Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 28/3/2012 19:37

Supermann Escreveu:
rsacramento Escreveu:
elbronzeado Escreveu:E como se consegue ter um trade só com 1% de perda?!

pondo o stop 1% abaixo do preço de entrada :wink:

agora a questão é que ter stops tão apertados não se coaduna com estratégias de TF

claro que o quico está a brincar, mas se o stop estiver a 5% as perdas já atingem os 80%, ou seja, chega-se a uma situação de quase falência

lembro-me vagamente de um estudo que o cem fez há uns tempos em que se referia à estratégia dos turtles: alguém se lembra disso?

Nada disso.

Não é colocar o stop a 1% do ponto de entrada.

É fazer que a perda que tenhas entre o teu ponto de entrada e saida, a fazer-se só perca 1% do teu capital total.

São coisas totalmente diferentes !

se continuasses a ler vias que eu já corrigi:
rsacramento Escreveu:(...)
tens toda a razão: a distância do stop, multiplicada pelo número de acções é que deve não ultrapassar os 1% da carteira
(...)

Registado: 29/11/2007 12:50

por Supermann » 28/3/2012 19:00

traderdoespaco Escreveu:
JCS Escreveu:Prorealtime.

com o prorealtime consegues testar estrategias em portfolios ?

Não.

Usa o TradingBlox que é o que eu uso para portfolios de sistemas.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 28/3/2012 18:57

rsacramento Escreveu:

agora a questão é que ter stops tão apertados não se coaduna com estratégias de TF

claro que o quico está a brincar, mas se o stop estiver a 5% as perdas já atingem os 80%, ou seja, chega-se a uma situação de quase falência

lembro-me vagamente de um estudo que o cem fez há uns tempos em que se referia à estratégia dos turtles: alguém se lembra disso?

Nada disso.

Não é colocar o stop a 1% do ponto de entrada.

É fazer que a perda que tenhas entre o teu ponto de entrada e saida, a fazer-se só perca 1% do teu capital total.

São coisas totalmente diferentes !

Registado: 18/12/2009 18:54

por AurioI » 28/3/2012 18:49

JCS,

quando te fosse possivel, podias desenvolver um pouco
as regras para Piramidar,se não for inconveniente ?

Ou onde aprender com quem já faz "bem",e quais as
principais "regras"?

Sou um leitor dos teus post´s com muito interesse,
e obrigado pela partilha dos verdadeiros conhecimentos
a ti e todos os restantes foristas que o fazem.

Um abraço.

Registado: 17/3/2009 20:38

por elbronzeado » 28/3/2012 17:27

AutoMech Escreveu:
rsacramento Escreveu:

Sacramento, eu sei que tu sabes :wink: mas o teu comentário pode induzir em erro o pessoal menos experiente.

Para perder 1% não precisamos de ter o stop a 1%.

Se eu comprar Microsoft a 30$ e o meu sistema disser que o stop deve estar a 27$, o stop de 3$ é de facto 10% da cotação.

Onde os 1% entram é no calculo da posição, ou seja, eu tenho 10.000$ na conta e só aceito perder 1%. Nesse caso o meu stop é 100$, o que dividido pelos 3$ permite-me comprar 33 acções.

Ah, assim já percebo. 1% da carteira não implica 1% por trade...

Obrigado a todos.

Registado: 15/6/2011 21:56

por rsacramento » 28/3/2012 17:10

traderdoespaco Escreveu:

alguém já conseguiu testar o sistema do jcs no meta?

por zelareka » 28/3/2012 16:56

Registado: 3/1/2004 16:34

por JCS » 28/3/2012 16:51

Prorealtime.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por zelareka » 28/3/2012 16:47

JCS Escreveu:
traderdoespaco Escreveu:JCS, usas algum sistema trend following? Com que resultados?

O ano passado ficou a zeros (boa primeira metade de 2011 e má segunda metade de 2012). Este ano estou a ter o melhor começo de ano de sempre basicamente devido às trends em curso na Apple, Gás Natural e, Café (+48% em 2012) e ao uso da piramidagem.

JCS

usaste algum software para fazer backtest?

por JCS » 28/3/2012 16:46

traderdoespaco Escreveu:JCS, usas algum sistema trend following? Com que resultados?

O ano passado ficou a zeros (boa primeira metade de 2011 e má segunda metade de 2012). Este ano estou a ter o melhor começo de ano de sempre basicamente devido às trends em curso na Apple, Gás Natural e, Café (+48% em 2012 (+7,69% em Janeiro, +19,20% em Fevereiro e +15,90% em Março até ontem)) e ao uso da piramidagem. Sei que a qualquer momento terei períodos de correção na equity curve. Estou preparado para isso.

JCS
Editado pela última vez por JCS em 28/3/2012 21:45, num total de 1 vez.
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por JCS » 28/3/2012 16:38

elbronzeado Escreveu:
Quico Escreveu:
E como se consegue ter um trade só com 1% de perda?! :shock:

Não é pouco para definir se um trade vai ser ganhador ou perdedor?

Podes ter um trade com 1% de risco qualquer que seja o preço do titulo ou onde ponhas o stop. Numa ação podes colocar em risco 1% colocando o stop onde quiseres. Quando o stop está mais perto do preço de entrada abrem-se posições maiores,, quando o stop está mais longe abrem-se posições menores.

Quanto a definir se será um trade perdedor ou ganhador, isso é impossivel de se saber. Todo o trade é um teste.
"Every trade is a test"

por rsacramento » 28/3/2012 16:34

traderdoespaco Escreveu:
JCS, usas algum sistema trend following? Com que resultados?

eu criei precisamente este tópico para ficar a conhecer melhor o seu sistema :)

lê o início do tópico

por zelareka » 28/3/2012 16:31

JCS Escreveu:
Quico Escreveu:Se perdesse 1% em cada trade e no 17º ganhasse 32%,... "era para o lado que eu dormia melhor." :mrgreen:

Nem mais Quico. Parece ser um conceito dificil de entender para alguns (e cómico segundo parece... 8-) ).

