BES - Tópico Geral
Re: Já detinha as acções
dfviegas Escreveu:Marco, parece-me que o empire já detinha as acções logo não tem de comprar quaisquer direitos.
Dfviegas, eu sei que o empire já tem acções e conforme expliquei, ele já "comprou" os direitos (num processo automático que ocorre na passagem a ex-direitos).
O que eu estou a dizer no texto é que ninguém fica com direitos de borla. O custo dos direitos é um custo real e efectivo para todos os investidores, sejam já accionistas ou não.
A questão dele era quais eram os custos associados à compra das novas acções do AC. Se ele for ao AC, tem de desenbolsar o montante referido. Se não for (se não quiser comprar as acções) então vende os direitos e recebe o valor dessa venda. A diferença entre comprar e não comprar é a soma destes dois valores.
No caso dos accionistas que ficam com os direitos e compram as acções correspondentes, essa parte da despesa nos direitos ocorre sem fazerem nada (não confundir isso com "não existir a despesa").
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
empirestate Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:empirestate Escreveu:Mas tenho de adquirir os direitos mesmo que já detenha acções?
Se és accionista, já os adquiriste no fecho da sessão de sexta-feira e já os pagaste hoje mesmo logo pela abertura do mercado quando as acções que detinhas desvalorizaram aproximadamente o valor dos direitos (no caso, pagaste cerca de 0.416 euros por cada direito).
Os direitos não te são dados de borla, tu compra-los automaticamente com as acções (eles só ficariam de borla se as acções não desvalorizassem automaticamente o respectivo valor).
Exacto. Mas nesta fase, e visto que estava dentro na sexta-feira, já os paguei (indirectamente). A partir de agora só tenho de pagar os tais 6.912,50€, certo?
Boas,
Certo!
A questão que deves colocar é se queres investir mais 6.912,5€ no BES, caso não queiras assim deves vender os direitos.
cumprimentos
empirestate Escreveu:Exacto. Mas nesta fase, e visto que estava dentro na sexta-feira, já os paguei (indirectamente). A partir de agora só tenho de pagar os tais 6.912,50€, certo?
Para os actuais accionistas e que não pretendem mais direitos/acções do que aqueles que foram atribuidos, a parte de "comprar" os direitos já está feita.
Para os outros (os que não são accionistas ou os que querem mais direitos do que os que foram atribuidos) podem comprar (mais) a partir do dia 19.
correia1978 Escreveu:Marco, quais as formas para se aceder ao AC, sendo já accionista BES e tendo como intermediário financeiro a CEMGeral?
Obrigado.
Ficas com os direitos que pretendes (ou os que te foram atribuidos ou outra quantidade, conforme o volume de acções novas do AC que pretendes adquirir) e comunicas isso à corretora, isto é, que pretendes exercer os direitos e ir ao aumento de capital discriminando quantas acções pretendes adquirir.
Se alguém tiver dúvidas em relação às datas limite para cada parte do processo, está tudo aqui:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... 50717&pn=1
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
MarcoAntonio Escreveu:empirestate Escreveu:Mas tenho de adquirir os direitos mesmo que já detenha acções?
Se és accionista, já os adquiriste no fecho da sessão de sexta-feira e já os pagaste hoje mesmo logo pela abertura do mercado quando as acções que detinhas desvalorizaram aproximadamente o valor dos direitos (no caso, pagaste cerca de 0.416 euros por cada direito).
Os direitos não te são dados de borla, tu compra-los automaticamente com as acções (eles só ficariam de borla se as acções não desvalorizassem automaticamente o respectivo valor).
Exacto. Mas nesta fase, e visto que estava dentro na sexta-feira, já os paguei (indirectamente). A partir de agora só tenho de pagar os tais 6.912,50€, certo?
Price is what you pay. Value is what you get.
- <b>Warren Buffett</b>
- <b>Warren Buffett</b>
Re: NÃO ENTENDO
milao218 Escreveu:Peço desculpa, mas esta não entendo Marco! Então temos que pagar direitos??? se é o caso mais vale vende-los agora por 0,41(mais ou menos)e depois comprar a preço de mercado! Alguém sabe explicar isto?
Naturalmente, se não pretendenres ir ao AC deves vender os direitos a partir do dia 19 (que é quando entram em negociação) dado que se não fores ao AC e não venderes os direitos, é perfeitamente equivalente a atirar o dinheiro ao rio.
Os direitos ou são exercidos na compra das novas acções ou caducam simplesmente (evaporam-se no ar se não forem exercidos, uma vez passado este processo).
Há sempre alguns investidores que por uma razão ou outra (ou têm muito poucos e não compensa vender por causa das comissões ou simplesmente por ignorância) não os chegam a vender nem a exercer e isso dá origem a um rateio de acções (essas sim, ficam "mais baratas" mas por norma dá muito poucas a cada investidor que vai ao rateio).
NÃO ENTENDO
Peço desculpa, mas esta não entendo Marco! Então temos que pagar direitos??? se é o caso mais vale vende-los agora por 0,41(mais ou menos)e depois comprar a preço de mercado! Alguém sabe explicar isto?

