BES - Tópico Geral
Viva,
De facto há uma serie de coisas que não percebo neste aumento de capital… 33 milhões de direitos negociados entre os 0,30 e os 0,38. É uma percentagem muito elevada de perdas, para quem vende.
Existem a meu ver 4 tipos de investidores nesta fase:
a) Institucionais ou detentores de grandes posições.
b) Investidores que compraram depois do anuncio de aumento de capital.
c) Investidores que compraram antes do anuncio do aumento de capital.
Quando foi anunciado o aumento de capital, os direitos para quem detinha acções ficou com o valor de 0,415, por acção.
Dado este cenário, o que eu não percebo é como se está a vender tanto direito, a 0,30 ou 0,35. Ao vender a esse valor é como se estivesse automaticamente a vender com uma perca de 20% ou 30%... Não me faz sentido, se não vejamos, para os casos descritos a cima:
a) Tradicionalmente estes srs. não vendem posições a perder. E mesmo que quisessem desfazer-se ou reduzir as posições não acredito que o fizessem nesta altura. Até porque já disseram que iam ao aumento de capital.
b) Estes investidores compraram para ir ao aumento de capital, por isso não acredito que estejam a vender direitos.
c) Estes investidores ou têm as acções há muito tempo ou foram ‘forçados’ a ‘compra-las’ aquando da operação das obrigações perpetuas. Quer num caso quer no outro, só faz algum sentido desistir do investimento com perdas avultadas se se vender os direitos e as acções em conjunto. Vender só os direitos, é um prejuízo demasiado elevado. É como vender uma acção entre os 0,30 ou 0,38 e depois disso, não vendendo as acções ainda há o risco destas descerem ainda mais.
Para mim a opção mais lógica neste contexto seria aproveitar os direitos e ir ao aumento de capital, diluindo assim a desvalorização decorrente de todo este processo.
Por isso, acho que há aqui qualquer coisa em todo este processo que me está a escapar…
Cmprts.
De facto há uma serie de coisas que não percebo neste aumento de capital… 33 milhões de direitos negociados entre os 0,30 e os 0,38. É uma percentagem muito elevada de perdas, para quem vende.
Existem a meu ver 4 tipos de investidores nesta fase:
a) Institucionais ou detentores de grandes posições.
b) Investidores que compraram depois do anuncio de aumento de capital.
c) Investidores que compraram antes do anuncio do aumento de capital.
Quando foi anunciado o aumento de capital, os direitos para quem detinha acções ficou com o valor de 0,415, por acção.
Dado este cenário, o que eu não percebo é como se está a vender tanto direito, a 0,30 ou 0,35. Ao vender a esse valor é como se estivesse automaticamente a vender com uma perca de 20% ou 30%... Não me faz sentido, se não vejamos, para os casos descritos a cima:
a) Tradicionalmente estes srs. não vendem posições a perder. E mesmo que quisessem desfazer-se ou reduzir as posições não acredito que o fizessem nesta altura. Até porque já disseram que iam ao aumento de capital.
b) Estes investidores compraram para ir ao aumento de capital, por isso não acredito que estejam a vender direitos.
c) Estes investidores ou têm as acções há muito tempo ou foram ‘forçados’ a ‘compra-las’ aquando da operação das obrigações perpetuas. Quer num caso quer no outro, só faz algum sentido desistir do investimento com perdas avultadas se se vender os direitos e as acções em conjunto. Vender só os direitos, é um prejuízo demasiado elevado. É como vender uma acção entre os 0,30 ou 0,38 e depois disso, não vendendo as acções ainda há o risco destas descerem ainda mais.
Para mim a opção mais lógica neste contexto seria aproveitar os direitos e ir ao aumento de capital, diluindo assim a desvalorização decorrente de todo este processo.
Por isso, acho que há aqui qualquer coisa em todo este processo que me está a escapar…
Cmprts.
- Registado: 29/11/2007 3:38
Re: Se não fizer nada com os direitos
joaoelias Escreveu:Gostaria de saber se não vender os direitos e não querer ir ao aumento de capital(exerce-los) se me vão pagar alguma coisa?
Obr
Não!
Se não fores ao aumento de capital e também não venderes os direitos, eles caducam. Perdes o valor correspondente aos direitos (é perfeitamente equivalente a atirar o dinheiro ao rio).
O único cenário em que faz sentido não vender os direitos é se a quantidade (ou valor) for muito baixo e não compensar nem para as comissões.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Se não fizer nada com os direitos
Gostaria de saber se não vender os direitos e não querer ir ao aumento de capital(exerce-los) se me vão pagar alguma coisa?
Obr
Obr
- Registado: 29/11/2007 4:27
Pgnobre, suponho que é um valor entre os dois mas não disponho detalhes desses contratos.
Nota que a leitura que estás a tentar retirar da liquidez dos Direitos é dúbia. Pouca liquidez significa também significa pouco "capital" a não querer ir ao AC.
Nota que a leitura que estás a tentar retirar da liquidez dos Direitos é dúbia. Pouca liquidez significa também significa pouco "capital" a não querer ir ao AC.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
O que acontece se as acções não forem todas subscritas?
Boa tarde.