Abraço

JCS

JCS, usas algum sistema trend following? Com que resultados?

por rsacramento » 28/3/2012 16:30

AutoMech Escreveu:
rsacramento Escreveu:

Sacramento, eu sei que tu sabes :wink: mas o teu comentário pode induzir em erro o pessoal menos experiente.

Se eu comprar Microsoft a 30$ e o meu sistema disser que o stop deve estar a 27$, o stop de 3$ é de facto 10% da cotação.

Onde os 1% entram é no calculo da posição, ou seja, eu tenho 10.000$ na conta e só aceito perder 1%. Nesse caso o meu stop é 100$, o que dividido pelos 3$ permite-me comprar 33 acções.

tens toda a razão: a distância do stop, multiplicada pelo número de acções é que deve não ultrapassar os 1% da carteira

obrigado pelo reparo - não sei onde tinha a cabeça :oops: (até sei, estou no playchess 8-))

por elbronzeado » 28/3/2012 16:27

rsacramento Escreveu:pondo o stop 1% abaixo do preço de entrada :wink:

Sim rsacramento, eu é que me expliquei mal... Ao que me referia era mesmo a isso. O stop fica tão apertado que se arrisca a ter de fazer muitas entrada até conseguir acompanhar a tendência...

por Automech » 28/3/2012 16:27

Já agora, quando se trata de money management, nunca é demais ler o excelente post do Cem:

A bomba atómica do Money Management?!
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por EuroVerde » 28/3/2012 16:25

JCS Escreveu:
Quico Escreveu:Se perdesse 1% em cada trade e no 17º ganhasse 32%,... "era para o lado que eu dormia melhor." :mrgreen:

Nem mais Quico. Parece ser um conceito dificil de entender para alguns (e cómico segundo parece... 8-) ).

Abraço

JCS

Mas 1% pode ser sobre o dinheiro investido no trade ou 1% do total da carteira estando o da carteira a perder 5ou 10% ou mais?

1% seja de que maneira for, parece-me que logo à partida é dizer o mesmo que vai ser stopado. :mrgreen: e aí sim as probabilidades de ser mesmo stop são enormes.

Os activos por si já são volateis, penso que a sua grande maioria tem beta igual ao do mercado.
Outros activos bastante liquidos apresentam beta abaixo de 0,9 também não me parece ser bom, porque custam a mexer-se.

Registado: 29/11/2007 11:19

por Automech » 28/3/2012 16:24

rsacramento Escreveu:

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por AxeRiver » 28/3/2012 16:22

Julgo que estão a falar de 1% na carteira.

Imagina 40.000€ divididos por 20 títulos (2.000€ cada).

Uma queda de 20% num título é igual a 400€.

400€ em 40.000€ equivale a 1%.

Mas confirma com quem fez a afirmação. Quando li, interpretei desta forma.

Cumpts
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

por rsacramento » 28/3/2012 16:19

por elbronzeado » 28/3/2012 16:05

E como se consegue ter um trade só com 1% de perda?! :shock:

Não é pouco para definir se um trade vai ser ganhador ou perdedor?

por JCS » 28/3/2012 15:45

Abraço

JCS
"Every trade is a test"

por Quico » 28/3/2012 14:13

Se perdesse 1% em cada trade e no 17º ganhasse 32%,... "era para o lado que eu dormia melhor." :mrgreen:

Se queres "papelada" ou "confirmação oficial" (a não ser que exijas a presença de um representante do governo civil :mrgreen: ) não faltam artigos técnicos sobre o assunto. Só para não teres que assinar nenhuma publicação, podes ver este artigozito. Claro que podes sempre reclamar a falsidade ou a idoneidade do que é publicado, etc. e tal. Mas aí... nada a fazer.

Já agora, LTCM: não é justo dizer que o Covel - cuja minha simpatia por ele está só uns pontitos acima da tua - só fornece aquele sistema (Donchian channels breakout 89-13) no seu "Trend Following"*. Na realidade também "disponibilizou" este (que não é assim tão mau...).

Abraço.

* - Lembro-me de o ter deixado a meio, e o ter acabado por ler numas férias porque já tinha esgotado o stock de livros para ler, e naquela ilha não se arranjava mais nada :mrgreen: ...
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por EuroVerde » 28/3/2012 13:53

JCS Escreveu:
LTCM Escreveu:mesmo não existindo qualquer prova documental dessa performance. 8-)

Deve ser mentira o que disse então. No problem...

Abraço

PS: Euroverde, vai desenhar uns gráficos com projeções a 6 meses... :)

Cumprimentos e até qualquer dia.

JCS

Escusas de mandar-me para o outro lado...
O que é facto é que se tem fornecido informação aqui para o forum que por vezes carece de confirmação official. Diz-se muita coisa últimamente, e quando é dito por alguém com maior competência no forum tende-se em acreditar mais, mas errar é humano. Não sou adepto desse género de estratégia e não pude deixar-me de insusgir contra o que foi dito, até provares o contrário.
16 trades consecutivos perdedores é demasiado, mesmo com controle de risco.

Registado: 29/11/2007 11:19

por JCS » 28/3/2012 8:56

LTCM Escreveu:mesmo não existindo qualquer prova documental dessa performance. 8-)

Deve ser mentira o que disse então. No problem...

Abraço

PS: Euroverde, vai desenhar uns gráficos com projeções a 6 meses... :)

Cumprimentos e até qualquer dia.

JCS
"Every trade is a test"

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, latbal, lito, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 179 visitantes