Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Automech » 16/3/2012 0:21

Qualquer investidor com stops dinâmicos, baseados por exemplo na ATR, que é o mais simples que pode haver, acaba por estar a seguir o velho adágio do let the profits run defendido pelo Covel (e por muitos outros TFs).

E depois há os mais sofisticados, com o Supermann, que não só têm os stops dinâmicos como ainda piramidam posições, melhorando o reward / risk usando osciladores de escala mais curta para essas entradas posteriores.

Eu penso que este ponto da adição de posições é que faz uma grande diferença na rentabilidade, muito mais do que encontrar o ponto de entrada certo ou mesmo do que ter os stops ajustados.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por vset » 16/3/2012 0:10

Boa noite,

alguém está a seguir alguma estratégia de trend following como a do Covel ou semelhante?

Imagem

Cump.

Registado: 11/1/2004 13:37

por Quico » 27/2/2012 1:45

Caro LTCM:

Sim: admito que possa ter "distorcido conceitos", mas só para vincar uma ou outra ideia. Espero que não tenhas levado a mal. Obviamente já deves ter reparado que as tuas opiniões e "bocas" são das que mais aprecio e respeito aqui no Caldeirão.

Só não consigo perceber o teu embirranço com o "trend following". Como se este tipo de estratégia tivesse deixado de funcionar. Porquê? Por apresentar num ou noutro ano resultados negativos ou menos brilhantes?! Quase me atrevo a dizer que por definição não pode deixar de funcionar; tendências existirão sempre. Só se, por qualquer cataclismo, daqui para o futuro os mercados lateralizarem indefinidamente.

(Repara que falei em "tipo de estratégia"; não falei numa estratégia em concreto. Admito que possa existir "crowded trades" em para determinados setups ou parâmetros mais divulgados.)

Abraço, e "dispara" os bons argumentos do costume sempre que te apetecer! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por LTCM » 26/2/2012 14:37

Supermann Escreveu:Bom... being right at the wrong time ends up in being wrong anyway.

Podíamos dizer que a Semgroup também estava certa visto que o petróleo acabou por colapsar

Supermann: IMHO a situação do LTCM nada tem a ver com o caso Semgroup, Amaranth,..., são casos totalmente diferentes.

Quico Escreveu:
LTCM Escreveu:O problema do LTCM não foi uma crowded trade foi essencialmente um problema de liquidez do mercado, ...

Pois, lá está! "Crowded trade"!
A dada altura, moviam-se em mercados em que eles próprios constituíam 90 e tal % da liquidez! A "crowd" eram eles próprios.
Tal como um elefante a querer mover-se numa loja de porcelanas faz o mesmo efeito que uma multidão desgovernada.

LTCM Escreveu:..., se estivessem ficado quietos, eles e essencialmente o bailout consortium, a sangrar dia após dia iam acabar por ganhar dinheiro com as apostas feitas, como se veio a verificar pouco tempo depois.

Não terá sido antes a sua saída de cena que voltou pôr o mercado no seu "funcionamento normal"?! :wink:

Quico: IMHO estás a confundir (ou distorcer) conceitos.

Parece que anuímos em discordar.

Para ambos: bons negócios.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Quico » 25/2/2012 18:33

LTCM Escreveu:O problema do LTCM não foi uma crowded trade foi essencialmente um problema de liquidez do mercado, ...

Pois, lá está! "Crowded trade"!
A dada altura, moviam-se em mercados em que eles próprios constituíam 90 e tal % da liquidez! A "crowd" eram eles próprios.
Tal como um elefante a querer mover-se numa loja de porcelanas faz o mesmo efeito que uma multidão desgovernada.

LTCM Escreveu:..., se estivessem ficado quietos, eles e essencialmente o bailout consortium, a sangrar dia após dia iam acabar por ganhar dinheiro com as apostas feitas, como se veio a verificar pouco tempo depois.