Ainda sobre o aumento de capital, deixo mais uma questão.
Considerando o seguinte excerto do jornal de negócios:
“O que acontece se as acções não forem todas subscritas?
O sucesso da operação está à partida assegurado já que accionistas de 50,63% do capital do BES que já comunicaram ao banco a intenção de subscreverem o aumento de capital. Além disso o banco celebrou um contrato com um conjunto de instituições financeiras que ficarão com as restantes acções que sobrem, ou seja, 49,73% da oferta. É aquilo a que se chama uma "tomada firme".”
Pergunto: qual o valor pago pelas instituições financeiras pelas ações não subscritas que sobrarem? Vão pagar os 39,5 cts ou 39,5ct+direitos de subscrição?
O preço de compra destas acções, como é obvio, poderá pressionar fortemente a cotação a partir do dia 14 de Maio.
Faço esta pergunta porque, ao observar a baixa liquidez dos direitos de subscrição, acredito que uma boa fatia das ações não será subscrita.
Ainda sobre o aumento de capital, deixo mais uma questão.
Considerando o seguinte excerto do jornal de negócios:
“O que acontece se as acções não forem todas subscritas?
O sucesso da operação está à partida assegurado já que accionistas de 50,63% do capital do BES que já comunicaram ao banco a intenção de subscreverem o aumento de capital. Além disso o banco celebrou um contrato com um conjunto de instituições financeiras que ficarão com as restantes acções que sobrem, ou seja, 49,73% da oferta. É aquilo a que se chama uma "tomada firme".”
Pergunto: qual o valor pago pelas instituições financeiras pelas ações não subscritas que sobrarem? Vão pagar os 39,5 cts ou 39,5ct+direitos de subscrição?
O preço de compra destas acções, como é obvio, poderá pressionar fortemente a cotação a partir do dia 14 de Maio.
Faço esta pergunta porque, ao observar a baixa liquidez dos direitos de subscrição, acredito que uma boa fatia das ações não será subscrita.
- Registado: 12/1/2010 22:43
parrana Escreveu:Esta estória está mal contada. O que eu muito gostaria de saber era o seguinte:Quanto é que um parrana qualquer, que foi ao último aumemto de capital ( há poucos meses) está a ganhar ou a perder.
Pegas no valor médio das acções durante essa operação de aumento de capital e multiplicas pela quantidade de acções em causa.
Comparas depois esse valor com o valor na passada sexta-feira ou, se quiseres uma estimativa mais actualizada ainda, pegas no valor de hoje e multiplicas por 1.657 e depois pelo mesmo número de acções.
Os cálculos são bastante simples. Este cálculo parte do pressuposto que o investidor não fez nada às acções neste período e incorpora toda a evolução do BES até agora, já contando com o efeito das correcções técnicas em virtude do actual aumento de capital.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/4/2012 17:20, num total de 1 vez.
Esta estória está mal contada. O que eu muito gostaria de saber era o seguinte:Quanto é que um parrana qualquer, que foi ao último aumemto de capital ( há poucos meses) está a ganhar ou a perder.Expliquem-me sff., com números o resultsdo para mil/ € investidos, Fará falta um fundamentalista, tipo Mr. Pontes, entretanto achincalhado, para responder. O resto é o políticamente correcto.E, já agora, explicar, á luz dos resultados decorrentes ,como é que o núcleo duro
subscreve o aumentode capital. Do credit agricole já ficámos a saber, Quanto aos outros, agradeço que me expliquem como vai ser? Nao me digam que com empréstimos do próprio banco...Coitados! Terão que tirar de cá a massa atoda a força!
subscreve o aumentode capital. Do credit agricole já ficámos a saber, Quanto aos outros, agradeço que me expliquem como vai ser? Nao me digam que com empréstimos do próprio banco...Coitados! Terão que tirar de cá a massa atoda a força!
- Registado: 18/2/2008 22:09
mcarvalho Escreveu:parece haver uma tentativa de "aguentar" o valor da acção e "desvalorizar" o direito..
qual a vossa opinião?
abraço
mcarvalho
bfs
Eles não se podem afastar muito, especialmente num título relativamente líquido como o BES. Para aí por volta dos 2% a diferença começa a ser demasiado grande e o direito é demasiado apetecível compensando vender acções e comprar direitos.
Se alguém tentar forçar essa diferença terá de estar a comprar acções "caras" e vender direitos "baratos".
Outro alguém começa imediatamente a aproveitar-se disso (a oportunidade de lucro está em fazer precisamente o inverso). Tentar manipular o mercado como estás a sugerir é simplesmente estar a entregar dinheiro a outrém...
Agora, os direitos estarem um pouco mais baratos que as acções e existir uma pressão de baixa (que vai puxar a cotação da empresa a realizar o Aumento de Capital também para baixo, apenas ligeiramente menos) não tem nada de extraordinário: é apenas o resultado de não existir um interesse muito grande no Aumento de Capital por parte dos investidores.
O que é o cenário normal quando o mercado não está eufórico...
Conforme disse, é o que tende a ocorrer em Aumentos de Capital em Bear Market. E a generalidade dos AC's que observaste, se não todos, foram em Bear Market...
Uma lista à qual podes acrescentar este.

