Obrigações II
Deixo aqui a versão 2 da folha de calculo de YTM e outros dados
- Anexos
-
CARTEIRA.rar
- (12.21 KiB) Transferido 377 Vezes
Lose your opinion, not your money
Concordo.
Estive a ler este tópico todo, (e o anterior também...) e nunca é demais agradecer a todos os que têm participado de forma a esclarecer o funcionamento deste tipo de investimento.
Amanhã já testo a ferramenta, pois também vou adquirir umas obrigações.
Estive a ler este tópico todo, (e o anterior também...) e nunca é demais agradecer a todos os que têm participado de forma a esclarecer o funcionamento deste tipo de investimento.
Amanhã já testo a ferramenta, pois também vou adquirir umas obrigações.

"The only thing to do when a man is wrong is to be right by ceasing to be wrong"
Jesse Livermore
Jesse Livermore
Eu sei que a malta das Obrigações é pouca, mas fiz um ficheiro para calcular YTM, e muitas outras cosias que funciona (espero eu) para Obrigações com vários cupões.
Agradeço que digam alguma coisa e se em algum engano
PS: Não está considerado que os cupões são investidos com a mesma Yield até à maturidade
Agradeço que digam alguma coisa e se em algum engano
PS: Não está considerado que os cupões são investidos com a mesma Yield até à maturidade
- Anexos
-
CARTEIRA1.zip
- (14.58 KiB) Transferido 381 Vezes
Sr_SNiper Escreveu:Uma questão.
Também se paga imposto de selo quando se recebe o valor do cupão? Na compra o imposto de selo inside sobre o quê ( valor nominal, valor de compra, com comissões... sem comissões?
Já agora, na gobulling a comissão de 1% sobre os cupões é sobre o cupão líquido ou bruto?
Obrigado
Na compra são 4% apenas sobre o valor da comissão de compra. Isso vi na nota da liquidação.
No pagamento do cupão e reembolso presumo que seja o mesmo, ou seja, sobre ambas as comissões (pelo menos inclui assim na minha folha). Em Junho posso confirmar-te se não entrarmos em bancarrota

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Uma questão.
Também se paga imposto de selo quando se recebe o valor do cupão? Na compra o imposto de selo inside sobre o quê ( valor nominal, valor de compra, com comissões... sem comissões?
Já agora, na gobulling a comissão de 1% sobre os cupões é sobre o cupão líquido ou bruto?
Obrigado
Obrigado
Alguem me pode ajudar enste folha de excel? Ainda tem alguns erros.
A folha nao é minha, mas julgo que o dono nao se importa que a partilhe para melhorar...
A folha nao é minha, mas julgo que o dono nao se importa que a partilhe para melhorar...
- Anexos
-
OBRIGAÇÕES´s.rar
- (9.94 KiB) Transferido 369 Vezes
~Pata-Hari Escreveu:Se não queres falar/sugerir as mais valias, dás o exemplo preciso da obrigação (comprada a 85%, vence em 10212 a 100%, paga cupão de 3% anual) e perguntas a que impostos e/ou retenções ficas sujeito. Eles que enumerem os diferentes.
AutoMech sempre envias te para as finanças o pedido de esclarecimento?
Sr_SNiper Escreveu:Eu acho que deves argumentar tendo como base e referindo a lei, invocando as alíneas dos artigos em que interpretas que não há lugar a pagamento de imposto. Se eles disserem que nao têm que justificar. Essa porgunta pode ter como resposta só um " Sim tem que pagar".
As informações vinculativas têm de ser justificadas. Aquilo que quero é que sejam eles a justificar que tem de haver pagamento de mais valias e não eu a abrir-lhes a porta para contra argumentarem.
Dá uma vista de olhos aqui:
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt ... a_cirs.htm
AutoMech Escreveu:Conforme já tinha referido anteriormente, tenho a intenção de solicitar informação às finanças sobre a questão de haver ou não imposto de mais valias entre o valor de reembolso e preço de compra nas obrigações.
Comecei a fazer um texto que ficou demasiado grande e complicado e optei por começar de novo, ficando um texto muito curto e super simples, de forma a que seja fácil de perceber a pergunta e não se divaguem por vários assuntos.
Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre se isto chegará para os senhores responderem ou se sugerem que acrescente/modifique alguma coisa.
Se vier a receber alguma resposta fica a promessa de partilhar convosco.Eu, XXXXXXXXX, contribuinte XXXX, comprei no dia XXXXX, em bolsa, Obrigações do Tesouro Português com maturidade a 15 de Junho de 2012 (ISIN PTOTEKOE0003), as quais pretendo manter até à maturidade e receber nessa data o respectivo reembolso.