MarcoAntonio Escreveu:Empire, 6.912,50€ é o valor que tens de "colocar" mas não é o único custo associado na compra das novas acções.
As novas acções custam-te 6.912,50€ mais os direitos, no valor de 4.162€, pelo que na totalidade as novas acções custam-te 9.074,50€ (ninguém recebe direitos de borla, todos os investidores estão a pagar pelos direitos).
As acções ficam a um custo unitário de 0.395 + 0.416/1.75 = 0.633 euros (ou outro valor em lugar de 0.416 se adquirir direitos durante o seu período de negociação a partir do dia 19).

- Registado: 19/10/2009 20:36
empirestate Escreveu:Mas tenho de adquirir os direitos mesmo que já detenha acções?
Já detinha as acções
MarcoAntonio Escreveu:Empire, 6.912,50€ é o valor que tens de "colocar" mas não é o único custo associado na compra das novas acções.
As novas acções custam-te 6.912,50€ mais os direitos, no valor de 4.162€, pelo que na totalidade as novas acções custam-te 9.074,50€ (ninguém recebe direitos de borla, todos os investidores estão a pagar pelos direitos).
As acções ficam a um custo unitário de 0.395 + 0.416/1.75 = 0.633 euros (ou outro valor em lugar de 0.416 se adquirir direitos durante o seu período de negociação a partir do dia 19).
Marco, parece-me que o empire já detinha as acções logo não tem de comprar quaisquer direitos.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Mas tenho de adquirir os direitos mesmo que já detenha acções?
- <b>Warren Buffett</b>
- <b>Warren Buffett</b>
db7 Escreveu:Basicamente só acredito numa subida considerável da banca quando o cenário económico em Portugal melhorar... ou seja lá pra daqui uns anos...
podes crer! e quando começarmos a vir à tona, vem outra crise.

dou-te mais 5 anos para os Mercados respirarem, por uym espaço de 1.001 dias!!! escreve isto que te digo, mon chere...

olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq
- Registado: 29/11/2007 2:07
- Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....
Empire, 6.912,50€ é o valor que tens de "colocar" mas não é o único custo associado na compra das novas acções.
lpmoura Escreveu:empirestate Escreveu:Boa tarde a todos,
Antes de mais, digo já que é a primeira vez que me vejo envolvido num AC, por isso tenho algumas dúvidas na forma como tudo se irá processar.
Assumindo que tenho 10.000 acções e pretendo exercer a opção de compra das novas acções a que tenho direito. Qual será o valor final que tenho de pagar?
10.000 * 1,75 = 17.500 x 0,395€ = 6.912,50€ ?!
Há mais algum custo associado?
No final terei 17.500 acções à cotação do mercado?
Obrigado pela ajuda.
sim, o valor é esse se quiseres subscrever todas as novas acções a que tens direito.
No fim, ficas com 27500. As 10000 que tinhas e as 17500 novas.
Que eu saiba não há mais custos.
Obrigado lpmoura!
- <b>Warren Buffett</b>
- <b>Warren Buffett</b>
empirestate Escreveu:Boa tarde a todos,
Antes de mais, digo já que é a primeira vez que me vejo envolvido num AC, por isso tenho algumas dúvidas na forma como tudo se irá processar.
Assumindo que tenho 10.000 acções e pretendo exercer a opção de compra das novas acções a que tenho direito. Qual será o valor final que tenho de pagar?
Obrigado pela ajuda.
sim, o valor é esse se quiseres subscrever todas as novas acções a que tens direito.
No fim, ficas com 27500. As 10000 que tinhas e as 17500 novas.
Que eu saiba não há mais custos.
"Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito a dizê-las." Voltaire
Boa tarde a todos,
Obrigado pela ajuda.
Obrigado pela ajuda.
- <b>Warren Buffett</b>
- <b>Warren Buffett</b>
O BES hoje começou a ganhar 6%, mas agora já leva -1,26% ...
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Oberon, pode haver um senão. É que os accionistas que exercerão os direitos de subscrição estão a fazê-lo numa perspectiva de baixar o preço médio. Já reparaste de que data vem a LTD longo prazo?
Quem usar os direitos, mesmo que venda logo a seguir continuará com perdas avultadas, portanto acho que o pensamento geral será de manter as novas acções até que o preço médio seja atingido.
´Nota: Tenho acções do BES e como tal também estou no rol dos indecisos em relação a este processo. O banco está com um bocadinho de melhor saúde que os parceiros BCP e BPI (se o AC fosse num destes bancos nem pensava 2 vezes, vendia logo os direitos). Mas com o BES, existe uma réstia de esperança nos bons resultados a médio prazo. No entanto é sempre alto risco.
Quem usar os direitos, mesmo que venda logo a seguir continuará com perdas avultadas, portanto acho que o pensamento geral será de manter as novas acções até que o preço médio seja atingido.
´Nota: Tenho acções do BES e como tal também estou no rol dos indecisos em relação a este processo. O banco está com um bocadinho de melhor saúde que os parceiros BCP e BPI (se o AC fosse num destes bancos nem pensava 2 vezes, vendia logo os direitos). Mas com o BES, existe uma réstia de esperança nos bons resultados a médio prazo. No entanto é sempre alto risco.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Sinto que há algo que me está a escapar aqui...
Existem muitas opiniões no sentido de que no fim do aumento de capital, haverão boas perspectivas para a subida dos títulos da banca. Mas com uma taxa de desconto tão grande, i.e. sendo os direitos vendidos a um preço substancialmente mais baixo que o valor da acção, não será expectável um grande aumento da pressão vendedora após os investidores exercerem os direitos no sentido de concretizarem mais-valias?
Por outra perspectiva, imaginando que uma pessoa não quer aumentar a exposição ao BES, não será sempre preferível (se tiver algum dinheiro de lado) subscrever o AC e depois vender logo que se possa?
Nesta lógica haverá um aumento da pressão vendedora no fim do AC, o que levará a cotação para sul...
Está-me a falhar alguma coisa?
Existem muitas opiniões no sentido de que no fim do aumento de capital, haverão boas perspectivas para a subida dos títulos da banca. Mas com uma taxa de desconto tão grande, i.e. sendo os direitos vendidos a um preço substancialmente mais baixo que o valor da acção, não será expectável um grande aumento da pressão vendedora após os investidores exercerem os direitos no sentido de concretizarem mais-valias?
Por outra perspectiva, imaginando que uma pessoa não quer aumentar a exposição ao BES, não será sempre preferível (se tiver algum dinheiro de lado) subscrever o AC e depois vender logo que se possa?
Nesta lógica haverá um aumento da pressão vendedora no fim do AC, o que levará a cotação para sul...
Está-me a falhar alguma coisa?
A única comparação possível é, de facto, nesse ajuste. Porque num aumento de capital entra dinheiro na empresa enquanto num "stock split" tal não acontece.
Num aumento de capital, o que é importante recordar é que há duas opções economicamente racionais: Subscrever o aumento de capital ou vender os direitos. Não fazer nada é que não faz sentido.
Um abraço,
Ulisses
Num aumento de capital, o que é importante recordar é que há duas opções economicamente racionais: Subscrever o aumento de capital ou vender os direitos. Não fazer nada é que não faz sentido.
Um abraço,
Ulisses
Olá a todos,
Tenho uma dúvida em relação aos aumentos de capital. Não tenho títulos dos BES, nem de qualquer outro neste momento, mas gostaria de tirar esta dúvida:
Podemos comparar os AC com um stock split? Ou seja, em determinado momento o valor da acção desce (ou sobe, se for um reverse stock split), mas o número de títulos em carteira é ajustado automaticamente, será assim?
Ou será que por outro lado, quem não queira gastar mais dinheiro no exercício de direitos de compra de mais acções e queira ficar como está, simplesmente vê ficar reduzido o seu património de um dia para o outro (como por exemplo hoje em que o título abriu com um valor bem abaixo do fecho de sexta), será assim mesmo??
Obrigado desde já.
Tenho uma dúvida em relação aos aumentos de capital. Não tenho títulos dos BES, nem de qualquer outro neste momento, mas gostaria de tirar esta dúvida:
Podemos comparar os AC com um stock split? Ou seja, em determinado momento o valor da acção desce (ou sobe, se for um reverse stock split), mas o número de títulos em carteira é ajustado automaticamente, será assim?
Ou será que por outro lado, quem não queira gastar mais dinheiro no exercício de direitos de compra de mais acções e queira ficar como está, simplesmente vê ficar reduzido o seu património de um dia para o outro (como por exemplo hoje em que o título abriu com um valor bem abaixo do fecho de sexta), será assim mesmo??
Obrigado desde já.
- Registado: 29/11/2007 11:03
Buzzz Escreveu:O valor teórico do direito é 1,049-0,633 = 0,416????
Obrigado
Aproximadamente isso, sim.
Chegas ao valor assim:
C - D = ( D + 0.395 * 1.75 ) / 1.75
Em que C é a cotação anterior e D o valor do direito
E claro, C-D é a nova cotação assim que entra em ex-direitos.
paulop2009 Escreveu:O mercado fechou na 6af a 1.05 e hoje abriu a 0.64?!?!?
mesmo assim ainda estava a subir 6%

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], danielme1962, darkreflection, dragom, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, Luzemburg, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO e 213 visitantes