Uma lista à qual podes acrescentar este.

MarcoAntonio Escreveu:Isso ocorre porque a generalidade dos AC de que tens memória ocorreram em Bear Market e o "interesse" dos accionistas no AC é "modesto"...
:wink
Quem não quer acompanhar o A.C. vai vender os direitos nos primeiros dias, provocando queda nos direitos e com isso nas acções.
Pelo que tenho observado em anteriores A.C, os preços dos direitos no primeiro dia, que eu me lembre, NUNCA foi mais superado
...a tradição ainda é o que era....
Cheers

- Registado: 29/11/2007 2:05
[quote="MarcoAntonio"]Isso ocorre porque a generalidade dos AC de que tens memória ocorreram em Bear Market e o "interesse" dos accionistas no AC é "modesto"...
Quem não quer acompanhar o A.C. vai vender os direitos nos primeiros dias, provocando queda nos direitos e com isso nas acções.
Pelo que tenho observado em anteriores A.C, os preços dos direitos no primeiro dia, que eu me lembre, NUNCA foi mais superado
.. a tradição ainda é o que era...
Cheers

.. a tradição ainda é o que era...
Cheers

- Registado: 29/11/2007 2:05
Ajuda com plataforma gobulling Pro
Boa tarde,
precisava que alguém que utilize a plataforma gobulling Pro me ajude a perceber como posso negociar estes direitos na mesma. Eles aparecem nas posições em aberto, mas quando clico em "Comprar / Vender DSBES: xlis" na janela não aparecem os títulos em causa
Desde já agradeço a ajuda.
zezespecial
precisava que alguém que utilize a plataforma gobulling Pro me ajude a perceber como posso negociar estes direitos na mesma. Eles aparecem nas posições em aberto, mas quando clico em "Comprar / Vender DSBES: xlis" na janela não aparecem os títulos em causa

Desde já agradeço a ajuda.
zezespecial
- Registado: 12/7/2007 0:07
Re: in jneg
mcarvalho Escreveu:Calculadora aumento de capital do BES
18/04/2012
Na calculadora para quem tem acções do BES, fica a saber o número de novas acções que pode subscrever, o investimento necessário e também quanto pode encaixar se não pretender participar na operação, vendendo os direitos.
Na calculadora para quem não tem acções do BCP, fica a saber, mediante o número de acções que pretende comprar, quantos direitos tem que adquirir e qual o investimento necessário. Poderá também avaliar se as acções ficam mais baratas, comparando com a cotação dos títulos no mercado. E ainda saber qual o valor teórico dos direitos, tendo em conta a cotação das acções
aqui
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=551849
penso que ... para quem gosta de números e fazer experiencias.. este link tem algum interesse .. informativo

(quando a esmola é grande o pobre desconfia.. estão a preparar o curso em Paris)

entretenham-se...

abraço
mcarvalho
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Bing [Bot], darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], kursk, latbal, m-m, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 194 visitantes