PSI (PSI20) - Tópico Geral
Psi 20 e o resto!
Alguem aqui é da opinião que a seca pode estar a fazer com que o psi20 não acompanhe a tendencia do resto das bolsas? Assim como a América beneficiou do calor no Inverno poderemos nos estar a ser puxados para baixo devido à seca?
- Registado: 14/3/2012 23:12
artista Escreveu:Os mercados, são como o outro, nunca têm dúvidas e raramente se enganam...
That's it.... all here in a few words.....

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.
ducon00 Escreveu:Sinceramente e com o devido respeito pelas opiniões alheias, já não há pachorra para as frases como "andam a manipular o mercado", "os grandes sabem tudo e os pequenos investidores é que se lixam" e outras similares. Quando entramos e o mercado cai, sao as manipulações mas se subisse eramos nós que tinhamos sido espertos ou sábios. Se o Psi 20 cai é porque os investidores não estao com confiança para entrar, quando tiverem confiança descansem que eles regressam. Até lá é esperar (para quem tiver dentro) e desejar que a situação corra pelo melhor, porque ainda ha muitas duvidas no ar (2º resgate portugues, reestruturação da divida portuguesa, eleiçoes gregas e francesas, 3º resgate grego). Enfim, ainda, penso eu, ha mais razoes para estar fora do que dentro. Manipulaçoes e os grandes que sabem tudo são para mim desculpas de quem entrou antes de tempo, porque se tivesse fora até queria que isto caisse mais para comprar mais barato. Cumps.
Boas!
Se te referes a mim, não é o meu caso desculpar-me.
Eu não digo que os grandes saibam tudo.
O que digo é, e volto a repetir-me para não ser mal interpretado as vezes sem conta, o mercado tem períodos que é manipulado pela falta de compradores, nesse caso alguns grandes fundos e bancos centrais podem dar uma ajuda no inicio de uma tendência.
Quantos e quantos casos de inside trading e informações previligiadas para traders que não seguem um sistema ou metodo de negociação e se baseiam mais em info antes do tempo devido?
Sinceramente e com o devido respeito pelas opiniões alheias, já não há pachorra para as frases como "andam a manipular o mercado", "os grandes sabem tudo e os pequenos investidores é que se lixam" e outras similares. Quando entramos e o mercado cai, sao as manipulações mas se subisse eramos nós que tinhamos sido espertos ou sábios. Se o Psi 20 cai é porque os investidores não estao com confiança para entrar, quando tiverem confiança descansem que eles regressam. Até lá é esperar (para quem tiver dentro) e desejar que a situação corra pelo melhor, porque ainda ha muitas duvidas no ar (2º resgate portugues, reestruturação da divida portuguesa, eleiçoes gregas e francesas, 3º resgate grego). Enfim, ainda, penso eu, ha mais razoes para estar fora do que dentro. Manipulaçoes e os grandes que sabem tudo são para mim desculpas de quem entrou antes de tempo, porque se tivesse fora até queria que isto caisse mais para comprar mais barato. Cumps.
- Registado: 29/11/2007 13:54
Ulisses Pereira Escreveu:Não é eficiente porque o indice PSI20 não reflecte o Estado da economia portuguesa correctamente.
Está então sub ou sobrevalorizado?Não é eficiente porque está na sua grande maioria dependente do investimento externo
E por que é que isto o torna ineficiente? Não entendi.Não é eficiente porque apesar do governo estar a conseguir "trancar" o real das contas públicas, o indice é a causa do declinio de investimentos a médio e curto prazo que não têm correspondido às espectativas de certos traders.
Tu estás então a dizer que o que está a condicionar a evolução do país é o PSI20?
Como diz o lfhm, existe neste momento uma incerteza dupla, se há ou não há segunda ajuda a Portugal. Isso cria automática e pontualmente uma oportunidade de compra. - E respondendo, acho-o sub-avaliado.
