Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por JAOR » 24/11/2003 12:16

Depois de consultar o banco ,eis a resposta(que é um pouco dentro da explicação dada acima por um visitante):

1ºSe o cliente é de confiança,o banco "compra" o cheque e manda para cobrança,mas é creditado de imediato o valor.Se o cheque vier mais tarde a não ter cobertura,é feito o débito posteriormente.

2ºCaso o cliente,não mereça confiança,o cheque,segue p'ra cobrança e em caso de usd a espera pode ser superior a 1 mês.

3ºO BCP tem a chamada"sala de mercados" onde diariamente,"podem" ser dados,dois valores de câmbios,um de manhã e outro,depois das 13h00.

Assim ,esse srº Visitante,sabia muito bem o que o esperava,a espera de um mês(foi p'ra cobrança)e há cotação mais alta...depende da cotação do banco naquele dia(manhã ou de tarde).....

Tudo isto é limpo......e legal,sem direito a reclamações !!!!

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

O BCP procedeu normalmente.

por Visitante » 24/11/2003 11:47

Um banco perante um cheque internacional de um cliente pode trata-lo de duas formas:
1.compra (aqui a data valor pode ate ser do proprio dia - ou tipo 2 dias , 4 dias etc))
2.Envio a cobranca.´
O que distingue uma e outra é a ausencia de risco da segunda. Ora o envio á cobranca em condiçoes normais pode levar mais de um mes a ser efectuado.

Quando ás comissoes e cambio utilizados foram perfeitamente dentro do mercado. Se pretenderem posso prestar mais esclarecimentos
A. Silva
Visitante

por JAOR » 23/11/2003 23:07

Hummmm....complicado...mas não,por partes..:

Patrícia M.,dizer mal do BCP..por dizer e com exemplos destes..NÃO...amanhã..vou fundamentar o porquê da situação descrita não poder acontecer...sem o conhecimento do cliente!!..quanto ao estádio do FCP..e por o tópico ter sido trancado,não vou tecer mais comentários...Pena tenho que o tenha relembrado...mas as coisas..nunca são feitas..de borla...Nem vale a pena responder...P'ra mim...ACABOU!!!!

D.Pata..não vou comparar...NADA...Cada um deve viver com a sua consciência..a meu ver...é de limpar..se a teu ver não é ...problema TEU..continuo como se nada fosse...consciência tranquila...só QUERO esclarecer a situação descrita...AMANHÃ...depois tirem as conclusões..

Para ambas....

Cmpts

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Re

por JAS » 23/11/2003 22:07

Tico&Teco,
Não sei qual é o spread normal que os bancos praticam.
Em vez de dizeres que são um exagero era mais construtivo que dissesses qual era...

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por zé povinho » 23/11/2003 22:05

com o BCP jáme aconteceu uma coisa igual.

há uns anos depositei um cheque em dolares canadianos, sobre um banco de Montreal e çevaram mais de 1 mês para me creditarem a conta.

contactado o gerstor de conta a explicação foi que não tinham coorrespondenmte naquela cidade e que tiveram que mandar o cheque à cobrança.

:?:

Registado: 4/11/2002 23:38

por Tico&Teco » 23/11/2003 21:57

Oh JAS, esses Bid e Ask são um exagero, ainda por cima porque os cheques têm uma margem menor que o cash :wink:

Registado: 21/11/2003 16:08

por JAS » 23/11/2003 21:42

Parece-me que será preciso esclarecer porque o cheque demorou tanto tempo a ser cobrado quando noutras situações identicas demorou 4 dias.

Os valores da "interbank rate" para a data de 20 de Novembro são os seguintes:
Thursday, November 20, 2003
1 US Dollar = 0.84161 Euro
1 Euro (EUR) = 1.18820 US Dollar (USD)
Median price = 0.84126 / 0.84161 (bid/ask)
Minimum price = 0.83472 / 0.83493
Maximum price = 0.84232 / 0.84267

Julgo que os bancos para a operação em causa practicam a "typical credit card rate" e, nesse caso, seriam os seguintes:
Thursday, November 20, 2003

1 US Dollar = 0.858 Euro
1 Euro (EUR) = 1.212 US Dollar (USD)
Interbank rate +/- 2%
This means:
You buy 1 US Dollar : 0.858 Euro
You sell 1 US Dollar : 0.824 Euro
You buy 1 Euro : 1.212 US DollarYou sell 1 Euro : 1.165 US Dollar

