que eu me questiono é em relação à "machadada" que a cotação das acções levou nos últimos dias/semanas...

Conheço pessoas que perderam os direitos no BCP e, segundo eles foi o melhor negócio que fizeram.

por Ulisses Pereira » 23/4/2012 13:05

O enorme desconto a que as novas acções podiam ser subscritas foi estabelecido para que este aumento de capital tivesse sucesso, senão poderia ser problemático.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por empirestate » 23/4/2012 12:55

EBF Escreveu:
empirestate Escreveu:Os direitos estão hoje a perder 15,89% para os 0,2540€. As previsões iniciais confirmaram-se.

Boas,

A operação está condenada ao sucesso "sempre" porque quem tem os direitos tem 3 Hipóteses:

- Não vende e não subscreve, os direitos valem 0 e o BES agradece, porque ou o próprio banco ou alguma das sua empresas associadas subscreve mas com direitos que custaram 0.

cumprimentos

Se estivermos apenas a falar em relação à subscrição das novas acções, é normal chegarmos a essa conclusão, mas o que eu me questiono é em relação à "machadada" que a cotação das acções levou nos últimos dias/semanas...
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por EBF » 23/4/2012 12:42

Boas,

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

por empirestate » 23/4/2012 12:21

Os direitos estão hoje a perder 15,89% para os 0,2540€. As previsões iniciais confirmaram-se.
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>

Registado: 9/9/2011 15:44

por mcarvalho » 22/4/2012 19:22

mcarvalho

por inMomentum » 21/4/2012 14:32

Boa tarde,
Tenho as seguintes dúvidas relacionadas com CFD:

1. Quando as acções estão a negociar ainda com direitos ao AC, o respectivo CFD também negoceia esses direitos? Quer seja em posição longa ou curta? Se sim, esses mesmos direitos poderão ser convertidos em acções (para qualquer das posições)?

2. Quem tem posição em CDF também tem acesso ao dividendo pelas datas do ex-dividendo? Quer seja em posição longa ou curta? Se sim, significa que na data do pagamento do dividendos, os mesmos são automaticamente reflectidos na conta (positiva ou negativamente consoante a posição do CFD relacionado)?

Agradeço desde já os esclarecimentos.
BN

Registado: 21/4/2012 14:15

por MarcoAntonio » 20/4/2012 22:51

kalasnhikov Escreveu:boa noite
sou um novato nestas coisas e estou com uma duvida grande,mas que para voces podera ser muito banal.
vou dar um exemplo muito pratico.
tenho 1700 acçoes antes do aumento de capital,ganho xxx direitos,decido vender os direitos,depois desta operaçao continuo com as 1700 aççoes?

agradeço muito o esclarecimento.
obrigado

Tu não "ganhas" direitos, os direitos são destacados da acção (na passagem da última sexta-feira para segunda, dia de ex-direitos o que ocorre é que as acções que detinhas são partidas em acção + direito).

Manténs, como disse o participante anterior, o número de acções.

Mas estas acções representam menos do que as anteriores (vender o direito é equivalente a vender parte das antigas acções).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por epinay » 20/4/2012 22:44

kalasnhikov Escreveu:boa noite
sou um novato nestas coisas e estou com uma duvida grande,mas que para voces podera ser muito banal.
tenho 1700 acçoes antes do aumento de capital,ganho xxx direitos,decido vender os direitos,depois desta operaçao continuo com as 1700 aççoes?

obrigado

sim continuas com o mesmo número

Registado: 15/2/2012 12:50

por kalasnhikov » 20/4/2012 22:35

boa noite

obrigado

Registado: 13/10/2009 18:54

por MarcoAntonio » 20/4/2012 21:03

Ja agora, para o caso de não perceberes o erro em que estás a laborar no teu parágrafo final, basta pensares que alguém que aplicou o teu raciocínio ao BCP - que na última década fez inúmeros aumentos de capital, tantos que eu já perdi a conta - está então hoje com uma perda colossal, muito maior do que aquela que teria se tivesse feito o oposto do que tu sugeres.

Mais, o investidor que tivesse feito o oposto do que sugeres, a menos que tenha feito um investimento igualmente mau com o capital, teria hoje uma perda menor do que qualquer um dos outros dois (o que não vendeu os direitos e foi ao aumento de capital e o que vendeu os direitos e com esse montante comprou acções).