- Torna-o não eficiente porque sabes bem que um mercado para funcionar precisa de liquidez e em comparação com outras praças PSI20 fica muito àquem. Mais susceptível a manipulações.
- Não. O que estou a dizer é que, a partir de um dado momento ao se impor austeridade num país a fim de reduzir défice, isso leva sempre a recessões e adiamentos de desenvolvimento duma região. E o mercado como antecipador disso entra em bear market durante um período mais ou menos extenso, até ao fundo, até ao momento em que toda a austeridade que já se sabe que vai entrar em prática leva a que a "situação" já não possa ser pior e o mercado desse país possa encontrar uma base de sustentação/fundo num clima de grande incerteza. Por vezes descontando demasiado e excessivamente para a real valor de uma economia dinâmica que faz parte duma Europa em que acredito.
O mercado auto-reforça-se a longo prazo, mas por vezes existem grandes forças e entidades que podem e devem esporadicamente mexer no mercado e influênciar inicios de tendências. entre os quais alguns grandes funds e Bancos Centrais.
Re: tambem eu
dfviegas Escreveu:lfhm Escreveu:Os jornalistas se fossem corretos pediam-lhes os dados em que se baseiam para falar publicamente de países que alguns nem conhecem ou aos quais vão para receber "Cachet" e mandar umas larachas:
Os vencimentos tem de descer 30% - estou certo que o sr que disse isto até pode estar certo mas certamente nem sabe quais os vencimentos que se praticam outras coisas há que influenciam a produtividade que não são analisadas,(exemplo: os custos do trabalho não são só vencimentos). Os números que leem são tão tão MACRO que não conseguem analisar as questões da melhor forma.
Ficou a opinião
Realmente eu muitas vezes pergunto-me isso mesmos, porque é que não há um unico jornalista, que pergunte directamente mas sabe qual é o valor médio dos salários dos Portugueses?
Perguntar a Merckel mas o que é que foi construido que não deveria na madeira etc...
E dizer que os fundos foram mal aplicados só porque sim tambem eu digo estes senhores tem de ser questionados o onde o como e o porquê
Mas a Srª Merkel disse, foi mal aplicado em tuneis e estradas.Podemos mas não concordar com ela mas a Srª referiu exactamente onde considerava que o dinheiro foi mal gasto.
Podes ler aqui http://economia.publico.pt/Noticia/merk ... is-1532731
Cumprimentos,
tambem eu
lfhm Escreveu:Os jornalistas se fossem corretos pediam-lhes os dados em que se baseiam para falar publicamente de países que alguns nem conhecem ou aos quais vão para receber "Cachet" e mandar umas larachas:
Os vencimentos tem de descer 30% - estou certo que o sr que disse isto até pode estar certo mas certamente nem sabe quais os vencimentos que se praticam outras coisas há que influenciam a produtividade que não são analisadas,(exemplo: os custos do trabalho não são só vencimentos). Os números que leem são tão tão MACRO que não conseguem analisar as questões da melhor forma.
Ficou a opinião
Realmente eu muitas vezes pergunto-me isso mesmos, porque é que não há um unico jornalista, que pergunte directamente mas sabe qual é o valor médio dos salários dos Portugueses?
Perguntar a Merckel mas o que é que foi construido que não deveria na madeira etc...
E dizer que os fundos foram mal aplicados só porque sim tambem eu digo estes senhores tem de ser questionados o onde o como e o porquê
- Registado: 29/11/2007 2:53
Mais um fecho normal.
Ulisses Pereira Escreveu:Cofres, cada um pode dar as explicações que quiser. A verdade é que o mercado dura até às 16h35.
Um abraço,
Ulisses
Continuo a analisar e e ver de facto que isto esta tudo manipulado por "alguns"

COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
lfhm Escreveu:A indefinição da necessidade, ou não, de uma nova ajuda também me parece que tenha um efeito muito negativo no PSI.
Talvez seja o principal catalisador para a divergência com o resto dos mercados.
Imaginem que são um investidor estrangeiro sempre a ouvir "ahh secalhar vai restruturar", "pode vir a precisar de uma nova ajuda", "a ajuda não foi suficiente precisa de um reforço", "mais 100Mil Milhões até 2016", "Portugal é um bom aluno e não vai precisar de nova ajuda", "um exemplo de intervenção do FMI", etc... Tudo informações muito divergentes de autoridades e personalidades de relevo.
Fica mesmo aquele sentimento que ninguém sabe ao certo o que se passa no país, quem é que quer investir assim mais vale jogar no euromilhões...
Concordo mas tenho uma opinião algo diferente em relação a esta última parte. Na realidade acho que há alguém que normalmente sabe o que se vai passar, o mercado.
Os mercados, são como o outro, nunca têm dúvidas e raramente se enganam...

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
lfhm Escreveu:A indefinição da necessidade, ou não, de uma nova ajuda também me parece que tenha um efeito muito negativo no PSI.
Talvez seja o principal catalisador para a divergência com o resto dos mercados.
Imaginem que são um investidor estrangeiro sempre a ouvir "ahh secalhar vai restruturar", "pode vir a precisar de uma nova ajuda", "a ajuda não foi suficiente precisa de um reforço", "mais 100Mil Milhões até 2016", "Portugal é um bom aluno e não vai precisar de nova ajuda", "um exemplo de intervenção do FMI", etc... Tudo informações muito divergentes de autoridades e personalidades de relevo.
Fica mesmo aquele sentimento que ninguém sabe ao certo o que se passa no país, quem é que quer investir assim mais vale jogar no euromilhões...
Concordo plenamente com esta visão.
O problema principal têm sido os economistas reconhecidos pela imprensa internacional (ex nobeis e outros que tais), pois sempre que os responsáveis politicos europeus se manifestam sobre a nova (boa) postura do país relativamente às suas contas, estes vêm minar a confiança dos investidores através de palavras que a meu ver não têm qualquer estudo ou avaliação dos factos que as fundamentem.
Até poderão estar correctos (verificaremos no futuro), mas a meu ver qualquer um que escolha entre o preto e o vermelho na roleta pode estar correcto (não precisa de se nobel), o que não deve em caso algum é manifestar-se publicamente sem fundamentar as suas intervenções que é o que esses srs têm feito.
Os jornalistas se fossem corretos pediam-lhes os dados em que se baseiam para falar publicamente de países que alguns nem conhecem ou aos quais vão para receber "Cachet" e mandar umas larachas:
Ficou a opinião
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
A indefinição da necessidade, ou não, de uma nova ajuda também me parece que tenha um efeito muito negativo no PSI.
Não é eficiente porque o indice PSI20 não reflecte o Estado da economia portuguesa correctamente.
Está então sub ou sobrevalorizado?
Não é eficiente porque está na sua grande maioria dependente do investimento externo
E por que é que isto o torna ineficiente? Não entendi.
Não é eficiente porque apesar do governo estar a conseguir "trancar" o real das contas públicas, o indice é a causa do declinio de investimentos a médio e curto prazo que não têm correspondido às espectativas de certos traders.
Tu estás então a dizer que o que está a condicionar a evolução do país é o PSI20?

Ulisses Pereira Escreveu:Não é eficiente porquê? Achas que a situação portuguesa é semelhante à dos restantes países?
Um abraço,
Ulisses