Não terá sido antes a sua saída de cena que voltou pôr o mercado no seu "funcionamento normal"?! :wink:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

por Supermann » 25/2/2012 12:44

Bom... being right at the wrong time ends up in being wrong anyway.

Podíamos dizer que a Semgroup também estava certa visto que o petróleo acabou por colapsar

Registado: 18/12/2009 18:54

por LTCM » 25/2/2012 11:54

Quico Escreveu:
LTCM Escreveu:Ninguém disse que ele renegou o TF. Ele evoluiu do TF para outro patamar quando o TF começou a ser uma crowded trade.

Não me parece que TF seja necessariamente uma crowded trade. Quando um fundo atinge um gigantismo daqueles, qualquer mercado em que se movimente, e qualquer estratégia que aplique, fica... "crowded" (olha: o que aconteceu com o LTCM também teve a ver com isso.. :P ).

Daí a diversificação de mercados e estratégias.

O TF por definição é uma crowded trade que se torna mais crowded cada vez que existe um aumento de capital alocada a este tipo de estratégia, em 10 anos os AUM multiplicaram por 10.

Como cerca de 70% dos CTA/MaF usam metodologia TF, como tal são extremamente correlacionados, tudo o que era TF, digno desse nome, nos últimos anos progrediu para multi-strategy.

O problema do LTCM não foi uma crowded trade foi essencialmente um problema de liquidez do mercado, se estivessem ficado quietos, eles e essencialmente o bailout consortium, a sangrar dia após dia iam acabar por ganhar dinheiro com as apostas feitas, como se veio a verificar pouco tempo depois.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

por Quico » 23/2/2012 18:35

LTCM Escreveu:Ninguém disse que ele renegou o TF. Ele evoluiu do TF para outro patamar quando o TF começou a ser uma crowded trade.

Não me parece que TF seja necessariamente uma crowded trade. Quando um fundo atinge um gigantismo daqueles, qualquer mercado em que se movimente, e qualquer estratégia que aplique, fica... "crowded" (olha: o que aconteceu com o LTCM também teve a ver com isso.. :P ).

Daí a diversificação de mercados e estratégias.

por LTCM » 23/2/2012 16:10

Quico Escreveu:E em quê que a designação multi-strategy não é compatível com trend follower?
Que eu saiba, ele nunca renegou (pelo contrário) as vastas referências que o classificam como trend follower.

É compatível mas não é a mesma coisa.
Geralmente só um fundo gigante consegue ser multi-strategy, que como o próprio nome indica vive da alocação de capital a múltiplas estratégias, Arbitrage /
Relative value, Event-driven, Algorithmic trading, Real estate projects, Farmland, …, onde o TF (Directional) pode ser uma delas.

Ninguém disse que ele renegou o TF. Ele evoluiu do TF para outro patamar quando o TF começou a ser uma crowded trade.

por Quico » 23/2/2012 10:59

E em quê que a designação multi-strategy não é compatível com trend follower?
Que eu saiba, ele nunca renegou (pelo contrário) as vastas referências que o classificam como trend follower.

por LTCM » 23/2/2012 10:15

Quico Escreveu:Como a tabela indica, este gajo é que é o maior!
Quando for grande quero ser como ele.. :wink:

O David Harding é do melhor, apesar de o colarem à designação TF, a (Winton) é um multi-strategy.
“At its core Winton is much more than an investment manager,” says David Harding. “We are a scientific research centre using empirical methods to analyse data. The financial markets are our laboratory.”

The company currently employs close to 100 researchers, ranging from recent postgraduates to some of the most respected academic minds in the world, with a wide range of scientific backgrounds.

por Quico » 18/2/2012 1:40

Como a tabela indica, este gajo é que é o maior!
Quando for grande quero ser como ele.. :wink:
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/MyMN3kmqrQ0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

por Quico » 18/2/2012 1:28

Então se perdi em 2011, estou bem!... :mrgreen:

Só os multi-strategy hi-tech se safaram

por LTCM » 18/2/2012 1:21

LTCM Escreveu:Os aparentes Trend Followers, apesar de um Novembro ligeiramente positivo, continuam abaixo da linha de água.