O câmbio de 1,20 não me parece escandaloso para a data de 20 NOV...
Demorar quase 1 mês é que é!
Nestes casos a primeira coisa que se deve fazer é averiguar em que data o cheque foi cobrado no banco de origem.
De posse dessa data não é admissível que a transferência a seguir demore mais do que 24/48 horas.
Haverá que ver qual era o cambio nesses dias e se o BCP demorou mais do que isso para obter um cambio mais favorável ou não.
Cambios, em qualquer data, podes ver aqui: http://www.oanda.com/convert/classic

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Grrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

por Tico&Teco » 23/11/2003 21:42

Oh Visitante... reclame! :mrgreen:

Claro que é um escândalo depositar um cheque e só um mês depois ser creditado :evil:

Mas, Marta, penso que a reclamação não deve ir para a CMVM, mas sim para o Banco de Portugal.

Banco de Portugal-Departamento de Supervisão bancária
R. Francisco Ribeiro, 2 (1150-165 Lisboa)
Telefones 21 313 00 00 - Fax 21 314 39 38
Horário 8.30h-11.45h e 13.00h-15.00h

:mrgreen:

Registado: 21/11/2003 16:08

por Patrícia M. » 23/11/2003 21:23

Então andam aqui a lançar ultimatos à LJ, andam a dizer que o streamer do Activo nunca funciona que a Big está sempre em baixo e não se pode dizer mal do BCP? Jaor, poupe-me!
Então e você incendeia aqui os ânimos a dizer que o estádio do Porto foi construido contra tudo e contra todos, a falar de pronvicianismos e coisas mais e ninguém o censurou e agora vem pedir censura para os outros?
Jinhos
Tixa

Registado: 25/2/2003 16:43

por Pata-Hari » 23/11/2003 21:19

Jaor... o que eu constato, é que muittttaaaaasss vezes as pessoas se queixam no fórum antes de se queixarem às instituições devidas acerca do que pode ser um mal-entendido ou erro que é imediatamente corrigido uma vez a queixa feita. E parece-me portanto que é mais apropriado seguir esse procedimento em vez de especularmos acerca do que se pode tratar. Daí a minha resposta.

Não me parece também que este post que seja equivalente a nenhuma outra situação, mas estás à vontade para enumerar situações para que eu possa dizer-te qual a diferença no critério que eu usei. É que como sabes, a moderação de um fórum está sempre sujeita aos bons ou maus critérios de quem os modera... :?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por JAOR » 23/11/2003 21:07

Desculpa D.Pata...o que esse srº Visitante descreveu..nem vale ..nem pode...ter respostas..porquê ???....Não pode acontecer...simples...muito simples...se foi engano??...nem isso podia ser...Não pode acontecer!!!!
Já agora..."Mais valia começarem a roubar directamente os saldos dos clientes!!!!!! " não é razão para apagar o post....?? o BCP Não merece desta Administração o mesmo tratamento dado a outros grupos financeiros??

Hummmmm....

Cmpts

atenção....

por mvc2000 » 23/11/2003 21:03

Atenção que os preços de compra (bid) e preços de venda (ask) para os câmbios, praticados pelos bancos, têm sempre um spread mais alargado, reflectindo a comissão dos mesmos.

Assim, não devemos fazer comparações directas entre os câmbios praticados pelo Banco e as suas cotações no mercado cambial, porque obviamente não serão iguais devido ao comissionamento.

Mvc2000
Os 3 medos em Bolsa: o medo de estar errado, o medo de perder dinheiro e o medo de estar fora do mercado.

Registado: 27/3/2003 15:24

por Pata-Hari » 23/11/2003 20:57

Já fez a reclamação formal aos serviços responsáveis do mesmo banco?

A minha sugestão é, se o fez, fazer segunda queixa aos mesmos serviços com cópia da queixa original e da resposta dada (ou a falta da mesmma) para a administração do mesmo banco e para CMVM.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

BCP

por Visitante » 23/11/2003 20:49

No passado dia 29 de Outubro depositei no Atlântico um cheque em dólares. Na altura o câmbio estava a 1,16**. De la para cá esteve sempre abaixo disso, excepção feita à última semana. Qual o meu espanto quando o dinheiro só me apareceu na conta a 21 de Novembro, com o câmbio efectuado a 1,20! O engraçado é que me dizem que o valor é de 20 de Novembro, dia esse em que o máximo da sessão nem os 1,197 tocou! Dizem-me que fou tudo normal! O pormenor é que já depositei um cheque igual, sendo que 4 dias depois o dinheiro tava na conta, ainda que com o câmbio do máximo do dia, claro! Mais valia começarem a roubar directamente os saldos dos clientes!!!!!!
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 474 visitantes