correia1978 Escreveu:Julgo que a resistência dos 5700 é bastante forte e o PSI-20 vai continuar a lateralizar enquanto não a ultrapassar.
A questão é que se houver uma correção dos dos mercados internacionais o Psi é capaz de vir mais para baixo.
Não sei se terá força para subir em contraciclo
- Registado: 28/7/2006 15:24
EuroVerde Escreveu:Os 6000 da MM200 foram alcançados sem o indice pontuar um novo minimo absoluto.
Na Europa tudo indica que nosso país está prontamente a conseguir cumprir.
Rhen diz que pode vir bons apoios, mas temos de continuar o esforço. E penso que não vai demorar muito a atingir a MM200 e progredir até ao fim do corrente ano.
O indice desceu e já desde Setembro do ano passado sabiamos que a economia em 2012 iria contrair -3,x% o indice acabara por construir um fundo desenhando um triângulo ascendente, cada vez mais próximo do vértice e da MM200.O indice só iria continuar a descer se em 2013 tivessemos nova recessão a -3% ou menos ainda...
Acredito que estamos na base prestes a, mais semana menos semana a explodir. É mesmo assim: explodir!
Pois o atraso que o indice está a levar fará essa mesma explosão. Com isto vê-se alguns membros do forum a queixarem-se que lá fora tudo sobe e aqui é tudo pasmaceira. Ou seja,

Jorge, eu acho que é o exemplo das dificuldades que vive o país. Repara que o único país na Europa que está numa situação aflitiva neste momento é a Grécia. E é verdade que subiu, mas tinha afundado muito mais.
Repara, por exemplo, nos juros da dívida italiana e espanhola, a enorme recuperação que têm tido nos últimos meses, afastando o espectro de qualquer necessidade de ajuda externa.
Um abraço,
Ulisses
Repara, por exemplo, nos juros da dívida italiana e espanhola, a enorme recuperação que têm tido nos últimos meses, afastando o espectro de qualquer necessidade de ajuda externa.
Um abraço,
Ulisses
Marco Martins Escreveu:Jorge158 Escreveu:Estamos mesmo na cauda da Europa!!
Todos os índices a fazerem novos máximos, com subidas diárias consecutivas e a nossa praça é a pasmaceira que toda a gente vê. Mesmo em países que se especula que irão ser futuramente intervencionados pelo FMI, está-se a verificar subidas vigorosas.
Bem, se não conseguimos acompanhar nas subidas, quando ocorrerem correcções lá fora vamos seguramente fazer novos mínimos.
Não deixa de ser paradoxal: eles a fazerem novos máximos e nós mínimos. É o exemplo acabado da nossa pequenez...
Por um lado quando os mercados começam a não ser influenciados uns pelos outros, poderá ser um bom sinal de estabilidade.
Assim até pode acontecer de termos subidas quando os outros tiverem descidas.
Não se esqueçam que o PSI20 vive um longo e agoniante bear market.
Por outro lado, DAX e sobretudo SPX estão em máximos...
A realidade é esta, o que eu passei a fazer foi investir noutros mercados, embora possua em carteira a JMT e BCP.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Jorge158 Escreveu:Estamos mesmo na cauda da Europa!!
Todos os índices a fazerem novos máximos, com subidas diárias consecutivas e a nossa praça é a pasmaceira que toda a gente vê. Mesmo em países que se especula que irão ser futuramente intervencionados pelo FMI, está-se a verificar subidas vigorosas.
Bem, se não conseguimos acompanhar nas subidas, quando ocorrerem correcções lá fora vamos seguramente fazer novos mínimos.
Não deixa de ser paradoxal: eles a fazerem novos máximos e nós mínimos. É o exemplo acabado da nossa pequenez...
Por um lado quando os mercados começam a não ser influenciados uns pelos outros, poderá ser um bom sinal de estabilidade.
Assim até pode acontecer de termos subidas quando os outros tiverem descidas.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Estamos mesmo na cauda da Europa!!
elbronzeado Escreveu:Mais um dia no vermelho e as rentantes bolsas com uma boa série de ganhos
Boa noite,
Ainda à uns tempos quando se falava no problema da dívida soberana da Itália, os mercados fizeram das suas... mas olha-se agora para o índice Ftse Mib Index, e este já leva um ganho de 12,61%!

O Psi-20... mais parece um índice do "campeonato distrital"... Agora entendo porque os melhores traders preferem outros mercados...

Cumprimentos,
- Anexos
-
- Índices.png (10.79 KiB) Visualizado 6903 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], OCTAMA e 170 visitantes