Solicito o esclarecimento de V. Exas sobre se há lugar à incidência de imposto (mais valias ou outro) na parte correspondente à diferença entre o valor de reembolso (na maturidade) e o preço de compra em bolsa.
Eu acho que deves argumentar tendo como base e referindo a lei, invocando as alíneas dos artigos em que interpretas que não há lugar a pagamento de imposto. Se eles disserem que nao têm que justificar. Essa porgunta pode ter como resposta só um " Sim tem que pagar".
Conforme já tinha referido anteriormente, tenho a intenção de solicitar informação às finanças sobre a questão de haver ou não imposto de mais valias entre o valor de reembolso e preço de compra nas obrigações.
Comecei a fazer um texto que ficou demasiado grande e complicado e optei por começar de novo, ficando um texto muito curto e super simples, de forma a que seja fácil de perceber a pergunta e não se divaguem por vários assuntos.
Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre se isto chegará para os senhores responderem ou se sugerem que acrescente/modifique alguma coisa.
Se vier a receber alguma resposta fica a promessa de partilhar convosco.
Se vier a receber alguma resposta fica a promessa de partilhar convosco.
Eu, XXXXXXXXX, contribuinte XXXX, comprei no dia XXXXX, em bolsa, Obrigações do Tesouro Português com maturidade a 15 de Junho de 2012 (ISIN PTOTEKOE0003), as quais pretendo manter até à maturidade e receber nessa data o respectivo reembolso.
Solicito o esclarecimento de V. Exas sobre se há lugar à incidência de imposto (mais valias ou outro) na parte correspondente à diferença entre o valor de reembolso (na maturidade) e o preço de compra em bolsa.
Dando o meu caso das OT Jun 2012 que comprei em Dezembro de 2011, na minha nota de liquidação de Dezembro de 2011 paguei os juros corridos ao vendedor (correcto), mas aquilo que recebi dele de IRS foram 21.5% sobre esses juros corridos (como ambas as parcelas aparecem discriminadas é fácil fazer a conta).
No entanto em Junho 2012, quando as OTs vencerem, penso que irei pagar 25% sobre o cupão total.
A ser assim, há um prejuízo, ainda que ligeiro, da diferença de 3.5% sobre esses juros, correspondente ao período de Junho 2011 a Dezembro de 2011 (juros corridos). No meu caso são trocos, mas em operações mais avultadas é capaz de ser chato.
No entanto em Junho 2012, quando as OTs vencerem, penso que irei pagar 25% sobre o cupão total.
A ser assim, há um prejuízo, ainda que ligeiro, da diferença de 3.5% sobre esses juros, correspondente ao período de Junho 2011 a Dezembro de 2011 (juros corridos). No meu caso são trocos, mas em operações mais avultadas é capaz de ser chato.
automech, estive a olhar para o aviso de lançamento de uma operação e reparei que se recebia a totalidade dos juros brutos (correcto, como deveria ser). Na linha seguinte só se calculava o imposto sobre os juros corridos na nossa posse (X dias). Ou seja, até podes pagar 25% mas pelo menos só pagas o diferencial desde a tua compra, não assumes o imposto do outro ou o diferencial de imposto se entretanto tiver sido pago cupão.
AutoMech Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Uma questão...
Então quem comprou OT´s em 2011, recbeu IRS do vendedors (21% ou 21,5%? e agora na maturidade vai pagar 25 de irs% não há nada a fazer?
A Pata alertou para isso uns posts lá mais para trás. Eu perguntei à GB e eles disseram que era assim. Embora não tenha ficado convencido, deixei passar para não perder tempo a comprar uma guerra que não me justificava em termos de tempo/dinheiro (e como era uma situação única e de excepção...).
Era 21% ou 21,5%??
Sr_SNiper Escreveu:Uma questão...
Então quem comprou OT´s em 2011, recbeu IRS do vendedors (21% ou 21,5%? e agora na maturidade vai pagar 25 de irs% não há nada a fazer?
A Pata alertou para isso uns posts lá mais para trás. Eu perguntei à GB e eles disseram que era assim. Embora não tenha ficado convencido, deixei passar para não perder tempo a comprar uma guerra que não me justificava em termos de tempo/dinheiro (e como era uma situação única e de excepção...).
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bar38, Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, Pedro1974, PMP69, Shimazaki_2, Sinedrio, trilhos2006, VALHALLA, Zguibz2 e 77 visitantes