Quando os amadores fazem dinheiro, e os prós acabam o ano no negativo, algo está mal no segmento TF. :twisted:
Anexos
2011_500_10.PNG
2011_500_10.PNG (33.23 KiB) Visualizado 7019 vezes

por VirtuaGod » 17/2/2012 17:18

nc_trader Escreveu:Existe algum método de gestão de dinheiro do género do método do martingale explicado aqui pelo user Cem que deia para aplicar no mercado cambial?

Imagem
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Supermann » 17/2/2012 16:47

nc_trader Escreveu:Existe algum método de gestão de dinheiro do género do método do martingale explicado aqui pelo user Cem que deia para aplicar no mercado cambial?

O mesmo método?

O método dá para aplicar onde quer que seja porque é q cambial haveria de ser diferente?

Registado: 18/12/2009 18:54

por nc_trader1 » 17/2/2012 16:14

Existe algum método de gestão de dinheiro do género do método do martingale explicado aqui pelo user Cem que deia para aplicar no mercado cambial?

Registado: 19/1/2012 22:42

por Ingenuo » 24/1/2012 18:11

Boas

Obrigado a todos pelas respostas.

Um abraço e bons negócios

Registado: 16/1/2008 11:51

por rsacramento » 24/1/2012 15:14

Ingenuo Escreveu:
Rsacramento, eu sei que o sistema é o que cada um idealiza, o que eu perguntava era qual o software e ou plataforma. Se puderes dar mais uma ajuda além daquela do Pickbull agradeço.

um abraço e bons negócios

já responderam por mim :)

eu de facto uso o metaStock, mas muitos aqui usam o prt

ambos têm uma linguagem reconhecidamente acessível

Registado: 29/11/2007 12:50

por Automech » 24/1/2012 14:58

Entre outros, tens Metastock mas é pago. Gratuito tens o ProRealTime que serve bem para o que queres. É só fazeres o registo.
http://www.prorealtime.com/en/

Complementando o que o Pickbull disse, tens aqui um tópico com bastantes sites de screeners onde podes pesquisar mediante as condições que definires:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... t=screener
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Ingenuo » 24/1/2012 14:54

Boas,

Obrigado Pickbull e rsacramento pelas respostas.

Vou tentar pesquisar para ver o que encontro.

Rsacramento, eu sei que o sistema é o que cada um idealiza, o que eu perguntava era qual o software e ou plataforma. Se puderes dar mais uma ajuda além daquela do Pickbull agradeço.

um abraço e bons negócios

Re: Ajuda

por rsacramento » 24/1/2012 13:10

Ingenuo Escreveu:Boas,

Este tipo de pergunta para vós deve ser básica, mas para mim tem muito sentido.

Certamente não procuram as ações, ETF's, índices ou o que for um a um, então como fazem e qual a plataforma que usam para chegar ao ativo que está em situação de entrada, acima/abaixo da MM, ou no preço mais alto/baixo dos últimos 20 dias por ex.

Se alguém puder ajudar agradeço

normalmente usa-se software programado com o nosso sistema, e corre-se num determinado portefólio criado por nós

Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Ajuda

por Pickbull » 24/1/2012 13:10

Ingenuo Escreveu:Boas,

Certamente não procuram as ações, ETF's, índices ou o que for um a um, então como fazem e qual a plataforma que usam para chegar ao ativo que está em situação de entrada, acima/abaixo da MM, ou no preço mais alto/baixo dos últimos 20 dias por ex.

Tens na net alguns screeners que ajudam nisso. Até penso que havia por aí um tópico sobre screeners.

Eu uso o finviz.com e o prorealtime.com.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Ajuda

por Ingenuo » 24/1/2012 12:47

Boas,

por LTCM » 15/1/2012 17:15

:mrgreen:
Editado pela última vez por LTCM em 22/10/2012 20:26, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, AlfaTrader, darkreflection, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, trilhos2006, Zecadiabo e 232 visitantes