Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Prata e Ouro - Physical ou não: qual é a diferença?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Papel vs Fisico

por bonsinvestimentos » 5/3/2012 16:03

Imagem

Registado: 12/9/2008 11:46

por Pata-Hari » 4/3/2012 18:11

Gambitt, acho que neste tópico acharemos todos que faz mais sentido ter instrumentos do tipo que estamos a descrever...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Gambitt » 4/3/2012 13:16

Aproveitando a questão, que acham da hipótese de comprar ouro trabalhado (jóias, 80%) à cotação do ouro actual, ou seja sem pagar o prémio por ser joalharia?

Registado: 28/11/2005 17:07

Fisico vs Papel

por bonsinvestimentos » 4/3/2012 13:05

Papel, vários ETFs como os +conhecidos GLD e SLV, respectivamente em Ouro e Prata, afirmam ter o metal e depósitos contudo há sérias dúvidas acerca da verdadeira existência do metal, é importante ler os prospectos com atenção.
Seria necessário ter as barras numeradas e já se viu em algumas ocasiões que nos relatórios destes fundos não há essa transparência.

Caso o preço dos metais preciosos disparar estes fundos podem estoirar, i.e. n fazer face aos compromissos.

Papel = MF Global
Físico = riqueza real na posse de cada um

O mercado de papel é múltiplos do mercado físico e ainda continua a ter uma influência muito significativa.

É recomendável manter uma posição física em barras/moedas de ouro e prata, para q qdo the SHTF se salvaguardar.

A verdade é que há 3000 anos que esta estratégia de ter metais sob a forma física (barras e moedas, ou mesmo joalharia) tem funcionado.

Imagem

Imagem

Registado: 12/9/2008 11:46

por LTCM » 4/3/2012 12:02

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Pata-Hari » 3/3/2012 20:51

(aliás, há um tópico algures sobre o cobre, se n\ao estou em erro, em que uma das casas de investimento teria feito uma stockagem inacreditável do metal supostamente para criar um ETF)
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 3/3/2012 20:50

o Virtua explicou correctamente, é mesmo isso.
Administrador Fórum

por VirtuaGod » 3/3/2012 19:51

Do que tenho conhecimento os Physical têm ouro em cofres e afins (embora haja sempre as teorias da conspiração a rondar os maiores ETF's como o GLD). Os outros usam derivados... Normalmente os physical são superiores porque não sofrem de cotango.

A businessweek teve um artigo excelente sobre isso: Amber Waves of Pain
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Quico » 3/3/2012 19:02

(Antes que me chamem "nabo", quero que saibam que tenho as minhas "suspeitas". Especulo que possa ser assim: um - physical - baseia-se no preço "mesmo-mesmo" do ouro/prata, enquanto a outra designação refere-se a ETF's sobre futuros dos preços de cada um dos activos.
Mas gostava que alguém me confirmasse se é assim ou não! :wink: Abraço! )
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Prata e Ouro - Physical ou não: qual é a diferença?

por Quico » 3/3/2012 18:54

Desculpem a ignorância, mas alguém me pode explicar qual é a diferença que está por de trás das designações que aparecem, nomeadamente nos ETF's, a destingir "Gold" de "Physical Gold" ou "Silver" de "Physical Silver"?
Já notei que os gráficos dos preços apresentam ligeiras discrepâncias mas gostava de saber a que se deve a diferença.
Obrigado!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Masim , Pmart 1 e 221 visitantes