Prata e Ouro - Physical ou não: qual é a diferença?
10 mensagens
|Página 1 de 1
Fisico vs Papel
Papel, vários ETFs como os +conhecidos GLD e SLV, respectivamente em Ouro e Prata, afirmam ter o metal e depósitos contudo há sérias dúvidas acerca da verdadeira existência do metal, é importante ler os prospectos com atenção.
Seria necessário ter as barras numeradas e já se viu em algumas ocasiões que nos relatórios destes fundos não há essa transparência.
Caso o preço dos metais preciosos disparar estes fundos podem estoirar, i.e. n fazer face aos compromissos.
Papel = MF Global
Físico = riqueza real na posse de cada um
O mercado de papel é múltiplos do mercado físico e ainda continua a ter uma influência muito significativa.
É recomendável manter uma posição física em barras/moedas de ouro e prata, para q qdo the SHTF se salvaguardar.
A verdade é que há 3000 anos que esta estratégia de ter metais sob a forma física (barras e moedas, ou mesmo joalharia) tem funcionado.

Seria necessário ter as barras numeradas e já se viu em algumas ocasiões que nos relatórios destes fundos não há essa transparência.
Caso o preço dos metais preciosos disparar estes fundos podem estoirar, i.e. n fazer face aos compromissos.
Papel = MF Global
Físico = riqueza real na posse de cada um
O mercado de papel é múltiplos do mercado físico e ainda continua a ter uma influência muito significativa.
É recomendável manter uma posição física em barras/moedas de ouro e prata, para q qdo the SHTF se salvaguardar.
A verdade é que há 3000 anos que esta estratégia de ter metais sob a forma física (barras e moedas, ou mesmo joalharia) tem funcionado.

Pata-Hari Escreveu:(aliás, há um tópico algures sobre o cobre, se n\ao estou em erro, em que uma das casas de investimento teria feito uma stockagem inacreditável do metal supostamente para criar um ETF)
(Reuters) - Wall Street's biggest banks are locked in an increasingly frantic struggle with the Federal Reserve over the right to retain the jewels of their commodity trading empires: warehouses, storage tanks and other hard assets worth billions of dollars.
While the battle over proprietary trading and new derivatives regulations has taken place largely in public view since the 2008 financial crisis, the fight by JPMorgan Chase, Morgan Stanley and Goldman Sachs to retain or expand their prized physical commodity operations - most acquired in only the past six years - has remained hidden.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Do que tenho conhecimento os Physical têm ouro em cofres e afins (embora haja sempre as teorias da conspiração a rondar os maiores ETF's como o GLD). Os outros usam derivados... Normalmente os physical são superiores porque não sofrem de cotango.
A businessweek teve um artigo excelente sobre isso: Amber Waves of Pain
A businessweek teve um artigo excelente sobre isso: Amber Waves of Pain
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
(Antes que me chamem "nabo", quero que saibam que tenho as minhas "suspeitas". Especulo que possa ser assim: um - physical - baseia-se no preço "mesmo-mesmo" do ouro/prata, enquanto a outra designação refere-se a ETF's sobre futuros dos preços de cada um dos activos.
Mas gostava que alguém me confirmasse se é assim ou não!
Abraço! )
Mas gostava que alguém me confirmasse se é assim ou não!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Prata e Ouro - Physical ou não: qual é a diferença?
Desculpem a ignorância, mas alguém me pode explicar qual é a diferença que está por de trás das designações que aparecem, nomeadamente nos ETF's, a destingir "Gold" de "Physical Gold" ou "Silver" de "Physical Silver"?
Já notei que os gráficos dos preços apresentam ligeiras discrepâncias mas gostava de saber a que se deve a diferença.
Obrigado!
Já notei que os gráficos dos preços apresentam ligeiras discrepâncias mas gostava de saber a que se deve a diferença.
Obrigado!
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
10 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 307 visitantes