Diluir o preço médio é bom se a compra à data e a aqueles valores for boa e é mau, péssimo mesmo (uma vez que é uma perda adicional em cima da que já está a ser gerada com a posição original) se o investimento à data e a aqueles valores for mau!

Algo que só o futuro dirá...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 20/4/2012 20:53

Gogool Escreveu:Viva,

De facto há uma serie de coisas que não percebo neste aumento de capital… 33 milhões de direitos negociados entre os 0,30 e os 0,38. É uma percentagem muito elevada de perdas, para quem vende.

Existem a meu ver 4 tipos de investidores nesta fase:

a) Institucionais ou detentores de grandes posições.
b) Investidores que compraram depois do anuncio de aumento de capital.
c) Investidores que compraram antes do anuncio do aumento de capital.

Quando foi anunciado o aumento de capital, os direitos para quem detinha acções ficou com o valor de 0,415, por acção.

Dado este cenário, o que eu não percebo é como se está a vender tanto direito, a 0,30 ou 0,35. Ao vender a esse valor é como se estivesse automaticamente a vender com uma perca de 20% ou 30%... Não me faz sentido, se não vejamos, para os casos descritos a cima:

Gogool, as acções do BES estão no mesmo momento a praticamente ao mesmo valor. Cada investidor individualmente não controla a cotação, o valor do direito per se não significa nada, tem de ser visto em conjunto com a cotação do BES ao mesmo tempo.

As pessoas estão a perder não porque decidem vender o direito mas porque o BES desceu.

Se querem ir ao aumento de capital mantêm o direito, se não querem, têm de o vender (caso contrário se não vão ao aumento de capital e também não vendem o direito, aí sim, têm uma perda mesmo relativamente à cotação actual do BES).

Se por outro lado querem ir ao aumento de capital e mantêm o direito, não se limitam a manter o direito. Têm de (re)investir tanto o valor do direito como mais o preço adicional que custa adquirir as novas acções. Se não querem desligar-se de parte do investimento do BES neste momento, então têm de introduzir capital fresco (é esse o ponto do processo todo de resto, como é óbvio: fazer entrar dinheiro!).

Portanto, é perante estas duas opções que estão. Não há uma terceira...

Quanto aos a, b e c não está correcto:

Os a) vendem inúmeras vezes posições em perda. É uma falsa concepção de que não vendem a perder.

Os b) não compraram necessariamente para ir ao aumento de capital. Compraram porque acharam que o BES era à data um bom investimento e essa decisão é independente de querer depois (além dessa compra) acompanhar o aumento de capital. Qualquer um dos cenários é possível e alguns deles compraram e além disso pretendem ir ao AC e outros compraram e não pretendem ir ao AC. É portanto uma falsa assumpção que esses investidores compraram para ir ao Aumento de Capital.

Em relação ao ponto c) porque é que "só faz algum sentido desistir do investimento com perdas avultadas se se vender os direitos e as acções em conjunto"?

Conforme expliquei atrás, os investidores estão perante duas opções: ou injectar mais capital ou desistir de parte do investimento. Ora, um investidor pode não querer alienar a posição que tem mas não é por isso que tem de querer estar disponível para injectar (e arriscar) mais do que já arriscou.

Há um exercício possível porém para aqueles que querem manter exactamente a mesma posição (à data) no BES em termos de investimento. Mas seguramente poucos se dão ao trabalho de fazer isso. É vender os direitos e depois pegar no montante da venda e convertê-lo em acções (isto é, com o dinheiro da venda dos direitos, compra acções... as que der para comprar com esse montante). Em todo o caso, mesmo neste cenário (de não alienar nem injectar capital) precisam de vender os direitos!

Gogool Escreveu:Para mim a opção mais lógica neste contexto seria aproveitar os direitos e ir ao aumento de capital, diluindo assim a desvalorização decorrente de todo este processo.

Aqui o termo "aproveitar" é enganador porque não há nada para "aproveitar".

Esta opção faz sentido para quem estiver disponível para injectar mais capital numa posição no BES.

Quanto à diluição, a única diluição que existe é baixar o preço médio no mesmíssimo tipo de condição que estaria a baixar se não existisse aumento de capital nenhum. E isso não é bom nem é mau, depende do futuro comportamento do título e do prazo em que o investidor pretende investir.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], CORTIÇA, darkreflection, fosgass2020, Gold Stock, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Tosta mista, trilhos2006 e 271 visitantes